domingo, maio 31, 2009

Isto é preocupante

A SAD do Benfica comunicou hoje à CMVM um resultado líquido negativo de 18 milhões de euros correspondentes aos primeiros nove meses da época 2008/2009, segundo os resultados do terceiro trimestre. O passivo da SAD do Benfica totaliza agora 150.663.794 euros.

sábado, maio 30, 2009

Contenda com Ovarense começou bem

Benfica abre final com vitória. Hoje estivemos bem, sobretudo na defesa. Oxalá consigamos manter o nível no próximo jogo, pois é fundamental não perder jogos em casa.

Futsal vence Taça de Portugal

A Taça de Portugal já cá canta. Agora queremos o campeonato.

P.S. De realçar a presença de Rui Costa que não tem falhado nos jogos das várias modalidades. Isto é paixão genuína pelo Benfica e merece elogios. Até parece o presidente do clube.

Cardozo só quer sair do Benfica após ser campeão

Os que consideram Cardozo um jogador imprescindível têm agora a certeza de que o paraguaio ficará na Luz até ao final da carreira.

sexta-feira, maio 29, 2009

Grande Michelle

Michelle de Brito caiu em Roland Garros mas está de parabens, já que chegar à 3ª ronda não é para qualquer uma, ainda para mais uma miúda de 16 anos que está a dar os primeiros passos na alta roda do ténis. Agora venha o próximo torneio e o cimentar da sua posição no ranking que é com certeza o seu principal objectivo.

Se fosse eu a mandar ficava com o Reyes

Rui Costa faz bem em tentar manter Reyes na Luz, pois a qualidade do espanhol é inegável a ponto de poder ser considerado o jogador mais valioso do plantel. A questão está em saber se o Benfica tem os 6,5 milhões de euros que comportam a aquisição do seu passe dado que muito dificilmente o At. Madrid baixará o preço. Deixar a resolução deste caso para depois de 31 de Maio coloca o Benfica em igualdade de circunstâncias com os outros clubes o que tornará mais complicada a concretização da transferência. Os próximos dias irão por certo trazer novidades sobre este caso. Aguardemos então.

quinta-feira, maio 28, 2009

Falta o mais difícil

Depois da vitória de hoje tudo se decidirá na negra no Dragão. Até agora o que se tem verificado é que qualquer das equipas não tem revelado arcaboiço psicológico para vencer fora de portas. No Benfica, como já sucedeu no Basquetebol, chegamos ao momento decisivo sem uma das pedras basilares o que tem toda a importância. Rui Silva faz muita falta, quer na defesa quer no ataque. O miúdo que o está a substituir revela-se ainda muito tenrinho para estas andanças.

O processo de rescisão de Quique

Há muito benfiquista que não está de acordo com a forma como está a decorrer o processo de rescisão de Quique. Sabendo-se que não morro de amores por LFV, tenho que dizer que, neste caso, até concordo com ele. Ao Benfica não lhe resta outra alternativa que não seja mandar embora o espanhol, dado que este nem os serviços mínimos cumpriu. Não foi tanto o facto de ficarmos em 3º lugar na Liga, e a humilhação na Taça UEFA, mas sobretudo as péssimas exibições que a equipa foi desenvolvendo ao longo da época. Ora continuar com ele seria mais do mesmo e um erro que pagaríamos bem caro, sobre isso não tenhamos dúvidas. E já agora, que ninguém pense que o espanhol está a dificultar o processo de rescisão por se terem portado mal com ele (como o próprio tem dito várias vezes), pois isso é uma mera desculpa. A bem ou a mal o homem iria sempre pedir a totalidade da indemnização. Não sejamos ingénuos porque toda aquela simpatia que Quique dá mostras é só teatralização. Só para cair nas boas graças da comunicação social e dos benfiquistas.

E como seria de esperar

Aí está o comunicado a desmentir o contrato com Jorge Jesus.

A fuga de informação vai custar caro ao Benfica

A ser verdade que Jorge Jesus assinou, agora é que Quique não vai abdicar de receber a totalidade da indemnização. Para minimizar o estrago, não deve tardar um comunicado do Benfica a desmentir a contratação.

Jorge Jesus já é do Benfica

Jorge Jesus assinou ontem pelo Benfica um contrato válido por duas temporadas. O preto no branco foi colocado numa reunião com Luís Filipe Vieira, em Lisboa. Foi o culminar das conversas mantidas entre as duas partes nos últimos tempos.

quarta-feira, maio 27, 2009

Vitória que não apaga a realidade

Estamos na final mas a jogar desta maneira não poderemos ter qualquer veleidade em vencer a Ovarense. Se para ganhar à Académica foi a aflição que foi imagine-se o que será contra os vareiros que têm uma equipa muito mais poderosa quer técnica quer fisicamente. Neste momento não temos as mesmas armas que a Ovarense e isso vai ser decisivo na atribuição do título. Quando as duas equipas se equilibram em termos de jogadores portugueses mas em termos de jogadores estrangeiros a balança pende claramente para o nosso adversário, só um verdadeiro milagre poderia permitir que fôssemos campeões. Por muito que me custe esta é a realidade e é bom que os benfiquistas se preparem para o pior.

