sábado, setembro 29, 2007

Teimosia inexplicável

Gostava que Camacho me explicasse porque é que pela segunda vez consecutiva, em jogos em que o Benfica não está a ganhar e necessita de garantir os três pontos, retira Rui Costa a escassos minutos do fim. Será que o cansaço do "maestro" é assim tanto que não lhe permite aguentar mais uns míseros minutos ou será antes burrice do espanhol que teima em retirar o nosso melhor jogador e maior goleador quando ainda há tempo suficiente para que este tenha um momento de génio que nos possibilite ganhar as partidas? O próprio jogador - como, aliás, já deu para perceber- começa a não achar piada à brincadeira. Semelhante disparate cometido por Fernando Santos daria azo a veementes manifestações de desagrado. No caso do espanhol tudo lhe é permitido. Por enquanto.

quarta-feira, setembro 26, 2007

Benfica de eleição

Depois do que vi esta noite tenho de me penitenciar e dar a mão à palmatória. Na verdade, as apreciações que tenho vindo a fazer quanto às exibições do meu Benfica e quanto à qualidade do seu plantel, têm sido completamente desajustadas. Os jogadores menos utilizados deram hoje provas concludentes de que não há motivo para alarme. A capacidade futebolística de todos eles é insuspeita pelo que Camacho pode dormir descansado sempre que tiver de recorrer aos seus valiosos préstimos. Ficou claro para todos os benfiquistas que o titubeante início de época foi apenas um mero acidente de percurso que, a breve trecho, vai ser ultrapassado com natural facilidade. Com este excelente grupo de jogadores que envergam as camisolas gloriosas não há limites para o sonho. A presente temporada vai ser escrita a vermelho. Podem estar certos disso.

terça-feira, setembro 25, 2007

Quem já não atura elogios ao rugby levante a mão

"Mais uma palavra elogiosa sobre a selecção portuguesa de râguebi e a sua paixão pela pátria e o seu amadorismo tão profissional e o seu extraordinário esforço e como devemos estar todos tão orgulhosos e como eles são um exemplo para nós - e eu regurgito. A sério. Se os elogios parvos tivessem açúcar estávamos todos diabéticos.
Agradecia que os admiradores do râguebi não me imaginassem já a ser violentamente placado contra um muro de cimento. Juro por todos os santinhos que nada tenho contra a modalidade. Gosto muito de ver os jogos e quase me comovo com a haka neozelandesa. Mas para tudo existe uma medida certa. Sim, os rapazes portugueses são esforçados. Têm o seu mérito. Parecem simpáticos na televisão. Não são dados a peneiras como os tipos do futebol. E cantam o hino nacional com um tal entusiasmo que se Louis Pasteur fosse vivo ainda os vacinava. Mas daí a transformá-los nos maiores heróis da Nação só porque andam num campeonato do mundo a perder os jogos todos (e por muitos) é capaz - digo eu - de ser um bocadinho exagerado.
Dir-me-ão: "Ah, e tal, são amadores, passaram muitos anos a lavar as suas próprias camisolas, e veja onde eles chegaram." Até pode ser. Embora, tendo em conta os estratos sociais de onde vem a maior parte daquela rapaziada, seja bem mais provável que tenha sido a dona Mariazinha ou a menina Svetlana a lavar-lhes a camisola. Mas passemos ao lado das questões de classe, ainda que elas expliquem muita coisa. O certo é que, mesmo tendo em conta os objectivos (modestos) anunciados, a selecção ainda não cumpriu nenhum. Contra a equipa da Escócia os portugueses queriam perder por menos de 30 e encaixaram 56-10. Contra a Nova Zelândia queriam que os All Blacks não chegassem aos 100 pontos e perderam por 108-13. Contra a Itália nem percebi qual era o objectivo e levaram 31-5.
Mas o mais extraordinário é que, percam por quantos perderem, os "lobos" têm sempre garantidas umas festas na cabeça por parte da comunicação social. Título do Público após o 31-5: "Ficou a sensação que era possível derrotar a Itália." Ficou a sensação, ficou. Eu às vezes também tenho a sensação que podia jogar melhor à bola que o Messi. Que podia ser mais esperto que o Bill Gates. E que a Nicole Kidman podia perfeitamente sussurrar-me ao ouvido: "Ao pé de ti, o Tom Cruise é um badameco." São sensações. Não costumo é puxá-las para título de jornal. Mas, de quando em quando, a Pátria dá nisto: elege os seus heróis, fecha as cortinas do pensamento, e chora muito a ouvir o hino nacional. É esquisito. Mas é assim".

