segunda-feira, agosto 25, 2008

Constatações

Os últimos jogos da pré-época e o jogo frente ao Rio Ave, permitem-nos concluir que há no onze titular do Benfica alguns equívocos que urge corrigir. A dupla Ruben Amorim/Maxi Pereira não serve os nossos interesses, pois são entraves à capacidade ofensiva da equipa. Por outro lado, a dupla Cardozo/Aimar continua a não carburar devidamente. O argentino não consegue jogar de costas para a baliza, sendo evidente que não possui características físicas nem especial à vontade para actuar naquela posição por muito que o jogador diga o contrário. Quanto ao paraguaio, é a velha história da falta de mobilidade. O seu estatismo torna-o uma presa fácil para os adversários. Mas mesmo que ele se movimente e descaia numa das alas, depois temos o problema de não haver ninguém na área para finalizar. Ou melhor: ter temos, só que esse alguém chama-se Aimar, o que não resolve a questão como pudemos observar ontem nos mal sucedidos cruzamentos para a cabeça do argentino.
Em suma: Quique tem aqui dois problemas por resolver e convinha que os solucionasse já no jogo com o F.C. Porto por razões óbvias que nem vale a pena abordar.

16 comentários:

Anónimo disse...

Amigo Karadas, subscrevo no que dizes neste post em absoluto, e surpreende-me o facto de tanto Quique como o Rui terem já gasto tempo em demasia - não tanto que por vezes tenham decisões erradas, pois são ainda "novatos", o primeiro no Benfica, o segundo nas suas actuais funções. De facto, embora o flop das últimas temporadas não permitisse sonhar com mais que uma equipa com mais incógnitas que certezas (mais um novo ciclo...), não esperava que a escassos dias do fim das inscrições, o SLB ainda apresentasse um plantel sobrelotado com jogadores como Edcarlos, Bynia, Vítor ou Bastos - ressalve-se que defendo que estes 2 últimos deviam se deviam manter nos quadros do SLB, mas a evoluír noutros clubes que para tal lhes dessem condições - e, ao mesmo tempo, se visse forçado a jogar com uma defesa remendada (não devíamos ter deixado escapar Meira só por causa do ordenado para contratar Sidnei, com naturais dificuldades de adaptação) e um meio campo altamente deficitário ( basta constatar que, se há três opções para extremo-esquerdo, não há quem possa substituír Aimar ou Martins no esquema em que Quique parece apostar, a que se soma a ausência de um extremo-direito que se afirme, já quase endémica no SLB dos últimos anos). Curiosamente, a lacuna cuja tentativa de suprimento anda na ordem do dia, segundo ponta-de-lança complementar a Cardozo talvez até possa ser colmatada pelo Nuno Gomes. Aliás, um dos principais problemas que o SLB (e em claro contraste com os seus rivais) vem evidenciando é a falta de referêcias, vozes de comando, sobretudo na equipa principal, que seriam preciosos para a rápida coesão de um grupo que na sua quase totalidade está ainda a dar os primeiros passos no SLB (Petit e Assis, cuja ausência ainda virá a ser notada no meio campo, podiam desempenhar esse papel...). Mas pronto, já se viu que neste clbe o que é bom, ainda que nas mais das vezes não passe de simples quimera. Só espero que, perante as previsíveis dificuldades, este clube não prossiga o seu autodestrutivo caminho de fazer e desfazer equipas de 6 em 6 meses, e com isso arruinar carreiras de tantos proffisionais. Não é tempo de carpir mágoas e sim de cerrar fileiras, pois importantes desafios se aproximam!

Anónimo disse...