Depois da demisão de Dias Loureiro

já só falta que Quique faça o mesmo.

Quem vai defrontar a Ovarense?

O Benfica joga hoje a presença na final da Liga de Basquetebol. Sem Ben Reed e com a equipa descrente não vai ser fácil derrotar os academistas. Ainda por cima o factor casa é capaz de não se fazer sentir por força das várias centenas de adeptos da Académica que vêm a Lisboa apoiar a sua equipa.

Absolutamente fantástico

Este miúda, de apenas 16 anos, merece os mais rasgados elogios. Tem raça de campeã e qualidades tenísticas que a podem levar no futuro ao top do ténis mundial. Acabou de se qualificar para a 3ª ronda do consagrado torneio Roland Garros, eliminando a 15ª jogadora mundial, a chinesa Jie Zheng. Feito absolutamente fantástico e motivo de orgulho para todos os portugueses.

Incompreensível

Não dá para entender o comportamento dos jogadores do Benfica. Fazem uma época miserável, conforme se pode somprovar pelos resultados e exibições e, no entanto, apelam à continuidade de Quique considerando-o um treinador de eleição. Isto faz-me lembrar o que se verificou o ano passado nalgumas modalidades em que se conquistaram títulos nacionais. Refiro-me concretamente ao Andebol e ao Futsal. Aí os jogadores aprovaram a saída dos treinadores: uns porque consideravam o treinador demasiado duro (Andebol), outros porque achavam que o treinador não percebia nada da matéria (Futsal). Não deixa de ser curioso este comportamento. Até parece que os jogadores têm aversão a treinadores ganhadores enquanto tecem loas a treinadores perdedores. Um verdadeiro mistério.

LFV em situação complicada

"Se Quique Flores ficar, isso é uma espécie de golpe de Estado contra Luís Filipe Vieira.
Quando todos já davam como certa a saída de Quique Flores do Benfica, eis que o senhor dá uma volta triunfal pelo estádio, os jogadores em coro pedem para que ele fique, e em três dias tudo muda no Benfica. No sábado, a saída era certa; na segunda, o clube comunica à CMVM que o treinador, afinal, é para durar. Baralhados? Qual quê! Com este presidente é natural que o Benfica mude de direcção como um catavento.
Recordemos os factos. No início da época, Quique Flores foi contratado por dois anos e não lhe foram estabelecidos objectivos no contrato. Se existisse o objectivo obrigatório de qualificação para a Liga dos Campeões, o Benfica podia agora dispensar Quique com justa causa. Como não havia objectivo, não pode. Contudo, a época foi bastante fraca. A prestação na Taça UEFA foi miserável; ganhou-se apenas uma Taça da Liga sem brilho; e no campeonato o Benfica ficou num inglório terceiro lugar, a 11 pontos do FC Porto. E, mais impressionante ainda, esses mesmos 11 pontos foram os que o clube perdeu contra os 4 últimos classificados da Liga! Perdeu 6 pontos com Rio Ave, Setúbal e Belenenses, e perdeu 5 pontos contra o último classificado, o Trofense! Para ajudar à festa, o treinador alimentou equívocos, e no final não há um único benfiquista que consiga dizer qual é o onze titular da equipa, tal foi a permanente mudança de jogadores.
Portanto, defender a continuidade de Quique é um risco grande. A estabilidade sem objectivos cumpridos é uma estabilidade frágil. Talvez por isso, o presidente Vieira precipitou-se e decidiu contratar um novo treinador, Jorge Jesus. Rezam as crónicas que Rui Costa, o director do futebol, não estava de acordo e pretendia manter Quique. Infelizmente, despedir um treinador a meio do contrato é caro, e a brincadeira poderá custar 3,5 milhões de euros só em indemnizações.
Assim, estamos agora na fase do braço-de-ferro. Empurra-se Quique para fora, mas ele resiste e exige dinheiro! Do outro lado, muitos adeptos e vários jogadores fazem força para que ele fique. Quem vai ganhar: o presidente ou a aliança entre adeptos e jogadores? Desconheço o fim do filme, mas sei que se Quique ficar, isso é uma espécie de golpe de Estado contra Vieira. E se Quique sair, o custo financeiro é tão alto que Vieira fica mais uma vez associado a um negócio ruinoso. Aconteça o que acontecer, Vieira sai sempre mal deste filme. Nada que me espante: este presidente há vários anos que não acerta uma".

Domingos Amaral, Director da 'GQ'

terça-feira, maio 26, 2009

Até quando Jorge Jesus vai esperar pelo Benfica?

António Salvador, presidente do Sp. Braga, acabou de dizer no programa Bola Branca, da Rádio Renascença, que está a contar com Jorge Jesus para a próxima época. Só não o garante em absoluto porque o treinador pode fazer accionar a cláusula de rescisão que lhe permite sair desde que pague dois milhões de euros.

