quarta-feira, setembro 24, 2008

A crise de confiança de Quim

Uma equipa de topo tem de ter forçosamente um guarda-redes de qualidade indiscutível. Desde os tempos de Preud'homme que isso não vem sucedendo no Benfica. E este aspecto tem sido um factor que tem contribuído para o nosso insucesso desportivo.
Não sendo um predestinado, é justo dizer que Quim cumpriu cabalmente na época passada, cotando-se, na minha opinião, como o jogador mais valioso do plantel. Os primeiros jogos desta época davam claramente a ideia de que ele iria estar ao nível a que nos habituou. Com o jogo da selecção, onde esteve particularmente infeliz, parece que tudo se desmoronou. A confiança já não é a mesma, como podemos constatar em Paços de Ferreira, e isso é motivo para nos deixar bastante apreensivos. Se em termos defensivos o Benfica já deixa muito a desejar, tudo se complica se o guarda-redes começa também a não corresponder. Ainda se olhássemos para o banco e víssemos alternativas credíveis não havia problema de maior. O pior é que entre Moreira e Moretto, venha o diabo e escolha. Assim sendo, só nos resta esperar que esta instabilidade seja passageira e Quim volte a ser o elemento preponderante que tem sido. Caso contrário, estamos tramados.

12 comentários:

Ricardo disse...

Cara Karadas,

Concordo que é importante ter um bom guarda redes. Vale muitos pontos por época.
Quanto ao resto do post não concordo com quase nada.
Antes e depois do Preud'homme tivemos bons guarda redes, ou pelo menos, que não comprometeram.Isto com excepção da meia época entregue ao Moretto.
O Helton está farto de dar frangos, o Rui Patricio também. O Quim também tem direito a falhar ou não?
O Moreira enquanto foi titular (sobretudo antes das lesões) sempre deu garantias, e aguentou estoicamente as criticas.
Quem não se lembra da exibição do Moreira em Rosenborg?
Contrariamente ao Quim e ao Moretto, nunca ouvi da boca do Moreira um queixume. É um grande profissional que merece toda a confiança dos adeptos.

utopia disse...

POis é verdade Quim 'tá na mó de baixo... mas que é muito bom keeper é...
A verdade é que o Moreira é um gr certinho... e Moreto no Setúbal era verdadeiramente fantástico. Sofre claramente de uma crise enorme de confiança - porque entre os postes ele é muitissimo bom...
Mas Quim certamente voltará dentro de pouco tempo a ser o mesmo Quim.

karadas disse...

Caro Ricardo
A diferença entre um bom guarda-redes e um grande guarda-redes, é que o primeiro limita-se a não comprometer e o segundo, para além de fazer o mesmo que o primeiro, ainda consegue fazer as defesas impossíveis. É exactamente este tipo de guarda-redes que o Benfica não tem desde Preud'homme. Se olharmos para as grandes equipas observamos que praticamente todas elas têm guarda-redes deste calibre. Provavelmente, essa é uma das razões que as leva a ter bons resultados.
Por outro lado, uma defesa que não tenha confiança no seu guarda-redes, nunca poderá ter um bom rendimento porque sabe que sempre que falhar o seu guarda-redes não estará lá, na maioria das vezes, para rectificar o seu erro.

karadas disse...

Caro Utopia
O Moreira sempre foi um guarda-redes que não me merece a mínima confiança. A sair dos postes é um completo descalabro, bem pior do que Quim.
Moretto poderia ser uma boa aposta, caso não fosse tão frágil psicologicamente. No V. Setúbal, fazia exibições fantásticas porque a pressão não existia, a camisola não lhe pesava.

Ricardo disse...

Caro Karadas,

Grandes guarda-redes existem meia dúzia e nem todas grandes equipas os têm. São poucos, muito poucos, e também falham.
O Belga era sem sombra de dúvida um grande guarda-redes.
No entanto, Porto, Sporting e Guimarães (ficou à nossa frente logo é um concorrente directo) não têm melhor do que o Quim. Portanto, não é pelo Quim que nós ficamos em desvantagem.
E falando em história pós-michel relembro apenas que tivemos nas nossas fileiras o Enke. Actualmente é o titular da Alemanha. Era e é um guarda-redes de grande qualidade.

utopia disse...

