sexta-feira, junho 29, 2007

Os reforços encarnados

A julgar pelos comentários, a maioria dos adeptos benfiquistas anda encantada com as contratações que o Benfica fez até ao momento, apesar de não conhecerem as capacidades futebolísticas dos novos jogadores. Aprovam-nos, mesmo sem nunca os terem visto jogar, o que não deixa de ser curioso. O meu cepticismo não me permite esses estados de fé. Sigo a velha máxima: "Ver para crer". Pelo que vi fazer ontem a um dos reforços confesso que não estou muito entusiasmado.

Tem de render mais

O jogo de ontem frente à Colômbia não correu de feição a Cardoso. Face ao valor investido na sua contratação esperava-se muito mais do paraguaio. É verdade que a forma de jogar do Paraguai, não favorece as suas características mas mesmo isso não justifica tudo. Numa primeira avaliação fica a ideia de que estamos em presença de um jogador robusto, técnicamente limitado - o seu pé direito é cego - e com pouco poder de drible. Numa equipa que jogue em ataque continuado, como é o caso do Benfica, é bem provável que o seu rendimento seja bastante superior dado o seu potencial físico e o seu aparente bom jogo de cabeça. De qualquer forma foi apenas um jogo. Há que vê-lo em acção mais vezes para se ter uma noção clara do seu valor. Falhou no 1º teste mas pode ser que venha a ter sucesso no exame final.

quarta-feira, junho 27, 2007

É desta que construímos um plantel maravilha?

A pré-época está prestes a iniciar-se. No Benfica os últimos reajustamentos estão a ser feitos por forma a iniciar-se os trabalhos com o plantel completo ou quase. Cardoso. Bergessio, Zoro e Fábio Coentrão já se encontram contratados. Outros se seguirão. Veiga tenta a continuidade de Miccoli, e caso venha a ter êxito nesta importante operação ainda ficam por preencher algumas lacunas que, na minha opinião, seriam: um lateral direito, um médio ofensivo e um guarda-redes.
Volto a insistir na necessidade de termos um keeper de créditos firmados dado que os que lá temos não nos dão as necessárias garantias. Equipa com as ambições do Benfica está obrigado a ter no seu plantel um guarda-redes de top. Infelizmente parece que essa não é a ideia dos dirigentes encarnados. A confirmar-se, acho que fazem mal.
Um lateral direito que faça concorrência a Nélson é outra prioridade. Espero que Zoro não venha a ser a opção: seria mais uma adaptação que como todos sabemos não tem servido os nossos interesses.
Por último, a necessidade de termos um médio ofensivo que não só saiba organizar mas que apareça também na zona de finalização.
Os próximos dias serão decisivos. Esperemos que, finalmente, saibamos construir um plantel que nos dê a esperança de grandes conquistas na temporada que se avizinha.

segunda-feira, junho 25, 2007

Até que enfim um campeonato ganho!


O futsal do Benfica está de parabéns. Foi a única modalidade que nos deu a alegria de sermos campeões. Só por isso merecem todo o nosso reconhecimento. Além disso, fizeram o pleno ao longo da época - Campeonato, Taça de Portugal e Supertaça - dando ainda mais brilho à época desportiva. Na próxima temporada há que repetir a dose. Plantel para isso parece que vamos ter.

sábado, junho 23, 2007

Querem ver que vai ser mais um título perdido?

Mentalidade ganhadora precisa-se para os lados da Luz. Num jogo decisivo mais uma derrota. Desta vez foi no Futsal: a uma vitória do título, jogando em casa e com o apoio do público que não se cansou de incentivar a equipa, os homens vestidos de vermelho claudicaram novamente. Começa a ser sina no Benfica. Queremos ser grandes só que não conseguimos prová-lo dentro de campo. É triste, mas tudo se conjuga para mais uma época desportiva sem qualquer título conquistado. Se vier a acontecer é caso para nos sentirmos envergonhados.

quinta-feira, junho 21, 2007

Custou mas foi


Este já é do Benfica. Se vale ou não o investimento é coisa para se ver lá mais para a frente. De qualquer forma é bom que valha porque 9,1 milhões de euros não são propriamente "peanuts". Ainda para mais sendo um clube português onde como sabemos o dinheirinho é todo contado e muito bem contadinho.