A moda das petições também já ataca alguns benfiquistas

Já anda a correr por uma petição a favor da continuidade de Quique. São três as razões que a fundamentam:
- ser um verdadeiro gentleman do futebol, sempre correcto com toda a gente;
- ser um treinador com muito potencial;
- apostar na continuidade em nome da estabilidade.

Se são estas as razões, mais valia terem ficado quietos.


Veremos quem verga primeiro

Não participar em nada que se prenda com a planificação da próxima época é a estratégia escolhida pelos responsáveis encarnados no sentido de levar Quique à demissão ou, em alternativa, a baixar consideravelmente o valor da indemnização a que tem direito. Nesta altura o melhor que poderia acontecer ao Benfica seria o treinador espanhol receber um convite de um outro clube. Poderia ser que dessa maneira Quique abdicasse de parte substancial da imdemnização ou, quem sabe até, prescindir dela. Para quem se diz um gentleman e tendo em conta a época miserável que fez, só lhe ficava bem essa atitude.

segunda-feira, maio 25, 2009

Haja alguém que lhe faça ver que ele como técnico é um logro

Quique tem um problema que lhe vai causar muitos dissabores ao longo da carreira (se é que já não causou alguns) que é o de pensar que é uma sumidade como treinador. Um indivíduo que tem como ponto alto no seu palmarés uma Taça da Liga (ainda por cima conquistada em Portugal, o que não lhe grangeia prestígio nenhum), devia fazer uma reflexão profunda e tentar perceber porque é que, anos após ano, não consegue passar da cepa torta. Se ele fizesse esse trabalho de introspecção, facilmente chegaria à conclusão que a principal razão do seu insucesso reside precisamente na sua falta de capacidade como técnico de futebol. Nós todos já entendemos isso. Ele que é convencido não consegue fazer esse exercício de humildade. E quem se lixa são as equipas que decidem apostar nele. Rui Costa caiu nesse logro e o Benfica tramou-se.

Sinal claro de incompetência

"O Benfica informou hoje a Comissão do Mercado de Valores Mobiliários que não decorrem quaisquer negociações tendo em vista a rescisão do contrato com Quique Flores. No comunicado enviado à CMVM pode ler-se, ainda, que a próxima época está a ser preparada com o treinador espanhol" (Record).

Comentário - Este comunicado é uma prova cabal da incompetência dos dirigentes do meu clube. Só agora chegaram à conclusão que não podem rescindir com o espanhol porque não têm dinheiro para lhe pagar a indemnização. Mas isso já eles deviam saber quando encetaram negociações com Jorge Jesus. Porventura estavam à espera que Quique e os seus adjuntos saíssem com as mãos a abanar? Santa ingenuidade. E é esta gente que se quer manter à frente dos destinos do Benfica. Valha-nos Deus!

Este texto merece ser lido

"Caiu o pano sobre a época 2008/2009. Começam agora a fazer-se os balanços rotineiros, clássicos, anuais. A minha retrospectiva analítica vai começar pelo fim: o mais que provável abandono de Quique Flores.

Dizem os jornais de hoje que o treinador espanhol não gostou que o Benfica tivesse mantido conversações com Jorge Jesus, sem lhe comunicar nada. Quem lhe disse que tal era verdade? Ou Quique já assimilou a velha premissa portuguesa de que se vem no jornal é porque é verdade. Ao refugiar-se nesse pretexto para dificultar a saída do Benfica e para fazer valer as suas condições de rescisão, caiu a máscara a Quique Flores.

O Benfica também podia dizer que não gostou de ver Quique Flores “tirar o tapete” a Nuno Gomes, quando comentou o alegado mau comportamento do capitão do Benfica após o polémico jogo com o Nacional. Lembram-se? Nuno desmentiu, Quique confirmou.

Nisto de “tirar o tapete” para ficar bem na fotografia, o treinador espanhol foi um mestre. Lembram-se do que disse no final do FC Porto – Benfica, ao comentar a simulação de Lisandro, que o árbitro Pedro Proença julgou faltosa e assinalou penálti? “Eu também fiz muitas simulações”.

E que dizer do seu elogio a Hulk? Eu recordo: “Hulk é espantoso”. Viu-se nos jogos com o Manchester United. Curioso, nunca ouvi Quique referir-se assim a nenhum jogador do Benfica. Pelo contrário, vi-o atacar publicamente Reyes, Cardozo, Balboa, Quim.

Há mais. Na defesa suprema da sua imagem, Quique Flores recusou-se sempre a criticar os árbitros. Meu Deus!, não era preciso chegar ao exagero doentio e anedótico de Paulo Bento, mas quando vê e ouve o treinador do FC Porto criticar o árbitro de um jogo do Benfica, será que era preciso fazer-lhe um desenho?

Quique deixou várias vezes a Direcção e a Administração da SAD desconfortáveis, minando a estratégia do clube que representa e que lhe paga principescamente – a tempo e horas. Será que era muito difícil a Quique também comunicar antes o que pretendia dizer? Será que lhe era muito complicado ser solidário com o clube e a equipa, que em vários jogos viu serem-lhe sonegados pontos devido a arbitragens vergonhosas, tendenciosas, premeditadas?

