sábado, agosto 30, 2008

Tudo normal no reino da Luz

Se dúvidas houvessem quanto à vontade de Katsouranis em permanecer na Luz, hoje ficaram completamente dissipadas. Aquilo que o grego fez é inqualificável e deveria merecer por parte dos responsáveis encarnados o tratamento adequado. A sua atitude condicionou a actuação da equipa e só não teve consequências mais gravosas porque a azelhice do F.C. Porto e o bafejo da sorte nos acompanhou nos derradeiros trinta minutos da partida. Seja como for o empate final é um péssimo resultado que em nada favorece as nossas aspirações.
Quem assitiu ao jogo não pôde evitar uma sensação de déjà vu. O Benfica revelou as carências de outras épocas: fraca mentalidade; pouca agressividade defensiva; falta de discernimento na construção das jogadas ofensivas; individualismo em detrimento do colectivo; deficiente cultura táctica, defensiva e ofensiva e deficiente condição física que origina as caricatas lesões musculares que somos obrigados a ver época após época e que só nos ridicularizam perante os nossos adversários (consta que o actual preparador físico é um dos melhores da Europa. Fará se não fosse!).
A nível individual, há que ressaltar as prestações de Quim (livrou-nos da derrota); Luisão, imperial na defesa e Yebda, o "coxo", que de jogo para jogo vem cimentando a sua influência na equipa. Quanto a prestações negativas salientaram-se Aimar que continua a não justificar o estatuto de estrela com que veio catalogado; Reyes, que revelou bons pormenores técnicos mas foi inconsequente; Di Maria, igual ao do ano passado; Carlos Martins com a bitola exibicional que sempre teve no Sporting e Katsouranis que ultrapassou os limites do admissível.
E para compor o ramalhete ainda tivemos que levar com aquele energúmeno que resolveu entrar dentro de campo para agredir o fiscal-de-linha, o que nos deve valer uma interdição do estádio e assim jogarmos com o Sporting fora da nossa casa.
Convenhamos que melhor início de campeonato do que este era difícil. Valha-nos que já vamos estando habituados, o que de alguma forma minimiza a frustração de mais um ano de jejum em matéria de conquistas.

13 comentários:

Anónimo disse...

Tenho ouvido muitos dizer que é o Di Maria da época passada e não concordo de todo! acho que fez um bom jogo mas com pouco apoio pois a equipa não avançava no terreno com cabeça..No entanto gostei de muitas coisas vindas do medalhado

Anónimo disse...

Gostei do jogo e gostei do benfica. jogar só com 10 custa mais

karadas disse...

Caro Zuzarte:
O Di Maria tem carradas de futebol nos pés. O problema é que teima em abusar do individualismo. Se corrigir essa parte, estou convencido que temos homem.

Anónimo disse...

o aimar e o reyes ainda nao estao na sua devida forma. temos que dar tempo! alias os dois tiveram ambos grandes oportunidades! eles vieram sem forma. deiam tempo!
Quanto ao di maria, já esperava uma exibição assim - apagada! foi sempre assim na época passada! é um jogador que só joga bem pela selecçao argentina contra os jovens imaturos de outras seleçoes!
deviamos te-lo vendido!

Nuno
Força Benfica

Ricardo disse...

Caro Karadas,

Não percebo. Sinceramente não percebo. Se é tudo tão mau, quais são as razões? É que nunca leio essa análise mais profunda. Não acredito em karma nem em fado.

Quanto ao jogo de ontem, o resultado não foi mau. O mais preocupante foi a falta de inteligência táctica revelada.
O Benfica não pode jogar com um meio campo daqueles, sobretudo contra o Porto.
Só o Yebda é que tem caracteristicas para defender, o resto são jogadores de ataque. O Quique falhou em toda a linha.
Ainda por cima após o golo do Porto aos 10 minutos, instalou-se uma anarquia inexplicável, até o nosso jogador mais defensivo do meio campo andava em todo o lado...

Ainda uma nota final sobre o Yebda, como é óbvio é um jogador com grande influência na equipa, sobretudo pela posição que ocupa. O 6 tem um papel fundamental no futebol. Ainda por cima no jogo de ontem jogou sozinho a defender. No entanto, continuo a subscrever tudo que disse sobre ele, jogador vulgar pouco disciplinado tácticamente, não devia ser titular.

Anónimo disse...

Qual interdição qual carapuça! Qual o regulamento onde lês-te isso. Mukta até 15.000 € é o máximo previsto.
Deixa-te de pessimismos e sê benfiquista.

karadas disse...

Caro Anónimo
Ainda bem que não vamos sofrer uma interdição. Melhor assim. De qualquer forma não invalida aquilo que escrevi.
Mais do que pessimista, sou realista. Os muitos anos sem ganhar nada tornaram-se assim.

karadas disse...

Caro Ricardo
Claro que o problema do Benfica não reside nalgum mau olhado que nos lançaram. O problema do clube está na péssima política desportiva que tem sido seguida ao longo dos anos. Há quem acredite que com Rui Costa tudo será diferente para melhor. Eu não faço prognósticos até porque me falta a bola de cristal. Prefiro ficar à espera de ver o que acontece. Nada como ver para crer. No entretanto, não encontro razões para estar optimista.

Ricardo disse...

