sexta-feira, novembro 21, 2008

As claques de futebol

Esta semana o tema das claques andou na berlinda. Tudo isto porque alguns elementos dos No Name Boys ficaram em prisão preventiva por suspeitas de tráfico de droga, posse de armas, agressões, fogo posto e actividade criminosa. Segundo informou a PSP, a droga apreendida era utilizada para financiar as actividades deste grupo, nomeadamente para pagar os ingressos nos jogos e deslocações. Basta olhar para o nível de vida de muitos deles, gente que nunca fez nada na vida, para se perceber que aquilo é um território onde abundam práticas ilícitas (veja-se o caso do chefe da claque do F.C. Porto, que habitualmente se faz passear ao volante de um Porshe, e que adquiriu um afamado restaurante em Matosinhos por 250.000 euros, tendo-o pago com dinheiro vivo). Há quem veja nas claques alguma utilidade: o apoio que dão aos clubes que defendem durante os jogos. Mas se repararmos bem esse apoio só é conferido quando as suas equipas estão na mó de cima, quando as coisas correm bem, porque quando o cenário é diferente o apoio rapidamente se transforma em insulto e, em alguns casos, chega mesmo a redundar em agressões.
Em resumo: o problema das claques não me retira o sono, uma vez que me são completamente indiferentes e sou de opinião que quanto menos se falar delas melhor.

4 comentários:

utopia disse...

Meus caros claques só com rédea curtissima,

Aquilo dos NN é tudo menos claque de futebol, são um bando de criminosos.

Fazem falta de estiverem ao serviço do clube o do fair-play doutra forma rua...

saudações cordiais.

Anónimo disse...

Sou frequentador deste blog já à algum tempo, mas este é o 1º comentário que escrevo. Desde já os meus parabéns pelos textos, são imparciais q.b.

Tenho 28anos, 22 deles socio(nº21605) do Sport Lisboa e Benfica. Desde os 18que pago as MINHAS cotas(na altura tive que pagar uns anitos que estavam em atraso) e possuo lugar cativo desde que este existe(lugar de época).Trabalho desde os 18 tb, moro em casa arrendada, pago a mesma e as suas contas juntamente com a minha mulher.Pago os meus impostos a tempo e horas.

Só esta introdução para falar então das claques Benfiquista, em particular a qual sou membro, os NN.
Os NN são todos sócios do Benfica, grande parte deles á muitos anos.1/4 desses tem lugar cativo na bancada Sagres. Esteja chuva ou sol posso dizer que seja em que estadio for há mais de 1 década que estamos sempre presentes!
Não temos acerca de ano e meio qualquer tipo de regalia, pois nós vemo-nos como um grupo de socios que acompanha o Benfica. Temos mais ou menos algumas regalias como as casas do Benfica.

Os NN são nada mais, nada menos que o reflexo da sociedade que temos, onde existe o bom e o mau, o justo e o injusto, o calçeteiro e o advogado, o politico e o criminoso, o jornalista e o vendedor etc...
Escrever como escreveste Karadas "Basta olhar para o nível de vida de muitos deles, gente que nunca fez nada na vida, para se perceber que aquilo é um território onde abundam práticas ilícitas" é escrever sem conhecer a realidade, é generalizar e ser extremamente redutor. Nos NN há de tudo, no entanto, pensei que qd entravamos dentro de 1 estadio eramos todos iguais, eramos todos Benfiquistas, e não o Benfiquista talhante e o Benfiquista engenheiro. Tb penso que muitos pensam assim, pois qts vezes o Benfas marca 1 golo e damos por nós abraçados a alguem que nunca vimos antes?
O que fazemos fora do estadio da luz nada tem haver com o Benfica e os NN.

Já agora dar o exemplo dos super dragões deu para me rir, os super vivem do porto, os NN vivem para o Benfica. Eles teem material a venda em x's lojas sem o porto ver 1 tusto, as regalias que teem(bilhetes e transportes) são re-vendidas pelos lideres. Os NN não têem lideres, já não têem material proprio ha mais de 5 anos, e viagens é tudo em transportes do pessoal.
As diferenças são notórias...

Mas nem tudo é 1 mar de rosas, há pessoas que têem praticas ilicitas e que são membros da claques como tb as há na bancada onde vês a bola! Pegar em 3% dos NN e dizer que é tudo criminoso é como dizer que todos os politicos são mentirosos, os policias corruptos, e todos os Benfiquistas são taxistas e têem bigode! Nunca foi esta a realidade! Percebes UTOPIA?

Muitas vezes se cometem excessos mas não são só nas claques, temos o exemplo do diabinho e ng veio dizer que naquela bancada eram todos como ele!

Em relação ao apoio só quem não frequenta a Luz é que pode dizer que só se apoia qd a equipa está a ganhar! Ali não se assobia a equipa e muito menos se vêem lenços brancos, e mesmo perdendo a perder ng sai mais cedo como no jogo com o Galatasaray em que foi 1 falta de respeito pelos jogadores e pelo Clube a 10 minutos do fim e ja meio estadio tinha saido!!
Mas 1 coisa é certa tb não fazemos a onda no ultimo jogo da liga que ficamos em 4º!!!!!!

Pra concluir só me resta dizer que nos querem virar uns contra os outros, socios contra claques, as mentiras que vieram nos jornais e a forma como todo este processo foi conduzido foi com intuito de deitar abaixo os NN por não terem aceite uma "legalização" ilegal. Se fosse pra ser feito com seriedade pegavam em todas as claques!

Espero ter ajudado a desmistificar este estereotipo que é o de ser elemento de 1 claque.

Saudações Benfiquistas
Tiago

utopia disse...

Caro Tiago peço desculpa pela generalização,

Vou-te ser muito sincero, eu gosto de futebol, mas gosto de bom futebol em primeiro lugar e só depois gosto do Benfica(sou sócio).
Mas... estou noutra onda quando se ofende os adversários, quando se ofende a própria equipa... e isso vê-se profusamente quando observamos as ditas claques (de todos os clubes).
Também considero que não pudemos generalizar, mas de todo não nos devemos juntar a pessoas que frequentemente usam o insulto para se manifestarem. NO entanto devo dizer que no jogo contra o Amadora a coisa não esteve mal de todo.

Mas Tiago... pergunto-te, quem foi que fez o chavascal indecente com a Direcção há 2 ou 3 reuniões magnas atrás?
Não foram vocês e os diabos?
Que Benfiquistas são vocês que não sabem aceitar democraticamente as decisões da direcção de os não apoiar?

Respeitar sempre para ser respeitado...

Saudações cordiais... o desafio que te lanço é o da mudança por dentro... nós somos maiores e os grandes Sabem respeitar Sempre...INCONDICIONALMENTE.

Anónimo disse...

Não acham estranho que este basqueiro todo seja por causa de uma claque benfiquista? Afinal, ainda que seja verdade que foram os NN que deitaram fogo ao autocarro dos Superdrogados, não foram estes, à vista de todos, que bombardearam as bancadas da Luz com petardos, só por acaso não provocando mortes, com a posterior conivência da Polícia? Não digo que os NN sejam santos e a PSP esteja de má-fé, que haja um conluio para denegrir a imagem e prestígio do clube como acabou por acontecer, mas factos são factos, são factos...
Abraço,
Zé Amaral