A sua imagem, a sua postura, o seu crédito junto da comunicação social foi sempre mais importante do que defender os seus jogadores, a sua equipa, o seu clube. E teve Quique alguma palavra para Diamantino e Chalana?
Por isso, esta postura de virgem ofendida mostra que Quique Flores é homem de duas faces. É claro que nesta estratégia de preservação da imagem, o treinador espanhol retirou fartos dividendos junto dos fazedores de opinião. Mas não foi para isso que foi contratado.

Não foi para vestir o fato de gala, nem para colocar um ar de “enfant terrible”, qual parte-corações. Foi para defender o Benfica, a equipa e os jogadores. Quique não foi solidário, nem foi respeitoso. Podia, ao menos, ter aprendido alguma coisa com Camacho.

Quando se diz e se escreve que manteve um comportamento digno apesar das notícias, esquecem-se de que quem pretende exigir a indemnização total (como parece ser o caso, lendo os jornais), tem de ter muito cuidado com o que diz.

Quique não deixa saudades. Foram-lhe criadas condições únicas, que desbaratou. Foram-lhe dados os jogadores que exigiu. Foi-lhe dada carta branca para tudo fazer e tudo decidir. Não soube fazer melhor. Quem esbanja 7 pontos com as duas equipas que desceram de divisão não pode almejar mais. Se fosse só isso, mas foi muito mais…"

Pedro Fonseca

domingo, maio 24, 2009

Desculpem mas não me conformo

2s para acabar, a ganhar por 3, com 2 lances livres a favor...e perder o jogo. E assim vai o Basquetebol do Benfica.

Uma boa notícia

Do ponto de vista desportivo, este fim-de-semana trouxe-me apenas uma satisfação: a eliminação do Sporting no Futsal. Sabendo-se da nossa tradicional dificuldade em vencer o Sporting, pode ser que a sua eliminação nos dê o alento necessário para sermos campeões.

Perguntem a LFV o que é que ele tem a dizer sobre isto

Se o F.C. Porto ganhar a Taça de Portugal e a próxima Supertaça, ultrapassará o Benfica em número de títulos conquistados.

Chamem-lhe parvo

Ficámos hoje a saber o que quer dizer Quique quando afirma que quer sair a bem do Benfica. Para ele "sair a bem" significa receber a totalidade da indemnização. Um verdadeiro gentleman este espanhol.

Vergonhoso

A equipa de Basquetebol do Benfica, paga a peso de ouro, que obteve um record de vitórias na fase regular, está em risco de ser eliminada por uma Académica, cujo orçamento deve estar a anos-luz do nosso. Como é que isto é possível é algo que me faz uma enorme confusão. A falta de mentalidade ganhadora que afecta todas as equipas do clube, nas mais variadas modalidades (veja-se o que aconteceu hoje no Dragão, em que levámos uma tareia no Andebol), é constrangedora e absolutamente inexplicável. Não dá para perceber esta inibição, esta incapacidade, que impede os nossos jogadores de jogarem aquilo que são capazes e que contribui, e de que maneira, para os nossos desaires. O que eu sei é que à conta disto deitamos tudo a perder entregando os títulos aos nossos adversários. Uma lástima.

P.S. - Acabei de ler o relato do jogo feito por alguém que esteve em Coimbra e fiquei a saber a forma inacreditável como o Benfica perdeu o jogo. Nenhuma equipa do Mundo conseguiria perder um jogo como nós o perdemos. Nós conseguimos essa proeza. Haja vergonha.

Finalmente chegou ao fim o pesadelo

Aquele momento de Quique a agradecer aos adeptos, é indiciador de que o espanhol está de saída. Agora é aguardar pelo resultado da reunião que ontem teve com Rui Costa para se saber definitivamente se Quique fica ou sai. Uma coisa é certa: o espanhol não se demitirá pois quererá receber o valor da indemnização; se não for na totalidade quererá pelo menos metade; já os adjuntos não deverão abdicar daquilo a que têm direito pois a soma é bastante inferior.

sábado, maio 23, 2009

Na hora da verdade baqueamos

Com a lesão de Ben Reed a equipa de basquetebol do Benfica perdeu confiança e tem vindo a decrescer de rendimento. Hoje perdeu em Coimbra marcando 54 pontos, o que é absolutamente ridículo para uma equipa que fez o pleno na fase regular. Mesmo que venha a vencer este confronto com a Académica, fica demonstrado que não terá argumentos com a Ovarense, um conjunto que habitualmente não falha nos momentos decisivos. É pena isto estar a acontecer pois nada fazia prever uma fase final tão penosa.

