quinta-feira, junho 18, 2009

O lado obsessivo de Pinto da Costa

Bastou ouvir uns zunzuns de que o Benfica estaria interessado em Djalma, para o F.C. Porto se chegar à frente e avançar para a contratação do angolano. Pinto da Costa não resiste a dar umas alfinetadas no Benfica sempre que a ocasião se proporciona. É um desejo incontrolável que lhe está na massa do sangue.

5 comentários:

Anónimo disse...

o grande obreiro do ódio e do divisionismo que vai grassando no nosso futebol, não consegue viver sem isto; tentar espicaçar o benfica é o seu lema dse vida.
Que Deus tenha pena dele...eu não.

Joaquim Martins disse...

Sabendo que qualquer jogador ou treinador pode vingar no seu clube, e como estratega especialista que é, Pinto da Costa faz isto (e sempre o fez)visando três objectivos:

1- A afronta ao Benfica, gerando o falatório, e instigando a hostilidade, desorganização e instabilidade no nosso Clube, sabendo que qualquer contratação que nos "roube" será sempre 1º página de imprensa.

2- Mostrar a "superior competência" do FCP, reforçando e disseminando a idéia por todo o país de que só o Benfica, em todo o País, não sabe fazer contratações, nem geri-las.

3- Desviar as atenções dos seus próprios "flops" em termos de contratções, das quais, assim, ninguém se lembra nem fala.

É bom não esquecer que Pinto da Costa tem mais de trinta anos de Futebol nas costas; foi jogador e depois dirigente em virtualmente todas as áreas do desporto do FCP, até chegar á Presidência, e cimentado a sua liderança numa política de "lei da rolha", e no discurso separatista (tirado a papel químico do Barcelona) de Bernardino Pedroto. Sabendo que a melhor forma de gerar unidade é a fabricação de um inimigo comum (técnica que Mourinho também utiliza, com grande sucesso, em todos os Clubes por onde passa), Pinto da Costa apontou baterias ao Benfica, como maior Clube que era (e que ainda é, por enquanto), levando a sua, supostamente "Nortenha" causa a um nível até político (invocando a Regionalização), beneficiando do coluio com a autarquia da cidade do Porto (até chegar essa "pedra no sapato" chamada Rui Rio), que até um Centro de estágio construiu para o FCP, sob a capa de um "plano de requalificação" de uma zona de terrenos baldios em Gaia.
Pinto da Costa galvanizou toda uma região com a sua política desportiva e de relações com o Sul do País, encontrando até sustentação intelectual para o seu fanatismo e obsessão em Pessoas como o professor Universitário de desporto Jorge Olímpio Bento, um dos nossos piores inimigos, a quem me espanta ninguém de vermelho (para além de Leonor Pinhão) dar troco, face aos insultos que nos lança semanalmente todas as quintas-feiras no jornal "A Bola", arvorando o FCP como campeão da "dignidade", e o Benfica como o campeão da "Perfídia" e do "Centralismo", como lhes chama.

A Obsessão de Pinto da Costa em destruir o Benfica, na qual ele pensa como uma missão, nunca parará, mesmo quando se retirar da Presidência (Vítor Baía está no "laboratório", e já se equacionou a possibilidade de BELMIRO DE AZEVEDO para a Presidência pós-pinto da Costa!). Para isso, conta também com a enorme rede de contactos e "amiguismos" que a mais pequena e íntima cidade do Porto propicia: os irmãos Calheiros que o digam...
Pinto da Costa conta ainda com uma autêntica "PIDE" mascarada de claque (Os Super Dragões), que coloca sumariamente na linha todos os que no Clube ou fora dele possam ser um espinho para os objectivos do FCP (o vereador Ricardo Bexiga que o diga...)

continua nos post abaixo.

Joaquim Martins disse...

Continuação

A situação é, pois, crítica. Para contrariar esta tendência e o actual estado de coisas, o Benfica já pouco pode fazer, a não ser virar-se para si próprio:

1 - A cantera deve ser rectivada e ser o maior fornecedor de jogadores para a equipa principal: isto cortará definitamente as pernas a Pinto da Costa, impossibilitando-o de se nos antecipar nas contratações.

2- Depois, a instituição de uma férrea "lei da rolha" e política de trabalho árduo, ebm como a instituição de um código de conduta e valores no Benfica, com os adeptos a vigiarem interessada e activamente todos os passos dos jogadores e de todos os outros funcionários do Clube, impedindo-lhes qualquer veleidade, como a passagem de informações para fora.


3- Encontrar intelectuais antigos, de verdadeiros valores, mas ferenhos adeptos do Benfica, que possam disseminar de uma maneira galvanizadora e credível as nossas visões e influência. Isto permitirá opormo-nos de forma credível á corrente Portista Vigente.

4- Não responder a quem nos provoca, a não ser com comentários rápidos e jocosos, ao estilo de Leonor Pinhão, Por forma a irritar Pinto da Costa e fazê-lo cometer erros (experimentem, que funciona).

5- Cortar de vez com os empresários, que nos têm colocado tantos problemas ao longo dos últimos anos.Impedirá dispêndios exorbitantes e a limpeza do Clube de companhias menos próprias, destabilizadora e purulentas.

6- Nunca falar mais á imprensa do que o estritamente necessário.Evita cairmos no ridículo.

7- Parar de olhar para o mercado Brasileiro em termos de jogadores,que tantos "craques da treta" nos tem fornecido, rentabilizar activos com Freddy Adu, e virarmo-nos para mercados como o Africano.Melhora a situação financeira e melhora para o dobro, talvez, a possibilidade de voltarmos a encontrar craques como Eusébio, como mostram campeonatos como o inglês, onde africanos como Drogba são exemplo de que este é o caminho a seguir.

8- Acabar DE VEZ com a política maldita de mudar de treinador cada duas temporadas! neste momento está connosco Jorge Jesus. Que fique por pelo menos 7 anos!Possibilitará o trabalho de fundo e o incremento de tradição em termos táticos e mentais. estabelecerá padrões de pensamento para dentro e fora do campo em cada jogador.

9- Instituir o total "Black-out a jornais como " A Bola", ou se talnão fôr possível, exigir a colocação de mais um Benfiquista aguerrido a escrever nas suas páginas, para dar a devida luta cortando a palavra a "opinadores" como António Lima, o já referido Jorge olímpio Bento,e Miguel Sousa Tavares!

10- Parar de invocar "Apitos Dourados" e olhar os adversários com respeito, sem no entanto deixar passar roubos á nossa equipa (mas sem falar das dos outros). Evitará estarmos associados a polémicas e sermos acusados de "invejosos", como nos chamam actualmente.

Acredito que se o Benfica seguir estes preceitos, a estratégia de Pinto da Costa e FCP ruirá pela Base. Sem interlocutores, ver-se-ão na contingência de encontrar outro foco de unidade que não o Benfica, e será aí que começarão a perder força. E, quando entrrarmos, entraremos a matar.
Isto é para ontem. Não podemos esperar mais.

força, Glorioso.

Anónimo disse...

Este é o melhor comentário que li nos últimos tempos.
Parabéns ao autor e que... continue...

Anónimo disse...

grande comentário. tem paí 2 metros e vinte