João Miguel Tavares
Diário de Notícias

P.S. Eu levanto a mão

segunda-feira, setembro 24, 2007

Contra factos não há argumentos

Bastaram apenas cinco jornadas para que o F.C. Porto possa desde já encomendar as faixas de campeão. Nada que nos deva espantar. Com mais ou menos dificuldade, tem sido sempre assim nas últimas duas décadas.
Ciente deste facto, Camacho quase que atirou a toalha ao tapete pois já vai dizendo que o importante é que o Benfica se apure para a próxima edição da Liga dos Campeões, mesmo que seja através do 2º lugar no campeonato. O espanhol não é parvo e já percebeu, até pela anterior passagem pelo Benfica, de que o F.C. Porto é um adversário inacessível para a concorrência. Bem podem Sporting e Benfica renovar os seus plantéis, apostar em novos treinadores, proceder às mais variadas formas de angariação de fundos que no final o resultado é invariavelmente o mesmo: quem se senta à mesa do sucesso são inevitavelmente, Pinto da Costa e seus "muchachos".
Por mais quantos anos vamos ter de gramar uma Liga portuguesa tão previsível e desinteressante?

domingo, setembro 23, 2007

Vira o disco e toca o mesmo

Demorou pouco para começar a ser contestado. Depois de elevarem Camacho à condição de Deus, os seus acérrimos defensores começam a colocar os pés na terra. É o habitual, sempre que os resultados positivos não acontecem no Benfica. "Venha o próximo treinador que este não presta", dirão dentro de poucos semanas os mais impacientes.

sexta-feira, setembro 21, 2007

Derrocada

Um descalabro total é o que se pode dizer da participação das equipas portuguesas nas competições europeias, nesta primeira ronda da temporada. Face aos adversários que nos calharam em sorte era previsível este descambar o que só vem confirmar que os clubes nacionais não têm capacidade, nem futebolística nem financeira, para andarem a competir na Europa. Se já os três grandes não têm arcaboiço para enfrentar os colossos europeus e, bastas vezes, se vêem em palpos de aranha para ombrear com os clubes medianos da Europa, o que dizer de equipas como o Belenenses, União de Leiria e Paços de Ferreira com orçamentos de pobreza face aos seus congéneres europeus. É ponto assente que, exceptuando os três grandes, as restantes equipas portuguesas vão às competições apenas para cumprir calendário. É certo que aqui e ali, casualmente, uma destas equipas consegue ultrapassar uma eliminatória, mas isso são casos raríssimos que de forma nenhuma contrariam a regra habitual.