Atribua-se a responsabilidade a quem a tem

Hoje é o fim da linha para Quique. Não deixa saudades, mas reconheça-se que ele não é o principal culpado da época desastrosa que fizemos. Culpado é Rui Costa que o escolheu e que foi ainda o responsável pela maioria das contratações falhadas, algumas delas ruinosas para o clube. Por muito que se goste de Rui Costa, e os benfiquistas continuam a ver nele o homem ideal para o lugar que ocupa, a verdade é que neste primeiro ano como timoneiro do futebol do Benfica, ele falhou rotundamente. Na próxima época está impedido de falhar sob pena de perder o capital de confiança que ainda tem junto dos benfiquistas. Até mesmo uma eventual candidatura à presidência poderá ficar comprometida.

sexta-feira, maio 22, 2009

Benfica confirma Ramires

Aqui está a confirmação que faltava para se poder afirmar que Ramires já é do Benfica. 7,5 milhões de euros foi quantos nos custou o brasileiro. Decididamente há petróleo nos terrenos da Luz. Ou será que LFV está a jogar tudo para poder ser reeleito?

Ainda estamos na luta

Excelente vitória frente ao F.C. Porto. Sem Zaitkin, peça bastante importante na equipa, estivemos muito tranquilos, personalizados e jogámos um andebol de qualidade. O problema é termos de ganhar no Dragão. Se não pudermos contar com o russo, a tarefa será ainda mais complicada.

quinta-feira, maio 21, 2009

Mais do mesmo

O Benfica disse à CMVM que não está, nesta altura, a negociar a transferência de Ramires o que pretende significar que um negócio que aparentemente estava perto de concretizar-se acabou por ruir. Alguém estará surpreendido com um desfecho destes? Obviamente que não. Só quem não conhecesse a capacidade negocial dos responsáveis encarnados poderia ficar surpreendido. No Benfica, este filme repete-se em praticamente todas as contratações. Não há nenhum processo negocial que envolva a transferência de jogadores que decorra com tranquilidade. Com LFV é sempre assim. O que vale é que o reinado deste senhor está a chegar ao fim.

Expectativas defraudadas

Hoje o dia está a ser chato. Esperava chegar ao final do dito com novidades em termos de contratações para o Benfica e...nada. Uma mão cheia de nada. Assim não tem piada.

Fotos de Cláudia Vieira nua

Esta é a primeira remessa. Outras se seguirão.

quarta-feira, maio 20, 2009

Os golos de Chicão: mais um que se diz que vai vestir de vermelho

Aquilo que se pede sobretudo a um defesa central é que impeça os golos dos adversários. Se ele fizer isso e, além disso, conseguir colocar a redondinha nas redes do opositor, tanto melhor. Relativamente a Luisão já ganha numa coisa: marca livres e penáltis coisa que o "girafa" não faz.

Ramires vestirá de vermelho

Embora ainda não haja confirmação oficial, e não haverá com certeza até ao final do campeonato, o jogador parece que está certo no Benfica. Não me pronuncio sobre as suas qualidades futebolísticas, porque não só não o conheço como estou cansado de ver jogadores credenciados chegarem ao clube e depois não renderem aquilo que se espera deles. Por isso, mais vale aguardar e caso ele venha, não faltarão oportunidades para podermos aquilatar do seu valor.

terça-feira, maio 19, 2009

Há petróleo nos terrenos da Luz

Aqui está a justificação para a entrada de leão do Benfica no mercado de transferências. Os nossos adversários que se cuidem pois o futuro é vermelho. Agora sim, podemos dizer que entrámos num novo ciclo.

segunda-feira, maio 18, 2009

Os golos de Ramires, o tal que dizem que já é do Benfica

Se este tipo vem para ocupar a vaga de Katsouranis no meio-campo eu vou ali e já venho. O pessoal do Record deve-se ter enganado, pois Ramires está longe de ser um recuperador de bolas.

domingo, maio 17, 2009

Contra as previsões, Quique suplanta Jorge Jesus

Logo depois de saber o seu futuro na próxima época, Jorge Jesus sofre as primeiras consequências do mau olhado que persegue qualquer treinador que vai para o Benfica. As asneiras dos jogadores do Sp. Braga que deram origem aos nossos dois primeiros golos são situações que vemos sobretudo acontecerem com os nossos jogadores. Desta vez aconteceu o contrário, o que pode ser entendido como um sinal premonitório daquilo que vai suceder a Jorge Jesus nos próximos tempos, com o azar a persegui-lo com maior frequência do que até aqui estava habituado. Veremos até que ponto ele consegue contrariar esta fatídica tendência.

Holofotes centrados em Jorge Jesus

Se vencermos hoje em Braga os detractores de Jorge Jesus vão dizer que o homem não tem condições de treinar o Benfica. Pelo contrário, uma derrota do Benfica irá colocá-lo nos píncaros e poucos serão os benfiquistas que não o desejarão na Luz. Este é o grande aliciante do jogo desta tarde, já que a luta pelo 3ºlugar é um objectivo menor. Pelo menos para o Benfica.

