terça-feira, junho 30, 2009

Campeões Nacionais de Futsal


Custou mas foi. Este terá sido um daqueles jogos impróprio para cardíacos. Chegámos ao 2-0 sem termos feito muito por isso e depois, quando o mais difícil estava alcançado, perdemos a iniciativa de jogo, não conseguimos controlar a posse de bola e demos todas as possibilidades ao Belenenses de poder recuperar o que veio a acontecer já perto do final da partida. Felizmente no prolongamento fomos mais fortes e conseguimos resolver as coisas a nosso favor, alcançando o tri-campeonato que tanto desejávamos. Parabéns à equipa técnica e aos jogadores por este feito inédito no futsal nacional.

Liga de clubes impede inscrição do E. Amadora

Quem não paga sequer um mês completo de ordenados na época passada, não pode de forma alguma participar nos quadros competitivos profissionais. Esta é uma medida justa e só peca por tardia. Que isto sirva de exemplo para outros clubes que vivem situações idênticas ou outros que pretendam entrar no reino do incumprimento.

A receita para o tri-campeonato no Futsal

A receita para o jogo da finalíssima desta noite é simples: atitude, concentração e cabecinha, precisamente tudo aquilo que não tivemos durante os primeiros minutos do jogo em Belém e que nos ia custando o campeonato.

Jorge Jesus começa bem

O treinador do Benfica subiu na minha consideração ao dispensar Jorge Ribeiro e Bynia. Dois trambolhos que ainda hoje estou para saber como conseguiram envergar a camisola encarnada. Um mistério que merecia uma explicação de quem os contratou.

Campeonato de Juniores decidido na secretaria

"Não vai haver repetição ou reatamento do jogo entre Sporting e Benfica, decisivo para atribuição do título nacional de juniores. O Conselho de Disciplina da Federação Portuguesa de Futebol (FPF) decidiu abrir processos disciplinares contra os dois clubes e é o próprio regulamento disciplinar da FPF que determina que, neste caso, a decisão do título não passa mais pelo relvado.
Reunidos de urgência, a pedido do presidente da FPF, que classificou como deploráveis os acontecimentos do último sábado, na Academia do Sporting, em Alcochete, os conselheiros analisaram o relatório do árbitro e o da GNR, tendo concluído que os dois documentos “identificam claramente factos” imputáveis “a adeptos de ambos os clubes”. Por isso, decidiu indiciar Benfica e Sporting pela “prática da infracção prevista e punida pelo artigo 147.º do Regulamento Disciplinar”.
O referido artigo 147 trata “das invasões e distúrbios colectivos graves”. As penas aplicáveis nestes casos são a derrota no jogo, multa 1500 a 5000 euros, interdição do campo ou a realização de jogos à porta fechada.
O artigo seguinte (148.º) exclui a possibilidade de o jogo vir a ser repetido, reatado ou dado por concluído respeitando-se o resultado que se verificava no momento da interrupção (no caso, um empate a zero). Diz essa norma que o jogo é mandado realizar ou ordenada a sua conclusão “se, no procedimento disciplinar subsequente, não resultar justificada a decisão do árbitro de não iniciar ou reiniciar o jogo, ou dá-lo por findo”. Ora, como os conselheiros encontraram matéria para abrir processos contra os dois clubes, entendeu-se que a decisão do árbitro foi correcta.
Assim sendo, há dois desfechos possíveis e nenhum deles passa pela não atribuição do título, opção que está legalmente afastada: ou os dois clubes são castigados com pena de derrota, o que daria o título aos juniores do Benfica (que somam mais pontos); ou só o Benfica é punido e nesse caso, o título é dos “leões”. O processo disciplinar é considerado urgente, por estarem em causa a possibilidade de perda de pontos e a homologação da classificação do campeonato. Benfica e Sporting têm quatro dias para responderem às notas de culpa, prazo que ultrapassa o período da época desportiva, que encerra terça-feira. Mais uma razão para o campeão ser encontrado na secretaria".
Público

segunda-feira, junho 29, 2009

Claques: há que bani-las dos palcos desportivos

Alguns energúmenos adeptos, benfiquistas e sportinguistas, que estiveram no passado sábado em Alcochete, por força das suas atitudes escabrosas e altamente condenáveis, retiraram a possibilidade aos jovens jogadores do Benfica e do Sporting de lutarem por um título nacional por que tanto trabalharam ao longo de toda a época.
Nenhum grupo de seres humanos é mais destituído de cérebro e mais animalesco que as claques que proliferam no futebol. Servem apenas para a violência, permitindo que nelas se refugiem toda a estirpe de criminosos. Se há animais que dada a sua perigosidade são obrigados a andar de trela e açaimados, para os energúmenos das claques só isso não é suficiente. Do que eles precisam é de uma profunda lobotomia que os amanse definitivamente.

A explicação que faltava

A razão de ser do post anterior tem a ver com isto: será que Diamantino e Chalana não serviam? Afinal de contas eles foram contratados para fazer o quê?

Esta é daquelas notícias que me deixa surpreendido

"Pietra e Luís Matos são as novas caras da equipa técnica liderada por Jorge Jesus e já constituída por Raul José, Miguel Quaresma e Mário Monteiro. O primeiro, velha glória encarnada, integrava o gabinete de prospecção, enquanto o segundo estava ao serviço dos juniores do clube".

