sábado, janeiro 30, 2010

Mais um obstáculo transposto

Foram precisos quatro anos para quebrarmos o jejum. Depois dos resultados do Sp. Braga e F.C. Porto, não nos restava outra alternativa que não fosse a vitória. Felizmente os nossos rapazes souberam lidar com a pressão e conseguiram levar de vencida uma equipa que na minha opinião terá sido o adversário que até agora melhor futebol produziu na Luz. Os vimaranenses são bons de bola e em termos ofensivos são uma equipa competente. Mas do outro lado estava uma equipa que continua a praticar o futebol mais vistoso em Portugal e que soube suplantar o seu adversário com mestria e alguns golpes de génio, como foram aqueles golos de Carlos Martins. De realçar o apoio incondicional do público que mais uma vez foi um elemento decisivo na construção da vitória.

Vitória exige-se

Quatro jogos sem perder na Luz é inadmissível e deve-nos encher de vergonha. Com o apoio previsto de 55000 benfiquistas, o Benfica tem hoje de matar o borrego. A vitória de ontem do Sp. Braga assim o exige e, além disso, convém manter o F.C. Porto à distância.

sexta-feira, janeiro 29, 2010

Luta a três

Os jogos vão-se sucedendo e o Sp. Braga continua imparável. Benfica e F.C. Porto que se cuidem, pois os bracarenses estão a demonstrar a cada jornada que passa que há que contar com eles na luta pelo título. Desenganem-se aqueles que pensam que isto é só fogo de vista e que mais tarde ou mais cedo os bracarenses vão baquear. Pela minha parte já fiquei convencido que assim não será.

Mais um reforço argentino, ainda que seja só para a próxima época

O Record diz que Franco Jara já é do Benfica. É mais um argentino. E verdade se diga que não nos temos dado mal com a maioria deles. Se for do mesmo calibre de Saviola, Di Maria e Aimar já nos podemos dar por satisfeitos.

Lagarto por um dia

Esta noite serei um dos 9 milhões que vestirão a camisola verde-e-branca. Não é grave. É apenas por um dia.

quarta-feira, janeiro 27, 2010

Pinto da Costa continua a dar cartas no futebol português

A PROSEGUR acusou esta quarta-feira o diretor de operações da Liga Portuguesa de Futebol Profissional (LPFP) e o delegado daquele organismo ao jogo Benfica-FC Porto de 20 de dezembro de "deturparem a realidade dos factos nos incidentes verificados".

Comentário - Percebe-se a intenção. Embora a moldura penal para casos destes tenha o limite mínimo de seis meses, a Liga tudo irá fazer para que a suspensão de Hulk e Sapunaru não vá além dos três meses, nem que para isso tenha que deturpar e inventar factos. Apesar do "Apito Dourado", Pinto da Costa continua a ter muito poder no futebol português, algo que os senhores da Liga não desvalorizam, e vai daí, para não serem acusados de favorecerem o Benfica, inventam a história de que os stewards provocaram os portistas. Como diz o ditado português: "quem tem cú tem medo". E os senhores da Liga ainda têm muito receio do presidente portista. Moral da história: quem julgava que o "Apito Dourado" poderia constituir um travão para certas habilidades bem pode esperar sentado, pois o polvo continua vivo e de boa saúde.

terça-feira, janeiro 26, 2010

O sorteio podia ter sido pior

Sendo a Taça da Liga uma competição a que dou pouco relevo, não me faz mossa irmos jogar a Alvalade. Se jogássemos no Dragão, aí sim, ia ficar preocupado, pelas razões já expostas em post anterior. Que não haja lesões e expulsões é o que importa salvaguardar. E, no Dragão, tendo em conta que alguns dos nossos jogadores fervem em pouca água, era bem provável que tivéssemos uma noite tormentosa. Dentro e fora das quatro linhas. Com os nossos rivais de Lisboa, há quase a garantia que a esse nível não haverá problemas. Oxalá assim seja.

segunda-feira, janeiro 25, 2010

Urge um lateral esquerdo

Para quem ainda tivesse algumas dúvidas, ontem terá ficado claro que o Benfica precisa urgentemente de um lateral esquerdo que esteja ao nível do resto da equipa. Já se percebeu que César Peixoto e Fábio Coentrão não conseguem dar conta do recado, pelo que não é admissível que façamos tantas contratações e nos esqueçamos daquela onde estamos mais carentes. E pelo andar da carruagem ainda não vai ser desta vez que resolvemos o problema.

