terça-feira, dezembro 02, 2008

Soltas

1- Quim anda a precisar de uma cura de banco. São demasiados os golos encaixados, alguns deles com culpa própria. O pior é que os outros guarda-redes do plantel não inspiram a mínima confiança. Entre Moreira e Moretto venha o diabo e escolha.
2- Fica claro que a defesa sem Luisão abre buracos por tudo quanto é lado. No centro e especialmente nas laterais. Iniciar-se uma época sem o problema dos laterais resolvido foi um erro de palmatória só possível num clube de 3ª linha.
3- No centro do meio-campo reside provavelmente a nossa principal lacuna. Não há quem assuma as despesas do jogo ofensivo. Carlos Martins que foi contratado para fazer esse lugar, não tem características para vingar no Benfica: adorna os lances em demasia e, além disso, falta-lhe a estaleca física indispensável no futebol moderno.
4- No lado direito do meio-campo não temos ninguém que faça o corredor convenientemente. Rúben Amorim tem sido uma adaptação que dá garantias no capítulo defensivo mas é inoperante em termos atacantes.
5- Estas razões, por si só, fazem-nos perceber como o plantel foi mal construído. Rui Costa, como é evidente, tem muito que se explicar.

4 comentários:

Anónimo disse...

Ponto prévio - vamos à frente dos nossos directos adversários. Não vamos discutir o campeonato com o Barcelona, nem com o Chelsea. Sim, o Benfica não tem a melhor equipa do mundo. Sim, chega para ser campeão.

1- O Quim não é pior nem que o Rui Patrício, nem que o Helton. Não é pela baliza que perdemos em comparação com os nossos adversários. Quanto às alternativas: O Moreira é um bom guarda-redes e um excelente profissional. Nunca o ouvi dizer um ai por ser suplente. Se vamos comprar em Janeiro um grande grande guarda-redes acho muito bem, se vamos comprar uma terceira linha brasileira que fiquem os que temos.

2- Concordo que a defesa foi muito mal planeada. Não termos um lateral direito de raiz é inexplicável, no entanto, o Maxi não se está a sair nada mal. Entre o Maxi e o Nelson, mil vezes o Maxi. Quanto ao Ribeiro, ontem jogou muito bem, e não podemos esquecer que ninguém ajuda na esquerda, o Reyes só olha, não marca.

3- No meio campo o Carlos Martins pode ser o nosso 10, não podem é tentar fazer dele um médio trabalhador. Problema no meio campo é não existir um segundo Katsouranis, ou um Petit. Quanto ao Yebda já escrevi aqui muitas vezes o que penso dele e sempre fui contrariado por quase toda a gente…

4- O lado direito do meio campo levanta este problema: Balboa? Quatro milhões????? E pior: o Quique já o tinha treinado… Um bom extremo direito seria uma compra interessante para o Natal.

5- O plantel tem lacunas, muitas lacunas, e estamos mais do que a tempo de melhorar e ganhar o campeonato.

Cumprimentos,
Ricardo

karadas disse...

Caro Ricardo
Quem me dera ter o seu optimismo. Não consigo chegar a tanto.

Anónimo disse...

1- Não acho que Quim esteja a precisar de "cura de banco" a menos que as falhas que tem cometido (embora esteja longe de ser o responsável pelos percalços da equipa) se devam a problemas emocionais ou psicológicos (e as capas dos jornais de hoje não ajudaram), mas também não estou a ver no plantel quem com proveito o possa substituir.

2-Em relação aos laterais concordo inteiramente, esta falha quase nos equipara a cubezecos que, imagine-se, têm problemas nos laterais, tipo (só para dar um exemplo como podia dar outros) FC do Porto.

3-Partilho a opinião que essa é a falha mais evidente na equipa, não tanto na posição de nº10 (partindo do princípio que Martins volte à boa forma de início de época e se deixe de disparates e Aimar saia do estaleiro) mas mais em tincos minimamente talentosos com a bola e que se saibam posicionar quando a não têm (continuo sem perceber a oferta do Petit aos alemães e o não aproveitamento da saída do Assunção dos do FC do Porto)

4-Nessa posição reside uma lacuna que desde cedo detectei, aliás é um problema já congénito em planteis do Glorioso... Amorim é de grande utilidade para equilibrar e para pautar o jogo mas não está talhado para o lugar.

5-Não embarco na cobrança e no ataque a Rui Costa nesta altura, embora, como todos os quadros do SLB esteja sujeito a crítica e ao escrutínio quando se fizer o balanço da época.
Abraço,
Zé Amaral

Anónimo disse...

Bom Dia Karadas,

1 - Acho que primeiro que tudo estar já a crucificar o Rui Costa é muito cedo. No final se fazem as contas.
2- Quim é de longe o melhor guarda-redes nacional. Todos os jogadores têm períodos bons e períodos maus. Que me lembre o Quim está à cinco anos no Benfica e quantos períodos maus teve? Foram raros, já para não dizer que quase nenhuns, aliás, só temos a agradecer os muitos pontos que já deu a ganhar à nossa equipa. Melhores tempos de certeza virão.

3 - Em relação às laterais, partilho da mesma visão de Quique. Léo ataca bem, mas abre muitos espaços na defesa, para além da acomodação que já tinha ao lugar estava a precisar de encostar. J.Ribeiro ainda assim tem-me surpreendido, mas concordo que não tem qualidade para titular. Do lado direito, compreendo a indignação, mas também sou da opinião que Maxi até tem sido dos melhores, não é por aí, e além disso como sabe a transferência do Nélson foi boa demais para ser recusada. E não se esqueça que foi efectuada no período final das transferências o que nos levaria a ir às compras à pressa, possivelmente para comprar um barrete; assim, mais vale estar quieto e esperar por Janeiro.

3 - No meio campo residem os equivocos a meu ver de Quique. Já aqui num comentário antigo coloquei a minha opinião em relação à táctica em que jogamos. Para um 4-4-2 aberto nas linhas os dois médios centro têm que ter uma dose extra de pulmão, serem rápidos e com técnica muito acima da média. Características essas que nenhum dos nossos médios têm. Precisavamos de dois Maniches, Cambiassos ou Lampards, apenas para dar um exemplo.
Por fim o caso Balboa, confesso que também me custa a aceitar que um jogador que custe 4 milhões, já tenha sido treinado por Quique,não jogue. O futebol é igual em todo lado e Lisboa está a uma hora de Madrid, por isso não me venham dizer que é uma questão de adaptação. Alguma coisa se tem passado.

Saudações Benfiquistas,

Pedro Sousa