quarta-feira, dezembro 31, 2008

Equívocos

Quique diz que não precisa de reforços para atingir o objectivo de ser campeão. O espanhol que me desculpe, mas eu tenho exactamente uma opinião contrária: sem reforços não vamos ser campeões, de certeza absoluta!

terça-feira, dezembro 30, 2008

Reys - lesão prolongada?

Como é que o Benfica se vai dar com a provável ausência de Reys nos próximos tempos?

sexta-feira, dezembro 26, 2008

Venda-se

Tenho sérias dúvidas que o Real Madrid esteja disposto a desembolsar 21 milhões pelo Di Maria. A ser verdade, talvez não fosse má ideia o Benfica vendê-lo. Se fosse há uns tempos atrás diria que não, dado tratar-se de um jogador com potencial que tem todas as condições para se tornar num atleta de eleição. Acontece que, no Benfica, o argentino tarda em demonstrar as capacidades reveladas nos Jogos Olímpicos. Tem sido regularmente utilizado, mas as suas exibições continuam a ser inconstantes e descoloridas. Ora assim sendo, sou capaz de me juntar àqueles que pensam que o rapaz deve ir à sua vida e deixar de envergar a camisola encarnada. Isto, claro está, se o valor for aquele que por aí se fala.

terça-feira, dezembro 23, 2008

Não nos iludamos

Hoje os benfiquistas não falam de outra coisa que não seja o roubo de Pedro Henriques que, segundo eles, retirou a possibilidade de o Benfica ter conquistado os três pontos perante o Nacional. É verdade que o golo anulado ao Cardozo foi uma decisão vergonhosa, mas não foi por isso que não ganhámos o jogo. Não ganhámos o jogo porque culpa própria porque nada fizémos para o conseguir. Não enterremos a cabeça na areia e não justifiquemos os nossos insucessos com questões de arbitragem porque ela não tem sido a responsável pela época desastrosa que, mais uma vez, estamos a fazer. A justificação para esta época tenebrosa podemos encontrá-la dentro da nossa casa. E não é preciso fazer um esforço intenso para encontrarmos as razões. Uma análise fria e desapaixonada é o suficiente para chegarmos lá.

segunda-feira, dezembro 22, 2008

Acordem para a realidade

É deprimente ver este Benfica jogar. Com estes jogadores e este treinador não há qualquer possibilidade de esta equipa poder chegar ao título. Os adeptos que se capacitem que o inferno ainda agora começou. Depois da eliminação na Taça UEFA e Taça de Portugal, antevê-se um futuro tenebroso cuja dimensão ainda está por calcular. Vamos chegar ao final da época com a equipa completamente destroçada e, tudo isto, mais uma vez, por culpa própria. Culpa de quem não soube construir uma equipa equilibrada, culpa de quem escolheu uma equipa técnica que vai dando sinais evidentes de que não tem capacidade para pôr o Benfica a jogar futebol. E para completar o ramalhete, temos um presidente que por muito boa vontade que demonstre não consegue tirar o Benfica da lama em que vive atolado há décadas. Por manifesta incompetência.

sexta-feira, dezembro 19, 2008

Será que perdemos a capacidade de nos indignarmos?

Consumou-se ontem, com mais uma derrota, o inevitável afastamento do Benfica da Taça UEFA. Foi uma eliminação humilhante, pois considerando o grupo acessível em que estivemos integrados, não se percebe como conseguimos chegar ao fim da prova com apenas um ponto alcançado e um goal-average francamente negativo de 2-8.
Quique, como não poderia deixar de ser - enalteça-se a sua coragem em ter dito o que disse na conferência de imprensa - mostrou-se indignado com os resultados da equipa e, mais do que isso, com a atitude pouco profissional com que alguns jogadores encararam os jogos. Infelizmente, nos dias que correm, são poucos aqueles que se indignam com aquilo que o Benfica vem fazendo nas últimas décadas. Dá a ideia de que os adeptos estão de tal modo anestesiados com os maus resultados que perderam a capacidade de se indignar, o que é verdadeiramente espantoso e incompreensível. Esta atitude é profundamente masoquista e convinha que fosse explicada para que alguns de nós, aqueles que ainda vão revelando alguma sanidade mental, conseguíssemos perceber o que fundamenta este estado de espírito. É que deve haver uma qualquer razão, por mais obscura que seja, que explique esta impassividade gritante que se apoderou da maioria dos adeptos encarnados. Se houver por aí alguma alma caridosa que me possa elucidar, eu agradecia.

quarta-feira, dezembro 17, 2008

Felizmente, ainda há gajos que pensam como eu

Para os que me acusam de anti-benfiquista primário, aqui vai esta pérola retirada daqui e que deve merecer de todos vós uma leitura atenta.

