segunda-feira, abril 14, 2008

Excelente análise

"1. O Benfica, se se quer tratar de uma doença que o aflige ha 15 anos, deve fazer como um toxicodependente ou alcoolico: primeiro reconhecer a doença para depois poder iniciar a cura.

2. Se o Benfica quer de facto voltar a ser grande, a primeira coisa que precisa é de um banho de humildade e reconhecer que neste momento de "grande" tem muito pouco. Claro que há-de ter sempre a grandeza institucional, mas refiro-me à grandeza desportiva. É de fracos, andarmos sempre a desculpar as nossas asneiras presentes, com um passado do qual ja ninguem se lembra.

3. Reconhecer que não se está bem e que há um caminho a percorrer para reconquistar a grandeza perdida, é ser-se humilde e falar a verdade aos sócios; é aliviar a pressão dos jogadores que iniciam cada época com a obrigação moral de ser campeões disto e daquilo sem terem condições para tal; é reconhecer talvez (mas isto ja devia ter sido feito ha muitos anos) que talvez se precise de dois ou tres anos para construir uma equipa à Benfica, e que nesses três anos não se poderia perder nunca a cultura de vitória, mas os resultados não deveriam ser o mais importante.

4. O que nao pode acontecer é a mentira. As medidas populistas e objectivos sempre de curto-prazo. É anunciarem-se conquistas e equipas maravilhas, que iludem os socios e a própria equipa, que sente a obrigação de conquistar o mundo, mas está ciente da sua incapacidade. Porque a consequencia pratica desses anuncios megalómanos, é jogadores a jogar permanentemente sobre brasas, jogadores que até poderiam ser bem razoáveis (exemplo: Nelson), mas que na luz não teem margem para crescer, já que a falta de confiança é tao evidente, que os jogadores sao os primeiros a pôr em causa a sua capacidade.

5. O que nao pode acontecer é a mentira; a total descrepância entre os sonhos que se anunciam e as políticas instituidas. Não se pode anunciar um futuro risonho, quando em três ou quatro anos se perdem jogadores como Miguel, Simao, Miccoli, Karagounis, Tiago, Ricardo Rocha, Manuel Fernandes e agora, aparentemente, Christian Rodriguez.

6. Porque a verdade, é que por muito que me custe reconhecer, o Benfica ja nao tem grandeza para segurar os melhores jogadores. Os jogadores saem porque forçam a saída, porque sao os primeiros a perceber a trapalhada em que andam metidos, e a reconhecer que se querem subir na carreira o melhor é procurarem outras paragens. Iludidos aqueles que nos dias que correm ainda acreditam no amor à camisola.

7. Sao 21 pontos meus senhores!! 21!! E certamente vamos acabar a mais! Sao demasiadas frustrações, demasiados passos em falso, demasiadas mentiras, demasiados erros, demasiada poeira atirada para os nossos olhos, demasiados kits e apitos dourados, demasiada lavagem cerebral, demasiadas desculpas, demasiados casos de polícia, demasiado viver do passado.

8. Só não vê quem não quer!"

Pedro Santos
Mais Desporto

Sem comentários: