quinta-feira, dezembro 27, 2007

Reajustes no plantel

O Benfica começa a fazer alguns acertos no plantel e a meu ver bem: Miguelito é carta fora do baralho, vendido definitivamente ao Sp.Braga, para além de Bergessio e André Dias que voltam à Argentina donde nunca deviam ter saído, isto enquanto Dabao, Miguel Vítor, Romeu Ribeiro e Fábio Coentrão serão emprestados, uma medida que nesta altura faz todo o sentido, pois estes miúdos o que precisam é de jogar. Fica por saber se, na reabertura do mercado, vamos conseguir preencher convenientemente as lacunas que existem na equipa. Espero, sobretudo, que haja olho clínico nas contratações por forma a que o plantel seja reforçado em qualidade e não apenas em quantidade como por norma tem acontecido. Se for para fazer as asneiras habituais é preferível ficarmos quietinhos.

sexta-feira, dezembro 21, 2007

Sorteio conveniente

Não nos podemos queixar do sorteio da Taça UEFA. Eliminar um dos últimos do campeonato alemão parece, à primeira vista, uma tarefa perfeitamente ao alcance das possibilidades do Benfica. Ainda assim, só o melhor Benfica poderá encarar a eliminatória com optimismo, pois aquele que vimos actuar na 1ª parte frente ao Estrela da Amadora é um adversário que, pela sua fragilidade, qualquer equipa deseja enfrentar.

Mais um jogo igual a tantos outros

Este Benfica já não nos consegue surpreender. Cada jogo é uma réplica do anterior em que se consegue ir de um extremo ao outro em termos exibicionais. A regularidade, condição fundamental das equipas que querem ser campeãs, não é uma característica do actual Benfica. Nem deste, nem do Benfica das últimas duas décadas. Não admira por isso que andemos a penar por títulos desde há tantos anos. Muito mais do que os que seriam de esperar.

sábado, dezembro 15, 2007

Derrota merecida

Era um jogo que se antevia difícil e assim acabou por acontecer com o Benfica a somar mais uma derrota. Frente a adversários tecnicamente evoluídos os jogadores encarnados denotam sempre grandes dificuldades dada a sua pouca apetência pelas tarefas defensivas. É sabido que o meio-campo do Belenenses é um sector forte, com jogadores que tratam a bola por tu e que pouco pressionados sabem fazer valer as suas reconhecidas qualidades técnicas. Em nenhum momento do jogo o Benfica soube contrariar esta virtude do adversário e pagou um alto preço por isso. Camacho bem apelou para a necessidade de se vestir o fato macaco mas os jogadores resolveram não acatar as recomendações do seu técnico e como resultado dessa desfaçatez ficámos colocados a 10 pontos da liderança. Aparentemente esta diferença face ao F.C. Porto em nada preocupa os jogadores que já não acreditam na possibilidade de conquistarem o título. A atitude que eles hoje emprestaram em campo é ela própria reveladora do seu estado de espírito. Deitaram a toalha ao tapete e quando assim é pouco há a fazer por muito empenho que o espanhol tenha em contrariar esta situação.
O 2º lugar passa a constituir o nosso objectivo prioritário, mas a perder pontos com esta facilidade arriscamo-nos a entregar a outros essa possibilidade. A vantagem confortável que detínhamos sobre o Sporting pode começar a ser encurtada se os verde-brancos vierem da Madeira com uma vitória. Depois da nossa derrota não lhes faltará motivação e sabe-se que uma equipa motivada é meio caminho andado para conseguir os seus objectivos.
Triste Benfica este que tarda em acertar o passo. Os campeonatos vão-se sucedendo e os títulos que noutras épocas conquistávamos com regularidade são agora uma miragem. A sportinguização do Benfica é hoje uma realidade incontornável por muito que isso nos faça doer o coração. Nunca pensei que viéssemos a viver uma situação destas mas a verdade é que ela assentou arreais e está para ficar. Por muitos e bons anos. Lamentavelmente.