sexta-feira, maio 15, 2009

Depois do Andebol segue-se o Basquetebol

O Andebol está na final graças à inolvidável contribuição do guarda-redes Ferreirinho. Hoje temos o Basquetebol, onde teóricamente somos mais fortes que o nosso adversário mas nunca fiando. O trio de americanos da Académica é de qualidade por isso convém não facilitar. São precisas três vitórias para seguirmos em frente. Esperemos que outros tantos jogos sejam suficientes para chegarmos lá

quinta-feira, maio 14, 2009

Obrigados a vencer

Porque o meu benfiquismo não me faz olhar apenas para o futebol, hoje vou estar particularmente atento ao desenrolar do nosso jogo frente ao Sporting, no Andebol. Espero que não seja um remake do que se passou no Domingo, pois aí iria sentir-me envergonhado tão má foi a nossa prestação e a atitude dos jogadores. Uma equipa que ostenta o título de campeã e que por acaso tem os mesmos jogadores, não pode repetir a imagem deixada nesse jogo. O Benfica está obrigado a mais e estou absolutamente convicto que com Alexander Donner aquilo não se teria passado. Enfim, esperemos que essa concludente derrota faça espicaçar a equipa e permita que os nossos jogadores produzam aquilo a que já nos habituaram, pois só desse modo poderemos ultrapassar este Sporting que me pareceu uma equipa a não menosprezar.

quarta-feira, maio 13, 2009

A relação de forças entre Rui Costa e LFV

É bem provável que as relações entre Rui Costa e LFV tenham azedado. Os resultados desportivos foram um flop, quando todos apostavam que este seria o ano do Benfica, e LFV tem receio que isso afecte a sua reeleição. Por outro lado, tem que ter um certo cuidado, pois um esgrimir de forças com o "capitão" pode deitar tudo a perder. LFV tem vindo a perder estatuto junto dos benfiquistas e estes não aceitariam de bom grado que Rui Costa viesse a bater com a porta. Seria o fim do reinado de LFV e ele naturalmente terá consciência disso. Por isso, estou convicto que enquanto a relação de forças pender para Rui Costa vai ser ele a dirigir a orquestra. Até quando, é o que se vai ver nos próximos tempos, nomeadamente com a questão do novo treinador, que permitirá perceber quem efectivamente manda no futebol do Benfica.

terça-feira, maio 12, 2009

Venha de lá o Jorge Jesus

Scolari e Jorge Jesus. É bem provável que um destes senhores venha a ser o próximo treinador do Benfica. Se fosse eu que mandasse era em Jorge Jesus que apostava. O brasileiro pode servir para uma selecção mas num clube ainda não deu provas de que se pode confiar nele. Já Jorge Jesus tem ao longo da sua carreira conseguido resultados, para além de ter uma personalidade e uma forma de estar no banco que me agradam. Bastante interveniente nos jogos, não admite faltas de empenho e muito menos que as suas ordens sejam contrariadas. É de um treinador com um perfil destes que o Benfica precisa, alguém que "dê na cabeça" dos jogadores quando tal for necessário, alguém que saiba dar um grito na hora certa, alguém que não dê tréguas a gente acomodada. Este tem sido um dos problemas do Benfica e há que pôr cobro a isto o quanto antes.
Os mais cépticos dirão que Jorge Jesus não tem experiência como treinador de um grande e que é demasiado "tacanho" para comandar um clube desta grandeza. Mas isso, por si só, não o incapacita para o lugar. Pinto da Costa já várias vezes arriscou em treinadores sem experiência ao mais alto nível e não se deu mal com essa opção. Cabe-nos a nós arriscar também. Como se costuma dizer, quem não arrisca não petisca. E nós que tantas vezes temos apostado em treinadores consagrados que não conseguiram resultados que nos satisfizessem (excepção feita a Trapattoni que, mesmo sendo campeão, não caiu nas boas graças da maioria dos benfiquistas), não virá mal ao mundo que, por uma vez, mudemos de rumo e concedamos uma oportunidade a quem de facto tem feito por merecê-la. Uma coisa é certa: pior do que os outros, que por lá têm passado nos últimos anos, não fará de certeza.

domingo, maio 10, 2009

Estas palavras são premonitórias do que vai suceder a Quique

"Partilho da frustração e da desilusão de todos os que estão nesta sala. Esperava mais da equipa, não o nego. Mas é em momentos como este que não podemos perder o norte. Temos de mudar e vamos mudar! Mas não devemos deixar que as desilusões nos desviem do caminho traçado", começou por dizer Vieira.

O presidente do Benfica justificou: "Vamos mudar porque a nossa história e a minha responsabilidade assim o exigem. Quando cumprimos com os nossos deveres temos de pedir responsabilidades, porque só uma cultura de exigência e de avaliação nos podem colocar na rota do sucesso."

