terça-feira, maio 12, 2009

Venha de lá o Jorge Jesus

Scolari e Jorge Jesus. É bem provável que um destes senhores venha a ser o próximo treinador do Benfica. Se fosse eu que mandasse era em Jorge Jesus que apostava. O brasileiro pode servir para uma selecção mas num clube ainda não deu provas de que se pode confiar nele. Já Jorge Jesus tem ao longo da sua carreira conseguido resultados, para além de ter uma personalidade e uma forma de estar no banco que me agradam. Bastante interveniente nos jogos, não admite faltas de empenho e muito menos que as suas ordens sejam contrariadas. É de um treinador com um perfil destes que o Benfica precisa, alguém que "dê na cabeça" dos jogadores quando tal for necessário, alguém que saiba dar um grito na hora certa, alguém que não dê tréguas a gente acomodada. Este tem sido um dos problemas do Benfica e há que pôr cobro a isto o quanto antes.
Os mais cépticos dirão que Jorge Jesus não tem experiência como treinador de um grande e que é demasiado "tacanho" para comandar um clube desta grandeza. Mas isso, por si só, não o incapacita para o lugar. Pinto da Costa já várias vezes arriscou em treinadores sem experiência ao mais alto nível e não se deu mal com essa opção. Cabe-nos a nós arriscar também. Como se costuma dizer, quem não arrisca não petisca. E nós que tantas vezes temos apostado em treinadores consagrados que não conseguiram resultados que nos satisfizessem (excepção feita a Trapattoni que, mesmo sendo campeão, não caiu nas boas graças da maioria dos benfiquistas), não virá mal ao mundo que, por uma vez, mudemos de rumo e concedamos uma oportunidade a quem de facto tem feito por merecê-la. Uma coisa é certa: pior do que os outros, que por lá têm passado nos últimos anos, não fará de certeza.

6 comentários:

Anónimo disse...

Das opções que têm sido aventadas, Jorge Jesus é também a que mais me agrada, mas não podemos agora fazer tábua-rasa dos erros que há anos têm sido feitos pelo SLB, e que não passam pela direcção técnica.
Os treinadores e jogadores vão e vêm (a grande ritmo) no SLB, mas se reiterarmos os erros, os problemas continuaram no futuro e minarão qualquer base de sucesso que procuremos construír.
Por isso se torna tão importante discutir o futuro que nos lançaremos a edificar, onde ele realmente se decide, que passa obviamente pela política desportiva. É urgente que possamos conhecer a situação financeira do clube (a desportiva é bem conhecida) e discutir a estratégia desportiva, e só é pena que já tenhamos perdido tanto tempo.
Abraço,
Zé Amaral

Joaquim Martins disse...

Caro Karadas,

Apenas alguns exemplos, que contrariam "um pouco" a sua lógica:

- Admiro Jorge Jesus, mas ele não é reconhecido por ninguém como um discipilinador, como o adjectiva; por essa óptica,será até melhor Scolari do que ele.

- Jesualdo Ferreira esteve no Benfica, e tinha esse rótulo de discipilinador (e ainda, de conhecedor profundo do futebol Português). Resultados: ZERO.

- Comparar o Benfica (um clube sem valores, e rendido ao mercenarismo de jogadores e Empresários) ao Porto (um clube de valores enraizados de trabalho e dedicação), e imaginar igual tipo de sucesso por parte de um treinador como Jorge Jesus num e noutro Clube, é, no mínimo, cegueira.

- Trapattoni ganhou o campeonato porque sabia o que andava a fazer: mesmo com a pior equipa de entre os três grandes, conseguiu, com os seus 40 anos de experiência, fazer a diferença. O mais engraçado (e até expectável, uma vez que existe essa tendência generalizada de deixar sair que ganha, também conhecida de "síndrome Real- Madrid") é que nenhum Benfiquista gostava dele...Eu, pela minha parte, digo-vos: que me (nos) dera tê-lo connosco de novo!