"Este fenómeno acontecerá provavelmente em todos os clubes, mas só me chateia quando toca ao meu.
Há um tipo de adepto que me incomoda (se calhar da mesma maneira que eu incomodo o dito cujo), que é o adepto que pensa que apoiar o clube é bater palmas.
Seja lá o que for que se estiver a passar no clube, este indefectível tudo aplaude, e fá-lo com o mesmo sentido crítico que um boneco em forma de coelho programado para bater palmas com uma pilha Duracell enfiada no cu.
A casa pode começar a arder, mas ai de quem diga “hum, cheira-me a esturro”. A casa pode estar mesmo em chamas, mas ai de quem grite “chamem os bombeiros” ou faça alguma tentativa de extinguir o fogo. Para este adepto, as contas fazem-se no fim, só depois de o incêndio ter lavrado à vontade é que se pode avaliar os estragos, chamar os peritos e julgar os culpados. Até lá, deixem os homens trabalhar, porque este cheiro a esturro é seguramente uma queimada que ainda nos vai ser muito útil.
Se, antes da desgraça, lhe dizem que aquela ponta de cigarro ali ao pé do bidon de gasolina não prenuncia nada de bom, pergunta logo ao consócio que levantou o problema se foi no Correio da Manhã ou no 24 Horas que ele leu esse disparate das beatas mal apagadas e dos combustíveis. A seguir chama-lhe ingénuo, para ele não acreditar em tudo o que lê, que a comunicação social é toda do inimigo. E termina fazendo lembrar o chato d’Os Contemporâneos, dizendo: “Vai mas é bater palmas, vai fazer qualquer coisa de útil à instituição.”
Se um tipo assobia quando um dos nossos mete o pé na argola, este adepto é capaz de dar um sopapo ao sibilante para fazer valer o ponto de vista de que não é com violência que se leva as pessoas a fazer o que nós queremos. É preciso apoiar, e isso, como o próprio nome deixa antever, é apoiar a palma de uma mão na outra, repetidas vezes, com a estridência da nossa convicção, ao mesmo tempo que se atira para o ar frases como: “Vamos ao empate, 0-5 não é nada!” ou “É isso mesmo, Quique, o importante é ir passear à Champions, que se lixem as quinas na camisola, estou contigo!”.

segunda-feira, dezembro 15, 2008

Luis Filipe Vieira vai dando uns recados

Luis Filipe Vieira já vai dizendo que o enorme investimento feito esta época tem de ter retorno. Rui Costa que se cuide pois estas palavras são-lhe dirigidas. Curioso que o presidente não tivesse este discurso quando foi o responsável pelo futebol do clube. E não foram tão poucos anos quanto isso.

domingo, dezembro 14, 2008

O discurso devem ter aprendido com os políticos

Depois de mais uma noite em que desmereceram a camisola que envergam, os jogadores benfiquistas vieram dizer que estão pesarosos com a eliminação da Taça de Portugal, prometendo que vão levantar a cabeça e concentrar esforços no campeonato, cuja vitória é obviamente nossa e nem merece discussão. São uns pândegos estes rapazes. Prometem, prometem, voltam a prometer e, no final, chegamos à conclusão que nunca nenhuma promessa é cumprida. E depois ainda há quem peça calma e paciência que Roma não se fez num dia. Triste clube este que bateu no fundo.

sábado, dezembro 13, 2008

A um clube perdedor estas coisas acontecem com frequência

Depois da Taça UEFA, foi agora a vez da Taça de Portugal. Tudo normal no reino do ex-glorioso. Luís Filipe Vieira apercebendo-se do que estava para vir, foi-se embora no início do prolongamento para não assitir a mais um fiasco da equipa. Com a concorrência de fora, o F.C. Porto já pode juntar mais uma Taça na sua sala de troféus. É pena que numa vida um tipo só consiga ter um clube. Que chatice!

quarta-feira, dezembro 10, 2008

Canal Benfica

Saúda-se o início das emissões do canal Benfica. É um marco na história do clube, o início de uma nova era (pelo menos eu espero que seja) mas confesso que me chateia que a Zon esteja fora disto. E chateia-me porque desta forma não tenho direito a nada. Pode ser que entretanto as partes se entendam e num futuro próximo mais benfiquistas possam ter acesso ao canal. É que a maioria deles está na plataforma Zon e por lá irá permanecer. Não sou daqueles que acreditam que os benfiquistas vão passar em massa para a Meo só por causa do canal Benfica. A não ser que a programação do canal fosse de tal maneira aliciante, com transmissões em directo das várias modalidades p.ex., que fizesse as pessoas pensar em dar o salto. Ora, não é com notícias e acompanhamento dos treinos da equipa de futebol que as pessoas se decidirão a mudar.