sábado, maio 09, 2009

Perplexidade

Quem deu a carteira de treinador a Quique devia ser condenado a trabalhos forçados, tal a mediocridade do espanhol. Obviamente que este não tem culpa que tenha havido alguém que o tenha certificado com treinador, assim como também não tenha culpa de que Rui Costa o tenha escolhido para ser o timoneiro da equipa de futebol. Sinceramente ainda hoje estou para perceber o que levou o "capitão" a convidá-lo para o Benfica? Quem o terá influenciado na escolha? Será que o seu trajecto como treinador foi analisado em profundidade e merecia tal distinção? É que é bom não esquecer que estamos perante alguém sem currículo, que nada ganhou até chegar ao Benfica, sendo que o único clube onde fez um trabalho aceitável foi no Valência e mesmo acabou por ser despedido ao fim de pouco tempo. Se depois desta época miserável em que além dos resultados realizámos exibições perfeitamente inaceitáveis, ainda há quem pense que Quique deve continuar, então é porque os benfiquistas ensandeceram e perderam definitivamente a vergonha. Espero que as dificuldades financeiras por que o clube passa, não obriguem os nossos dirigentes a fazerem opções erradas que pagaremos muito caro. Mais vale perder agora algum dinheiro do que hipotecar o futuro. Ou será que queremos repetir a façanha dos últimos 20 anos, em que vimos o nosso rival do norte ganhar 14 campeonatos e nós apenas 3? Eu por mim estou cansado de assistir às vitórias do F. C. Porto. Os caríssimos consócios não estão?

sexta-feira, maio 08, 2009

Quique não quer continuar

As palavras de Quique, hoje na conferência de imprensa, dão toda a ideia de que o espanhol se apresta para sair do clube. Oxalá assim seja. Este é daqueles treinadores que não deixa saudades aos benfiquistas. Vá e não volte, é o meu desejo.

quinta-feira, maio 07, 2009

Tanto dinheiro esbanjado

Entrámos na fase das grandes decisões nas várias modalidades. É aqui que cada equipa revela as suas reais capacidades. No Futebol, estamos perto de somarmos mais uma época miserável que ainda assim não surpreende ninguém, face aos resultados que temos vindo a alcançar há já duas décadas. No Voleibol, cuja época já terminou, os resultados estão dentro das expectativas, pois os orçamentos, quer do Sp. Espinho, quer do V. Guimarães, não permitiam grandes veleidades aos adversários. No Hóquei em Patins, tudo aponta para que o campeão volte a ser o F.C. Porto o que constitui um verdadeiro escândalo, tendo em conta o número de campeonatos consecutivos que os nortenhos não se cansam de conquistar. No Basquetebol, quando tudo parecia indicar que seria este ano que o Benfica ia matar o borrego (as 30 vitórias sem derrotas permitiam-nos sonhar), eis-nos numa situação extremamente difícil em que temos de ir ganhar ao Dragão para nos podermos manter em prova (com Ben Reed lesionado, as contas complicam-se e de que maneira). No Andebol, o panorama também é sombrio, com o F.C. Porto a poder retirar-nos o pão da boca, pois têm a vantagem de poder decidir o campeonato em sua casa. Finalmente temos o Futsal, onde me parece que a nossa equipa está uns furos abaixo daquilo que se previa, sendo que terá de elevar o nível do seu futsal, caso contrário, também aqui, o título irá para outra prateleira. Em suma: pelo andar da carruagem, LFV vai ter de explicar aos benfiquistas, como é que investindo tanto os troféus são sempre arrecadados pelos outros, em especial pelo nosso rival do Porto.

quarta-feira, maio 06, 2009

Quem não tem dinheiro, não tem vícios

A primeira consequência da não ida à Liga dos Campeões já se fez sentir: o Benfica abdica de exercer o direito de opção sobre Reyes. Sendo certo que o espanhol fez uma época irregular, raramente estando ao nível da sua capacidade, é ainda assim o melhor jogador do plantel. A sua saída vem criar uma lacuna que não vai ser facilmente colmatada. Este é apenas um exemplo do bico de obra que vai ser a planificação da próxima época. Obrigados a uma grande contenção de despesas, o Benfica está obrigado a não falhar nas contratações que vai fazer. Espera-se que a observação de jogadores, feita ao longo da época pelos muitos olheiros que há no clube, venha a dar alguns frutos, até para se perceber se o trabalho que têm andado a fazer se justifica.

Toma lá fresquinho!

segunda-feira, maio 04, 2009

Tempos difíceis

Mais uma época fora das Liga dos Campeões, deixa o Benfica numa situação dramática. Com o passivo a aumentar preocupantemente e sem receitas que possam fazer face às despesas, vislumbram-se tempos bastante difíceis para o nosso clube. Imagino a dor de cabeça que Rui Costa estará a ter na preparação da próxima época. Com um plantel a precisar urgentemente de reforços e sem dinheiro para os comprar, sempre quero ver como é que os dirigentes encarnados vão resolver este problema. Uma coisa é certa: sem investimento em novos jogadores, o Benfica terá mais uma época de jejum; e sem resultados desportivos não haverá dinheiro. A ser assim, entramos num círculo vicioso de contornos dramáticos e com a agravante de não se saber como vamos sair dele.

domingo, maio 03, 2009

Grito de alerta

Aquilo que é actualmente o Benfica ficou bem patente no Basquetebol, no jogo de hoje frente ao F.C. Porto. Uma equipa que evidencia uma clara superioridade face aos adversários na fase regular, chega à altura crucial dos play-off e claudica. É isto o Benfica actual: seja em que modalidade for, o espírito derrotista está de tal forma inpregnado nos jogadores que estes não conseguem desinibir-se e jogar aquilo que são capazes.
É preciso dar uma sapatada neste clube. Não podemos continuar assim. Esta direcção já deu provas suficientes de que não consegue recolocar o Benfica no caminho do êxito. Até quando os benfiquistas vão permitir isto? Até quando vamos desculpar os nossos inêxitos com as más prestações das arbitragens? Chega! A culpa desta situação é inteiramente nossa. É altura de assumirmos os nossos erros e aprendermos com eles, por forma a sairmos deste pesadelo que nos consome diariamente. Será que no universo benfiquista não há um conjunto de pessoas com capacidade que estejam dispostos a pegar no clube e a fazer dele aquilo que ele já foi, o número um de Portugal?