domingo, janeiro 24, 2010

Agora segue-se Dragão ou Alvalade

Um penalti mal assinalado podia ter-nos custado a vitória e a passagem às meias-finais da competição. De resto o Benfica esteve bem, foi sempre melhor que o adversário, só foi pena não termos obtido mais um golo para jogarmos a meia-final em casa. Só espero não ir ao Dragão, não pelo grau de dificuldade do jogo, mas pela pressão que vai ser exercida sobre o árbitro e o que poderá ocorrer fora das quatro linhas. Não tenho a mais pequena dúvida que se jogarmos no Dragão, os portistas tudo irão fazer para haver expulsões do nosso lado, dentro ou fora do campo.

sábado, janeiro 23, 2010

Continuamos no bom caminho

O Basquetebol do Benfica continua imparável. Vitória sem espinhas frente à Ovarense e passo importante para terminarmos a fase regular no 1ºlugar.

sexta-feira, janeiro 22, 2010

Era bom era

A propósito duma provável ida para o PSG, Yebda mostra-se encantado com a possibilidade, não só porque se trata do clube do seu coração mas também porque Paris é a cidade que ama. Eu também sonho com o dia em que algum clube pague para ficar com ele, ou alguns dos outros que temos encostados ou emprestados, por forma a recuperarmos investimentos (não é o caso dele que veio a custo zero) que fizemos em jogadores que pouco ou nada trouxeram ao Benfica.

Pinto da Costa: "Por qué no te callas?"

"O que Pinto da Costa parece ainda não ter percebido, tal como alguns políticos não perceberam, é que existe uma diferença substancial entre ser-se inocentado por um tribunal e estar completamente inocente.
Um tribunal só condena alguém quando está certíssimo de que um crime foi cometido, de que todas as provas foram correctamente recolhidas, de que todos os direitos do acusado foram assegurados. ‘In dubio pro reo’, mandam os tribunais dos Estados de direito, e mandam muito bem. Só que há inocentes e inocentes. Há inocentes que são absolvidos porque houve um engano enorme ou uma manifesta injustiça, e há inocentes que escapam por erros processuais ou porque as provas, sendo abundantes, não eram suficientemente seguras.
Quer isto dizer que da presunção da inocência à virgem imaculada vai um passo de gigante, e convém ter algum cuidado quando se alça a perna. Ora, é esse cuidado que Pinto da Costa não tem tido, e que sobretudo não teve no já famoso discurso de homenagem a José Maria Pedroto. Puxando os galões da moral, da absolvição em toda a linha na Justiça e atirando uma série de farpas à "verdade desportiva", o presidente do Futebol Clube do Porto pôs-se a jeito. Não se pode simultaneamente pregar os mais elevados valores e receber telefonemas de um presidente do Conselho de Arbitragem a saber se acha bem a escolha do árbitro A ou do árbitro B.
Com certeza que não é mera coincidência que as escutas do processo ‘Apito Dourado’ tenham ido parar à internet nesta altura. Pode discutir-se a legalidade dessa divulgação e o seu interesse público, já que nada daquilo é realmente novo. Só que a hipocrisia custa a digerir e é o pasto ideal para alimentar todos os demónios. Pinto da Costa foi absolvido? Foi. Mas gritá-lo em cima de um palanque não é a melhor opção".

João Miguel Tavares, CM

quinta-feira, janeiro 21, 2010

Tenham vergonha senhores magistrados!

As escutas do "Apito Dourado" estão aí (no youtube) em todo o seu esplendor para quem as quiser ouvir. Escolhem-se árbitros, pedem-se prostitutas, combinam-se encontros atrás da igreja, inventam-se notícias, chantagia-se a FPF, trocam-se favores, TUDO! E perante toda esta nojeira, o que é que a justiça fez? Nada. Rigorosamente nada. Limitou-se a arquivar as escutas porque estas eram ilegais. Tenham vergonha senhores magistrados!

quarta-feira, janeiro 20, 2010

Sérgio Ramos também tem 34 anos e é só o nosso melhor jogador

O norte-americano Heshimu Evans assinou com a equipa de basquetebol do Benfica um contrato válido até ao final da presente temporada. Este americano jogou largos anos em Portugal e nessa altura era um excelente jogador. Se estiver ao nível desse tempo estamos perante uma excelente contratação que rapidamente fará esquecer o seu antecessor, Nick DeWitz.