segunda-feira, dezembro 10, 2007

Em frente na Taça de Portugal

Depois de uma 1ª parte descansada em que fomos donos e senhores do jogo, nada fazia prever que o Benfica afrouxasse de forma acentuada o que permitiu que a Académica tomasse conta da partida. O frango de Butt contribuiu e muito para este desenrolar dos acontecimentos pois, após o golo, a Académica sentiu que ainda podia discutir a eliminatória. Valeu, mais uma vez, Cardozo, a pôr ordem na casa e a colocar um ponto final nas ambições coimbrãs. O paraguaio tomou o gosto aos golos e agora parece não querer outra coisa: quatro em dois jogos é de facto uma boa colheita e oxalá este surpreendente registo não tenha um fim à vista. Só é pena que Nuno Gomes não queira seguir as pisadas do sul-americano. A nossa “Amelinha” que, noutros tempos, evidenciava uma certa apetência pelo golos, parece ter desaprendido essa função e hoje, por muito cantadas que sejam as oportunidades para o fazer, invariavelmente, o homem de Amarante, desaproveita o ensejo. E com a idade que já tem também não é de crer que volte a adquirir essa capacidade. Perante este cenário é evidente que o Benfica terá necessidade de na reabertura do mercado avançar para a contratação de mais um avançado. Mas tem de ser um daqueles que, efectivamente, façam golos pois dos outros já nós temos que chegue.
Na próxima eliminatória é favor calhar-nos um dos adversários mais fracos, de preferência de um escalão inferior. F.C. Porto ou Sporting é que não conviria nada, muito menos no reduto deles. A sair-nos em sorte um destes emblemas que ao menos o defrontemos em nossa casa. É que Donetsk não se repete todos os dias!

quarta-feira, dezembro 05, 2007

Saborosa e importante vitória

Finalmente uma alegria. Confesso que o meu reconhecido pessimismo, face ao valor do actual Benfica, não perspectivava uma vitória na Ucrânia. Ainda bem que as coisas não se passaram de acordo com as minhas previsões pois isso significa que nos mantemos na Europa, não na competição mais desejada, é certo, mas, ainda assim, numa competição que nenhum clube desdenha conquistar. Para além disso, esta qualificação para a Taça UEFA, irá permitir-nos um encaixe financeiro que até pode ser significativo, caso consigamos atingir uma fase adiantada da prova. E essa possibilidade está perfeitamente ao nosso alcance dado que, com excepção do Bayern de Munique, não vislumbramos nenhuma equipa cujo valor seja inacessível à actual capacidade do Benfica.
O jogo de ontem foi um teste à capacidade de sacrificio dos nossos jogadores. E não se pode dizer que eles não corresponderam às exigências que o valoroso adversário lhes criou ao longo da partida, com especial destaque para os primeiros 45 minutos. Nesse período o Shaktar carregou sobre nós, desenvolveu um futebol rápido e acutilante, o que colocou os nosso jogadores em palpos de aranha para suster o seu ímpeto atacante. Não fossem os golos de Cardozo, num período em que nada tínhamos feito para justificar a vantagem no marcador, e, muito provavelmente, estaríamos hoje a analisar o nosso afastamento das competições europeias. O avançado paraguaio terá sido o elemento decisivo nesta vitória em terras da Ucrânia e, verdade seja dita, jogou como nunca o tinha feito desde que chegou ao Benfica. Que bom seria se mantivesse este nível exibicional.
Mas nem só de Cardozo viveu o Benfica. Luisão esteve a grande altura, Rui Costa foi crucial no 2º tempo, bem como Petit e Katsouranis que, neste período, formaram uma parede intransponível às investidas atacantes do adversário. Isto já para não falar de Quim que continua a mostrar que está no melhor momento da sua carreira. David Luiz também esteve em bom plano, embora aquele gesto irreflectido pudesse ter deitado tudo a perder. Nos restantes jogadores valeu sobretudo a entrega ao jogo já que as exibições não deixaram motivo para grandes elogios.
Acabo como comecei: o meu Benfica deu-me finalmente uma alegria. Também já era sem tempo!

domingo, dezembro 02, 2007

Balde de água fria

Não conseguimos repetir a exibição frente ao Milan e isso foi fatal para as nossas aspirações. Precisávamos de estar ao nosso melhor nível e não estivemos. Fomos uma equipa medrosa, abusámos do individualismo, não fomos pressionantes, cometemos falhas técnicas inconcebíveis (veja-se a quantidade de maus passes e recepções de bola mal feitas) e tudo isto contribuiu, e de que maneira, para o resultado final. O F.C. Porto provou ser mais forte, mais experiente e mais crente nas suas capacidades. No duelo táctico Jesualdo Ferreira também ganhou a Camacho, embora seja justo referir que não foi por causa das opções do espanhol que perdemos. Nem sequer do árbitro nos podemos queixar pois fez uma arbitragem imparcial e sem casos.
Com esta derrota o Benfica hipotecou as suas possibilidades de conquistar a Liga. Na próxima semana, muito provavelmente, sairemos da Europa. É triste verificar que no início do mês de Dezembro tenhamos a época praticamente perdida. A partir de agora os nossos objectivos limitar-se-ão em assegurar o 2º lugar no campeonato e em conquistar a Taça de Portugal. Muito pouco para quem almejava grande conquistas para a presente temporada.