quinta-feira, fevereiro 28, 2008

Bem dito!

"Há que relembrar ao Rui Costa que a reforma é aos 65 anos e não aos 36"

Ricardo Araújo Pereira
24 horas

quarta-feira, fevereiro 27, 2008

Vitória sem brilho

Frente ao 8º classificado da zona norte da 2ºB, vimo-nos e desejámo-nos para o levar de vencida. Tivemos de recorrer a Rui Costa na 2ª parte e foi com um golo dele que eliminámos o nosso adversário. Sem ele somos uma caricatura de equipa. E o pior é que para a próxima época já não podemos contar com a sua contribuição. A travessia no deserto vai continuar seguramente.

segunda-feira, fevereiro 25, 2008

Na Luz vai ser bem mais fácil

O Getafe foi a Madrid vencer o Real. É bom que nos vamos preparando para o pior, até porque o Benfica está a anos-luz dos madrilenos.

domingo, fevereiro 24, 2008

Mais um novo ciclo que não começa bem

A péssima qualidade do futebol português está bem patente no facto de uma equipa como o Benfica que não joga rigorosamente nada, conseguir, mesmo assim, estar no 2º lugar do campeonato. Isto só vem dar mais valor ao percurso do F.C. Porto nas competições europeias dos últimos anos: ganhar uma Liga dos Campeões e uma Taça UEFA, tendo que jogar num campeonato onde o nível competitivo é baixíssimo, não há dúvida que é um feito só ao alcance de uma grande estrutura.

sexta-feira, fevereiro 22, 2008

Que lástima!

Estou em crer que não há nenhum benfiquista que não tenha ficado envergonhado com a tenebrosa exibição de ontem em Nuremberga. Uma pessoa julga que já assitiu ao pior, mas esta equipa é sempre capaz de nos surprender pela negativa em cada jogo que faz. Será que este jogadores treinam? Tendo em conta as exibições que nos oferecem todas as semanas somos levados a pensar que os treinos devem ser uma brincadeira. É que para jogar desta forma, mais valia ficarem em casa durante a semana e reunirem-se apenas nos dias dos jogos.

segunda-feira, fevereiro 18, 2008

Valha-nos Deus!

Não sabemos bem como, mas ganhámos. Pontapé para a frente e fé em Deus é a táctica do Benfica actual. Não sei se esta forma de jogar assenta em ordens de Camacho ou se são as insuficiências técnicas da maioria dos jogadores que nos obrigam a jogar assim. Inclino-me mais para esta segunda hipótese. Aliás, basta observar o que se passa em campo quando o "maestro" não está presente: nessas alturas, a equipa raramente consegue fazer mais do que três passes seguidos, o que, convenhamos, é muito pouco para um plantel que se diz ser o melhor dos últimos dez anos.
Ontem tivemos apenas cinco minutos de bom futebol e devemos esse facto à entrada de Rui Costa, caso contrário nem isso seríamos capazes de fazer. Enfim, uma realidade que tanto nos envergonha mas a que nos temos que habituar já que este vai ser o cenário até ao final da época.
P.S. Acendam-se uma velinhas para quinta-feira, pois isto não vai lá sem ajuda divina.

sexta-feira, fevereiro 15, 2008

Mais um tesourinho deprimente

A exibição foi a do costume. O resultado parece-me curto para se poder encarar o jogo na Alemanha com tranquilidade. Embora o nosso adversário seja uma equipa limitada deu para ver que tem potencial suficiente para nos eliminar. Ainda por cima, os adeptos germânicos deram uma pequena amostra do ambiente que vamos encontrar na Alemanha. Serão os nossos rapazes capazes de resistir a 40.000 vozes em apoio constante à sua equipa? Algo me diz que vai ser bastante complicado.

terça-feira, fevereiro 12, 2008

Sorteio simpático

Sorteio mais conveniente do que este era impossível. Jogar frente ao Moreirense e, ainda por cima, em casa, seria aquilo que qualquer um dos nossos adversários desejaria. Só faltou Sporting e F.C. Porto jogarem entre si para a satisfação ser total. Com este conjunto de confrontos fica a certeza que para conquistarmos a Taça de Portugal teremos, inevitavelmente, de ganhar, pelo menos, a um dos nossos eternos rivais. A não ser que esta eliminatória nos reserve alguma grande surpresa o que não é crível que tal venha a acontecer.

segunda-feira, fevereiro 11, 2008

Rui Costa merecia mais

Em mais um jogo tenebroso, salvou-se a passagem à eliminatória seguinte. Não fossem os dois penáltis e o facto de jogarmos quase toda a 2ª parte em superioridade numérica e se calhar estaríamos por aqui a lamentar mais um afastamento precoce da Taça de Portugal. Por muito que isso nos incomode está provado que o Benfica não consegue produzir uma exibição minimamente aceitável. Jogo após jogo o fado é sempre o mesmo. É confrangedor ver actuar esta equipa tão fraquinha ela é. No meio de toda aquela coxice faz pena ver um Rui Costa passar por tanta vergonha todas as semanas. Dói ver tanto talento ser tão mal desperdiçado, graças à incompetência futebolística dos seus colegas. Há fases do jogo em que vemos o maestro completamente desesperado face à azelhice que o rodeia. Pudesse ele dizer o que lhe vai na alma e, provavelmente, confessar-nos-ia o quanto deve estar arrependido por ter decidido acabar a carreira no seu clube do coração. Para quem estava habituado a jogar com jogadores de primeira grandeza, não deve ser nada fácil ver-se numa situação destas. Acredito que só um amor muito grande ao clube lhe permite ter a motivação suficiente para continuar com este supremo sacrifício. Outros nas mesmas circunstâncias já teriam deitado a toalha ao tapete. E com toda a legitimidade, diria eu.

sexta-feira, fevereiro 08, 2008

quinta-feira, fevereiro 07, 2008

Makukula e Cardoso juntos no ataque?

Confesso que estou com uma certa curiosidade em ver Makukula actuar com a camisola encarnada. Mais ainda: gostava de ver as nossas duas torres a actuar em simultâneo e logo de início. Não me parece, no entanto, que Camacho me vá satisfazer esse desejo. Se ele raramente entra a jogar com dois pontas-de-lança, muito dificilmente o fará com dois jogadores de perfis idênticos. Não deixo de compreender os receios do espanhol até porque com um meio-campo frágil como o nosso, jogar com menos uma unidade nesse sector, é capaz de ser demasiado arriscado e ousado. Mas lá que seria entusiasmante essa possibilidade, isso não há dúvida. Pelo menos para mim.

domingo, fevereiro 03, 2008

Para quando um jogo à Benfica?!

Já não há palavras para definir esta equipa do Benfica. Cada jogo é um verdadeiro suplício, tão mau é o futebol praticado. Para quem dizia mal de Fernando Santos, este Camacho consegue ser bem pior. Com o engenheiro disputámos o campeonato até ao fim e conseguimos, ao longo da época, várias exibições bem positivas. Já o espanhol vem dando inúmeras provas de que é um bluff como treinador, não se percebendo como conseguiu granjear a simpatia e o respeito de tanto benfiquista. Ao fim de 6 meses ainda não conseguiu pôr a equipa a jogar futebol, tacticamente é um desastre e no banco não sabe ler o jogo, como comprovam as substituições absurdas que, jogo após jogo, teima em fazer. E a culpa não é certamente dos jogadores. É verdade que o plantel é fraco, mas exige-se bem mais do que aquilo que se viu até agora. O problema é que com este treinador as hipóteses de as coisas melhorarem são bastante remotas. Adivinham-se, por isso, tempos difíceis para o meu Benfica.