Resumindo: todas esta dialética de "vem este ou aquele treinador" é totalmente inútil. Á semelhança dos anteriores, o treinador que vier será engolido pela mentalidade microcefálica do Benfica, e, tal como os outros, já entrará (e mais tarde sairá, inevitavelmente)precocemente derrotado. Em face de não termos dinheiro nem para mandar cantar um cego, Quique deve manter-se no comando na equipa (e devíamos todos -se fôssemos práticos- pugnar por isso), ou Deus nos valha para lhe pagar a indemnização. Serão só mais uns milhões a sair, que é isso?

Volto ao mesmo: enquanto o essencial não mudar, quaisquer mudanças estruturais terão efeito nulo, ou mesmo negativo.

karadas disse...

Caro Joaquim Martins
Essa obsessão pela continuidade de Quique tolda-lhe a razão. O que é que o homem fez, ao longo desta época, que o leva a dar-lhe um voto de confiança? Está contente com as exibições, com os resultados, com a forma como ele geriu o plantel? Será que o hábito de perder se enraizou de tal forma que já nem valha a pena questionar o trabalho do treinador? É óbvio que o principal problema do Benfica não têm sido os treinadores, mas dada a evidente mediocridade do espanhol,outra coisa não resta ao clube que não seja demiti-lo. Mesmo que isso nos venha a custar uma indemnização. Mais uma época com Quique e nem para a UEFA nos apuramos.

Joaquim Martins disse...

Caro Karadas

Devo recordar-lhe que uma rescisão com Quique custará aos magros cofres do Benfica nada menos que 3 milhões de Euros (3 milhões!), e não me apetece nada ver o meu clube ainda mais endividado desnecessariamente. Além do mais, devo também que o Benfica (com ESTE treinador) esteve por duas vezes na iminência de ultrapassar o Porto na Classificação, e por duas vezes foi atirado para trás pelas arbitragens. Isso acabou com o moral dos jogadores e do treinador, cujo espírito ficou quebrado por uma sensação de impotência,e a partir daí começaram a fazer asneiras atrás de asneiras! Isto é o que condeno: a falta de atitude ganhadora por parte de alguns jogadores; e mesmo assim, Karadas, você deve lembrar-se que em muitos jogos, o Benfica fez tudo o que podia, e a bola, pura e simplesmente, não quis entrar! Parece-me que, numa altura de naufrágio, se deve manter as hostes unidas, em vez proceder ao habitual linchamento do treinador, receita que nunca deu frutos no passado!Pense que, não pagando essa indemnização, sempre poderemos reforçar um pouco mais a equipa para a próxima temporada.

Acredite, não é a minha razão que anda toldada; é a conta Bancária do Benfica!

karadas disse...

Caro Joaquim Martins
Pode ter a certeza que se Quique se for embora, o Benfica não vai pagar o valor total da rescisão e, muito provavelmente, nem irá pagar coisíssima nenhuma por acordo entre as partes. Basta tão só que Quique arranje um clube em Espanha, como tudo parece indicar.

Se bem me lembro após o jogo no Dragão, vi toda a gente satisfeita com o resultado, treinador e jogadores. É óbvio que houve quem timidamente falasse no "roubo" que nos tirou os 3 pontos, mas não vi ninguém ficar traumatizado com o facto, muito menos vi jogadores e treinador desmotivados. O que significa que o que se passou a partir daí não teve nada a ver com esse jogo. Nem sequer foram as arbitragens que nos tiraram o campeonato. Perdemos porque o adversário, neste caso o F.C. Porto, foi muito mais forte que nós e mereceu ser campeão.

Anónimo disse...

O JJ é hoje um ídolo nacional, com um único objectivo. Levá-lo para o SLB.
Depois, como o JJ é um bocado "bronco", quando ele disser ou fizer umas "asneiras", vai ser diariamente a figura ridícula nacional em todas as páginas de jornais e programas de rádio e TV. É o destino...
Qualquer que seja o Presidente do Benfica.
O Trapatoni foi campeão por duas razões: primeiro porque sabia muito e gritava com os jogadores durante todo o jogo. Depois, porque o FCP falhou na escolha de técnico e nessa época teve três, cada qual o pior.
Corrigido o erro volta a "mafia" do FCP.
Lembram-se quando o Jesualdo estava no SLB o que os jornais diziam dele e da mulher? Hoje algum jornal toca no Jesualdo ou na mulher?
O Padrinho tudo decide e tudo comanda...