quarta-feira, dezembro 17, 2008

Felizmente, ainda há gajos que pensam como eu

Para os que me acusam de anti-benfiquista primário, aqui vai esta pérola retirada daqui e que deve merecer de todos vós uma leitura atenta.

"Este fenómeno acontecerá provavelmente em todos os clubes, mas só me chateia quando toca ao meu.
Há um tipo de adepto que me incomoda (se calhar da mesma maneira que eu incomodo o dito cujo), que é o adepto que pensa que apoiar o clube é bater palmas.
Seja lá o que for que se estiver a passar no clube, este indefectível tudo aplaude, e fá-lo com o mesmo sentido crítico que um boneco em forma de coelho programado para bater palmas com uma pilha Duracell enfiada no cu.
A casa pode começar a arder, mas ai de quem diga “hum, cheira-me a esturro”. A casa pode estar mesmo em chamas, mas ai de quem grite “chamem os bombeiros” ou faça alguma tentativa de extinguir o fogo. Para este adepto, as contas fazem-se no fim, só depois de o incêndio ter lavrado à vontade é que se pode avaliar os estragos, chamar os peritos e julgar os culpados. Até lá, deixem os homens trabalhar, porque este cheiro a esturro é seguramente uma queimada que ainda nos vai ser muito útil.
Se, antes da desgraça, lhe dizem que aquela ponta de cigarro ali ao pé do bidon de gasolina não prenuncia nada de bom, pergunta logo ao consócio que levantou o problema se foi no Correio da Manhã ou no 24 Horas que ele leu esse disparate das beatas mal apagadas e dos combustíveis. A seguir chama-lhe ingénuo, para ele não acreditar em tudo o que lê, que a comunicação social é toda do inimigo. E termina fazendo lembrar o chato d’Os Contemporâneos, dizendo: “Vai mas é bater palmas, vai fazer qualquer coisa de útil à instituição.”
Se um tipo assobia quando um dos nossos mete o pé na argola, este adepto é capaz de dar um sopapo ao sibilante para fazer valer o ponto de vista de que não é com violência que se leva as pessoas a fazer o que nós queremos. É preciso apoiar, e isso, como o próprio nome deixa antever, é apoiar a palma de uma mão na outra, repetidas vezes, com a estridência da nossa convicção, ao mesmo tempo que se atira para o ar frases como: “Vamos ao empate, 0-5 não é nada!” ou “É isso mesmo, Quique, o importante é ir passear à Champions, que se lixem as quinas na camisola, estou contigo!”.

5 comentários:

Anónimo disse...

Perdoa os Benfiquistas e volta Fernando Santos,

utopia disse...

Oi Karadas,

O meu benfiquismo impede-me de estar totalmente fora... continuo a acompanhar a realidade do clube com um distanciamento progressivo... mas acompanho.
Acho que os comentários que aqui li são indecente e desnecessários.
No entanto devemos olhar para o problema do benfica com duas perspectivas, a saber...

1º Os jogos... nos jogos assobiar é destruir o pouco que existe, é mandar gasolina para a fogueira. Os jogadores são pessoas, com grandezas e fragilidades... provavelmente mais fragilidades do que grandezas, porque são pessoas normalmente com um grau de cultura pouco desenvolvido, o que limita a capacidade de análise e impede o distanciamento. Se tens uma equipa a levar na pá e começas a assobiar essa equipa vai diminuir brutalmente a sua auto-estima/auto-confiança e vai começar a fazer ainda mais e mais me*** - isto é psicologia básica - não é preciso ter nenhum mestrado em psicologia para perceber isso... ASSOBIAR A NOSSA EQUIPA É ESTÚPIDO - talvez no fim do jogo se possa justificar algum sinal de desagrado... Se assobias um determinado jogador... acredita que ele nesse jogo fará ainda mais me*** do que o habitual... é símples.