terça-feira, setembro 18, 2007

Podia ter sido pior

Frente ao Milan o resultado não deslustra, embora se possa considerar lisonjeiro face ao que produzimos em campo. A verdade é que ainda não temos estofo – se é que algum dia vamos ter – para adversários desta envergadura. Com equívocos ou sem equívocos de Camacho, dificilmente o resultado seria outro. O Milan é-nos muito superior e ganhar-nos-á sempre, em qualquer circunstância, por mais bem concebida que seja a táctica ou por mais acertada que seja a escolha da equipa a colocar no terreno de jogo.
Nesta noite, realço a boa prestação da equipa quando em posse de bola, pecando apenas na finalização, uma pecha que nos é habitual e que põe a nú as nossas fragilidades nessa zona do campo. Cardozo, mais uma vez provou que não vale os 9 milhões investidos, nem de perto nem de longe, não obstante haver muitos adeptos que vêem nele o matador de que o Benfica precisa. Falhar um golo cantado, como aquele que ele falhou a meio-metro da baliza adversária, é inconcebível num qualquer jogador que se preze, muito menos num jogador pelo qual foi pago uma fortuna. Para além disto, ao rapaz falta-lhe alma, falta-lhe capacidade técnica, falta-lhe explosão, falta-lhe rapidez de processos, tudo aquilo que um avançado deve ter e ele não tem.
Se na circulação de bola estivemos a um nível bastante aceitável já no que concerne aos aspectos defensivos a realidade foi bem menos agradável. Fomos muito macios nesse capítulo, com sucessivos erros de marcação e carradas de ingenuidade à mistura, algo com que já contávamos face à juventude e inexperiência da maioria dos nossos jogadores que tiveram neste jogo o seu baptismo na Liga dos Campeões.
Na próxima jornada com o Shakhtar, pode-se dizer que começa verdadeiramente a nossa participação nesta Liga dos Campeões. É com os ucranianos e os escoceses que tudo se vai decidir quanto ao segundo lugar que dará acesso à segunda fase da competição. Por isso, é um jogo que temos obrigatoriamente de ganhar e pena é que não possamos contar com Petit que, como se viu hoje, tanta falta faz à equipa. Em contrapartida, deseja-se que Luisão reapareça e faça com Katsouranis uma dupla de eleição que estou convicto que fará pois o grego tem revelado possuir excelentes condições para o desempenho do lugar. Bem melhores do que aquelas que revela para a posição de trinco.

segunda-feira, setembro 17, 2007

As dores de cabeça de Camacho

A lesão de Petit traz inevitavelmente grandes dores de cabeça a Camacho que começam já no jogo de amanhã em Milão. Qualquer uma das soluções possíveis é um remendo para um buraco demasiado grande. É a velha teoria da manta: tapa de um lado e destapa do outro.
Se Katsouranis avançar para o meio-campo fica o centro da defesa demasiado fragilizado dada a juventude e consequente inexperiência de Ed Carlos e Miguel Victor que, ainda por cima, têm a agravante de nunca terem jogado juntos. Se o grego se mantiver na defesa, como tudo parece indicar, ficará o meio-campo desprotegido pois Romeu Ribeiro não tem estaleca para um jogo desta responsabilidade. Há quem ponha ainda a hipótese de a escolha recair em Maxi Pereira. Sinceramente não acredito que o espanhol vá por aí, até porque, é bom não esquecer, o Milan é só a melhor equipa da Europa pelo que não se aconselham grandes inovações.
Logo agora que vamos ter pela frente três adversários muito complicados é que Petit se havia de lesionar. Porca miséria!

sábado, setembro 15, 2007

Contratem um bruxo

A melhor exibição da época ficou manchada com a lesão de Petit que, pelo que se pôde ver, é bem capaz de vir a ter uma paragem bastante prolongada. Se os ligamentos do joelho tiverem sido danificados, então a época está praticamente terminada para o nosso pitbull. Estou farto de tantas lesões e mais chateado fico ao ver que estas acontecem habitualmente com os nossos melhores jogadores. Começo a pensar que há algo de sobrenatural nestas lesões. Já não me contento com outras explicações.
Não sei quem irá substituir o Petit em Milão, nem isso me preocupa minimamente. Frente aos italianos, com ou sem ele em campo, as hipóteses seriam sempre diminutas. O que me inquieta sobremaneira é a possibilidade de a equipa não mais poder vir a contar com o seu contributo nos próximos meses. Isso sim, seria uma tragédia. E com consequências facilmente previsíveis.

quinta-feira, setembro 13, 2007

Gesto irreflectido vai-lhe sair caro

Depois da agressão ao jogador sérvio (que o brasileiro continua a negar por muito que as imagens o confirmem), quer-me parecer que Scolari vai levar guia de marcha da FPF. Isto já para não falar do exemplar castigo que a UEFA não deixará de lhe aplicar. Nos próximos dias o "Sargento" vai andar com o coração nas mãos. Ai vai, vai.

domingo, setembro 09, 2007

Futsal do Benfica vence Supertaça


Esta já cá canta! Quem tem Ricardinho arrisca-se a ganhar estes trofeús (aquele último golo é de antologia). Para início de época não está mal. Fica a faltar o Campeonato e a Taça de Portugal.