Mais Futebol

Em busca dos êxitos

A oficina da Luz abriu hoje. Com o plantel praticamente completo, faltando ao que tudo indica um ou dois jogadores que podem ser Falcão (isto se o F.C. Porto não nos "roubar" o jogador) e um guarda-redes (surgiu hoje o nome de Júlio César do Belenenses), espera-se que esta seja uma época que finalmente traga as alegrias que os benfiquistas tanto desejam. O objectivo passa por conquistarmos todas as competições nacionais em que estamos envolvidos e na competição da UEFA tentarmos chegar o mais longe possível. São metas ambiciosas mas possíveis, desde que se trabalhe afincadamente e que todos remem para o mesmo lado.

domingo, junho 28, 2009

Benfica adia decisão para a Luz, num jogo épico

Depois de uns primeiros minutos verdadeiramente miseráveis, os nossos jogadores, num assomo de orgulho e classe, conseguiram dar a volta ao marcador, quando já tudo parecia perdido. Que isto lhes sirva de lição para terça-feira. A atitude e a concentração têm de estar presentes desde o apito inicial e não apenas quando lhes apetece. É que se desta vez deu para recuperar, numa próxima isso pode não acontecer.

Inacreditável

Com 8' de jogo atingimos a 5ª falta. Onde é que já se viu isto?

Absolutamente vergonhoso

Aos 5' de jogo estamos a perder 3-0 com o Belenenses. Jogadores do Benfica completamente apáticos, desconcentrados, parecem principiantes.

Será que Rui Costa começa a perder protagonismo na gestão do futebol do Benfica?

LFV assumiu, ontem em Alvor, que foi ele o responsável pela contratação de Saviola. Num exercíco de auto-elogio, o presidente encarnado disse inclusive que Rui Costa não participou na transferência e terá sido dos últimos a tomar conhecimento da consumação do negócio.

sábado, junho 27, 2009

Pensavam eles que iam assistir a um jogo de futebol

Era suposto que o campeonato de juniores de futebol tivesse hoje o seu epílogo. Nada disso. Em vez de um jogo de futebol tivemos um jogo de pedrada entre os adeptos das duas equipas. Até ao momento, desconhece-se o vencedor desta contenda. As próximas horas poderão trazer alguma luz sobre o assunto. Aguardemos pacientemente.

Quantas vezes já ouvimos isto?

Recorrendo a um discurso velho e gasto, LFV reafirmou, hoje em Alvor, a excelência dos seus mandatos a que terão faltado "apenas" os resultados desportivos. Como é da praxe em cada início da temporada, prometeu um novo ciclo, um ciclo de vitórias desportivas, quer no futebol quer nas restantes modalidades. Com técnicos de inegável qualidade e jogadores de alto gabarito estão reunidas as condições para o Benfica ser imparável nos próximos anos. Isto, claro está, é o que ele pensa. E os adeptos, será que comungam das ideias do seu presidente?

Um sábado repleto de êxitos para os benfiquistas

No Andebol, os nossos jogadores andaram a arrastar-se dentro do campo, numa clara demonstração de desrespeito pela camisola que envergam, tendo, por isso, perdido, e sido arredados da final. Alexander Donner, com um currículo notável em Portugal, foi afastado, depois de ter sido campeão, porque era demasiado duro com os jogadores. Em sua substituição, contratou-se um treinador sem currículo mas com excelente relação com os jogadores. Resultado: campeonato para o F.C. Porto e eliminados na meia-final da Taça de Portugal.
No Futsal, depois do desastre da Luz, esperava-se que os jogadores encarnados se redimissem no Restelo, Puro engano. Frente a um Belenenses, amputado das suas principais estrelas e com os treinadores na bancada, voltaram a perder e tornaram mais difícil a reconquista do título. Na época passada, após ter vencido o campeonato, Beto Aranha foi demitido do cargo porque era um mau técnico e incompatibilizara-se com alguns jogadores. Para o seu lugar foi empossado, André Lima, um ex-jogador sem qualquer experiência como treinador, mas amissíssimo dos jogadores e, acima de tudo, um gajo porreiro. O resultado desta troca de treinadores ainda não se conhece, mas adivinha-se.

Retaliação à vista?

Estou convicto que Pinto da Costa não terá gostado nada da vinda de Saviola para o Benfica. Posto isto, não me admiraria nada que o presidente portista, em jeito de retaliação, fosse buscar Falcão ou Buonanotte, quiçá até os dois. Aguardemos pelos próximos dias para ver se se confirma o meu palpite.

Tarde de decisões

Hoje o Benfica tem pela frente dois embates de capital importância. Refiro-me concretamente à decisão do campeonato de Juniores, no Futebol, e a mais um jogo da final do play-off, no Futsal. Se no 1º caso se pode admitir que a balança pode pender para qualquer um dos lados, já no Futsal, Ricardinho e seus pares, estão obrigados a trazer a vitória do Restelo. É que nem sequer me passa pela cabeça outro resultado, atendendo a que o Belenenses não vai ter no banco nem o treinador principal nem o adjunto, e dentro da quadra vai estar desfalcado de dois jogadores nucleares, casos de Jardel e Caio Japa. Perante um cenário destes, a acontecer uma derrota do Benfica, a equipa sairá completamente desacreditada. Não há volta a dar-lhe: a qualidade da equipa assim o exige.

LFV reafirma que não vai vender nenhum jogador

Mais uma vez, LFV assume o compromisso de que não vai vender ninguém. Lembrou ainda que já tinha prometido contratar dois jogadores e que um deles (Saviola) já foi contratado.

Comentário - Percebo que ele queira ter dito que não venderia nenhum jogador dos imprescindíveis, pois o Katsouranis, como todos sabemos, já foi vendido.

sexta-feira, junho 26, 2009

Saviola já é do Benfica

Por 5 milhões de euros acho que fizemos uma bom negócio. Claro que a esta verba há que somar o ordenado mensal que deverá rondar os 200/250 mil euros e que o colocará como o jogador mais caro do plantel. Seja como for, o rendimento desportivo de Saviola é que vai determinar se o investimento foi caro ou barato e se valeu a pena fazer esta contratação. Mais do que o dinheiro investido o que me interessa saber é se o argentino vai render ou não. Será que vamos ter o Saviola dos últimos anos ou aquele que foi apontado como um dos sucessores de Maradona?

Com Pinto da Costa isto não sucederia

Ainda hoje estou para saber o que andam Diamantino e Chalana a fazer no Benfica. Foram contratados para fazerem parte da equipa técnica de Quique Flores, só que este não foi na conversa. Jorge Jesus, ao que se sabe, também não os quer. Rui Costa fez um tamanho disparate e não sabe como descalçar a bota, essa é que é essa. Ou indemniza-os, ou então vai ter que levar com eles até ao fim do contrato. No meio disto tudo, tenho pena das duas ex-glórias benfiquistas que mereciam mais respeito e não têm culpa nenhuma da incompetência de quem os contratou.

Afinal, o passe de Reyes custa "apenas" 3 milhões de euros

Se bem me lembro, há uns dias atrás, o Benfica mostrava-se disponível para comprar mais 25% do passe de Reyes, uma operação que envolvia 2,5 milhões de euros. Vem agora o At. Madrid dizer, na pessoa do director desportivo Garcia Pitarch, que o Benfica mantém-se interessado no jogador mas não está disposto a dar 3 milhões de euros pela compra do passe.
Quer-me parecer que neste caso a bota não joga com a perdigota. Então há uns dias, 25% do passe valia 2,5 milhões de euros e agora, pelos vistos, a totalidade do passe ascende a 3 milhões de euros. De facto, não dá para entender.

quinta-feira, junho 25, 2009

Mais um a considerar que José Eduardo Moniz seria uma óptima opção

"José Eduardo Moniz transformou uma televisão pública de tipo "soviético" (sem ofensa) num canal inovador, com audiências importantes. Depois de atravessar o deserto, pegou na TVI, e trouxe-a da falência técnica para a liderança (falo contra mim, que trabalho na concorrência).
Se bem que nunca tenha associado Moniz ao futebol, e muito menos ao Benfica, acho que qualquer projecto para o clube que envolva estratégias visionárias, interpretadas por homens de sucesso, devia ser bem-vindo. Se não agora, a seguir ao próximo dilúvio.
Sem resultados imediatos, nem bases de futuro, com a "marca" a empalidecer (isto é, a perder valor, como aconteceu com o Ajax), adeptos, simpatizantes e sócios têm a glória pretérita como unica medalha. Mas águias passadas não movem moinhos".

Nuno Rogeiro
Sábado

A frase assassina do dia

António Pedro Vasconcelos dixit: "Rui Costa foi um dos maiores jogadores de sempre do futebol português e um homem, como pessoa, extraordinário, mas como director desportivo é um desastre."

De especulação em especulação, até à desejada confirmação

Quer Benfica quer Real Madrid, já vieram desmentir que haja negociações por Saviola. Embora estes desmentidos valham o que valem, a verdade é que até ser anunciado oficialmente pelo Benfica, todas as notícias e informações veiculadas pelos orgãos de comunicação social relativas a contratações, devem ser consideradas como puras especulações, por muito que alguns de nós gostássemos que algumas delas fossem merecedoras do maior crédito.

Este seria uma boa contratação

Via com bons olhos a vinda de Saviola para o Benfica. Embora tenha jogado pouco nos últimos anos, há que reconhecer que este é um daquele jogadores com muito futebol nos pés. Acrescentaria, por certo, qualidade ao ataque encarnado e seria uma mais-valia para o plantel. O Real Madrid parece estar receptivo a negociá-lo, restando saber se o Benfica tem condições financeiras para conseguir o seu empréstimo.

Não estou de acordo com Jorge Jesus

Em entrevista à "A Bola", Jorge Jesus diz que a contratação de um guarda-redes não é prioridade para o Benfica. Bem sei que o dinheiro não abunda e que o treinador considera haver sectores mais carenciados, como é o caso do ataque, que ele pretende ver reforçado. Seja como for, eu sou daqueles que considero que uma equipa se constrói detrás para a frente e a posição de guarda-redes é fundamental no êxito de uma equipa. As grandes equipas têm sempre grandes guarda-redes, e o Benfica desde há muito anos que não tem guarda-redes de top. Quim, Moreira e Moretto são guarda-redes medianos que não oferecem garantias para uma equipa cujo treinador não se tem cansado de dizer que veio para o Benfica para ser campeão. A diferença entre um bom guarda-redes e um mediano são 10 a 15 pontos a mais no final do campeonato, soma que faz toda a diferença na atribuição de um título.

quarta-feira, junho 24, 2009

Eleições do Benfica vão ser suspensas

Carlos Quaresma, cuja candidatura à presidência do Benfica foi rejeitada devido a alegadas irregularidades, interpôs esta quarta-feira uma providência cautelar no Tribunal Cível de Lisboa. Se o juíz indeferir o pedido, Carlos Quaresma já avisou que recorrerá para o Tribunal da Relação o que ditaria a suspensão do acto eleitoral marcado para 3 de Julho.

Por favor, poupem-nos

Quem é que aturaria a repetição da novela Luis Garcia? Eu só de ouvir falar neste nome fico logo com urticária. Valha-nos que esta é uma daquelas notícias sem fundamento que servem apenas para vender jornais, caso contrário teríamos garantidas doses de intoxicação diária como a que ocorreu a época passada. Se bem se lembram foram dois meses sem parança a ouvirmos falar deste sujeito. Livra!

A história da "candidatura" de José Eduardo Moniz

"José Eduardo Moniz decidiu candidatar-se às eleições do Benfica em Março, ainda sem qualquer apoio do movimento "Benfica, Vencer, Vencer", depois de desafiado por um grupo de amigos, entre eles o cineasta António Pedro Vasconcelos, Nicolau Breyner e Horácio Piriquito. O patrão da TVI recusou avançar - decisão depois enquadrada num cenário de eleições antecipadas e de apoio do grupo de José Veiga - surgiu depois de Moniz ter passado uma tarde no BES Investimento a estudar as contas do clube e da SAD.

