quinta-feira, maio 07, 2009

Tanto dinheiro esbanjado

Entrámos na fase das grandes decisões nas várias modalidades. É aqui que cada equipa revela as suas reais capacidades. No Futebol, estamos perto de somarmos mais uma época miserável que ainda assim não surpreende ninguém, face aos resultados que temos vindo a alcançar há já duas décadas. No Voleibol, cuja época já terminou, os resultados estão dentro das expectativas, pois os orçamentos, quer do Sp. Espinho, quer do V. Guimarães, não permitiam grandes veleidades aos adversários. No Hóquei em Patins, tudo aponta para que o campeão volte a ser o F.C. Porto o que constitui um verdadeiro escândalo, tendo em conta o número de campeonatos consecutivos que os nortenhos não se cansam de conquistar. No Basquetebol, quando tudo parecia indicar que seria este ano que o Benfica ia matar o borrego (as 30 vitórias sem derrotas permitiam-nos sonhar), eis-nos numa situação extremamente difícil em que temos de ir ganhar ao Dragão para nos podermos manter em prova (com Ben Reed lesionado, as contas complicam-se e de que maneira). No Andebol, o panorama também é sombrio, com o F.C. Porto a poder retirar-nos o pão da boca, pois têm a vantagem de poder decidir o campeonato em sua casa. Finalmente temos o Futsal, onde me parece que a nossa equipa está uns furos abaixo daquilo que se previa, sendo que terá de elevar o nível do seu futsal, caso contrário, também aqui, o título irá para outra prateleira. Em suma: pelo andar da carruagem, LFV vai ter de explicar aos benfiquistas, como é que investindo tanto os troféus são sempre arrecadados pelos outros, em especial pelo nosso rival do Porto.

2 comentários:

Anónimo disse...

Caro karadas, há-de permitir-me usar este espaço para responder a Joaquim Martins, que me interpelou há já algum tempo. Lamento este atraso, que se deve ao facto de não ter visitado este blog desde o meu último comentário.
Quero também desde já lamentar se as minhas palavras truculentas e, não raro, insensatas, chocaram alguns Benfiquistas, entre os quais ORGULHOSAMENTE me incluo desde que me conheço. As mesmas devem-se à minha necessidade de desabafar, pois nenhuma das pessoas que me são mais chegadas é Benfiquista, e vivo este clube quase tanto como a minha própria vida, como tantos Benfiquista.
Quanto à solução para esta desdita que teima em abater-se sobre nós, infelizmente não tenho, nem podia ter, uma fórmula mágica, mas parece-me que a serenidade, não necessariamente a continuidade directiva, é a nossa melhor conselheira.
Afinal, o que todos pedimos (exigimos) de que tem a seu cargo a responsabilidade de dirigir este clube é que empregue a sua inteligência e prudência ao serviço das suas atribuições, e não permita que o SLB se torne numa feira anual de jogadores e de promessas faraónicas e eternamente adiadas.
Todos gostaríamos de retirar a pressão da urgência de títulos, mas a sua ausência prolongada e a incerteza quanto à adequação das decisões tomadas não no-lo permite...
P.S. Só peço que não me chame intelectual ou pseudo-intelectual.
Espero que nunca o seja.
Abraço,
Zé Amaral

Joaquim Martins disse...

Caro Zé Amaral

Antes de mais, obrigado pela sua resposta. É bom ver que, este sim , tão arreigadamente Benfiquista hábito de realmente debater os assuntos, em prol do nosso clube, em vez de passar a vida a lamentarmo-nos, ainda se encontra presente entre nós.Apenas lamento que outros, como por exemplo, o Sr. Karadas não lhe sigam o exemplo.
Compreendo o seu desencanto, que partilho, por mais uma época de sofrimento e desgaste psicológico, repleta de desaires, do nosso clube. No entanto, é necessário olhar em frente e encher o peito, pois Benfiquistas nunca se rendem.Somos demasiado grandes para nos darmos a esse luxo, que é o que , em primeira e última análise, esperam ardentemente os nossos adversários: ver-nos por terra, de espírito destroçado.
Muita gente (demasiada gente, quanto a mim), tem encontrado conforto em teorias falaciosas, e com estas "tentado" explicar os motivos que levam o nosso Clube a esta travessia interminável no Deserto.A resposta e solução é, a meu ver, simples, e começa com cada um de nós, adeptos: VALORES E CONDUTA MORAL.Temos que ser nós os primeiros a mostrá-los e a impô-los no nosso clube, a dirigentes, jogadores,treinadores, funcionários, TODA-A-GENTE. Tal como acontece no FCP.
Que VALORES?

AMOR AO BENFICA, TRABALHO ÀRDUO.RESPONSABILIDADE!