Não pode ser verdade

O Record titula. "O Benfica tem praticamente acertado o negócio com o Petro de Luanda, tendo em vista a transferência do avançado Ricardo Job. O internacional angolano só vai, no entanto, rumar a Lisboa no final da temporada europeia".

Comentário - estou convencido que isto é tanga porque a ser verdade era sinal de que os responsáveis do meu clube tinham endoidecido de vez.

terça-feira, janeiro 19, 2010

Mistério por desvendar

Até na venda de jogadores se vê a reverência que os presidentes da maioria dos clubes nacionais têm para com Pinto da Costa. Sempre que o presidente portista contrata um jogador que actue em Portugal, este fica-lhe sempre mais barato que o valor inicialmente pedido a outros clubes. É caso para perguntar: que trunfos coloca Pinto da Costa na mesa das negociações para fazer estes excelentes negócios?

segunda-feira, janeiro 18, 2010

Opção muito discutível

É com pena que vejo Ruben Micael a ingressar no F.C. Porto. Penso que um jogador com a sua qualidade assentava que nem uma luva no plantel encarnado. Infelizmente, os responsáveis do meu clube pensam de maneira diferente. Oxalá no futuro não nos venhamos a arrepender da decisão que tomámos.

domingo, janeiro 17, 2010

Benfica volta a golear na Madeira

Um jogo que à partida se antevia bastante difícil tornou-se fácil face às circunstâncias ocorridas no jogo. Até aos 30 minutos, altura em que Saviola abriu o marcador, o Benfica não esteve bem na partida, defendendo a preceito, mas evidenciando grandes dificuldades na construção do jogo ofensivo. Com as expulsões dos jogadores do Marítimo o jogo ficou sentenciado e o Benfica poderia mesmo ter obtido um resultado mais volumoso, caso tivesse abordado a 2ª parte com outra intensidade, como o próprio Jorge Jesus acabou por reconhecer. Melhor do que a vitória foi o alargar da vantagem para o F.C. Porto. Só é pena o Sp. Braga continuar a não dar tréguas na luta pelo primeiro lugar. A próxima jornada que promete ser escaldante, com um Sp. Braga-Sporting e um Benfica-V. Guimarães, pode trazer alterações no topo da tabela. Esperemos que seja o Benfica a beneficiar, embora os vimaranenses, e particularmente o seu guarda-redes Nilson, sejam um obstáculo muito duro de ultrapassar. Relembre-se que Nilson não sofre golos na Luz há já quatro jogos.

Uma vergonha!



Os comentadores da Sporttv, Bruno Alves e Jesualdo Ferreira, fartaram-se de vociferar contra a arbitragem por causa de um golo mal anulado ao F.C. Porto. Vendo as imagens ficámos a saber que o golo do empate do F.C. Porto foi marcado com a mão de Deus, desculpem, com a mão de Falcão (coloquem o vídeo nos 4m e 57s e verão). Santa hipocrisia. O grave de tudo isto é que os senhores da Sporttv não mostraram esta evidência porque não quiseram, o que configura uma situação de manifesta parcialidade. Nada que nos deva surpreender pois é sabido que a Sporttv sempre esteve ao lado dos interesses do F.C. Porto.

sábado, janeiro 16, 2010

Emapate saboroso

Soube-me bem este empate do F.C. Porto no Dragão. Mais saboroso será se o Benfica ganhar amanhã na Madeira.

quinta-feira, janeiro 14, 2010

Desta vez não deu

Foi pena o péssimo estado do terreno não ter permitido avaliar as capacidades do novo reforço do Benfica, Éder Luís. Deu para ver que é rápido e que tem bom controlo de bola. Apenas isso. Quanto à capacidade de drible, aspecto fundamental para percebermos se o Benfica fez ou não um bom investimento, há que esperar por outra oportunidade.

quarta-feira, janeiro 13, 2010

Melhor era difícil

Esta noite não houve futebol mas sim pontapé para a frente. O Benfica nunca se adaptou ao estado do terreno, que estava impraticável, daí que não possamos tecer grandes considerações relativamente à exibição da equipa. Os nossos jogadores lutaram muito e jogaram aquilo que lhes foi possível. Isso não invalida que determinados erros sejam admissíveis porque se têm vindo a repetir com demasiada frequência nos últimos jogos. Refiro-me concretamente aos deslizes de Maxi Pereira, aos erros infantis de César Peixoto nas marcações e às falhas de concentração e de posicionamento nos lances de bola parada, isto já para não falar no gosto particular que alguns dos nossos jogadores têm em se envolver em picardias. Esperemos que frente ao Marítimo estas situações não se verifiquem pois no campeonato estamos impedidos de falhar.