"Disse-nos que estava disponível em Março", confirmou ontem ao "i" o empresário Horácio Periquito. "Mas o António Pedro Vasconcelos é que foi o pai da ideia, foi ele que se lembrou de José Eduardo Moniz", continua. O cineasta, em breve entrevista ao "i" (ver ao lado), confirma o filme do desejo de candidatura de Moniz e dá pistas para descodificar todo um argumento precipitado com as eleições antecipadas. Como? Moniz tinha adiado "para Agosto" a preparação da campanha mas acabou por ser surpreendido com a demissão dos órgãos sociais do Benfica e com a obrigação de ir a votos a 3 de Julho. A 15 de Junho, uma segunda-feira, aterrou em Lisboa proveniente dos Estados Unidos e só tinha até 22, limite para entrega das candidaturas, para definir a sua lista. Os contactos intensificaram-se. No dia seguinte, Varandas Fernandes e Rui Rangel apresentaram o movimento "Benfica, Vencer, Vencer" em conferência de imprensa, no Hotel Sheraton, ainda sem candidato presidencial. Nessa altura acentuaram--se ligações com José Eduardo Moniz: o nome tinha o impacto e a credibilidade necessários; e o movimento acolhia figuras que agradam a Moniz, como por exemplo Álvaro Dâmaso, ex-presidente da bolsa, outro sócio benfiquista açoriano.

Quarta-feira (no mesmo dia em que Bruno Carvalho oficializa em pleno voo outra lista de oposição), José Veiga entra em cena e reúne-se com o patrão da TVI, encontro que acabou noticiado pela RTP e, no fundo, oficializou a fusão do seu grupo com Moniz, resolvendo-se o grande problema: inexistência de um candidato presidencial (ao mesmo tempo, Moniz fala com a administração da Media Capital e com a Prisa).

Uma tarde no banco. Depois de ter uma lista definida (Bagão Félix para a assembleia-geral, embora Medeiros Ferreira tenha sido equacionado), José Eduardo Moniz deslocou-se (ainda nessa quarta-feira, já de tarde), à sede do BES Investimento (um dos principais parceiros de crédito do clube), onde tentou perceber o enquadramento financeiro do Benfica.

Seguiu-se um jantar em família - importante na decisão - e a resposta final seria dada na quinta-feira. E ao início da noite, em conferência de imprensa, Moniz disse que não avançava. "Não estão reunidas as condições [...]. É preciso tempo para estudar os dossiês, algo que a actual direcção resolveu encurtar através de um golpe de Estado estatutário", disse aos jornalistas, surpreendido com o facto de Luís Filipe Vieira dizer não ser necessário vender jogadores e, por outro lado, Domingos Soares Oliveira (administrador da SAD) garantir numa entrevista a "O Jogo" que a SAD precisava de encaixar dinheiro com a venda de activos. O não soou a sim adiado".

"I"

terça-feira, junho 23, 2009

Saia mais um jogador para a mesa do canto

A catrefada de jogadores que têm vindo à estampa como futuro reforços do Benfica nunca mais acaba. Ele é Buonanotte, Daniel Carvalho e hoje é apontado também o Saviola. Isto já para não falar nos guarda-redes. Aí temos o Pelé, o Victor, o Eduardo e sei lá que mais. E ainda agora a procissão vai no adro.

LFV respira de alívio

Afinal Adolfo Oliveira não retirou a providência cautelar. Seja como for, o juíz, este manhã, não deu provimento ao pedido de suspensão das eleições. Assim sendo, só um recurso para o Tribunal da Relação poderá suspender o acto eleitoral.

Mais um excelente acto de gestão

O Benfica tem-nos habituado, ao longo dos últimos anos, a comprar caro e a vender barato. É o que vai acontecer agora com Katsouranis que sai do clube por apenas 2,5 milhões de euros. E depois admiram-se que tenhamos prejuízos de 18 milhões de euros.

segunda-feira, junho 22, 2009

Daniel Carvalho no Benfica?

Um site manhoso diz que Daniel Carvalho assinou pelo Benfica. A fonte é o próprio pai do jogador. Os próximos dias dirão se esta notícia é falsa ou tem algum fundo de verdade.

Este prestou um mau serviço ao Benfica

Adolfo Oliveira procedeu mal ao retirar a providência cautelar. Se era para não levar até ao fim mais valia não a ter apresentado. Enfim, este é daqueles que não os tem no sítio.

Fibra de campeã

Não é benfiquista mas merece o meu respeito. Falo de Michelle Brito que, em Wimbledon, se qualificou para a 2ª ronda. Uma menina de 16 anos que não se amedronta, ao contrário de outros, quando se apresenta nos grandes palcos para jogar com as estrelas da modalidade. Mentalidade ganhadora e fibra tem ela de sobra e que, por certo, a vão levar a um patamar alto no ténis.

domingo, junho 21, 2009

Enfim, o costume

Depois dos juniores no futebol foi agora a vez do futsal. A jogar em casa, frente a um Belenenses sem umas das suas principais peças (Caio) e formada com alguns jogadores que não tiveram lugar no Benfica, casos de Jardel, Miguel Almeida e Drula, perdemos num daqueles jogos em que estamos impedidos de perder.
Como bem disse o José Eduardo Moniz, o clube banalizou-se e caminha em perigosa derrapagem até o descrédito total. Mas, infelizmente, há quem não se sinta minimamente apoquentado com este estado de coisas e continue a idolatrar LFV e seus pares. E ao que parece esses é que são os verdadeiros benfiquistas.

Buonanotte no Benfica?

Vários jornais desportivos argentinos indicam que Buonanotte está a um passo do Benfica. Espero que esta notícia não tenha qualquer fundamento, pois considero que este é um daqueles jogadores que não nos interessa: franzino, "brinca na areia" (a fazer lembrar Roger), sem condições para singrar no futebol europeu. Ainda por cima o valor que o Benfica pagaria pela sua aquisição seria um rombo nas finanças do clube.