sábado, setembro 08, 2007

Empate comprometedor

Ricardo e Nuno Gomes, complicaram as contas de Portugal no apuramento para a fase final do Europeu. O guarda-redes porque esteve mal nos dois golos dos polacos e o ponta-de-lança (?) que, mais uma vez, falhou rotundamente na hora de rematar à baliza. Agora só uma vitória frente à Sérvia nos mantém no caminho do apuramento. Será que somos capazes?

quinta-feira, setembro 06, 2007

Que se lixe o Guiness

Entristece-me ver o meu Benfica contentar-se com vitórias no Guiness. Noutros tempos lutávamos por objectivos desportivos que alcançávamos com regularidade. Agora, como estes nos escapam, temos orgasmos com ninharias. Que me interessa a mim ser o maior clube do planeta em número de sócios? Trocava isso, de boa vontade, pelos troféus com que aquele clube do norte vai enchendo as suas vitrinas. Dir-me-ão os mais assanhados benfiquistas: e o dinheiro da quotização não é fundamental para a conquista de títulos e para a sustentabilidade económica do clube? Claro que é. Só que pelo vistos o muito dinheiro que tem entrado não tem tido reflexo no campo desportivo que é tão só a mola real de qualquer clube que se preze.

quarta-feira, setembro 05, 2007

Erros pagam-se caro

David Luiz foi hoje operado e vai estar afastado dos relvados durante um período que pode ir até aos 3 meses. Esta é uma daquelas lesões estúpidas provocada por uma entrada despropositada do brasileiro num jogo treino frente ao juniores. Camacho bem tentou refrear-lhe os ânimos mas o miúdo achou por bem fazer-lhe ouvidos moucos. Resultado: fractura do pé e impedimento de jogar nos próximos tempos. Lixou-se ele e, sobretudo, o Benfica que lhe paga o ordenado e não pode estar sujeito a destemperos desta natureza. Espera-se que o rapaz tenha aprendido a lição e não volte a repetir a gracinha, porque é nestes pequenos pormenores que se começam a perder campeonatos.

terça-feira, setembro 04, 2007

O peso das camisolas

A Liga Bwin ainda agora dá os primeiros passos mas já deu para perceber que, à semelhança dos últimos anos, ela vai ser nivelada por baixo. A maioria das equipas apresentam-se mais fracas do que na época passada, praticando um futebol desconsolador, o que não augura nada de bom em termos de espectacularidade e competitividade da prova. Assim sendo, tudo leva a crer que os principais candidatos dificilmente vão perder pontos com as equipas de menor nomeada e quem os perder vai ter enorme dificuldade em recuperá-los. Os pontos perdidos pelo Benfica frente a Leixões e V.Guimarães podem constituir-se num duro revés na sua caminhada rumo ao título. O Sporting ainda não perdeu nenhum, o mesmo se verificando com o F.C. Porto que tem a vantagem de já ter defrontado dois dos conjuntos mais fortes. Aliás, estou convicto, que qualquer das equipas ditas pequenas irá ter muitas dificuldades em somar pontos com os portistas. Não porque estes tenham uma equipa por aí além, longe disso, mas, acima de tudo, porque as equipas que os defrontam entram em campo já inferiorizadas. A realidade é que o peso das camisolas azuis-e-brancas continua a fazer tremer os adversários em Portugal, impedindo-os de jogar de forma desinibida, retirando-lhes capacidade e limitando-os na possibilidade de encararem estas confrontos de forma positiva. Que saudades doutros tempos em que era o Benfica a tirar dividendos deste efeito sobre os adversários. Hoje em dia, por culpa nossa, os nossos adversários perderam-nos o respeito e vejam a diferença que isso faz.

