domingo, abril 12, 2009

Desafio

Apresentem-me razões objectivas que justifiquem a permanência de Quique na próxima época.

P.S. Não vale virem com o discurso da estabilidade.

7 comentários:

Verdadeiro disse...

Naturalmente que não existe nenhuma. E eu pergunto: se estivesse no Real Madrid ou Barcelona Quique não tinha sido logo corrido quando arrastou o nome do Benfica pela lama na UEFA? claro que sim.

Se é para fazer projectos que incluam a formação de um treinador, então que se faça com um ex-jogador do Benfica.

A cegueira de quem diz que Quique deve ficar nada tem a ver com futebol nem com o Benfica. Quem diz que Quique tem de ficar está convencido que assim está a ajudar LFV e Rui Costa mas nem param para pensar se LFV e Rui Costa querem que Quique continue.

LFV de certeza que vê em Quique um dos maior prejuízos que teve nos últimos anos, senão vejamos:
- Estreia a Benfica TV e Quique faz o que fez na taça UEFA
- O Benfica estava a renegociar o valor das transmissões dos jogos da taça e o Benfica é eliminado nos penaltis contra o Leixões
- O futebol de Quique foi afastando progresivamente os adeptos do estádio
- Quique desvalorizou jogadores constantemente além de criar atritos com grande parte deles
- Quique afastou Diamantino e Chalana da equipa técnica pondo em causa o projecto de Rui Costa

Não creio que Quique esteja muito mais tempo na Luz. Vai acabar por sair pelo seu próprio pé. As suas palavras neste momento são as de um treinador que está completamente só.

Mas o pior ainda está para vir. Quique deixa um rastro de destruição atrás, como fez em Valência. Depois vampos saber coisas de arrepiar. Algum jogador falará.

Finalmente, não responsabilizo mínimamente Rui Costa pelo fracasso de Quique.

Acredito plenamente que Rui Costa pode ajudar e muito o Benfica.

Estamos a pouca altura de assistir ao verniz a estalar. Vai aparecer muita informação falsa mas também vamos ficar a saber algumas das verdades.

Quem anda a dizer que a continuidade do Quique é estabilidade e continuidade de projecto está convencido que está a fazer a vontade a Rui Costa e LFV. Quando um dos dois falar e disser que o Quique se vai embora, mudam o discurso.

Em ano de eleições, se as coisas não se clarificarem isto pode aquecer e dividir Benfiquistas. Não vêm bons tempos por aí.

Boa Páscoa para todos os Benfiquistas

Joaquim Martins disse...

Respondendo ao desafio:


1- Director desportivo novo,treinador novo, plantel novo, 1ª temporada com toda esta equipa no activo. Exigir domínio total do campeonato e sucesso total logo á primeira, é, no mínimo, pouco inteligente.

2- Talvez o facto de, talvez pela primeira vez, termos um treinador humano, educado e honesto intelectualmente, que não se deixa enredar em polémicas, e bate-bocas desnecessários deva ser levado em conta, se é que esta é, realmente, a nossa visão do tipo de conduta pessoal que idealizamos para os nossos profissionais.

3- O facto de se ter construído, quase totalmente de raíz, e sob uma lógica de compromisso destes para com o clube,uma equipa de jogadores que realmente possui os argumentos ténicos para lutar activamente pelo título,ou também acha que, como nos últimos 20 anos (curioso...), "...a equipa é fraca"?

4- Faça o seguinte exercicío: Imagine que é contratado por uma grande empresa,possuindo pergaminhos de bom profissional,começa a trabalhar,e, porque os resultados do seu trabalho demoram, logicamente, o seu tempo a produzir efeitos, logo surgem notícias questionando o seu valor, colocando em causa a sua equipa,e até a própria Empresa.O que acha que se deve fazer, motivá-lo a continuar, ou despedi-lo de imediato?