terça-feira, janeiro 12, 2010

Agora é o Eduardo

O DN traz hoje à estampa a possibilidade de Eduardo poder chegar ao Benfica na próxima época. Aponta que esse é o desejo de JJ e que LFV tudo fará para satisfazer o treinador encarnado.
Eu gostaria antes de ver os dirigentes do meu clube a apostar, isso sim, num guarda-redes de craveira mundial, algo que Eduardo está longe de ser. A maioria dos benfiquistas considera que esta tem sido uma das principais lacunas do plantel e já era tempo de esta questão ser devidamente solucionada. E não é com guarda-redes portugueses que resolvemos a situação.

domingo, janeiro 10, 2010

Não dá para acreditar

Ao Ronny só me apetece chamar-lhe nomes. Falhar um penalty no final da partida que daria o empate ao U.Leiria e colocava o F.C. Porto a seis pontos do Benfica é algo que me põe à beira de um ataque de nervos. Decididamente estes azuis-e-brancos têm a estrelinha da sorte a acompanhá-los, coisa que mais nenhuma equipa tem.

Análise individual

Quim - Foi um mero espectador;

Maxi - Esteve ao seu nível mas cometeu um erro crasso que podia ter originado um golo ao Rio Ave;

Luisão - Não perdeu um lance durante toda a partida;

Miguel Victor - Alguma ingenuidade na entrada em alguns lances originando livres escusados;

César Peixoto - Viu-se em palpos de aranha para parar Bruno Gama. Quando apanha pela frente jogadores rápidos é um sarilho;

Javi Garcia - A eficiência de sempre;

Carlos Martins - Regular;

Ramires - Não esteve nos seus melhores dias;

Di Maria - Terá sido o pior elemento do Benfica;

Cardozo - Um avançado que se preze tem que jogar com os dois pés;

Saviola - Genial. Aquele golo só está ao alcance dos predestinados;

Aimar - Com a sua entrada o Benfica ganhou estabilidade e melhorou no capítulo do passe;

Fábio Coentrão - Ajudou a segurar o jogo.

"El Conejo" volta a fazer a diferença

Depois dos primeiros 45 minutos em que jogámos a passo cheguei a temer o pior. Vá lá que no início da segunda parte marcámos o golo e as coisas recompuseram-se. Três pontos perante um adversário que ainda não tinha perdido em casa é um excelente tónico para o próximo embate na Madeira. Além disso continuamos no topo da classificação e colocamos pressão no F.C. Porto para o jogo de amanhã.

sexta-feira, janeiro 08, 2010

Este Sp Braga não desgruda

Tinha uma certa esperança de que o Nacional fosse pelo menos buscar um pontinho a Braga. Afinal saiu-me o tiro pela culatra. Significa isto que amanhã não podemos deixar de ganhar em Vila do Conde.

quinta-feira, janeiro 07, 2010

Garra, espírito de sacrifício e união do grupo

Palavras sábias de César Peixoto na abordagem ao jogo de Vila do Conde. Este é o lema que tem de ser seguido por todos os jogadores do Benfica até ao final da época, isto se quiserem atingir os objectivos a que se propõem. Não há cá lugar a entradas a meio-gás ou a poupanças de esforço, sob pena de os nossos adversários aproveitarem esse desleixo, tal como aliás já tem sucedido. Em todos os jogos os jogadores têm de se esfarrapar, de procurar jogar nos limites, e mostrar que estão no campo para vencer. Não há equipas campeãs sem esta atitude e é bom que os nossos jogadores se capacitem disso. Sábado teremos mais uma batalha que vai exigir o máximo de todos eles, pois só dessa forma poderemos ambicionar a vitória.

Afinal de contas parece que era mentira

Não era o presidente do Barcelona que dizia que meio mundo queria o Keirrison? Pelos vistos parece que essa afirmação carece de veracidade, tendo em conta que os espanhóis estão a ter grande dificuldade em colocar o jogador. Depois do Saragoça, que, ao que consta, já desistiu, só o Xerez parece interessado. Muito pouco para quem dizia que não faltavam clubes interessados nos préstimos do brasileiro.

quarta-feira, janeiro 06, 2010

Ele há cada notícia mais maluca

Este pseudo-notícia de que o Benfica se prepara para na próxima época contratar Ronaldinho é de gritos. Como se alguma vez o brasileiro estivesse na disposição de vir para a Luz ou jogar no futebol português. Mais surpreendente do que a própria notícia é haver quem acredite numa cenourada destas. Realmente não há pachorra.