2º As opções do treinador e da constituição do plantel - UMA EQUIPA FAZ-SE AO LONGO DE ANOS (mantendo o mesmo plantel), devendo insistir-se em atletas formados na casa (sempre que possível), porque essas pessoas desenvolvem um sentimento de pertença e aliam a paixão ao jogo com a paixão pela instituição (e percebem mental e emocionalmente a grandeza do clube)

É isto que penso.

Saudações cordiais.

Anónimo disse...

Desde logo quero deixar claro que concordo integralmente com o que foi escrito em cima pelo utopia.
Depois, quanto a si, caro karadas (que deduzo que não foi dos heróicos 2 mil adeptos que foram ao estádio da Luz, não por acreditarem numa qualquer tolice mas porque têm inteligência mínima para perceber que o apoio à equipa nada tem a ver com a subscrição acéfala das políticas que têm sido seguidas), cheira-me é que foi dos que votaram Vieira. E não me surpreende, de resto gostava que me indicasse quem o poderia (e deveria) substituir, para as coisas ficarem clarificadas. É que mandar atoardas para o ar sentado em casa (e eu estou à vontade para dizer isto porque também as mando) pode ser muito cómodo, o problema é quando se insulta os próprios adeptos que não abandonam a equipa nem quando está na sargeta, para gáudio dos nossos detractores, num blog chamado... Alma Benfiquista.
Pois é, caro Karadas, e nem só a nossa equipa, em período de incertezas e de um desafio decisivo, onde está em causa o Benfica que teremos no médio e longo prazo, precisa desse apoio dos adeptos, aliás viu-se ontem no jogo da Reboleira como eles podem ser importantes para as vitórias de um clube...
Não digo para mimetizarmos o unanimismo existente no FC do Porto, até porque a direcção não nos tem dado razões para isso, nem o mando calar (era o que faltava) nas críticas que faz, com todo o direito, a um clube para o qual paga as quotas religiosamente. Mas não posso assistir impávido a estas ofensas a quem apesar de tudo tem aguentado este clube e é a maior riqueza de que nos podemos orgulhar. E quanto ao derrotismo, não o vejo nesses adeptos, que se sacrificam pelo clube, vejo-o aqui neste blog quase sempre que cá venho.
Benfiquistas que navegam ao sabor da onda, e ora vestem ora despem o encarnado consoante as conveniências não são necessários ao SLB, nem me parece que sejam Benfiquistas.
É que aplaudir as vitórias e vociferar nas derrotas comodamente, e ainda apelar aos assobios à nossa equipa parece-me cobardia de quem tem bem mais que pilhas duracell enfiadas no cú...
Mas uma coisa é certa. O estado em que o nosso clube está a caír, e que se acentuou no último defeso, é insustentável e intolerável! E é bom que os dirigentes (nomeadamente os com responsabilidades na área financeira, pagos a peso de ouro) se expliquem. E que invertamos a política de aquisições megalómanas para encher páginas de jornal seguidas de saídas constantes pagas a tostões, sob pena de a própria sobrevivência do clube estar em perigo, ou de caírmos numa penumbra bem pior que o Sporting há 2 épocas. O empréstimo que aí vem e as últimas notícias deixam entrever o pior.
Espero que seja ainda possível mudar a tempo. Mas essa mudança passa também pelos adeptos, no momento a cada três anos em que têm a decisão crítica e soberana sobre o futuro do clube, e apoiando o que este tem de bom (Rui Costa, Quique merecem ao menos o benefício da dúvida).
Abraço (espero que não deite fogo ao estádio da Luz),
Zé Amaral

karadas disse...

Caro Zé Amaral
Gostei sobretudo do penúltimo parágrafo do seu comentário. Parece-me que ele se afasta do tom do resto do seu comentário. Ainda bem que verifico que, apesar de tudo ainda, consegue revelar algum discernimento.

Anónimo disse...

Tanto dinheiro gasto e por fim,dá num Traumatismo Ucraniano