5- Jesualdo Ferreira(para apenas citar UM exemplo), actual treinador do F.C.P, já esteve no Benfica. Nada fez. Hoje, difilmente lhe escapará o tetracampeonato pelo Porto. Que conclusão tirar? o problema era dele???

6- Os erros de arbitragem que deram indevidamente um título este ano ao Benfica, são os mesmos que, pelo menos duas vezes, nos mantiveram atrás do F.C.P.Acredita sinceramente que isto se deve unicamente ao acaso?

7- Se aos que, ano após ano, são indiciados judicialmente por batotice nada acontece, como pode acreditar que, neste campeonato,apenas lutamos contra as equipas adversárias?Já muito tem Quique feito atendendo ao que por cá se passa, não lhe parece?

8- Se, a par disto, ainda tivermos que lutar contra nós próprios, gerando conflitos internamente, com os tais "6 milhões" a acreditar que não valemos nada, e propagando num bota-abaixismo militante, com todos a mandar abaixo, acha que é possível o nosso clube chegar ás vitórias?Quique é sério, preseverante e trabalhador, elogiado até por José Mourinho, tão querido por este Blogue. O seu trabalho no valência não fala por si? Apresente alguém melhor...Que esteja disposto a substituí-lo, pois andamos a nadar em dinheiro para contratar qualquer um!...

9- Sabe-se que Quique é o tipo de treinador que gosta de lançar jovens de cantera(vidé Miguel Vítor)e de os trabalhar. Não estará o Sr.Karadas (e todos nós) interessado nesse tipo de treinador? Já sei: "é só um jogador...". Mas não acredita que poderão haver mais?

10- Acredito que nunca, nos últimos anos, tivemos tão boas condições: Instalações e jogadores de boa qualidade, e um treinador, direcção, e jogadores falando em uníssono. Quique detêm a confiança (ao que sei)de Rui Costa e é, aos olhos deste, um bom treinador. Se ele acredita, porque não havemos nós de acreditar? Acreditar em Quique é acreditar em Rui Costa. É acreditar num projecto que tem de ter continuidade por muitos anos. Se ele sair, assista ao roteiro habitual: novo treinador, novos jogadores, começa tudo outra vez, e daqui a um ano aqui estaremos a ter esta mesma conversa.Acha isto o caminho para o sucesso?

Resumindo: Se um rumo de 20 anos não serve, o que se deve fazer? continuar nele?
E, a seu pedido,não falei de estabilidade directamente. Mas note como ela se encontra, discretamente, em cada uma das razões que enunciei; e sabe porquê? Porque é o que todos os grandes Clubes possuem e os torna fortes.

Joaquim Martins disse...

Já agora, agora até comparar o Benfica ao Barcelona e ao Real Madrid?
Com realidades economico-financeiras tão similares,porque será que somos gozados pelos nossos adversários, como por certo irá acontecer no final desta temporada?...

karadas disse...

