segunda-feira, maio 25, 2009

Este texto merece ser lido

"Caiu o pano sobre a época 2008/2009. Começam agora a fazer-se os balanços rotineiros, clássicos, anuais. A minha retrospectiva analítica vai começar pelo fim: o mais que provável abandono de Quique Flores.

Dizem os jornais de hoje que o treinador espanhol não gostou que o Benfica tivesse mantido conversações com Jorge Jesus, sem lhe comunicar nada. Quem lhe disse que tal era verdade? Ou Quique já assimilou a velha premissa portuguesa de que se vem no jornal é porque é verdade. Ao refugiar-se nesse pretexto para dificultar a saída do Benfica e para fazer valer as suas condições de rescisão, caiu a máscara a Quique Flores.

O Benfica também podia dizer que não gostou de ver Quique Flores “tirar o tapete” a Nuno Gomes, quando comentou o alegado mau comportamento do capitão do Benfica após o polémico jogo com o Nacional. Lembram-se? Nuno desmentiu, Quique confirmou.

Nisto de “tirar o tapete” para ficar bem na fotografia, o treinador espanhol foi um mestre. Lembram-se do que disse no final do FC Porto – Benfica, ao comentar a simulação de Lisandro, que o árbitro Pedro Proença julgou faltosa e assinalou penálti? “Eu também fiz muitas simulações”.

E que dizer do seu elogio a Hulk? Eu recordo: “Hulk é espantoso”. Viu-se nos jogos com o Manchester United. Curioso, nunca ouvi Quique referir-se assim a nenhum jogador do Benfica. Pelo contrário, vi-o atacar publicamente Reyes, Cardozo, Balboa, Quim.

Há mais. Na defesa suprema da sua imagem, Quique Flores recusou-se sempre a criticar os árbitros. Meu Deus!, não era preciso chegar ao exagero doentio e anedótico de Paulo Bento, mas quando vê e ouve o treinador do FC Porto criticar o árbitro de um jogo do Benfica, será que era preciso fazer-lhe um desenho?

Quique deixou várias vezes a Direcção e a Administração da SAD desconfortáveis, minando a estratégia do clube que representa e que lhe paga principescamente – a tempo e horas. Será que era muito difícil a Quique também comunicar antes o que pretendia dizer? Será que lhe era muito complicado ser solidário com o clube e a equipa, que em vários jogos viu serem-lhe sonegados pontos devido a arbitragens vergonhosas, tendenciosas, premeditadas?

A sua imagem, a sua postura, o seu crédito junto da comunicação social foi sempre mais importante do que defender os seus jogadores, a sua equipa, o seu clube. E teve Quique alguma palavra para Diamantino e Chalana?
Por isso, esta postura de virgem ofendida mostra que Quique Flores é homem de duas faces. É claro que nesta estratégia de preservação da imagem, o treinador espanhol retirou fartos dividendos junto dos fazedores de opinião. Mas não foi para isso que foi contratado.

Não foi para vestir o fato de gala, nem para colocar um ar de “enfant terrible”, qual parte-corações. Foi para defender o Benfica, a equipa e os jogadores. Quique não foi solidário, nem foi respeitoso. Podia, ao menos, ter aprendido alguma coisa com Camacho.

Quando se diz e se escreve que manteve um comportamento digno apesar das notícias, esquecem-se de que quem pretende exigir a indemnização total (como parece ser o caso, lendo os jornais), tem de ter muito cuidado com o que diz.

Quique não deixa saudades. Foram-lhe criadas condições únicas, que desbaratou. Foram-lhe dados os jogadores que exigiu. Foi-lhe dada carta branca para tudo fazer e tudo decidir. Não soube fazer melhor. Quem esbanja 7 pontos com as duas equipas que desceram de divisão não pode almejar mais. Se fosse só isso, mas foi muito mais…"

Pedro Fonseca

4 comentários:

Anónimo disse...

Quique ainda vai acabar daqui a uma semana (de bolsos cheios), a treinar a equipa corrupta de "Palermo".