Caro Karadas,

Não acho que nesta época estejamos condenados ao fracasso. De facto, vimos uma equipa muito pobre, sobretudo tacticamente. Mas ainda faltam muitos jogos, temos tempo para trabalhar.
No entanto, concordo plenamente que temos tido uma péssima politica pelo menos desportiva. Não é de agora. É evidente. Logo, não percebo tantas reservas a um outro projecto directivo. Não estamos condenados ao LFV.
Deixo um nome em cima da mesa: Bagão Felix.

karadas disse...

Caro Ricardo
Relativamente a um novo projeto directivo subscrevo plenamente. Não sou um apaniguado do LFV. Reconheço-lhe méritos na recuperação financeira do clube mas fico por aí. A sua gestão desportiva tem sido um desastre e nem um campeonato ganho lhe salva a pele. Seis ou sete anos de mandato(já são tantos que nem me recordo quantos) num clube com a grandeza do Benfica não pode resultar apenas num título conquistado (as Taças de Portugal não contam pela sua quase insignificância - e que me lembre só acrescentámos uma à sala de troféus)

utopia disse...

Caro Karadas,
Concordo com quase tudo... o comportamento de Katsouranis, no meu entender é muito estranho - o penalty é bizarrissimo e aquela entrada é peculiar... este homem não pode estar bem emocionalmente... talvez o banco lhe faça recuperar a inteligência - aliás ele não deveria ter ficado.

Aimar e Reyes ... pois não sei... o Di Maria na esquerda acho que pode render.

Quanto a Carlos Martins não concordo... o resto do campeonato dirá qual de nós dois tem razão... mas creio que ele será o dínamo de toda a equipa.

Este resultado deixou-me com um ataque de nervos... já não tenho paciência para não ganhar jogos ao POrto, questiono-me se tenho disponibilidade para assistir a jogos entre o Benfica e o POrto. Aliás se as coisas continuam assim... mais do mesmo... pois não sei.

Abraço.
Vitor

utopia disse...

Só mais uma cena,
É claro que a atitude daquele indivíduo é ridícula... mas eu como todos vocês estamos sem paciência para a arbitragem portuguesa... no entanto bem vistas as coisas foi uma arbitragem correcta.
Mas eu neste momento tenho uma desconfiança brutal no que se refere a todas as arbitragens - devemos estar bem atentos, até porque penso que a côr clubistica do meu homónimo que dirige a arbitragem é esverdeada... eu acho que a nomeação de Jorge Sousa foi muito peculiar... mesmo muito, devemos estar atentos... porque se fôr preciso manifestarmo-nos d eforma correcta deveremos fazê-lo.

Abraço a todos.

Anónimo disse...

Caros Ricardo e karadas: corroboro plenamente as vossas críticas e desencanto em relação às desastrosas políticas (pelo menos no plano desportivo) que mancham o consulado LFV.
Na verdade, anos e anos de completo desnorte com a chancela LFV conduziram-nos a uma situação insustentável de que temos de saír o mais rapidamente possível (e espero que o Rui Costa lance as bases para o conseguirmos): 1 equipa medíocre, sem qualquer estabilidade (de técnicos e jogadores), perfeitamente desapoiada (nem se preocuparam em perceber o que de bom se fazia em clubes com organizações sedimentadas e eficientes), que se traduzia num futebol sofrível e na tendência para falhar na hora da verdade.
E este clássico acabou por espelhar fielmente estes problemas que se arrastaram tempo demais e que agora vão custar a dissipar. Nem o facto de o FC Porto ter disputado toda a partida com 1 jogador a mais (até à respectiva expulsão, o próprio Katsouranis, que precisa urgentemente de ser levado a um psicólogo) e o facto de a equipa estar em (novo) processo de renovação (apesar de tudo, o FC Porto apresentou mais caras novas) e com procupantes problemas físicos atenua a frustração de um jogo que foi perfeitamente controlado, desde logo no confronto táctico, pela equipa de Jesualdo. Aliás, para quem é considerado um mestre na táctica, foi no mínimo "kamikaze" a forma como Quique armou a equipa para um desafio desta magnitude...
O cenário de desastre fica completo com a situação lamentável protagonizada por um adepto mas que o clube da Luz pagará bem caro.
Mas porque o futebol não esgota o plano desportivo do clube mais ecléctico do país, não é possível ignorar que nas modalidades se confirmam os piores receios decorrentes do afastamento de treinadores campeões, e refiro-me concretamente aos casos do futsal e andebol. Também aqui estamos entregues à bicharada...
Mas se é certo que dificilmente esta direcção pouco séria e até histriónica de LFV vá acabar bem para o SLB (ele seguramente não terá problemas, a exemplo de Vale...), o que mais me assusta (e não fiquei descansado ao ler o comentário de Ricardo) é o perigo de, face à necessidade de mudança, o SLB caia em aventureirismos ou em gestores bem mais questionáveis que LFV.
Com efeito, é grave que ao cabo de tantos anos de gestão LFV não se veja no SLB alguém capaz de avançar para a presidência, nomeadamente alguém com créditos firmados em termos de capacidade de liderança, rigor, conhecimento do meio (Rui Costa não me parece, ao menos por enquanto, sucessor viável, e muito menos Bagão). Espero que apenas se deva à minha ignorância da realidade do clube...
Zé Amaral