A montanha pariu um rato

Parece que LFV vai ter que engolir o que disse a propósito do pleno na formação. Cantou de galo cedo de mais e o que veio a verificar-se é que nos Juvenis quem ganhou foi o F.C. Porto; nos Juniores, é bem provável que o título vá para Alcochete; resta-nos os Iniciados que ganharam mas são o escalão menos importante. Comparando com a época transacta ficamos a perder pois nessa altura sagrámo-nos campeões nos Juvenis. Ou seja, se LFV tivesse ficado calado talvez tivesse sido melhor.

sábado, junho 20, 2009

Juniores demonstram que não têm capacidade para serem campeões

É sempre a mesma miséria: nos momentos decisivos falhamos. A falta de mentalidade ganhadora é evidente, e depois admiramo-nos que os títulos sejam conquistados por outros. Agora para sermos campeões temos que ir pontuar em Alcochete, o que tendo em conta o que vimos hoje não se afigura nada fácil.

Providência cautelar pode estragar planos de LFV

A apresentação de uma providência cautelar não devia estar nas previsões de LFV e seus apoiantes. Por esta altura, o presidente encarnado deve estar a rezar a todos os santinhos para que o juíz não a aceite porque se a aceita pode dar-se um volte-face no resultado das eleições. Isto, claro está, se José Eduardo Moniz resolver ir a jogo.

sexta-feira, junho 19, 2009

José Eduardo Moniz apresenta algumas das razões porque não se candidatou

em entrevista ao programa "Diga Lá Excelência".

Consequências da nega de José Eduardo Moniz

Depois da nega de José Eduardo Moniz, não é crível que o "Movimento Benfica, Vencer, Vencer" vá apresentar um novo candidato, o que significa que não se irá apresentar a escrutínio. O mesmo é dizer que LFV terá apenas como adversário, o folclórico candidato, Bruno Carvalho. Quantos votos vai ter o nortenho será o único aliciante deste acto eleitoral, isto já para não falar do nível de abstenção que vai atingir um número record.

quinta-feira, junho 18, 2009

José Eduardo Moniz anunciou que não é candidato

Perdeu-se a oportunidade de termos um grande presidente. José Eduardo Moniz, tem dado provas ao longo da sua vida, nomeadamente nos projectos que tem liderado, de ser um homem de reconhecida e comprovada competência e que constituiria um garante de qualidade, caso assumisse a presidência do Benfica. Infelizmente, a golpada perpetrada por LFV e seus pares, com a imprevista antecipação das eleições, impediu que o Benfica pudesse trilhar um novo rumo que lhe permitisse sair do pântano em que está atolado há anos a fio. LFV fez valer os seus interesses pessoais e marimbou-se para os interesses do Benfica. Fica, no entanto, a certeza, de que esta é a derradeira oportunidade que o actual presidente terá para colocar o nosso clube no lugar a que tem direito e que a sua gloriosa história exige. Os benfiquistas não vão tolerar mais três anos de resultados desportivos desastrosos. Diria mais: os primeiros meses da próxima época poderão determinar a saída de LFV, logo no primeiro ano do mandato.

Ramires vai mostrando credenciais

O lado obsessivo de Pinto da Costa

Bastou ouvir uns zunzuns de que o Benfica estaria interessado em Djalma, para o F.C. Porto se chegar à frente e avançar para a contratação do angolano. Pinto da Costa não resiste a dar umas alfinetadas no Benfica sempre que a ocasião se proporciona. É um desejo incontrolável que lhe está na massa do sangue.

António Salvador pretende retaliar o Benfica

Hoje fala-se na possibilidade de Quique ir para o Sp. Braga. Confesso que o gostava de ver por aquelas paragens. Seria uma boa oportunidade do espanhol provar que tinha condições para continuar no Benfica.

Os oito anos de Luís Filipe Vieira

Sábado

quarta-feira, junho 17, 2009

LFV que se cuide

Embora não acredite que venha a ser candidato, José Eduardo Moniz é um nome de peso que poderia atrapalhar a reeleição de LFV. Não a ponto de lhe impedir a vitória, porque o tempo que falta para as eleições é demasiado curto para se poder preparar uma candidatura com um projecto credível e sustentado, mas o suficiente para lhe morder os calcanhares e criar as bases necessárias para num próximo acto eleitoral destronar LFV. Que LFV é capaz de estar preocupado com o aparecimento deste nome, lá isso deve estar.

José Eduardo Moniz pode ser o próximo presidente do Benfica

"Movimento Benfica, Vencer, Vencer", convida José Eduardo Moniz a candidatar-se à presidência do Benfica.

Marcel e Sepsi entram nas contas de Jesus

Parece que Jorge Jesus está interessado nos regressos do Marcel e Sepsi. Quer um quer outro, embora sendo jogadores de alguma capacidade, não conseguiram singrar no Benfica. Pode ser que com um novo treinador as suas qualidades sejam potenciadas. A pré-época poderá ser uma boa oportunidade para estes jogadores mostrarem que têm condições para ficar no plantel. Em tempos de crise há que deitar a mão a todas as possibilidades.

Estamos a nadar em dinheiro

LFV disse hoje, em entrevista à RTPN, que o Benfica não vai vender nenhum dos seus jogadores mais importantes. A ver vamos.

terça-feira, junho 16, 2009

Estas eleições vão ser um passeio para LFV

O "Movimento Benfica, Vencer, Vencer" deu hoje a conhecer os pressupostos que os levaram a assumir a sua candidatura às eleições do Benfica. Relativamente ao projecto, ideias e lista, nem uma palavra. Fica para mais tarde.
Sem querer menosprezar os elementos que dão corpo a este movimento, quer-me parecer que este grupo de sócios está condenado ao insucesso.
P.S. Entretanto, o Benfica já comunicou à CMVM que Jorge Jesus assinou um contrato de dois anos com mais um de opção.

