quinta-feira, outubro 30, 2008

Um busílis não resolvido

A cidade de Afonso Henriques é a próxima paragem do Benfica. Este ano não temos sido felizes nos jogos fora de casa onde até agora apenas averbámos uma vitória, o que é manifestamente pouco face àquilo que seria exigível. Uma equipa que deixa os adversários jogar à vontade, que não tem um jogador que organize, que paute o ritmo e pense o jogo, que saiba soltar a bola no momento certo e que através da sua acção saiba tranquilizar os seus colegas quando é necessário, é uma equipa que cria dificuldades a si própria e lhe retira possibilidades de alcançar a vitória em cada jogo. Esse jogador que seria fundamental na estratégia da equipa tarda em aparecer. Podia ser Aimar, mas este já deu mostras de não se poder contar com ele. Ou porque está constantemente lesionado, ou porque lhe falta músculo para poder ocupar aquela posição no terreno. Os outros que por lá têm passado continuam a revelar-se pouco eficazes na função, razão pela qual a qualidade do futebol praticado seja tão fraca. Sinceramente não vejo como Quique possa resolver este problema com os jogadores que tem no plantel. O mercado só abre em Janeiro e, nessa altura, não me parece que o Benfica possa suprir esta lacuna, pois os bons jogadores estão presos aos seus clubes e, além disso, nós não temos capacidade financeira para os contratar.

domingo, outubro 26, 2008

Confrangedor

Quase que não aproveitávamos o desaire do F.C. Porto. Há que dizer com frontalidade que este Benfica é uma caricatura de uma equipa. Vive em permanente insegurança e intranquilidade. Não apresenta fio de jogo. Revela uma frágil condição física que condiciona todo o seu jogo, em especial o pressing defensivo. E, acima de tudo, falta categoria aos nossos jogadores bem patente na incapacidade que têm em manter a posse de bola. Uma equipa que treme perante adversários do calibre do Paços de Ferreira, Leixões, Penafiel e da Naval, só demonstra que não tem estofo para alcançar os objectivos a que se propôs. Logo este ano, quando o F.C. Porto evidencia debilidades nós vamos perder a oportunidade de chegarmos ao título desejado. Uma lástima.

Oportunidade de passarmos para a frente do F.C. Porto

Estamos impedidos de não aproveitar o trambulhão do F.C. Porto. Uma abébia destas tem que ser traduzida em três pontos contra a Naval. Não há volta a dar-lhe.

quinta-feira, outubro 23, 2008

Podia ter sido pior

Tendo em conta o que produzimos, o empate até pode ser considerado um bom resultado. O Benfica continua sem convencer, as lesões musculares não páram de assolar o plantel, e isso prejudica sobremaneira a construção de uma equipa consistente, em especial quando estas lesões afectam sobretudo os melhores jogadores. Quique Flores equivocou-se na altura das substituições, permitindo que os alemães tomassem conta do jogo e acabassem por chegar à igualdade e só não venceram porque a sorte esteve do nosso lado.
A qualificação para a fase seguinte passará fundamentalmente por aquilo que conseguirmos fazer nos jogos em casa, onde estamos impedidos de perder pontos. Se o vamos conseguir, isso é coisa que não me atrevo a prever face àquilo que a equipa vem fazendo nos últimos jogos. Quando esta não inspira confiança, como é o caso, é preferível não criar grandes expectativas realtivamente ao futuro para que a frustração não seja maior, caso as coisas não venham a correr como desejamos.

Será que é desta que vencemos na Alemanha?