Vai uma aposta?...
Acho que já vi este filme...

Pedro G.

Anónimo disse...

Agora o mau da fita é o Quique!!!Grande fuga prá frente !!!
Não assumam uma vez mais as responsabilidades que irão longe!
Como Benfiquista este texto só me pode deixar triste e desiludido mas a Dignidade é algo que prezo e pratico,por isso a substituição do Quique por alguém que não merece estar no Benfica só me pode deixar completamente indiferente não vendo motivos para embandeirar em arco,antes pelo contrário.Julgo que a máscara estará a caír mas não a Quique Flores!Talvez outros se não sintam assim tão confortáveis com o relatado pelos media nos últimos tempos ( a confirmarem-se efectivamente esses contactos e rumores).Onde param palavras como Lealdade,Solidariedade Institucional,Sentido de assunção de responsabilidades,enfim Dignidade...bem mais difíceis de praticar do que arranjar bodes expiatórios!

Anónimo disse...

A cultura do ódio não é saudavel. Há quem goste do Quique e quem não goste. Temos que aceitar.
Eu gosto do Quique, mas:
Quem cometeu os erros na constituição da equipa, a cada jogo e nas substituições efectuadas?
Quem algumas vezes disse que no ano passado o SLB ficou a 23 pontos e agora estava a menos?
Este Quique não é um verdadeiro lider, por muito que saiba de futebol.
Tanto me faz que fique ou parta, mas creio que nunca vai ser campeão, pelo menos 6 ou 7 melhores países da UEFA.

Joaquim Martins disse...

Portanto, se bem percebi, e muito resumidamente, porque considero que o post que intitula esta "thread" nem merece mais...

1- Quique Flores é deselegante por "acreditar no que dizem os jornais"; isto dito numa crónica que refere no seu segundo parágrafo "...Dizem os jornais de hoje...".

Hilariante. E por aqui me fico.

2- Prossegue-se a mesma linha de pensamento, acreditando-se nesta crónica (não se tendo estado lá para confirmar, nem havendo imagens conclusivas), mais uma vez nos jornais, quanto a maus comportamentos e reprimendas do treinador a jogadores.

Coerente....

3- Quique Flores é "traidor", ao criticar a prestação de um jogador do Benfica, e elogiar as capacidades técnicas de jogadores de um Clube Rival.

Interessante teoria, embora me pareça melhor aplicada a certos e determinados Bloguistas e "Benfiquistas", que, curiosamente, fazem precisamente e militantemente, numa base diária, a mesma coisa, cometendo ainda o erro primário de postar crónicas de gente semelhante, que acabam por ter efeito-ricochete, sem sequer se aperceberem.

4- Hulk não é "espantoso".

Total verdade: jogadores como este existem no Benfica e Sporting ás carradas.

5- Deve-se criticar fortemente Quique Flores por não criticar arbitragens, e colocar a responsabilidade do jogo do Benfica sobre si próprio e equipa.

É de concordar, uma vez que as polémicas em torno das arbitragens provindas de treinadores são altamente saudáveis para o Futebol Português, é coisa que por cá mal se vê, e o cavalheirismo há muito que passou de moda.


Olhe, Sr. Karadas, se quer ter opiniões negativistas e vociferar incessantemente contra tudo no Benfica, é consigo. Cá estarei eu e outros para lhe responder, e ao menos os disparates são só seus. Agora, socorrer-se deste tipo de crónicas alheias numa tentativa patética de confirmá-los...Nem digo mais nada, por observação á boa educação.

e para terminar, que isto já vai longo, proponho-lhe, Sr. Karadas, que releia um dos parágrafos da crónica que postou (e que abaixo reproduzo), mas que faça o exercicio de colocar "Karadas,", no início. Talvez assim perceba como é o Porto campeão.

"...Será que lhe era muito complicado ser solidário com o clube e a equipa, que em vários jogos viu serem-lhe sonegados pontos devido a arbitragens vergonhosas, tendenciosas, premeditadas?"

Passe Bem.