domingo, maio 31, 2009

Isto é preocupante

A SAD do Benfica comunicou hoje à CMVM um resultado líquido negativo de 18 milhões de euros correspondentes aos primeiros nove meses da época 2008/2009, segundo os resultados do terceiro trimestre. O passivo da SAD do Benfica totaliza agora 150.663.794 euros.

3 comentários:

Anónimo disse...

Este é só mais um indicador do falhanço e da voragem derrotista que se apoderou do nosso clube nos últimos anos. Este mandato de LFV tem sido uma combinação assustadora de derrapagem financeira, tanto quanto se percebe, com insucesso desportivo.
É verdade que há problemas com que o SLB se defronta e que não têm origem interna (desde logo a máquina bem montada, a começar na comunicação social, para denegrir e destabilizar o nosso clube enquanto outros são incensados - ainda hoje assobiaram o hino no Jamor e ninguém se indignou), mas a grande causa destes anos de desespero e de jejum começa, como não podia deixar de ser, em quem tem responsabilidades no clube.
Afinal, se o presidente não percebe patavina de futebol, como tão bem tratou de evidenciar, ou de poutra modalidade, por que é que se candidatou à presidência do SLB? Por que não continuou em Alverca a vender pneus? Ah, podia-se dizer, tem um grande conhecimento de finanças... Nem isso, entregou a presidência da SAD a um profissional, que nem é Benfiquista (de resto, é difícil encontrar Benfiquistas na SAD do SLB), e cujo último truque de engenharia financeira é incluír o estádio da Luz como activo da SAD, sonegando assim ao SLB um dos seus mais importantes e simbólicos elementos.
Infelizmente, segue-se no SLB a ilusória mas nefasta política do "quem vier a seguir que feche a porta" e os custos já se fazem sentir.
Não me importava muito se os maus resultados financeiros viessem na sequência de bons ciclos desportivos, mas assim, se continuarmos este caminho, temo que quando acordarmos para a realidade seja já demasiado tarde.
Ora, por falar em inverter a tendência, a preparação da nova época já começa mal. Manter a aposta no Quique, embora não se tenha claramente adaptado ao futebol português, parece-me a solução financeiramente mais realista e pragmática, mas tenho muitas reservas em relação aos valores envolvidos na contratação e remuneração dos jovens brasileiros (por enquanto, nada mais do que promessas).
Graças à história recente do SLB, em que após alguma contenção começámos a investir forte em 2007/2008, gannámos a reputação de grande gastador, o que leva naturalmente os clubes e os empresários a levantarem exigências financeiras que se calhar, em relação ao risco dos investimentos, não deveríamos aceitar.
Mas fica ao critério dos nossos dirigentes, se acham que contratar um jogador por 7,5 milhões e a ganhar 1 milhão por ano para uma posição em que temos recursos no plantel (Amorim, Bastos e, se continuar, Katso) é um acto de racionalidade financeira, tendo em conta a performance desportiva e a capacidade actuais do SLB...
P.S. Espero também que os reforços não tenham a falta de vergonha do Sidnei. Depois de uma época em que a equipa falhou em toda a linha e em que ele contribuiu - e de que maneira - para o descalabro defensivo que mais uma vez comprometeu os nossos objectivos, vir dizer que realizou óptima temporada, só por (mau) humor. Por 7 milhões, merecíamos melhor.
Abraço,
Zé Amaral

Joaquim Martins disse...

Volto, pela enésima vez, a perguntar: Que presidente escolheriam vocês, sapientes senhores Zé Amaral e Karadas?

karadas disse...

Caro Zé Amaral
Começo a perceber agora o motivo pelo qual LFV não aceita de bom grado que outros se candidatem. É que o homem tem pânico que ao escavar-se a realidade financeira do clube se encontre um buraco de dimensões inimagináveis. Será?