Por favor, não cometam essa asneira

Não me digam que vamos ter que levar com o Eduardo. É que entre ele, Quim e Moreira, venha o diabo e escolha. Se esta é, ao que se diz, uma exigência do novo treinador, então há que dizer que Jorge Jesus não começa nada bem o seu percurso no Benfica.

Provavelmente é só especulação

Segundo um jornal grego, o PAOK de Fernando Santos irá fazer uma proposta importante para contratar Pablo Aimar.

segunda-feira, junho 15, 2009

Palavras para quê?

Já temos treinador

Já foi comunicado à CMVM. Jorge Jesus vai ser o treinador do Benfica durante as próximas duas temporadas.

Aceitam-se apostas

Depois de descartada a vinda de Andújar que não foi na cantilena de o Benfica ser um dos melhores clubes do mundo, os jornais noticiam a possibilidade de Pelé ou Victor virem a envergar a camisola vermelha. Cá para mim são mais dois guarda-redes que não veremos no Seixal, pois o escolhido deverá ser um tal de Eduardo que ultimamente tem sido um dos preferidos de Carlos Queiroz.

Tempo demasiado ocupado

Presume-se que a questão do treinador ainda não esteja resolvida, pelo facto de LFV andar a consultar cada um dos elementos da sua família para saber se sempre se candidata ou não.

domingo, junho 14, 2009

Assim não vale

Este domingo foi aziago para as nossas cores. No Hóquei, a Taça de Portugal foi para o cliente do costume, o F.C. Porto. Este mesmo clube retirou-nos a possibilidade, no Futebol, de fazermos o pleno na formação, ao vencer-nos nos Juvenis. Moral da história: dias como este são completamente dispensáveis.

Isto é que são negócios

Vão buscá-lo em Janeiro ao V. Setúbal e 5 meses volvidos vendem-no ao Milan por 15 milhões de euros, sendo que 10 milhões vão directamente para os cofres do F.C. Porto. Todos os anos o F.C. Porto faz negócios destes e só não faz mais porque não quer. É por estas e por outras que os azuis-e-brancos dão cartas em Portugal.

sábado, junho 13, 2009

Já faltou mais

Os Juniores do Benfica ganharam em Guimarães e estão a um pequeno passo de serem campeões nacionais. Para isso há que vencer, na próxima jornada, o F.C. Porto na Luz, ou então obter um empate desde que o Sporting faça o mesmo com o V. Guimarães. Que era bonito juntarmos ao título de Iniciados o título de Juniores, lá isso era.

Futsal do Benfica apura-se para a final

Conseguimos o mais importante que era chegar à final. Num jogo de fraca qualidade, jogámos mal e cometemos demasiados erros na defesa que nos poderiam ter saído caro. Agora é esperar pelo adversário com quem iremos discutir a conquista do campeonato. Vai ser uma final disputadíssima, disso não tenhamos dúvidas.

sexta-feira, junho 12, 2009

Qualquer dia rivalizamos com as novelas da TVI

Depois da novela do treinador temos a novela do guarda-redes. Não há que espantar. É o Benfica no seu melhor.

Não há necessidade

Esta história do treinador já devia estar resolvida, mas no Benfica é sempre assim, não há processo que não se arraste. Dá até a impressão que esta direcção tem um particular prazer em conduzir as coisas desta maneira, apesar de já ter sofrido alguns amargos de boca por esta forma de actuar. Só espero que esta não seja mais uma novela que vá acabar mal.

Uma boa notícia

Ao contrário de Manuel Vilarinho, eu gosto das modalidades e preocupo-me com elas. Por isso fico satisfeito ao saber que Joel vai integrar o plantel do futsal do Benfica na próxima época. Se a ele juntarmos Davi e Marinho já adquiridos, é pacífico dizer-se que, mais uma vez, o Benfica vai ter uma equipa de top para lutar pelos vários títulos na modalidade. Por muito que isso faça desesperar Manuel Vilarinho. Temos pena.

quinta-feira, junho 11, 2009

Intolerável obscenidade

O dinheiro que o Real Madrid vai dar ao Man. United para comprar Cristiano Ronaldo.

Este ainda não chegou e já fala em ir-se embora

Ramires pretende fazer uma boa época em Portugal por forma a dar o salto para um grande europeu.
Velhos tempos em que o Benfica era o objectivo máximo de um jogador. Agora serve apenas como poiso enquanto não se arranja clube melhor.

quarta-feira, junho 10, 2009

Campeões nacionais de Iniciados


A uma jornada do fim, o Benfica sagra-se campeão nacional de Iniciados. E quer os juvenis quer os juniores ainda têm hipóteses. Os escalões de formação estão no bom caminho.

terça-feira, junho 09, 2009

Shaffer já é do Benfica

Assinou por 4 épocas. O futuro nos dirá se valeu o investimento.

Luisão de saída

Luisão está mortinho por sair, como se pode depreender pelas suas palavras. O destino deverá ser Inglaterra, mais propriamente o Man. City, que ao que parece está bastante interessado nos seus serviços.
Este é daqueles activos que nos pode render bom dinheiro, talvez acima dos 10 milhões. A confirmar-se a sua saída, o Benfica fica apenas com jovens na zona central da defesa. Assim sendo, faz todo o sentido que nos reforçemos com um defesa central experiente pois demasiada juventude pode ser demasiado arriscado. A solução que tem sido avançada para substituir o brasileiro, Manuel da Costa, não me parece que traga a tal experiência de que necessitamos.

Golpe palaciano

A razão da antecipação do acto eleitoral é muito simples: LFV viu-se acossado por algumas movimentações de bastidores que poderiam pôr em causa a sua reeleição e vai daí provoca este golpe palaciano, com o único objectivo de retirar tempo a eventuais candidatos de se organizarem e prepararem convenientemente as suas candidaturas. Coincidência das coincidências, esta antecipação impede que José Veiga faça parte de alguma lista alternativa, pois só em Outubro perfaz cinco anos de sócio. Invocar a "estabilidade" e a "necessidade de trazer clareza" para justificar a queda dos orgãos sociais é um mero subterfúgio que só serve para enganar papalvos.

segunda-feira, junho 08, 2009

Eleições marcadas para 3 de Julho

e prazo de apresentação de candidaturas até 22 de Junho.

