quarta-feira, janeiro 30, 2008

Contratações pouco convincentes

Com a chegada de Makukula, o Benfica deve ter terminado o ciclo de compras nesta reabertura do mercado. Foram três as contratações efectuadas, e todas elas põem em causa as palavras de LFV, quando afirmou que para o Benfica só viriam titulares indiscutíveis. Mais uma vez, o presidente mentiu aos benfiquistas, embora isso já não constitua novidade para ninguém, pois esta tem sido a sua postura nos últimos tempos. O homem promete, promete, mas acaba sempre por não cumprir. É por isso que já ninguém o leva a sério, pelo que não ficarei nada surpreendido se este for o seu derradeiro mandato à frente do clube. As pessoas começam a ficar cansadas das sua gestão desportiva e isso, habitualmente, paga-se caro nas urnas.
Relativamente às caras novas no plantel pouco há a dizer. Duas delas são autênticos tiros no escuro, enquanto que Makukula é efectivamente um jogador interessante mas precisa de extremos de qualidade que possam fazer sobressair as suas capacidades. Ora essa é exactamente uma reconhecida carência que existe no plantel e que, incompreensivelmente, o Benfica não soube colmatar. E sendo assim, de pouco servirá ter duas torres no ataque quando não se tem quem os sirva em condições. Qualquer treinador de bancada entende isto, só mesmo os responsáveis encarnados parecem não perceber.

domingo, janeiro 27, 2008

Bem melhor o resultado que a exibição

Desta vez, não nos podemos queixar da sorte. Num excelente espectáculo de futebol, realizado num ambiente escaldante, o Benfica chegou três vezes à baliza do adversário e marcou outros tantos golos. Tremenda eficácia num jogo em que deixámos a pele em campo mas não jogámos bem. A única diferença que existiu relativamente a jogos anteriores foi que defendemos melhor e tivemos uma atitude bem mais positiva.
Esta vitória foi extremamente importante pois conquistámos três pontos preciosos que poderão ser determinantes numa luta pelo 2º lugar que se antevê bastante acesa até ao final do campeonato.
No jogo desta noite, entre Sporting e F.C. Porto, fico a torcer pela vitória dos azuis-e-brancos, já que uma eventual derrota dos nortenhos pouco acrescentaria às nossas aspirações, enquanto que uma derrota do Sporting nos permitiria consolidar o 2º lugar. E o 2º lugar é tudo aquilo a que podemos almejar neste campeonato. Assim sendo, parece não haver dúvidas quanto ao resultado que mais nos interessa.

sexta-feira, janeiro 25, 2008

A pouca credibilidade de LFV

LFV foi peremptório quando afirmou que na reabertura do mercado só viriam jogadores de qualidade indiscutível e que fossem titulares de caras. Olhando para as contratações até agora feitas parece-me que o presidente voltou a enganar os benfiquistas. Sepsi, Halliche e, possivelmente, Makukula, poderiam ser titulares, mas só numa equipa treinada por ele.

domingo, janeiro 20, 2008

Novo ciclo? Pois sim!

Avançámos na Taça de Portugal com mais uma exibição miserável. Já nem sequer contra equipas do escalão secundário conseguimos demonstrar superioridade. É uma vergonha. Até ao final da época vai ser um Deus nos acuda. Ou muito me engano, ou vamos ter sobejos motivos para nos lamentarmos até lá. Tudo indica que este Benfica vais entrar nos anais do clube, ainda que pelas piores razões.

sexta-feira, janeiro 18, 2008

Verdades que doem

“Os jogadores que pedi não são fáceis de contratar e alguns já escaparam. Ou porque outras equipas anteciparam-se, ou porque pagaram mais ou porque o jogador preferiu outra coisa». Esta frase lapidar de Camacho diz muito do que é o Benfica na actualidade. Por muito que LFV fale de saúde financeira e da grandeza do clube, a verdade é que não temos poder económico para adquirir jogadores com um certo nível, nem esses jogadores estão minimamente interessados em vestir a nossa camisola. O tempo de grandes craques no Benfica há muito que acabou. Teremos de nos contentar com apostas no escuro, recorrendo a jogadores de qualidade duvidosa e ao preço da uva mijona porque a realidade não permite outra possibilidade.

quinta-feira, janeiro 17, 2008

Dois pesos, duas medidas

No Benfica, em vez do reforço do plantel, vamos assistindo, quase diariamente, a repetidos desmentidos de contratações a que se juntou a declaração de LFV com renovadas promessas de um futuro radioso para a equipa de futebol. Repetem-se as promessas e, infelizmente, para nós benfiquistas, todas elas vão caindo em saco roto. A cada época segue-se uma pior que a antecedente, sem que se vislumbrem no horizonte reais possibilidades de que as coisas possam vir a melhorar nos tempos imediatos. Os benfiquistas aparentemente gostam da situação pois, contrariamente ao que seria de esperar, a contestação ao presidente continua a não existir, algo que seguramente me espanta. É que outros presidentes, vivendo situações semelhantes, nunca tiveram este beneplácito da família benfiquista.

segunda-feira, janeiro 14, 2008

Política desportiva incompreensível

Um dos problemas evidentes no actual Benfica, tem residido na falta de maturidade da maioria dos seus jogadores perfeitamente explicada pelo excesso de juventude que grassa na equipa. Sendo isto uma verdade que salta à vista de qualquer um compreende-se com dificuldade esta aposta continuada em jogadores demasiado jovens, como se pode observar pela mais recente contratação de um romeno de 21 anos. Recomendaria o bom senso que o plantel fosse constituído por jovens com um futuro promissor mas devidamente enquadrados por jogadores com experiência futebolística e de créditos firmados. As grandes equipas são formadas desta forma. No Benfica parece não ser esta a política que o departamento de futebol pretende seguir. A meu ver fazem mal. O futuro se encarregará de dizer quem tem razão.