- Se algum Benfiquista vir um jogador nosso na noite, a altas horas, podre de bêbado numa discoteca, deve responsabilizar-se por ligar para a SAD, como fazia Fernando Caiado(antigo adjunto de Bella Guttmann), e avisá-la. Obviamente, este jogador dificilmente será um jogador rentável.

- Que, de igual modo, enchamos o estádio, e nos encontremos sempre prontos a contribuir com o nosso apoio á equipa, e a acarinhar qualquer jogador ou treinador que faça por merecê-lo; mas igualmente, pedir-lhe explicações, pessoal e firmemente, isoladamente ou em grupo, se fôr caso disso! (ex: treinador que mantém opção num jogador, apesar deste nada render, tem que se explicar perante nós, e mais nada! Ou então,terá de sofrer consequências objectivas, como, por exemplo,protestos nossos DIÁRIOS á porta de sua casa!), em vez de andarmoa a queixar-nos pelos cafés.

- Que, logo que comecemos a ver dinheiro a ser esbanjado, nos organizemos, e, em grupo, peçamos pessoal e imediatamente, explicações ao presidente, exigindo audiência, uma vez que, como ele próprio disse certa vez "Quem manda no Benfica são os Sócios".

- Que não aceitemos títulos ganhos indevidamente - como a Taça da Liga - que se houvesse vergonha na cara dos nossos dirigentes, nunca a aceitariam, ganha como foi.Fernando Martins ou João Santos nunca aceitariam um troféu ganho assim.

- Que mantenhamos o nosso Presidente,treinador, e jogadores (que devem vir maioritariamente da Cantera do clube,escoltados por dois ou três bons reforços estranjeiros ou Portugueses(Guarda-Redes, médio-construtor de jogo,e ponta-de-lança, pois para que outra coisa contruímos um centro de Estágio), durante muitos anos. Não tenho dúvidas que Quique, LFV , ou ou anossa equipa seriam bem-sucedidos no FCP!

- Fundamental calar toda a gente, excepto adeptos, director desportivo e treinador (nós pelo direito de falar que nos dá o dinheiro que, em casa ou no estádio, damos para ver o Benfica jogar, director para esplicações sobre contratações, e o treinador por razões óbvias). Também isto devemos ser nós, adeptos, em pessoa ou em grupo, presencialmente, a exigir.

-Para o Futuro: erradicar tudo o que no Benfica, não seja 100% Benfiquista (Obrigado pela dica, Padre Inacius. Mais um verdadeiro Benfiquista, que contribui), e nunca, absolutamente nunca, aceitar candidaturas á presidência de presidentes de instituições de tendência nortenha, como Bruno Carvalho. Não duvidem:"se nasceu no curral, é da vaca".

- Instituir o futebol de ataque e espectáculo(com inteligência) na cabeça dos jogadores, desde as escolas, e perder definitivamente o medo de os colocar em campo.Perdido por um, perdido por mil. Adaptações, conversa!É a jogar que se treina, não a treinar que se joga!

- Mandar pastar longe tudo o que fôr empresários e seus asseclas, e EXIGIR a descoberta eaquisição de pelo menos UM craque jovem por ano aos "olheiros", se não o conseuirem, RUA!

-Instituir internamente, JÁ, uma mentalidade fundamental-Benfiquista no nosso clube, com todos a puxar para o mesmo lado. Adeptos á cabeça.No entanto, manter externamente a mente aberta, não respondendo a provocações, mas, não havendo outra saída,lutar até ao último homem contra quem tiver de ser. O Benfica somos nós.Lembremo-nos sempre disso. E se o Mundo se divide entre amigos e inimigos, meter na cabeça que existimos NÓS e os outros! Não existem alianças.não existem amigos do Benfica.´Todos neste País nos querem ver arder na estaca, e a maioria dos clubes da liga está, declaradamente, com Pinto da Costa e seus pares


- Parar com inércia e estar cada Adepto pronto a ajudar o Benfica a cada minuto, cada segundo. Sr. Zé Amaral, compreendo que, não conhecendo outros Benfiquistas, se sinta sozinho, mas não está!Venha ao estádio, se puder, e poderá conhecer milhares de Benfiquistas;e, se vive, como diz, tão intensamente o Benfica, espalhe a palavra, envolva-se com o Benfica.Se puder, faça-se sócio e vote,vá aos encontros, treinos,e celebrações do clube.Viva plenamente o seu Benfiquismo, e seja uma inspiração para outros.

FInalmente, um pedido de desculpas, um elogio, e uma reflexão:

1 e 2- Sr Zé Amaral, desculpe se o ofendi. O seu post é,sem dúvida e a meu ver, o de um verdadeiro Benfiquista, de alguém que se preocupa com o nosso Clube.

3- Para ganharmos como o FCP, temos que nos comportar internamente como o FCP!

O Benfica esteja sempre connosco, e nós com o Benfica.

Até á próxima!