Eleições marcadas para 3 de Julho

e prazo de candidaturas até 22 de Junho.

Eleições antecipadas - orgãos sociais demitem-se em bloco

Os sócios vão ser convocados para votarem no prazo de um mês.

Jorge Jesus apresentado nas próximas horas

Notícia avançada pela RTP. Benfica irá anunciar, ainda esta segunda-feira, o novo treinador da equipa de futebol.

No Benfica, esta vai ser uma semana fértil em novidades

- com a saída confirmada de Quique abrem-se as portas à entrada de Jorge Jesus que já disse que não prescinde da sua equipa técnica, o que quer dizer que, mais uma vez, Diamantino e Chalana não vão ter espaço na Luz;
- deve também ser confirmada a saída de Katsouranis e chegarão, por certo, alguns novos jogadores;
- será que Nuno Gomes irá ver a sua situação resolvida quanto à renovação do contrato ou, pelo contrário, o novo técnico não estará interessado na sua continuidade?;
- será que vamos ter eleições antecipadas, ou LFV tem um pingo de vergonha e mantém os prazos que estão estatuídos?

Quique rescinde

O comunicado à CMVM é claro: Quique já não é treinador do Benfica. Segue-se Jorge Jesus.

domingo, junho 07, 2009

Rico fim-de-semana

Este é um daqueles fins-de-semana que os benfiquistas gostariam que ver repetido muitas vezes. Campeões nacionais no Basquetebol (depois de 14 anos de jejum), a equipa de Futsal bem encaminhada para a final, os escalões de formação com resultados que nos permitem sonhar com a possibilidade de sermos campeões. Noutros tempos isto era o pão nosso de cada dia. Nos tempos que correm são momentos que vivemos muito esporádicamente. Se calhar é por isso que os festejamos tão intensamente.

Vídeo de Schaffer

sábado, junho 06, 2009

Campeões no Basquetebol


Após um hiato de 14 anos voltámos a ser campeões. Vencer por 4-0 a Ovarense, no play-off final, é um feito ímpar e extraordinário. Este 4º jogo foi quase uma réplica do que tinha acontecido ontem, com uma Ovarense a entrar bem no jogo e o Benfica a recuperar paulatinamente no marcador até passar para a frente e a partir daí nunca mais perder o controlo do jogo.

Esta vitória foi o culminar de um campeonato brilhante que só não foi perfeito devido às derrotas e más exibições conseguidas na meia-final contra a Académica. Mas isso já lá vai e o que importa agora é realçar o excelente trabalho desenvolvido pelo técnico Henrique Vieira e por Carlos Lisboa que souberam construir uma equipa que nos devolveu um título que já nos escapava à década e meia.

Andújar já se decidiu: prefere jogar em Itália

Apesar de ter chegado a acordo com o Estudiantes, o Benfica dificilmente poderá contar com Andújar. O guarda-redes está mais inclinado a aceitar a proposta do Catânia, pois prefere jogar numa liga competitiva como a italiana do que na portuguesa onde se sabe antecipadamente quem vai ser o campeão. Não há que levar a mal. A maioria de nós nas mesmas condições faria o mesmo. Em Portugal, só um convite do F.C. Porto o poderá fazer mudar de ideias.

sexta-feira, junho 05, 2009

Falta "só" mais uma vitória

Fazendo um jogo quase perfeito o Benfica ficou a um pequeno passo de ser campeão. Vitória alicerçada numa excelente defesa e num ataque onde os jogadores souberam procurar e encontrar as melhores situações de lançamento. Agora há que controlar os níveis de ansiedade e aproveitar uma das quatro possibilidades que temos para ganhar esta final, dois delas em nossa casa.

Nem Rui Costa consegue parar estes negócios?

São os próprios argentinos a afirmar que Shaffer não vale um chavelho. As opiniões sobre a sua incapacidade são unânimes, a ponto de considerarem que a sua venda para o Benfica é um excelente negócio para o Racing. Ora se são os próprios adeptos a falarem desta forma o que leva então o Benfica a avançar para a sua contratação? Será que as comissões que alguns conseguem com estes negócios teimam em prevalecer sobre os interesses do Benfica? É que se não é parece.

Se há contratações indispensáveis, esta é uma delas

É sabido que o Benfica desde há muito que não tem um guarda-redes digno desse nome - Quim e Moreira são apenas de razoável de qualidade -, pelo que faz todo o sentido irmos em busca de um com inegável capacidade. Fala-se que o Benfica está interessado em Andújar, guarda-redes bem referenciado e que ainda agora foi chamado à selecção argentina, sendo até, ao que tudo indica, o titular da baliza argentina no próximo jogo com a Colômbia. Seja este ou outro, o que é fundamental é que venha algum, pois é na posição de guarda-redes que reside uma das maiores lacunas do plantel e que tantos amargos de boca nos tem causado.
No meio disto o que me faz confusão é o Benfica estar a dispender elevadas somas sem que, até ao momento, tenha vendido algum jogador. De onde vem o dinheiro é um mistério que qualquer benfiquista gostava de ver desvendado.

quinta-feira, junho 04, 2009

Cheira-me que vai ser mais um para fazer número

Shaffer é o escolhido para se juntar a Jorge Ribeiro. Despontou no Racing Club da Argentin,a em 2006, e pouco depois foi emprestado por 1 ano ao IFK Göteborg da Suécia, mas nunca conseguiu afirmar-se como titular, pelo que regressou ao Racing, onde permaneceu 2 anos.
Um jogador que não consegue ser titular num clube sueco não é muito abonatório quanto à sua capacidade futebolística. Estou em crer que ainda não vai ser desta que David Luiz voltará à sua posição de raíz.