Que Benfica vamos ter hoje em Berlim? O de Matosinhos e aquele que jogou frente ao Penafiel? Ou, pelo contrário, aquele que esteve em palco contra o Sporting e o Nápoles? Se for o primeiro, a derrota é certa. Se for o segundo, as hipóteses de um bom resultado aumentam substancialmente. A ver vamos o que nos reserva esta noite.

quarta-feira, outubro 22, 2008

Sorteio da Taça de Portugal

O sorteio ditou um Benfica-D.Aves. Um adversário maneirinho, como convém. Desta vez, convinha que Quique não se ponha a poupar jogadores. É que frente ao Penafiel a brincadeira ia dando para o torto.
O melhor da festa foi ficarmos a saber que vamos ter um Sporting-F.C. Porto. Magnífico. Um, pelos menos, vai ficar pelo caminho. Que sejam os portistas, espero eu.

terça-feira, outubro 21, 2008

F.C. Porto com tarefa complicada

Com a derrota desta noite, não sei se o F.C. Porto comprometeu ou não a sua continuidade na Liga dos Campeões. Mas que fica mais difícil, lá isso não restam dúvidas. Vencer na Ucrânia e ir buscar pontos na Turquia não se afigura tarefa fácil. Fica provado que este F.C. Porto ainda vai chegando para as encomendas em Portugal, mas na Europa exige-se outra qualidade futebolística que os azuis-e-brancos não possuem esta época.

domingo, outubro 19, 2008

Mais uma vez humilhados

Absolutamente deplorável. Se exceptuarmos os jogos com o Sporting e o Nápoles, temos um Benfica igual ao das duas últimas décadas. Acusem-me de pessimismo, mas está visto que ainda não é esta época que vamos conquistar alguma coisa.

quarta-feira, outubro 15, 2008

Já nem à Albânia ganhamos

A exibição foi deplorável. O resultado catastrófico. O apuramento para o Mundial está em risco. Queiroz até agora não acrescentou nada à selecção. No meio de toda esta miséria, valha-nos o facto de só os voltarmos a aturar em Março. Até lá, façam por esquecer que a selecção existe.

sábado, outubro 11, 2008

Empate que não compromete

O melhor do jogo desta noite foi ficarmos a saber que Ibrahimovic falha o segundo confronto com Portugal. De resto, tivemos uma exibição descolorida da nossa selecção, com a confirmação de que Cristiano Ronaldo está longe da forma do ano passado e que Quaresma não devia voltar a ser convocado, tão fracas são as suas prestações sempre que enverga a camisola das quinas. Dizer também que sem Deco, Portugal se torna numa selecção banal.

quinta-feira, outubro 09, 2008

quarta-feira, outubro 08, 2008

As fotos de Carolina Salgado nua

Este post serve para medir o efeito que as recentes fotos de Carolina Salgado tiveram nos portugueses.

Uma mulher que diz uma coisa destas merece ser nomeada sócia honorária do Benfica

"Nunca percebi os benfiquistas que, invocando bacocos sentimentos de patriotismo, afirmam apoiar as outras equipas nas competições europeias. Para mim, que nem gosto muito de futebol, ver o FCP ser humilhado, espezinhado, reduzido à sua insignificância, é quase tão bom como ver o SLB ganhar".

http://ana-de-amsterdam.blogspot.com/

terça-feira, outubro 07, 2008

Sorteio simpático

Tendo em conta as trutas que haviam no sorteio, não nos podemos queixar da sorte. Até o calendário nos foi favorável. Se não nos apurarmos é porque não merecemos ir mais além. Atenção que só estou a exigir a qualificação para a fase seguinte. Nem sequer os "obrigo" a ficar no 1ºlugar.

segunda-feira, outubro 06, 2008

Leixões dá-nos uma lição de humildade e empenho

Na minha santa ingenuidade acreditei que, depois dos excelentes jogos que tínhamos feito com o Sporting e o Nápoles, a equipa tinha acertado o rumo. Enganei-me redondamente e aqui faço um mea-culpa. Na verdade, depois do que vimos hoje, ficou claro que o Benfica ainda não tem arcaboiço para grandes vôos, pois em três jogos realizados fora de casa fomos um autêntico desastre e os resultados só não foram mais penalizadores porque a sorte esteve do nosso lado. Aliás, diga-se em abono da verdade, que o resultado de hoje é extremamente injusto dada a incontestável superioridade dos leixonenses: lutaram mais, correram mais e jogaram melhor. Se não fossem as camisolas a identificar-nos, certamente ninguém diria que aquela equipa era a do Benfica, tão notória foi a falta de classe e o pouco empenho dos nossos jogadores. Por um lado é bom que estas coisas aconteçam, uma vez que nos permitem colocar os pés na terra e perceber que há ainda muito caminho para desbravar até termos uma equipa ganhadora, uma equipa que nos leve a alcançar a glória que tantos desejamos. Depois disto fiquei vacinado. Prometo que não volto a cair em falsas ilusões.