sábado, janeiro 12, 2008

Adivinha-se o pior

Fisicamente de rastos, mentalmente debilitados, táctica e técnicamente limitados e péssimamente comandados, não é de estranhar tudo aquilo que se vem passando no futebol do Benfica. Os erros na gestão desportiva pagam-se caros e temo que venham a ser precisos alguns anos para remediar o mal feito (desde os tempos de Artur Jorge que não se assistia a tanta asneira junta). Desmantelou-se uma equipa, deixando sair três das suas principais figuras e, em compensação, foram-se buscar jogadores que até agora não mostraram capacidade para jogar no Benfica, desbaratando-se dinheiro num claro sinal de incompetência de quem dirige o futebol do clube. Demitimos Fernando Santos à 1ª jornada do campeonato vindo para o seu lugar Camacho - o D. Sebastião para a maioria dos benfiquistas - que volvidos todos estes meses ainda não conseguiu pôr a equipa a jogar futebol. Sim, porque aquilo que os jogadores fazem em campo é tudo menos jogar futebol: correm atrás da bola, movimentam-se dum lado para o outro mas em boa verdade não têm a mínima noção do que por lá andam a fazer. Alguns, parece até que desaprenderam de jogar, como são os casos de Petit e Luisão. Com tudo isto chego-me a perguntar o porquê de toda esta paixão por Camacho, quando o espanhol, ao longo da sua carreira de treinador, só tem coleccionado insucessos. Aqui há mistério, só pode!
Com o rumo que isto está a tomar é de prever que os meses que faltam para acabar a temporada venham a ser bastante penosos, ainda para mais quando o comandante da nau, LFV, não dá mostras de ter mãos para segurar um barco que diariamente se vai afundando. Tenho, inclusive, um grande receio que esta época se venha a saldar como um das piores na história do clube. E como as minhas previsões se têm mostrado certeiras é caso para esperar o pior.

terça-feira, janeiro 08, 2008

LFV continua a enganar os benfiquistas

Nesta reabertura do mercado andam os benfiquistas ansiosos por estrelas que venham reforçar o plantel, mas a verdade é que o clube não tem argumentos financeiros para os trazer nem sequer esses jogadores estão disponíveis para jogar em Portugal. Convençamo-nos de uma vez por todas que o nosso campeonato não tem dimensão para atrair ninguém, a não ser africanos e sul-americanos, e mesmo esses já só vêm para cá se não tiverem uma oportunidade num outro campeonato com maior projecção e onde se paga melhor. Por isso, sejamos realistas e tenhamos consciência que a vir alguém será mais um jogador de refugo que no final da temporada, muito provavelmente, seguirá o mesmo caminho dos que agora foram dispensados. Bem pode LFV vir dizer frequentemente que sabe do que o Benfica precisa mas a verdade é que não sabe, não dá mostras de vir a saber e mais grave do que isso, não tem a humildade de reconhecer que não sabe. E enquanto ele mantiver este comportamento, o Benfica não sairá do pântano em que está atolado há uma série de anos para gáudio do clube do norte que assim continuará a reinar em Portugal.

domingo, janeiro 06, 2008

Demita-se Srº Presidente

A solução para o Benfica passa urgentemente por se arranjar um sósia de Pinto da Costa para assumir a presidência do clube, pois só assim poderemos voltar aos tempos gloriosos de antigamente. Bem sei que não é fácil encontrar essa pessoa mas há que tentá-lo. O que estamos a viver é que é intolerável. Com LFV já sabemos o que contar: diariamente vem dando sucessivas provas de que não tem capacidade para colocar o clube no caminho dos êxitos. Reconheço-lhe o trabalho altamente meritório na recuperação financeira do Benfica mas no capítulo desportivo a sua gestão tem sido um verdadeiro desastre. Enquanto benfiquista estou cansado de ver o F.C. Porto arrebatar todos os títulos em Portugal. É verdadeiramente inconcebível que um clube como o Benfica conquiste um campeonato em cada vinte anos. A dimensão e o historial do clube exigem que se ganhe com regularidade. Perante isto, parece-me evidente que é chegada a hora de LFV assumir as suas responsabilidades e apresentar o seu pedido de demissão. Ele devia ser o primeiro a perceber que não tem condições para continuar à frente do clube. Muito menos ser o responsável pelo futebol. Estou em crer que a maioria dos benfiquistas pensa da mesma maneira.

quinta-feira, janeiro 03, 2008

Ver para crer

Diz Camacho que já comunicou ao presidente o que pretende nesta reabertura do mercado. A credito e estou convicto que nessa lista constarão jogadores que elevariam a qualidade do plantel encarnado. A questão está em saber se LFV tem condições para satisfazer esse desejo. Não, não me refiro apenas a condicionantes financeiras. Em matéria de contratações o principal problema de LFV até nem tem sido o dinheiro como, recentemente, afirmou o responsável pela área financeira do clube. O maior entrave tem residido, fundamentalmente, na aparente falta de habilidade e de critério que tem existido na condução dos processos de contratação. Aí é que o presidente e quem o acompanha nesses momentos, têm falhado rotundamente. E depois admiramo-nos de ouvir os treinadores dizer que a maioria dos jogadores que acabam por chegar não são indicados por eles.