Este também pensa como eu

"Quando se começou a perceber que o Benfica dificilmente conquistaria o título, os responsáveis da equipa foram céleres a sair em defesa de Quique. Era tudo uma questão de adaptação. Mais dia, menos dia, os resultados seriam diferentes, melhores. E o treinador reforçava essa esperança, garantindo que o conjunto estava em crescimento, que não seria preciso esperar muito para ver o seu modelo de jogo em acção.
Nas últimas semanas, quando só a matemática ainda fazia com que na Luz alguém tivesse a coragem de falar na possibilidade de as águias terminarem a Liga na frente, começou também a ficar claro que até o segundo lugar seria complicado de obter. E não porque a distância para o Sporting fosse particularmente dilatada. Tudo porque, para além de depender dos deslizes contrários, o Benfica precisava de ganhar praticamente todos os jogos. E esse, claro, era o obstáculo mais complicado de todos. Só os (alguns) dirigentes e o técnico tinham opinião contrária. Nunca percebi se pensavam mesmo assim, se apenas o afirmavam por ser politicamente correcto...
Publicamente, Luís Filipe Vieira e Rui Costa fizeram questão de dizer que a confiança em Quique se mantinha inalterável. O presidente, num daqueles discursos inflamados e recheado de recados para fora e para os lados, até conseguiu desvalorizar uma eventual (cada vez mais certa) ausência na próxima edição da "Champions". E repetiu até à exaustão que, com ele, o clube não regressaria ao passado (não falava dos resultados desportivos...), que a estabilidade era sagrada.
Entendo a defesa da estabilidade como um factor crucial num clube que quer construir algo, mas tenho dificuldade em perceber que na Luz alguém pretenda edificar o que quer que seja quando o responsável pelas obras no terreno (leia-se treinador) teima em não acertar o passo. Já o disse e reafirmo: não acredito que Quique Flores seja o técnico encarnado na próxima época. E também não me parece normal que os dirigentes não consigam ver o óbvio: que o espanhol tem passado a temporada mergulhado em dúvidas, em equívocos tácticos, em opções mais do que discutíveis que, objectivamente, não conduziram a lado nenhum. Ou melhor: levaram o Benfica a fechar mais uma época sem alcançar as metas propostas.
Mas, como com Vieira tudo é possível, se calhar Quique vai mesmo iniciar o segundo ano do seu contrato à frente dos encarnados. Não acredito, mas não aposto contra. Tenho a certeza é que se o presidente fizer mesmo questão de fincar o pé e de optar por uma decisão que não agrada a muitos dos outros dirigentes, a vários futebolistas e à maioria dos adeptos (a contestação após o desaire na Madeira foi bem notória), o mais provável é ver o espanhol de "patins" nas primeiras rondas da temporada 2009/10, talvez logo ao primeiro mau resultado. Não foi assim com Fernando Santos? Foi! Vieira é que não se deve lembrar..."

Luís Avelãs
Record

É tiro e queda

Estratégia para que na próxima época continuemos na senda das derrotas:
- manter Quique como treinador;
- renovar o vínculo contratual com Nuno Gomes;
- não contratar um guarda-redes de nomeada;
- os benfiquistas renovarem a confiança em LFV, dando-lhe a possibilidade de cumprir mais um mandato.

sábado, maio 02, 2009

Em nome da estabilidade

Ó Quique, eu acho que tu deves continuar a olhar para cima, pois pode ser que no final da época em vez de duas vejas quatro equipas à tua frente. E se assim for lá se vai a melhor classificação das últimas épocas. Seja como for não tens que ficar preocupado. Os teus patrões estão muito agradados com o teu trabalho e já disseram que na próxima temporada contam contigo para repetires a dose. Em nome da estabilidade, dizem eles. Da estabilidade das derrotas, direi eu.

Quique:" O Benfica olha para os lugares de cima"

Realmente é verdade. O Benfica olha para os lugares de cima e o que é que vê? Aquilo que nenhum benfiquista gostaria de ver: os nossos principais adversários à nossa frente. Lamentavelmente tem sido assim nas últimos vinte anos, onde só por uma vez não vimos um único adversário à nossa frente. Por mim, preferia olhar para baixo e ver todos os adversários no nosso encalço do que olhar para cima e vê-los a ocupar lugares que deviam ser nossos.