sábado, maio 01, 2010

A hora do glorioso

"Luís Filipe Vieira teve o mérito de corrigir os erros que se repetiam há quatro anos na liderança do Benfica.
Creio que hoje ninguém terá dúvidas em afirmar que o Benfica regressa ao primeiro plano do futebol europeu no momento em que lhe falta apenas conquistar um ponto para se sagrar Campeão Nacional. Esse ponto há-de surgir, obviamente, do jogo de amanhã com o FC Porto ou, na pior das hipóteses, na última jornada no Estádio da Luz.
Vale a pena, nesta ocasião, saudar Luís Filipe Vieira, que critiquei há pouco mais de um ano, quando me pareceu que ia continuar um caminho sem ambição, sem projectos e, portanto, sem futuro. Com a mesma transparência e frontalidade que pus nas críticas que lhe dirigi, aqui estou hoje para o felicitar pelo ano fantástico que o Benfica fez, sob a orientação de Jesus, e com uma equipa de nível internacional, que se bateu com grande empenho, desde a primeira jornada, para ganhar o primeiro lugar na Liga e regressar à Champions League, em convívio com os grandes do futebol.
Luís Filipe Vieira teve o mérito de corrigir os erros que se repetiam há quatro anos na liderança do Benfica, percebendo que, se o Benfica tivesse um treinador capaz e ambicioso e uma equipa de jogadores de categoria, todos os objectivos poderiam ser alcançados. Desde logo, encher os estádios e fazer receitas apreciáveis em todos os jogos em casa. Ficou provado que, com televisão ou sem televisão, o Benfica tem capacidade para encher o Estádio da Luz, jornada a jornada, porque numa carreira auspiciosa os benfiquistas não prescindem de viver a festa do futebol ao vivo. Esta é a grande lição a tirar desta caminhada, que está a chegar ao fim.
Quando um clube tem uma família tão numerosa e raízes tão profundas na sociedade portuguesa e quando se investe bem os resultados aparecem. As receitas da televisão aumentam, as receitas publicitárias duplicam, a cotação dos jogos triplica e assim por diante. Nesta época, o Benfica praticamente não cometeu erros, não alimentou conflitos estéreis e tem dado grandes alegrias aos benfiquistas. Foi o clube mais bem gerido em Portugal. Ganhou cotação bolsista que não esteve ao alcance de nenhum outro e chega à Europa numa posição de privilégio. Compare-se a caminhada do Benfica com a dos outros clubes e perceba-se a diferença. Parabéns Luís Filipe Vieira. Espero que o Benfica não aliene esse património adquirido este ano. Que continue a investir na equipa, porque haverá sempre retorno quando se aposta com inteligência. E, sem arrogâncias, para o ano é preciso ser Campeão Europeu".

Emídio Rangel
CM

Sem comentários: