terça-feira, julho 31, 2007

Só acredita quem quer

Confesso que estou estarrecido ao ver as hostes benfiquistas depositar total confiança em dois miúdos que, para além de muito jovens, ainda vão ter de provar as suas capacidades num futebol europeu muito mais competitivo do que aquele de onde vieram. É preciso carradas de fé para pensar que vão ser eles a levar o Benfica às grandes conquistas e a substituir jogadores tão decisivos como Simão, Miccoli e Karagounis. Não se iludam. Desçam à Terra.

segunda-feira, julho 30, 2007

Sem ovos dificilmente se fazem omeletes

As consequências de LFV estar sózinho à frente do futebol encarnado começam a notar-se nesta pré-época. E o pior ainda está para vir. Com um plantel construído sem pés nem cabeça o futuro do Benfica não se afigura nada risonho. Já se percebeu que as responsabilidades vão todas recair em cima dos ombros de Fernando Santos que, apesar de ser um mau treinador, é aquele que menos culpas tem no cartório. Tenham, ao menos, os adeptos encarnados, a frieza e a honestidade de fazer a análise correcta.

sábado, julho 28, 2007

Futebol nas mãos de LFV, é um tremendo disparate

A saída de Veiga vai trazer, no imediato, alguns problemas ao Benfica. É que o ex-empresário, apesar de tudo, ainda conseguia fazer a destrinça entre um jogador de futebol e um pedreiro. LVF nem isso.

sexta-feira, julho 27, 2007

Excesso de tráfego na Portela

O avião que trazia o substituto de Simão deve estar a dar a segunda volta ao Mundo. Provavelmente por excesso de tráfego na Portela não pôde aterrar. Espero que seja esta a justificação para o facto de o jogador que LFV tinha anunciado como vindo a caminho ainda não ter chegado. É que eu não quero crer que o nosso presidente pense que são jogadores como Angel Di Maria e André Diaz que vão tornar o plantel encarnado o mais forte dos últimos 10 anos. Se efectivamente for isso que ele pensa, então vamos ter muitos desgostos durante a época. Ele e nós adeptos.

quinta-feira, julho 26, 2007

Devia ter vergonha na cara

"Estamos a construir a equipa mais forte dos últimos 10 anos, temos grandes ambições e o nosso técnico deve estar muito, mas muito feliz com o nosso plantel", acrescentou LFV.

Mas não há quem aconselhe este indivíduo a estar calado e deixar de dizer baboseiras? Sem Simão, Miccoli e Karagounis, desde quando é que o plantel do Benfica tem a dimensão que ele lhe pretende dar? Irra! que já não há pachorra para encaixar as alarvidades deste senhor.

Um murro no estômago

Acabei de levar um murro no estômago ao tomar conhecimento da saída de Simão para o A. Madrid. Perdemos só o nosso melhor jogador. Ainda por cima, por um valor abaixo do que estava estipulado, o que quer dizer que LFV faltou à verdade. 20 milhões pelo nosso capitão, enquanto o Sporting vende Nani por 25 milhões e o F.C. Porto encaixa 55 milhões por Anderson e Pepe, tem de ser considerado um mau negócio e uma prova cabal da falta de poder negocial dos nossos dirigentes.
Relativamente à época passada perdemos Simão, Miccoli, Karagounis e, pelos vistos, Anderson também. Olhando para as contratações desta época temos de convir que estamos bem mais fracos pois os jogadores que entraram, excepção feita a Cardozo, não têm, de forma nenhuma, a categoria dos acima referidos. Sendo assim, se terminámos a última temporada no 3º lugar que aspirações poderemos ter com um plantel deste calibre? Apesar do plantel não estar fechado não acredito em milagres. Os jogadores a vir pouco acrescentarão à equipa em termos de qualidade, o que aliás tem sido um hábito de há anos a esta parte. Confirma-se assim, mais uma vez, a péssima gestão desportiva desta direcção que de futebol não percebe nada. LFV ainda tem muito que aprender com Pinto da Costa. Esta é que é a realidade.

quarta-feira, julho 25, 2007

Onde estão o lateral e o médio prometidos por LFV?

As prometidas contratações para esta semana não atam nem desatam. É certo que a semana ainda não acabou mas pelo andar da carruagem ainda vamos ter de esperar mais uns dias. Isto se efectivamente elas se vierem a concretizar. Decididamente, nós benfiquistas, temos que ter muita paciência para aturar esta confrangedora e recorrente passividade dos nossos dirigentes.

domingo, julho 22, 2007

Golo de Cardozo frente ao Cluj

Esperemos que seja o primeiro de muitos golos com a camisola do Benfica

sábado, julho 21, 2007

Esperava-se mais dos reforços

Após dois meses de defeso, foi bom ver de novo o Benfica actuar. O jogo tinha o aliciante de vermos os novos reforços em acção e permitir-nos tirar as primeiras impressões quanto ao real valor de cada um deles. Deu para perceber que Cardozo é de facto um reforço, embora o mesmo não se possa dizer dos restantes: Zoro revelou carências técnicas que não o habilitam a jogar como lateral; Stretanovic não justificou minimamente a sua contratação; Bergessio é um jogador a rever, tendo, no entanto, ficado aquém do que se esperava; Fábio Coentrão revelou a inconsistência que lhe víramos no Mundial sub-20 enquanto Butt entrou mal na equipa, sofrendo dois golos, um deles inadmissível, a fazer lembrar Moretto nas suas noites de desnorte.
O jogo de hoje veio reforçar a ideia de que o Benfica tem forçosamente de adquirir mais um lateral - eu até diria dois, uma vez que Miguelito continua a desiludir (terá sido o pior da equipa no jogo de hoje). Se não o conseguirmos recrutar no estrangeiro, penso que Luis Filipe seria uma aposta credível apesar de ter o mesmo handicap de Nelson,i.e., não sabe defender. Este jogo mostrou ainda a necessidade de recrutarmos mais um médio ofensivo que ajude a equipa não só na organização e construção das acções ofensivas mas que saiba também aparecer na área adversária para finalizar. E, já agora, um outro avançado não seria demais: só Cardozo e Nuno Gomes, é capaz de ser pouco tendo em conta que Bergessio não me parece com características de finalizador.
Aguardemos pelos próximos jogos para vermos efectivamente o que vale este plantel. De qualquer forma, pelo que se viu, não me parece que tenhamos motivos para pensar, como já tenho lido por aí, que está época o Benfica vai arrasar. À primeira vista, os plantéis dos três grandes equivalem-se ainda que fique a sensação que os leões partem com ligeira vantagem. A ver vamos se isto se confirma.

sexta-feira, julho 20, 2007

Simão de saída?

Faço sinceros votos para que a notícia do jornal espanhol "As" seja mentira, pois se ela se confirmar será uma machadada nas nossas aspirações para a próxima época. Sem Simão, o Benfica torna-se uma equipa banal sem argumentos para atingir os objectivos a que se propôs. Fico preocupado pelo facto de LFV ainda não ter desmentido a saída do nosso capitão, o que pode ser entendido como um mau prenúncio. Sempre tão lestos a desmentir outras notícias, não deixa de ser estranho este silêncio.

terça-feira, julho 17, 2007

Do que é que estão à espera?

O tempo passa e continua por contratar o lateral direito e o tal médio ofensivo, box-to-box, de que tanto necessitamos. Isto já para não falar em mais um ponta-de-lança, mas, pelas notícias que vamos lendo e ouvindo, parece que Fernando Santos não está para aí virado uma vez que decidiu confiar nos dotes do chinês. Esquece-se que Nuno Gomes não está em condições e que por isso, muito provavelmente, acabará na mesa de operações com o consequente afastamento da competição durante um bom par de meses. Se assim for teremos um ataque reservado a Cardozo e Bergessio, o que é manifestamente pouco para as nossas aspirações. Mantorras, obviamente, não entra nestas contas pelos motivos sobejamente conhecidos.

domingo, julho 15, 2007

Provavelmente uma boa aposta

A ser verdade, a vinda de Butt trata-se de uma excelente notícia. O Benfica desde há muito que necessita de um guarda-redes que dê segurança à equipa, algo que Quim e Moreira não conseguem transmitir. Resta agora saber se este alemão é, de facto, o homem que precisamos.

quinta-feira, julho 12, 2007

Lionel Messi Goal Against Mexico - Copa America Semifinal

Jogadores deste calibre é que deviam estar no Benfica. Nâo é LFV que diz que somos o maior clube do mundo? Se queremos usufruir desse estatuto temos que ter os melhores jogadores. Messi é capaz de ser um deles!

segunda-feira, julho 09, 2007

Pobreza franciscana

Estamos nos oitavos-de-final e isso é que vale. É desta forma pragmática que Couceiro avalia a prestação dos sub-20 no mundial da categoria. Pouco importa se as exibições têm sido miseráveis ou se as opções tomadas foram as menos correctas. Para o técnico luso isso são aspectos de somenos que não interessa discutir. Valha-nos que o próximo adversário é o Chile. Do mal o menos. Fosse o adversário mais exigente e podíamos desde já fazer as malas uma vez que com este grupo de jogadores e treinador, só um milagre nos possibilitará chegar longe nesta competição.

quinta-feira, julho 05, 2007

É caso para desconfiar

Oxalá esteja enganado mas começam a surgir indicações de que Nuno Gomes e Luisão terão de ir à faca neste início de época. Depois de muitos meses no estaleiro não se compreende como estas lesões ainda não estão debeladas. Ora isso não abona em favor da credibilidade do departamento médico do clube. Antes pelo contrário. Uma eventual prolongada ausência destes jogadores terá, por certo, reflexos negativos no rendimento desportivo da equipa pois não são dois jogadores quaisquer e, além disso, tivemos o exemplo do brasileiro a época passada, cuja falta acabou por ser determinante no insucesso do Benfica.

Começam os problemas

As dificuldades começam a surgir para os lados da Luz. Miccoli já não vem, supostamente por falta de argumentos financeiros por parte do Benfica, conforme terá dito o seu empresário; Karagounis um dos poucos virtuosos do plantel rescindiu o contrato sem que o clube fosse ressarcido (?!); Rodolfo Moura, um fisioterapeuta de reconhecida capacidade, resolveu bater a porta por não concordar com o novo organigrama do departamento médico.
Há quem diga que estamos mais fortes. Tenho grande receio de que isso não seja efectivamente verdade. Continua a haver graves lacunas no plantel e embora LFV diga que estamos no mercado à procura dos jogadores que nos fazem falta, o que é certo é que os dias passam e os reforços continuam sem chegar. Se bem me recordo foi prometido que o Benfica iria iniciar a época com a questão dos reforços resolvida. Mais uma vez estamos perante uma promessa que não é cumprida. É bom não esquecer que já não falta assim tanto tempo para a pré-eliminatória da Liga dos Campeões e convinha que para esse jogo nos apresentássemos na máxima força sob pena de termos alguma surpresa desagradável. Depois não venham falar em azares e perseguições da arbitragem.