FC Porto "desvia" Álvaro Pereira do Benfica

Pinto da Costa infringe-nos mais uma humilhação. É só mais uma a juntar a tantas outras. Claro que agora há-de sair um comunicado a dizer que nunca estivemos interessados no jogador. Enfim, o costume.

quarta-feira, junho 03, 2009

E depois querem que um tipo tenha espírito positivo

Depois do Futebol, Voleibol e Hóquei em Patins, foi agora a vez do Andebol nos desiludir. Em contrapartida, o F.C. Porto arrecada títulos no Futebol, Hóquei em Patins (está praticamente garantido) e Andebol. Não há que ficarmos surpreendidos já que é norma isto suceder nas competições em que o F.C. Porto está envolvido. Agora resta-nos esperar que o Futsal e o Basquetebol salvem a honra do convento.

20 milhões de euros ficam muito aquém das necessidades

Em face do prejuízo financeiro acumulado este ano, que já vai nos 18 milhões de euros, o Benfica vê-se na necessidade de fazer 20 milhões na venda de algumas das suas estrelas. De entre os nomes apontados, Luisão, Di Maria e Cardozo, um ou, eventualmente, dois deles, terão de ser transaccionados. Como não acredito que haja algum clube que se chegue à frente para pagar aquilo que o Benfica quer, isto significa que o mais provável é ficarmos sem dois dos jogadores atrás mencionados, a que se juntará Katsouranis cuja saída está praticamente efectivada, pois doutra forma não chegamos ao valor pretendido.
Se vendermos Luisão somos obrigados a ir buscar outro central, pois nesse caso ficaríamos apenas com Miguel Victor e Sidney, o que é manifestamente pouco para uma época inteira. Mais gravosa fica a situação caso seja Cardozo a sair uma vez que restar-nos-ia a dupla Nuno Gomes e Mantorras, que o mesmo é dizer, um "pré-reformado" e um "coxo".
Em face do que fica dito atrás, quer-me parecer que os 20 milhões pretendidos são manifestamente insuficientes para de alguma forma se atenuar o prejuízo financeiro alcançado. É bom não esquecer que praticamente 10 milhões de euros já voaram nas aquisições de Ramirez e Patrick. Outro tanto, será certamente encaminhado na aquisição de outros jogadores. Ou seja, 20 milhões arrecadados, 20 milhões gastos, o que significa que o déficit de 18 milhões não baixará. Porventura ainda se agravará mais.
Com as contas neste estado e um historial de resultados deprimente, vai-se apertando a corda no pescoço de LFV. O eventual aparecimento de uma candidatura credível poderá ser a machadada final nas aspirações de LFV quanto a um novo mandato à frente dos destinos do clube. O presidente tem consciência disso e por isso vai fazendo démarches no sentido de antecipar as eleições. Aparentemente os seus desejos têm esbarrado na recusa de alguns companheiros de viagem em se demitirem. Talvez seja o prenúncio de um fim que parece inevitável. Para bem ou mal do Benfica, é coisa para vermos lá mais para a frente.

terça-feira, junho 02, 2009

Vitória saborosa, mas ainda há muito campeonato pela frente

Importante vitória mas está longe de estar ganho. Não é admissível que nenhum base consiga parar Nuno Manarte; não é admissível sermos constantemente ultrapassados em movimentos básicos de 2x2; assim como não é admissível perder-se tantos ressaltos defensivos. Não conseguindo ultrapassar estas deficiências as coisas vão-se tornar muito difíceis para o nosso lado, até porque a Ovarense tem uma boa margem de progressão, nomeadamente ao nível do seu jogo exterior. Resumindo: estamos numa situação confortável mas ainda temos muito que penar se quisermos atingir os nossos objectivos.

LFV vive momentos difíceis

Até há bem pouco tempo, LFV terá pensado que o próximo acto eleitoral iria ser um mero pró-forma, uma vez que a sua reeleição seria um dado adquirido. Nos tempos que correm as movimentações de alguns benfiquistas fizeram-no perder essa certeza o que o traz bastante preocupado. Aos péssimos resultados desportivos acresce agora a grave situação financeira, mistura explosiva que poderá contribuir decisivamente para que os benfiquistas deixem de acreditar na sua liderança.

segunda-feira, junho 01, 2009

A isto se chama gestão danosa

O cenário mais provável é não exercermos a opção de compra sobre Reyes. Até aqui tudo bem. Compreende-se que estando o Benfica com os cofres depauperados não se avance para o negócio. O que já não se compreende é que tenhamos adquirido 25% do seu passe sem ter a certeza que mais tarde o iríamos comprar. Alguém consegue entender isto? Eu não.

Como é possível

que uma equipa que ao longo da época não pagou uma única vez o salário aos seus jogadores se mantenha na 1ª Liga? Alguém acredita que uma situação destas poderia verificar-se num outro país que não Portugal? Obviamente que não. O que é que a Liga está à espera para penalizar devidamente o Estrela da Amadora? Não me digam que a subtracção de três pontos é a pena mais gravosa a aplicar a quem prevarica desta maneira? A ser assim mais vale os dirigentes da Liga assumirem de uma vez que não querem um futebol sério e credível.

Começo a perceber o motivo pelo qual LFV não aceita de bom grado que outros se candidatem

É que o homem tem pânico que ao escavar-se a realidade financeira do clube se encontre um buraco de dimensões inimagináveis. Será?

Quem é que disse que não somos os maiores?

Os resultados financeiros dos principais clubes nos primeiros nove meses da temporada:
Benfica - 18 milhões de prejuízo;
F.C. Porto - 6,3 milhões de prejuízo;
Sporting - 6,7 milhões prejuízo.

Aí está o novo ciclo prometido por LFV: no acumular de prejuízos ninguém nos bate.