segunda-feira, setembro 03, 2007

Cautela e caldos de galinha

Desculpem lá, mas não me incluo no grupo daqueles que ficaram deliciados com a exibição de ontem. Nem sequer sou daqueles que pensam que pelo facto de termos ganho ao Nacional passámos a ser os melhores do mundo e arredores. Afinal de contas já há por aí quem diga – precipitadamente, digo eu - que F.C. Porto e Sporting devem estar a tremer depois do que se viu na Madeira. Aconselho essas pessoas a não ir por esse caminho, pois arriscam-se a ter enormes dissabores se começarem a embandeirar em arco, dado ainda não termos feito nada que justifique tal atitude.
Aliás, o jogo de ontem foi disso um exemplo. Tivemos uns 45’ iniciais em que voltámos a praticar um futebol sofrível e uma 2ª parte onde a equipa já esteve mais perto daquilo que todos nós pretendemos. Perante duas realidades distintas ficámos sem saber qual destes é o verdadeiro Benfica. Eu sinceramente não sei o que esperar. Penso que a atitude mais sensata é mantermo-nos cautelosos e aguardarmos pelos embates frente ao Sp. Braga e Sporting. É frente a adversários da nossa igualha que poderemos atestar as nossas reais capacidades. Depois desses jogos, então sim, estaremos em condições de ter uma opinião mais abalizada sobre que Benfica vamos ter esta época. Até lá, cautela e caldos de galinha será a postura mais correcta.
Uma nota final para a prestação dos novos reforços. Tanto Maxi Pereira como Rodriguez mostraram pormenores interessantes que os próximos jogos se encarregarão de confirmar ou desmentir. Já Di Maria, voltou a demonstrar que é um jogador de classe pura a quem se adivinha um futuro brilhante. Assim ele queira.

sábado, setembro 01, 2007

Vanessa Fernandes campeã do mundo


Não há fome que não dê em fartura. Depois de Nelson Évora, foi agora a vez de Vanessa Fernandes conquistar o título de campeã mundial de Triatlo. O Benfica consegue assim, no curto espaço de uma semana, enriquecer o seu palmarés com dois campeões do mundo. Lindo!

Em Janeiro tudo se resolve

O mercado fechou e o Benfica, por manifesta incompetência do seu presidente, não conseguiu colmatar as principais lacunas do plantel. A incapacidade negocial é de tal ordem que oferecemos 10 milhões de euros pelo Obiña e ele acaba por ser emprestado ao Birmingham com opção de compra no final da época; a incapacidade negocial é de tal ordem que nem por empréstimo conseguimos trazer Chevanton, mesmo ficando o jogador sem jogar no Sevilha até ao final do ano. Em suma, aquilo que os outros conseguem com uma perna às costas, LFV, por muito que se esforce, revela-se incapaz. O que é de estranhar é que perante todo este acumular de erros a maioria dos adeptos continue a manifestar-lhe o seu apoio incondicional. E tudo isto só porque o homem recuperou o clube financeiramente. Esquecem-se que já lá vão sete ou oito anos sob a sua presidência e quanto a resultados desportivos estamos conversados. Seja no futebol ou noutra qualquer modalidade. O que nós verificamos é que os títulos vão invariavelmente para o mesmo clube e nós continuamos a gastar energias em Apitos Dourados e afins. Os nossos adversários, como é bom de ver, agradecem tanta ingenuidade. Meus amigos, é tempo de dizer que já não há pachorra para tanta imbecilidade!
O que mais me irrita é que, muito provavelmente, em Janeiro, lá iremos ao mercado para adquirir os jogadores que nos fazem agora imensa falta. Com a particularidade de, nessa altura, poder ser já demasiado tarde.
Tal como as coisas estão, resta-nos rezar a todos os santinhos para que Rui Costa não se lesione, pois dessa forma não teremos substituto à altura para a função de organizador de jogo. Por outro lado, estou curioso em saber quem é que vai marcar golos neste Benfica uma vez que Cardozo e Nuno Gomes, não se têm mostrado muito eficazes nesse capítulo. Precisávamos de um ponta de lança que em espaços curtos conseguisse superar adversários e criasse situações de finalização. Infelizmente não o temos o que limita e muito a nossa capacidade ofensiva. Pelo que é dado ver, nada que preocupe os benfiquistas.
LFV achou por bem não ser necessário investir neste tipo de jogadores. Tudo bem. O futuro se encarregará de dizer quem tem razão. Só espero que chegada a hora de fazer o balanço desta época, as pessoas não tenham a memória curta, saibam admitir os seus erros e não tenham pressa em atribuir as culpas ao homem do costume – o treinador.