sexta-feira, junho 20, 2008

Adeus Europeu

O que eu tanto receava acabou por revelar-se fatal para as nossas pretensões: a Alemanha ser a primeira a marcar e os lances de bola parada contra nós. Os alemães acabam por vencer um jogo sem que tenham feito grande coisa que justificasse a sua vitória. Portugal, em jogo jogado foi superior mas soçobrou nos detalhes que habitualmente decidem estes jogos. Momentos de manifesta desconcentração foram a nossa mácula e condenaram-nos à eliminação. Ricardo provou mais uma vez que não pode ser o guarda-redes da selecção, tendo ficado também evidente que é imprescindível um outro lateral esquerdo. Se Portugal quiser ter ambições nestas competições não pode ter lacunas desta ordem que nos tornam numa equipa coxa e desequilibrada.
Em jeito de balanço, acho que não há motivos para grandes dramas. Portugal fez aquilo que está ao seu alcance e é bom que tenhamos consciência que ser eliminados pela Alemanha é um acontecimento natural face ao historial dos alemães nestas competições que é incomparavelmente superior ao nosso, bastando olharmos para os títulos alcançados pelo nosso adversário em campeonatos europeus e mundiais, sucessos que nós nunca conseguimos atingir e muito dificilmente algum dia viremos a alcançar (só se verificar um milagre como aconteceu com a Grécia). A verdade é que por norma nós perdemos com eles e hoje voltou-se a repetir o cenário. Tudo normal portanto. O contrário é que constituiria uma surpresa.
Claro está que esta derrota vai permitir aos contestatários de Scolari vir para a praça pública destilar o ódio que sempre tiveram pelo brasileiro. Como se fosse ele que tivesse responsabilidade nos falhanços de Paulo Ferreira e Ricardo, ou como se fosse ele o culpado pela diferença de estatura que existe entre os nossos jogadores e os alemães. Enfim, somos pobres e mal agradecidos. Temos uma dívida de gratidão para com Scolari já que não nos podemos esquecer que foi durante a sua era que Portugal obteve os seus melhores resultados em campeonatos do mundo e europeus. E que resultados, comparados com os dos anteriores seleccionadores que nada de relevante conseguiram, mas que, ainda assim, nunca foram objecto de tanta controvérsia como o brasileiro. Ora isto, não só é injusto como intelectualmente desonesto. Será que este grau de exigência se irá manter com o próximo seleccionador? Aguardarei com curiosidade.

1 comentário:

Anónimo disse...

Caro Karadas,

Permita-me discordar da sua análise. E antes de mais, sempre fui um pró-scolari, mas acho que neste europeu ele esteve muito abaixo do Euro 2004 ou do Mundial 2006, e passo a explicar.

A questão do Chelsea, já estava mais do que acertada, e acho que já devia ter sido esclarecida muito antes do começo da prova. Se viu a entrevista deste à Judite de Sousa à um mês e pouco atrás, quando estavam a falar de liderança, este disse que tinha estado em Londres. E quando judite de Sousa lhe pergunta..."mas foi a Londres fazer o quê?" e ele responde (um pouco à rasca visto que se tinha descaído) "...fui falr com o P.Ferreira e o R.Carvalho dizer que contava com eles", e se assim é, porque não o fez com todos os outros jogadores?
O segundo erro de casting prossegiu quando ele ao contrário dos outros certames, não teve "tomates" para assumir de início o Ricardo na baliza. Quim não só estava em melhor forma, como foi,sempre, substancialmente melhor, e scolari deixou o seu "afilhado" pendurado sendo que isso bastou para que o rendimento de ricardo (e não estou só a falar do jogo da Alemanha) ficasse bastante comprometido. Depois vieram mais erros na convocatória...Caneira faz toda a qualificação e fica de fora, maniche que cumpriu quando Scolari precisou dele (jogo contra a polónia), e deixou-o pendurado, convocando o seu irmão que é um jogador completamente banal. Falando do jogo da Alemanha, permita-me discordar também, mas o P.Ferreira não foi o culpado dos golos. No primeiro é incomcebível um jogador que foi vendido por 20 milhões (mais um negócio do P.C. que eu não percebo como é que o homem consegue fazer estas vendas), deixar podolski correr todo o corredor esquerdo sem lhe dar a chamada "paulada". Correu mais que bosingwa com bola, e enquanto corria ainda se deu ao luxo de olhar para o lado e ver para onde centrar!!!. Os erros de Ricardo, foram mais que muitos (nem vale a pena falar) mas scolari não fez o trabalho de casa. Num jogo em que o nosso meio-campo tinha um metro e meio nunca fez tanto sentido como naquele jogo colocar o meira à frente da defesa. Scolari inclusivamente deu a táctica ao seu congénere alemão. por último, mal por mal, devia ter posto sempre o M.Veloso a lateral esquerdo. pode não ser rápido, mas é canhoto e é de certeze o menos mau naquela posição.
Podia falar mais...mas está na hora de tomar um Kompensan!

Abraços,

Nhérie