Karadas,
Relativamente ao Moreira gostava de o vêr jogar de novo... e Moreto é de facto uma pena, porque ele tem potencialidades para ser um gr muito acima da média, mas parece-me que já não chegará lá, e é pena...
O problema do Quim é o da altura se bem que ele sabe dar bem a volta ao assunto. Precisamos dele em grande já!

karadas disse...

Caro Ricardo
Não queiramos comparar o Quim com a nata dos guarda-redes das melhores equipas europeias porque a diferença é significativa. Exemplos? Aqui vão: Man. United, Chelsea, Liverpool, Arsenal, Real Madrid, Barcelona, Inter, Milan, Juventus, só para citar alguns. Chega?
Tivesse o Benfica guarda-redes deste nível e veríamos quantos mais pontos somaríamos no final do campeonato. Se calhar, os suficientes para sermos campeões.

Ricardo disse...

Caro Karadas,

Eu não disse que o Quim fazia parte dos melhores europeus.É só ler o que escrevi.
Disse que servia. O Benfica não fica a perder com os rivais nacionais por causa do guarda-redes. A luta do Benfica não é ganhar a Champions, é ganhar o campeonato.
Não temos dinheiro para comprar nem o Casillas, nem o Chech, nem o Buffon...
No entanto, discordamos também sobre a qualidade dos guarda-redes de alguns colossos apontados...
O Liverpool tem o Reina, que não é extraordinário.
O Arsenal tem o Almunia...
O Dida e o Kalac no Milan têm estado muito mal...
O Júlio Cesar do Mourinho tem andado a discutir a titularidade da selecção do Brasil com o Helton...

Anónimo disse...

Carto Karadas,

O quim é titular do Benfica (à excepção daqueles meses em que o Koeman injustamente tirou-lhe a titularidade) à 4 épocas. Que me lembre foram muito poucos os jogos que comprometeu. Mesmo o recente da selecção não considero que tenha dado frangos.
Sabe qual é o problema do Quim? É o de se chamar Joaquim, um nome bastante português. Se se chama-se Kimsovski,DiQuim,Kim ou algo parecido teria certamente outro valor.
E para responder ao Utopia, embora não pareça o Quim tem a mesma altura do Vitor Baía, 1,85m o que não será por aí.
Já agora porque não fala das duas defesas fantásticas que fez em Paço de Ferreira e que seguraram a vitória, uma delas mesmo nos últimos segundos.
Eu até a maioria das vezes concordo consigo, mas últimamente os seus posts não têm muita razão de ser...

Abraço,

Pedro Sousa

utopia disse...

Caro Pedro,
Eu não coloco a qualidade do Quim em dúvida, aliás quanto a altura se nos lembrarmos do Bento e do extraordinário gr que foi está tudo dito - ponto final no assunto.
Mas é verdade quanto aos meus post's, ando numa onda futebolistica "depressiva" o que certamente influencia significativamente as minhas análises... tenho que concordar com esse facto. Para ser sincero as minhas espectativas estão ao nível mais baixo de que me lembro. No jogo contra o Nápoles nem tive coragem de vêr o jogo e a certa altura nem me interessei pelo resultado... dá para vêr, não é...
Isto tudo porque adoro futebol enquanto espectáculo e do Benfica nem se fala.

Saudações cordiais.

Anónimo disse...

Caro Utopia,

Somos dois, eu também não tive coragem de ver o jogo do Nápoles, e as minhas espectativas para o que aí vem também não são as melhores. E tenho de concordar com algo que o Quique disse, o Benfica não vem nos últimos quatro anos de uma dinâmica de vitória, pelo que é injusto pedir isso a estes jogadores nesta fase independente da sua qualidade. Eu acresecentava não 4 anos mas pelo menos 14 ou seja desde o título de 94.

Um abraço,

Pedro

utopia disse...

Caro Pedro,

"o Benfica não vem nos últimos quatro anos de uma dinâmica de vitória, pelo que é injusto pedir isso a estes jogadores nesta fase independente da sua qualidade. Eu acresecentava não 4 anos mas pelo menos 14 ou seja desde o título de 94."

Isto é que é traumatizante, verdadeiro e traumatizante. E o que mais me incomoda é o sistemático achincalhamento do nosso clube pelos adversários, a humilhação permanente. Já não bastam as incapacidades, temos ainda que levar com o gozo dos outros.
Melhores tempos virão... quando não sei...

Saudações cordiais.