quarta-feira, dezembro 03, 2008

Ao estado a que chegaram os escalões de formação

Hoje estive atento ao jogo Benfica - Sporting da Liga Intercalar, na viva esperança de encontrar algum jogador interessante que num futuro próximo pudesse vir a integrar o plantel profissional. Debalde. Daquilo que vi, retirei lamentavelmente uma conclusão: nenhum deles terá um futuro promissor enquanto jogador de futebol, quanto muito, a maior parte deles, irá, isso sim, reforçar os quadros da construção civil. Assim se percebe o porquê de, há largos anos, Portugal não conseguir estar presente nas fases finais dos escalões de formação ao nível das selecções.

8 comentários:

Anónimo disse...

Caro Karadas,

Tem toda a razão. Não há bons jogadores jovens portugueses!!!
Por exemplo, o Ronaldo tem 45 anos anos e é checo!!!
Ricardo

karadas disse...

Caro Ricardo
Se o meu amigo me nomeasse um, apenas um, miúdo dos juniores do Benfica que no futuro possa vir a afirmar-se no plantel profissional do clube, eu agradecia que me dissesse qual. É que não vejo nenhum, mas admito que outros possam ter outra opinião. A começar por si.

Anónimo disse...

Aquele miúdo do Benfica alto e negro que joga a medio defensivo é muito bom jogador.
Já agora diga-me, como é que após ver um só jogo pode analisar o futuro de uma equipa, ou de uma geração, ou do que quer que seja??

karadas disse...

Há jogadores que basta vê-los em acção um par de minutos para se perceber que dali não sai jogador por muita vontade que eles tenham em tentar provar o contrário.

karadas disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anónimo disse...

Ah sim??2 minutos?? Essa é de antologia ehehehehe

karadas disse...

Caro Rockthecasbah
Folgo em saber que se vai divertindo por aqui. Ainda bem.

Anónimo disse...

Nada tenho contra os países estrangeiros, muito menos os lusófonos (e acho que o SLB podia aproveitar mais os jovens talentosos que todos os anos neles mostram qualidade), mas ao assistir ao jogo não pude deixar de me interrogar: afinal a nossa formação está dirigida aos jovens portugueses ou aos jovens guineenses? Contei pelo menos uns cinco. Será que temos assim tanta dificuldade em recrutar jovens portugueses de qualidade?
Em princípio os jogadores estrangeiros ou seriam para colmatar lacunas na equipa principal ou, se forem jovens de grande potencial, para emprestar a equipas de menor dimensão do nosso futebol para evoluír.
Bem sei que também Sporting e FC do Porto têm os seus escalões de formação repletos de não portugueses, mas se olharmos aos portugueses de ambos, particularmente do 1º, notamos que salvo excepções têm muito maior margem de evolução que os nossos. E não é um acaso conjuntural, longe disso.
Ainda o outro dia fui espantado por um dos jornais desportivos ter feito capa com um dos nossos juniores, pelo simples facto de ter rubricado contrato profissional. Alguém o viu ontem em campo?
Abraço,
Zé Amaral