Desculpem o quanto abuso da vossa paciência, mas só queria ainda realçar que, num SLB onde tanto se nota a carência de um lateral-direito digno desse nome, há pouco tempo se abdicou de dois que poderiam perfeitamente constituir opções válidas (caso a infalível prospecção da Luz tivesse tido a coragem e inteligência de apostar, ao menos por via de um empréstimo, no primeiro, e José Veiga não tivesse feito através do segundo mais um desfalque na então campeã equipa do SLB): Miguel Lopes e João Pereira. De resto, ambos internacionais da selecção portuguesa de sub-21, onde o SLB há muito não mete praticamente ninguém. De resto, Lopes acabou de rubricar portentosa exibição contra o seu antigo clube, pelas cores do Rio Ave, a ver vamos se lhe dá seguimento ao longo da época. É por essas que tanto da mística (não me refiro à revista proagandística com esse nome...) e da gala em ter "prata da casa", grande parte da elite dos jogadores portugueses de cada tempo se vem perdendo cada vez mais no nosso SLB.
Zé Amaral

Anónimo disse...

Já agora, só uma errata: no primeiro comentário há uma frase em que incorro em ostensivo duplo erro. O que eu queria dizer era: Mas pronto, já se viu que neste clube o que é estrangeiro é bom, ainda que nas mais das vezes não passe de simples quimera. As minhas desculpas.
Zé Amaral

karadas disse...

Esperemos que até 2ª feira, Rui Costa e LFV nos dêem motivos de satisfação em matéria de contratações.

utopia disse...

Caro Zé e Karadas,
Infelizmente concordo com tudo o que escreveram... eu vivo apaixonadamente o clube - sou sócio. Nâo vou tantas vezes ao estádio como queria por questões financeiras (preço dos bilhetes e das cadeiras de cativo).
Confio inteiramente no treinador, mas existem lacunas no plantel que se vão agudizar com a saída de Nelson (porque ficamos sem alternativa para o lado dto da defesa). Para Carlos Martins não há alternativa, para Cardozo/Makukula, não há alternativa, no meu entender Nuno Gomes não é - apesar de ser um excelente profissisonal.
Só faço uma ressalva quanto a Bastos (é mesmo bom jogador - no entanto só tem 18 anos).
Acredito que contra o Porto possamos não perder o jogo - isso é determinante.
Não podemos esquecer que não podemos investir mto mais na equipa, pk este ano não vamos à liga dos campeões.
Abraço.
Vitor

Anónimo disse...

karadas, estou convencido que nao vem mais ninguém senao os jornais estavam já fartos de especular novamente! o melhor jogador que o Benfica neste momento tem é de longe o carlos martins. se ele nao jogar contra o FCP, estamos tramados!
Cumps.

Nuno
Força Benfica

karadas disse...

Anónimo:
Como já escrevi anteriormente, se não vier mais ninguém Rui Costa ficará em muito maus lençóis.

Anónimo disse...

A coerência com que falam neste blog nem parece própria de lampiões. Os meus parabéns.

Ricardo disse...

Caro Karadas,
Sou muito crítico em relação a muita coisa, politica de contratações incluída (…e que politica meu deus…). Quem tiver tempo que leia os comentários que vou por aqui deixando. No entanto, não acho que estejamos condenados a fazer uma má época.
Temos o melhor treinador dos 3 grandes e temos que lhe dar tempo para construir uma equipa que jogue um bom futebol. Não precisamos de ter estrelas para todas as posições, precisamos de uma equipa, aproveitar os pontos fortes, esconder os pontos fracos. O desespero dos adeptos certamente não ajudará. Trememos em Vila do Conde e depois?
O que precisamos melhorar o mais rápido possível: a defesa. É difícil ser campeão a defender mal.
Elogio final: Cardozo. Acho que temos um ponta de lança de qualidade mundial. Um jogador que tem sobretudo futuro. É com gajos como estes que vamos lá, não é com Aimares. No entanto, é um avançado com características muito particulares, é preciso saber jogar com ele. Bem aproveitado, ambientado, descansado, certamente será o melhor marcador do campeonato.

karadas disse...