O americano ainda vai enganando alguns

Freddy Adu foi confirmado no Aris de Salónica. No final da época lá vamos ter que levar com ele outra vez, pois não é de prever que os gregos venham a exercer o direito de opção de compra. Dentro de pouco tempo vão chegar à conclusão que, também eles, fizeram uma má escolha.

terça-feira, janeiro 05, 2010

Finalmente uma boa notícia

Fico muito satisfeito em saber que despachámos o Sepsi em definitivo. Agora falta dar uma vassourada em mais uns quantos que por lá andam a vegetar. O difícil é convencer algum clube em resgatá-los. É que nem todos são anjinhos, como nós fomos, quando os contratámos.

segunda-feira, janeiro 04, 2010

São uns atrás dos outros

Em posts anteriores tenho-me referido à falta de critério em muitas das contratações que temos vindo a fazer nos últimos anos. Nem de propósito: hoje soubemos que Patric, o tal que se dizia ser o novo Maicon, foi recambiado do Cruzeiro para o Avaí ( que raio de clube é este?!). É tal a qualidade deste e muitos outros que estão presos ao Benfica, que os clubes a quem os emprestámos, acabam por rejeitá-los. Isto é preocupante e deveria fazer reflectir os nossos dirigentes, pois não é aceitável que o clube ande a gastar rios de dinheiro em jogadores que não têm o mínimo de condições para representar o Benfica. E depois admiram-se que se diga que muitas destas contratações só se fazem porque há muita gente a receber dinheiro por debaixo da mesa (as famosas comissões).

Mais um barrete

Acompanhei pela Benfica Tv o jogo treino com o Fátima e por aquilo que vi quer-me parecer que o Kardec é um barrete de todo o tamanho. Técnicamante muito limitado, com pouca mobilidade e capacidade de drible nula, estou em crer que não ficará muito tempo no Benfica. É mais um a juntar a Adu, Felipe Bastos, Sepsi e outros quejandos. Bem sei que se deve apostar em jogadores jovens, mas nem tanto ao mar nem tanto à terra. Há jogadores que por muito boa vontade que se tenha, facilmente nos apercebemos que não têm um mínimo de qualidade. Este brasileiro é um desses.

domingo, janeiro 03, 2010

Vitória sofrida com exibição sofrível

Valeu a vitória porque a exibição foi fraquinha. É verdade que dominámos o jogo, mas não construímos oportunidades flagrantes de golo, excepção feita a um remate de Saviola a que se opôs Bracalli com uma grande defesa. Desta vez, até o árbitro foi amigo, uma vez que o Nacional marcou um golo limpo e há um lance de David Luiz dentro da área que suscita muitas dúvidas. Esperemos que na próxima semana, com a inclusão de Di Maria e Ramires, a equipa tenha outro comportamento, pois doutra forma vai ser difícil trazermos os três pontos de Vila do Conde.

Quem irá jogar no meio-campo?

Com Di Maria, Ramires e Aimar fora da equipa, estou com uma certa curiosidade em saber quais os jogadores que JJ irá colocar no meio-campo. Há cinco para quatro lugares: Carlos Martins, Javi Garcia, Felipe Menezes, Fábio Coentrão e Urreta. Se fosse eu a escolher deixava o brasileiro de fora. Provavelmente esta também será a escolha de JJ, pois a inclusão de Coentrão e Urreta dá mais largura e profundidade ao jogo ofensivo para além de permitir uma melhor cobertura defensiva. Logo à tarde veremos se a minha leitura está correcta.

sexta-feira, janeiro 01, 2010

Que tenha a sorte que lhe faltou na Luz

Ao que tudo indica Keirrison está a caminho de Saragoça. Sempre pensei que este brasileiro pudesse singrar no Benfica, pois qualidade técnica não lhe falta e, além disso, revelou dotes de goleador no Brasil, o que fazia crer que a sua adaptação ao futebol europeu pudesse ser menos complicada do que efectivamente está a ser. Tenho pena. Se melhorar na atitude em campo, jogando com mais nervo, pode ser que ainda venha a ter futuro fora do Brasil.