segunda-feira, agosto 04, 2008

Primeira vitória mas com pouco substracto

Finalmente uma vitória que nos permitiu ganhar o torneio, embora a equipa continue sem convencer, estando ainda muito longe dos níveis mínimos exigidos. Muita insegurança na defesa, um meio-campo que não consegue segurar a bola nem organizar o jogo, e um ataque que não é servido nas melhores condições. Os reforços prometidos tardam em chegar e o campeonato está aí à porta com a dificuldade acrescida de as primeiras jornadas serem para nós de grande exigência. Quique tem uma tarefa árdua pela frente e pelo que vou observando tenho sérias dúvidas que consiga enfrentá-la positivamente.

11 comentários:

Anónimo disse...

Para não estar sempre a bater no ceguinho aproveito para destacar uma nota positiva. Gostei muito do Ruben Amorim na direita. Não estava nada à espera.
Para voltar a bater no ceguinho destaco: Miguel Vitor a defesa direito. Espero que se seja uma experiência de verão porque assim a equipa fica completamente coxa.
Noticia surpreendente é o interesse do Benfica no Sereno. Oh meu Deus mas porquê???

Ricardo

Unknown disse...

É incrível como se está sempre a criticar. Sempre com pouca confiança!

karadas disse...

Dyktus
Quando a crítica é pertinente não vejo porque não fazê-la.

karadas disse...

Ricardo
Para mim, uma das lacunas do plantel reside exactamente no lado direito da defesa. Nem Nelson, nem Máxi Pereira constituem opções credíveis para o lugar. Daí se perceba que Quique tenha querido observar Miguel Victor naquela posição.
Quanto ao Sereno, a ser verdade, presumo que seja para colmatar a eventual saída de Luisão que ao que parece o Benfica está interessado em vender pois é um dos poucos jogadores que tem mercado.

Anónimo disse...

Caro Karadas,

É verdade que os primeiros 10 minutos foram um pouco tremidos, mas também não foi assim tão mal, e para quem pensava que ia levar uma sova do Guimarães acho que a equipa na primeira parte não este assim tão mal.
Ruben Amorim (de facto sou também dos que pensa que não é com este tipo de jogadores que vamos lá) esteve nos dois golos e com uma actuação positiva. Miguel Vitor surpreendeu-me, mesmo a lateral direito. Entre jogadores que atacam mal e defendem ainda pior, sempre prefiro alguém que soube defender, e ele fê-lo quase sempre bem, apesar de achar que é o melhor central que temos a par de David Luiz. Este miúdo bem trbalhado promete. Katsouranis a 6 também não esteve nada mal. Cardozo, confirma-se como sendo o melhor PL que temos. Aimar partindo um pouco mais detrás pode ser decisivo, mas para mim uma das boas surpresas tem sido o miúdo Urreta que quando recebe a bola (e principalmente do lado esquerdo) parte sempre em direcção à baliza, sem medo como deve ser um extremo, bem melhor que Di Maria costuma fazer por se perder muitas vezes em fintas desnecessárias.Infelizmente a qualidade não abunda. Este Balboa parece ser um erro de casting (lembram-se do Taument?) e vamos ver como vai reagir o Carlos Martins quando começar a aquecer o banco, já para não falar daqueles que já estão há tempo demais no Benfica e que são cancros de balneário como o Luisão ou o Nuno Gomes.

A ver vamos!

Abraços,

Nherie

Unknown disse...

Sim quando é pertinente, concordo plenamente, quando é constante, dificilmente consegue ser totalmente pertinente.
Ou será que não é pertinente fazer um elogio. Por exemplo:
-em relação aos novos métodos de treino aplicados.
- nova politica de contratações (jogadores de maior qualidade)
-mensagem para os jogadores, que só está na equipa quem realmente quer jogar pelo Benfica
- (e poderia dizer mais algumas)

Quando a opiniões (que são pessoais, e por isso não se discutem), a minha é que as experiências devem-se fazer agora, para que não se façam durante a época. E até acho que é bom este ano não sermos campeões da pré-época, pois assim tanto a equipa como os jogadores vão mais concentrados e menos convencidos, como tem acontecido até aqui.