Caro Ricardo:
Não corroboro da sua opinião relativamente ao valor de Cardozo. Um ponta-de-lança de excelência no futebol moderno, não pode jogar com apenas um pé, tem de possuir poder de drible, deve ter velocidade (de ponta e de execução)e, se possível, jogar bem de cabeça. Ou seja, tudo características que o paraguaio não tem.
Se a isto juntarmos o facto de jogar acompanhado de Aimar, facilmente percebemos o porquê de o índice de concretização da equipa ser tão baixo.

Ricardo disse...

Caro Karadas,

Um ponta de lança é bom se marcar golos. Ter um avançado que marca 25 golos por época vale ouro. Eu acho que ele vale essa marca. Tem um remate tremendo.
Não estou a comparar mas dou um exemplo: Jardel. Era um jogador completo? Veloz? Jogava com os dois pés? Bom poder de finta? Não, não, não, não, e sim era um avançado diabólico.
No entanto, era preciso pôr o Jardel a jogar.
Concluindo: O Cardozo era o último jogador que eu vendia.

karadas disse...

Caro Ricardo:
É verdade que o Cardozo marcou muitos golos. Mas quantos mais não marcamos pela sua forma de jogar?
Atenção que eu não estou a dizer que ele não presta. Apenas digo que ele não é tão bom como o pintam ou se quiser talvez não precisemos tanto dele quanto se possa pensar. Na minha óptica, penso que precisamos de jogadores mais móveis no ataque, que criem desequilíbrios, que não sejam tão previsíveis.

Ricardo disse...

Caro Karadas,

Não acho que o Cardozo tenha feito uma grande época no ano passado.
Acho que pode fazer melhor neste ano.
Teve férias e pré-época (atenção: o di Maria não teve), conhece o campeonato e o país. Acho que pode ser o ano dele.
Também acho que tirando os que marca de penalti, é um jogador que marca os golos que os avançados medianos não marcam. O Benfica precisa de um goleador, todas as grandas equipas têm que ter um. Se não o Cardozo quem?

Anónimo disse...

Caros Ricardo e Karadas,

De facto ambos têm razão...e porquê?
O Cardozo pode ser um dos melhores marcadores deste campeonato facilmente. Mas para isso tem de ter uma coisa que o Benfica não tem (pelo menos do que se viu até ao momento) que é bons flanquadores. Não é um jogador móvel, no entanto joga bem de costas para a baliza. Não é um grande cabeceador...mas sabe cabecear, e com o seu 1,93 não lhe é assim tão impossível. Para um jogador deste tipo tem sempre de jogar com dois avançados fixos..mas não o Aimar.
Agora Karadas, para dizer que também percebo o seu raciocínio. O esquema de 4x4x2 em que o Benfica joga, não tendo bons flanqueadores como se viu em Vila do Conde necessitava de um ponta de lança rápido (que acompanhe o Aimar nas tabelas e desmarcações) com técnica, bom poder de choque e que saiba tirar em rapidez dois jogadores do caminho e rematar. Bom exemplo deste "tipo de ponta de lança" o Lisandro Lopez, o Liedson, o McArthy...todos jogadores com estas caracteristicas e goleadores que nenhum avançado do benfica tem, nem me lembro que o tenha tido nos últimos 20 anos.

Saudações Benfiquistas,

Pedro Souas

Ricardo disse...

Caro Pedro Sousa,

Mesmo com os jogadores que temos, sem vir mais ninguém, podemos fazer uma boa equipa. É preciso trabalho, trabalho, trabalho...
Os nomes dos alegados reforços que tenho lido nos jornais não me impressionam nada. Trabalhemos com o que temos.

utopia disse...

Suazo parece-me uma boa opção...
Eu acho é que 'tamos todos muito ansiosos, espero que não fiquemos mais depois deste Sábado á noite.

É verdade que Cardozo é muito bom, mas têm que lhe chegar bolas redondas ao pé esquerdo... e para isso é necessária muita artilharia dentro ou nas imediações da área para distrair os adversários.

Fiquem bem
Vitor