terça-feira, dezembro 09, 2008

Moreira convence

Este é um dos títulos do jornal Record de hoje. Uma pessoa lê a até lhe custa a acreditar. Como é possível que os autores do artigo (foram precisos dois para fazerem aquele belo naco de prosa)tenham a coragem de escrever que Moreira convenceu Quique Flores, quando o rapaz por muita vontade que tivesse não foi posto à prova uma única vez durante a partida. Que ele iria continuar a merecer a confiança do espanhol para os próximos jogos isso era uma dado adquirido por todos, até pelo próprio, mesmo que tivesse enchido um saco de golos na sua baliza. Ou os autores do artigo, estariam à espera que Moreira fizesse apenas um jogo?

segunda-feira, dezembro 08, 2008

Os pés bem assentes no chão

Depois de uma copiosa vitória é bem provável que a nação benfiquista pense que o caminho do êxito é já ali ao virar da esquina e que daqui até ao final do campeonato isto vai ser um passeio, podendo-se desde já encomendar as faixas de campeão que o campeonato está no papo. Quem assim pensa é capaz de vir a ter um desgosto lá mais para a frente. É que para complicar as coisas, F.C. Porto e Sporting decidiram acertar o passo e com isso aumentar-nos a pressão. E, nós bem sabemos, que os nossos jogadores se dão mal com a pressão...
A vitória ontem na Madeira decorre fundamentalmente do Marítimo ter ficado com menos um jogador o que nos facilitou claramente a vida. A ganhar por um zero e a jogar contra dez, o Benfica limitou-se a controlar o jogo e a esperar que o Marítimo fosse cometendo alguns erros que nos permitisse ampliar o resultado. Os números com que chegámos ao final da partida poderão indiciar que o Benfica fez uma exibição de gala o que de facto esteve longe de acontecer. Os erros habituais continuam a estar bem presentes e já nos próximos jogos isso poderá ser confirmado.
Quanto à mudança do guarda-redes, este jogo não deu para tirar ilacções, tão poucas vezes Moreira foi importunado. Neste jogo até Quim teria passado incólume.

quinta-feira, dezembro 04, 2008

Parabéns aos bracarenses

O Sp. Braga integrado num grupo bem superior ao nosso consegue apurar-se para a fase seguinte, ao contrário de nós que nos vamos quedar no último lugar. Os optimistas dirão que há que ter paciência e dar tempo a que Quique possa construir uma equipa de qualidade. Curiosamente, este tem sido o discurso recorrente dos apaniguados benfiquistas com os resultados que todos conhecemos. Confesso que tanta complacência me exaspera.

quarta-feira, dezembro 03, 2008

Ao estado a que chegaram os escalões de formação

Hoje estive atento ao jogo Benfica - Sporting da Liga Intercalar, na viva esperança de encontrar algum jogador interessante que num futuro próximo pudesse vir a integrar o plantel profissional. Debalde. Daquilo que vi, retirei lamentavelmente uma conclusão: nenhum deles terá um futuro promissor enquanto jogador de futebol, quanto muito, a maior parte deles, irá, isso sim, reforçar os quadros da construção civil. Assim se percebe o porquê de, há largos anos, Portugal não conseguir estar presente nas fases finais dos escalões de formação ao nível das selecções.

terça-feira, dezembro 02, 2008

Jorge Ribeiro falha Marítimo

Ora aí está uma boa notícia!

Soltas

1- Quim anda a precisar de uma cura de banco. São demasiados os golos encaixados, alguns deles com culpa própria. O pior é que os outros guarda-redes do plantel não inspiram a mínima confiança. Entre Moreira e Moretto venha o diabo e escolha.
2- Fica claro que a defesa sem Luisão abre buracos por tudo quanto é lado. No centro e especialmente nas laterais. Iniciar-se uma época sem o problema dos laterais resolvido foi um erro de palmatória só possível num clube de 3ª linha.
3- No centro do meio-campo reside provavelmente a nossa principal lacuna. Não há quem assuma as despesas do jogo ofensivo. Carlos Martins que foi contratado para fazer esse lugar, não tem características para vingar no Benfica: adorna os lances em demasia e, além disso, falta-lhe a estaleca física indispensável no futebol moderno.
4- No lado direito do meio-campo não temos ninguém que faça o corredor convenientemente. Rúben Amorim tem sido uma adaptação que dá garantias no capítulo defensivo mas é inoperante em termos atacantes.
5- Estas razões, por si só, fazem-nos perceber como o plantel foi mal construído. Rui Costa, como é evidente, tem muito que se explicar.

segunda-feira, dezembro 01, 2008

Nova liderança precisa-se

Um treinador mal escolhido (e eu que cheguei a acreditar nele!), um plantel mal construído, inevitavelmente que os resultados têm que ser estes. O Benfica precisa urgentemente de encontrar uma nova liderança, com outro saber, outra mentalidade, porque com este presidente os êxitos desportivos nunca irão acontecer.