Anónimo disse...

Caro Dyktus,

Sinceramente acho que é por causa da falta de sentido crítico dos benfiquistas que ainda temos o Exmo. Senhor Vieira como Presidente. Os sócios e simpatizantes bastam-se com o discurso incendiário e truculento. Não acho que se deva pedir só vitórias, queria apenas um projecto sustentado com um rumo, queria pessoas que representassem o clube com dignidade. Não é o que temos nem o que tivemos nos últimos 15 anos (Vilarinho, Vale, Damásio and so on..)
Parece que sempre que acaba uma época temos que esquecer todos os erros de palmatória cometidos, as contratações em massa e as dispensas em catadupa. Lembro-me de um Janeiro em que entraram pela porta adentro Moretto-Fonte-Marco Ferreira – Robert – Manduca – Marcel!!!. O que é feito do Marcel que só custou 3,5 milhões??
Referes que há uma nova política de contratações, com jogadores de maior qualidade e lembro-me do Rodriguez e do Aimar. Um com o futuro e o outro com o passado. Um com a próxima transferência a ser feita para o Barcelona o outro a ser recambiado para River Plate a 25% do preço que pagamos.
Sem querer tirar o lugar ao Professor Bambo tenho a certeza que o Benfica precisa de uma nova direcção (e já agora do Manuel da Costa e um defesa direito… e ok um avançado bom… móvel de preferência)
Ricardo

karadas disse...

Manuel da Costa é de facto um miúdo com enorme potencial, mas com uma cabecinha que, por enquanto, deixa muito a desejar. Se descurar este pequeno grande pormenor é bem provável que seja mais um daqueles jogadores a passar ao lado de uma grande carreira. A ver vamos o que o futuro lhe reserva.

utopia disse...

Oi people eu este ano tenho tido o previlégio de poder assitir a alguns treinos do benfica e digo-vos que o que se observa é muitissimo bom - aos olhos de um leigo.
Não me parece minimamente necessária a aquisição de mais quem quer que seja - a saída de Makukula é o único erro que descortino neste defeso (Petit iria perder o seu espaço este ano).
Construir uma equipa com automatismo e confiança reciproca é muito difícil - MAS ESTE TREINADOR É MESMO MUITISSIMO BOM, não é um qualquer e assuguro-vos é mesmo melhor que Mourinho(o Benfica tem que prolongar rapidamente o seu contrato)... VAMOS TER DE CERTEZA UMA EQUIPA COMPETITIVA E A PRATICAR BOM FUTEBOL. E Rui Costa conseguiu mudar o paradigma das contratações - afinal ele é mesmo aquilo que eu pensava ser.

Unknown disse...

Vamos então falar da Direcção, tema que eu não tinha abordado.
O que é que temos de ter mais em conta, a recuperação do clube (ñ so financeira), ou os erros que houve na gestão do futebol?? Para mim o Benfica não é só futebol, é um clube grande, e como grande que é demora algum tempo a erguer-se, e como não há manual para estas situações é normal que por vezes se cometam erros. Para mim o único pecado grave desta direcção é não os assumir frontalmente, mas nem tudo pode ser perfeito. Não sigo cegamente esta direcção, tenho o meu espírito critico, e há alguma situações que não concordo, mas no quadro geral acho que se têm feito mais coisas boas que coisas más. Situação que já não via à vários anos. Quanto a eleições enquanto não aparecer alguém que eu acredite ser melhor que os que la estão, têm o meu apoio! Pois o principal cancro no Benfica é o desejo de poder, é daí que saem todas as noticias do balneário e do interior do clube. Agora mudar só por mudar, para ficar no fim com uma direcção pior, não me perece uma boa opção!

utopia disse...

Concordo em absoluto dyktus... no entanto eu vejo mudanças a sério... daquelas que não enganam ninguém... agora o determinante nisto tudo é prolongar o contrato com o treinador (por mais 2 anos) e estabelecer uma estratégia de aquisição e dispensas para se poder gerir com inteligência os negócios e a promoção da trata da casa. Há um jogador que este ano é junior de nome Camará, que poderá subsituir Katosuranis (sem espinhas) já em 2009... fixem essse nome.