domingo, outubro 05, 2008

Venha de lá um empate

Na impossibilidade de os dois saírem derrotados, um empate no jogo desta noite, entre lagartos e andrades, seria o resultado que melhor serviria os interesses do Benfica. A divisão de pontos dava a possibilidade de, já amanhã, ultrapassarmos os nossos dois rivais, o que poderia funcionar como um factor adicional de motivação para os próximos jogos, pois como diz a velha máxima popular: "candeia que vai à frente, alumia duas vezes".

Adenda - Dos três resultados possíveis, a vitória do F.C. Porto era aquele que menos nos interessava. Infelizmente aconteceu. Em Matosinhos, só nos resta vencer para impedir que os azuis-e-brancos se apoderem da liderança e se distanciem na classificação.

sexta-feira, outubro 03, 2008

Magistral

Tento recordar-me da última vez que o Benfica teve uma semana tão gloriosa como a que passou e confesso que a minha memória não consegue alcançar em que altura isso terá sucedido. Por certo, há muitos anos atrás. Na última década, tenho a certeza, nem uma vez.
Temos assim que, duma possível descida ao inferno, o Benfica se encontra agora à porta do paraíso. Quem diria! Nesta inversão de trajecto, o mérito recai todo sobre Quique e na sua equipa técnica e, porque não dizê-lo, em Rui Costa também. O espanhol tem apostado num trabalho sério que começa a dar os seus frutos. Com serenidade (muita), perseverança (muita), rigor (muito), humildade (em dose q.b.) e apoiando-se num discurso inovador, pouco habitual no nosso burgo, o espanhol, em pezinhos de lã, começa a construir uma equipa capaz de levar o Benfica a patamares que, nós benfiquistas, não sonhávamos poder alcançar nos tempos mais próximos.
Só espero que este enorme entusiasmo que se está a apoderar de todos os benfiquistas não nos retire cabeça fria para o resto (e que resto!) que aí vem. Os nossos jogadores têm de perceber que nada está conquistado, que não passámos a ser os melhores do mundo e que a atitude que vêm mantendo nestes últimos jogos é para perdurar ao longo da época, pois só assim podemos alcançar os êxitos que todos nós desejamos. Devem ainda acreditar no trabalho da equipa técnica que vem dando provas de ser merecedora da nossa confiança. Quanto aos adeptos podem ficar descansados que esses estão conquistados (basta que continuem a jogar assim e o 12º jogador poderá constituir-se num elemento decisivo na conquista das vitórias).
Por tudo o que escrevi atrás, fica claro que desaproveitar esta onda de entusiasmo em redor da equipa e esta dinâmica de vitória, seria um crime lesa-pátria que, de forma alguma, nos poderemos dar ao luxo de desperdiçar. Segunda-feira, em Matosinhos, o trilho das vitórias e das boas exibições tem de continuar a ser o nosso caminho. A bem da nação benfiquista.

quinta-feira, outubro 02, 2008

Obrigatório eliminar os italianos

A vitória de sábado foi bastante importante porque nos permitiu entrar nos primeiros lugares da classificação e ficar a um ponto do líder. O jogo de hoje é ainda mais importante porque está em causa a entrada na fase de grupos da Taça UEFA, competição da qual o Benfica não pode ficar arredado. É impensável ver o nosso clube fora da Europa praticamente no início da época. As consequências seriam irreparáveis do ponto de vista financeiro, e estou em crer que a equipa se ressentiria em termos desportivos para o resto da época. Resumindo: temos de eliminar o Nápoles, custe o que custar!