sábado, agosto 30, 2008

A parte mental

Ainda agora vamos na 2ª jornada e o embate desta noite já tem uma capital importância para o Benfica. Uma derrota deixa-nos em muito más condições para o resto do campeonato, e mesmo o empate está longe de constituir um bom resultado. Mais do que a valia do F.C. Porto, do que eu tenho mais receio é dos nossos próprios jogadores. Receio que acusem a responsabilidade, que entrem medrosos e descrentes das suas capacidades, o que é meio caminho andado para que as coisas efectivamente não corram bem. Quem for mais forte mentalmente terá seguramente mais possibilidades de vencer a partida. Espero por isso que, neste aspecto, o trabalho de casa tenha sido feito convenientemente.

7 comentários:

Ricardo disse...

Caro Karadas,

Sinceramente não percebo o dramatismo. É preciso encarar isto como mais um jogo do Benfica. Não se perde nada, não se ganha nada. É a melhor atitude mental para não enfrentar bloqueios.
Tenho algum receio do ataque do Porto. Aquela dupla Lisandro-Hulk... No entanto, não me lembro de ter visto uma defesa do Porto tão insegura. Todos os defesas têm estado a falhar, temos que aproveitar.

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

Ainda bem que não és jogador do Benfica, pois se fosses ai sim, pelo teu post percebe-se o teu medo, ansiedade, que como realmente dizes são meio caminho andado para a derrota. Ainda bem que parece que o nosso treinador é consciente o suficiente para perceber que este é um jogo importante mas em nada decisivo, o que certamente diminuirá a pressão e fará com que teremos uma boa prestação.

Aposto que amanha será dificil criticar!!

Anónimo disse...

Este é um excelente desafio para o SLB, permitirá ajustar as axpectativas dos adeptos (espero que sem se entrar emeuforias ou depressões...), testar já em grande tensão e motivação as reais capacidades da equipa e do treinador. Se é certo que esta clássico vem ainda muito cedo dado o nosso estádio de preparação e entrosamento, é uma oportunidade de afirmação total que não podemos desperiçar e não há desculpas para o falhanço (derrota ou empate), ainda mais sendo o jogo na Luz. Embora esta partida não decida mais pontos que qualquer outra, é nos grandes clássicos que verdadeiramente os candidatos ao título se assumem e as grandes equipas se revelam. Tanto tempo depois, é altura de o SLB voltar a dar asas ao sonho!
Zé Amaral

Anónimo disse...

eu nao tenho confiança. o que eu receio é a falta de entrosamento e o comportamento da equipa de arbitragem!

karadas disse...

Para os mais desprevenidos é bom lembrar que o F.C. Porto raramente perde pontos com as equipas de menor dimensão, daí a importância capital do jogo como eu refiro no post.
Uma eventual derrota dá cinco pontos de vantagem ao nosso adversário, o que alheado a uma dinâmica de vitória que o F.C. Porto ao longo dos anos nos vem habituando, diminui-nos claramente as possibilidades de voltarmos a reconquistar o tão ambicionado campeonato.
Pensar que num cenário de derrota tudo é ainda possível, é esquecer tudo o que tem acontecido nestes últimos anos. É acreditar no Pai Natal e revelador de uma grande dose de ingenuidade.

Ricardo disse...

Caro Karadas,

Ingenuidade é ganhar 1 jogo treino (e por 1-0) ao Feyenoord e ficar muito entusiasmado.
Maturidade é depois de ganhar hoje ao Porto manter a noção que ganhamos muito pouco, e que o campeonato acaba lá para Maio de 2009.