Caro Joaquim Martins
2- Não ponho em causa a simpatia, a educação e a seriedade que Quique coloca no seu trabalho. Mas isso por si só não chega. Acha que um ano de trabalho não chega para colocar uma equipa a jogar futebol?!
3- Sinceramente ainda estou por saber qual o potencial desta equipa. No plano teórico e tendo em conta o nome de alguns jogadores parece-me obvio que a equipa devia render mais. Mas esta constatação só joga em desfavor do treinador: se com tão bons jogadores, como o meu amigo reconhece, como é que Quique consegue extrair tão pouco deles?
4- Estar a partir de um pressuposto que carece de confirmação. Qual o currículo profissional de Quique que nos leve a concluir que estamos em presença de um técnico de qualidade?
5- Jesualdo tem, desde logo, como qualquer outro treinador português, a vantagem de conhecer a realidade do nosso futebol o que não acontece com o espanhol. Por outro lado, o F.C. Porto é um modelo de organização o que facilita e muito a tarefa de qualquer treinador. Pode hoje dizer-se que qualquer que seja o treinador que vá para o F.C. Porto, arrisca-se a ser campeão por força da estrutura que tem por trás dele.
6- Os erros de arbitragem têm servido, desde há muito, para explicar os nossos insucessos. É altura de olharmos para dentro de casa e procurar aí as razões do nosso insucesso, porque é lá que elas se encontram.
7- Nos últimos anos o F.C. Porto ganhou uma Supertaça Europeia, uma Taça Intercontinental,uma Taça UEFA e uma Liga dos Campeões. Será que as arbitragens foram as responsáveis por estas conquistas?
8- Já chega de passividade. É altura de dar um murro na mesa e assumirmos humildemente que o rei vai nú. Criticar não significa estar contra o Benfica. Será que 20 anos de insucessos desportivos não são suficientes para os benfiquistas se indignarem?
9- Esse gosto em lançar jovens ainda está por provar.
10- Tenho hoje sinceras dúvidas que Rui Costa confie no trabalho de Quique.

Unknown disse...

FORA COM O LFV

Unknown disse...

E agora mais a sério?
Porque esta campanha contra o Quique, neste momento é o que menos me preocupa.
O que preocupa é a mentalidade triste que vejo no estádio todas as semanas. Só a claque tem amor ao benfica, só se assobia e aplaude o arbitro.

Acho que mudar o treinador não é solução, mudar isso sim o nosso presidente, que para mim chegou ao fim da linha. Todos os anos atira areia para os olhos dos sócios.
Veio Quique e toda a gente estava feliz o SLB era o maior ia ser campeão??? Sinceramente nunca acreditei no titulo este ano, estava-mos em desvantagem para com os adversários directos. E como sempre o Benfica tem pés de barro caiu depressa, para o ano novo treinador novo camião de jogadores e o presidente a dizer que este ano é que é... Olhem para os clubes ganhadores e digam-me quantos mudam e são campeões.

Ser campeão é trabalhar o ano inteiro e mostrar isso em campo, ser campeao no Benfica é ganhar um jogo e ficam logo eufóricos.

O Benfica já não é grande como era, já não mete medo a ninguém já não é um colosso.

A única maneira de voltar a ser um clube grande é ser honrado lutador trabalhador e organizado, deixar de lado as peneiras e carregar o piano quero mais maxis na equipa, quero que a mentalidade mude, não precisamos de mudar as moscas se a merdar ficar lá na mesma.

MUDEM DE MENTALIDADE

Joaquim Martins disse...

Caro Karadas:

Devido a escassez de tempo, não posso rebater os seus pontos um a um neste momento, por isso, a minha resposta vai ser simples e objectiva. responderei de forma mais completa mais tarde.

Medite sobre o seguinte: qual será o comboio que chegará mais depressa á meta: aquele que está em construção (em andamento), ou aquele que já está (e foi) poderosamente construído , com base em presidências conjuntas de organismos autónomoe+presidências da Liga, por ex.,e eficientes combustíveis ilegais, com ingredientes de Calheiros, estórias de on e off, polícia e justiça avisadores de buscas domiciliárias e comedores de "chocolatinhos e bebedores de café" em casa do maquinista, quinhentinhos, frutas da época, e profissionais emprestados e "seguidos" que dão "frangos" providenciais e poêm a mão á bota "descuidadamente" dentro da área?
Se a sensação de impunidade não galvaniza um clube, os seus dirigentes, e os seus jogadores,catapultando-os para as tais grandes conquistas que referiu, o que mais motivará? Talvez o tal "trabalho árduo" de que fala? No mínimo (e sem ofensa),risível...
Sim...Sim...É importante ter um bom treinador, jogadores, dirigentes, "organização"...Mas com mais uns quantos a empurrar a carruagem, tudo fica mais fácil e rola naturalmente...Não será?

Pensa nisto, Karadas...