quarta-feira, junho 20, 2007

Chamem os senhores do Guiness

Quinze dias na Argentina para contratar um jogador deve ser um record que envergonharia qualquer dirigente que se preze. Este facto parece não incomodar José Veiga que por lá vai ficando não se sabe exactamente a fazer o quê. Se isto for regra para a contratação dos outros jogadores que faltam ao plantel só daqui a três meses temos o problema resolvido. Perante este cenário, estranho que haja muito boa gente que fique revoltada com as declarações de Joe Berardo. Como se o homem não tivesse razão naquilo que diz.

segunda-feira, junho 18, 2007

Ainda se queixam do Fernando Santos

Consta por aí que, enquanto responsável pela formação do Benfica, António Carraça aufere a módica quantia de 25 mil euros mensais. Nada mau para quem ainda não conseguiu ganhar nada desde que chegou ao clube. Pelos vistos é o único que tem tirado proveito deste contrato. A diferença já vai em 600.000 euros. E promete continuar a avolumar-se.

domingo, junho 17, 2007

Goleada insuficiente

A goleada frente a Israel não chegou para nos qualificar. Não vale a pena carpir mágoas atirando as culpas para factores externos ao jogo porque a grande verdade é que nos dois primeiros jogos, em especial com a Bélgica, Portugal esteve muito aquém das suas possibilidades, não se exibindo à altura da qualidade dos seus jogadores, o que nos obrigou a chegar ao último jogo a depender de terceiros, algo que neste tipo de torneios nunca convém acontecer. Não sei se houve resultado combinado entre belgas e holandeses, é provavel que tenha havido, embora isso não sirva de desculpa, até porque se estivéssemos nas mesmas circunstâncias certamente que faríamos o mesmo. Infelizmente, foi mais uma oportunidade perdida de sermos campeões europeus. Têm sido várias as selecções de sub-21 com condições para atingir esse desiderato mas o que é certo é que, por este ou aquele motivo, falhamos sempre na hora da verdade. E sempre por culpa própria.

quinta-feira, junho 14, 2007

O tempo joga a nosso favor

No futebol do Benfica, ao contrário do que a massa adepta deseja, tudo decorre dentro da normalidade. A preparação da época, leia-se contratações, continua em ritmo lento e de acordo com a máxima dos dirigentes encarnados: "o tempo joga a nossa favor". Os mais cépticos e menos pacientes façam favor de não desesperarem porque irão chegar jogadores, provavelmente, não no início dos trabalhos como o engenheiro queria, mas por alturas do primeiro jogo do campeonato com certeza que o plantel estará fechado. Até lá, vão roendo as unhas e rezando a todos os santinhos para que José Veiga e LFV adquiram as trutas que nós tanto sonhamos e de que o plantel tanto necessita. Esqueçam aqueles jogadores que diariamente aparecem em parangonas nas páginas dos jornais, porque nenhum deles vai vestir a camisola do manto sagrado, já que se trata de arraia miúda que o engenheiro tanto despreza. LFV ainda ontem prometeu que este ano as contratações serão feitas segundo os desejos do treinador o que por si só é o garante de que estão para chegar craques de primeira grandeza. Sendo assim não há motivo para grandes dramas pois tudo se irá resolver a contento de todos. É só esperar mais uns dias e verão o quão infundados são os vossos receios.

quarta-feira, junho 13, 2007

Para não variar ficamos a depender de terceiros

A derrota era esperada e aconteceu. Pelo que se tinha visto no confronto frente à Bélgica pouco se poderia esperar do jogo desta noite. A Holanda foi sempre superior e mereceu a vitória. Portugal foi um conjunto amorfo, sem ideias, completamente inofensivo que só nos derradeiros 30 minutos da partida conseguiu alguma reacção mas ainda assim sem grande perigo para a baliza holandesa. Só de bola parada conseguimos marcar o que é absolutamente revelador da nossa ineficácia ofensiva.
Tal como havia sucedido no Euro do ano passado, as nossas pseudo-vedetas voltaram a desiludir e a evidenciar que ainda têm muito trabalho pela frente se algum dia quiserem vir a ser jogadores com estatuto europeu.
Couceiro falhou rotundamente. A colocação de Amoreirinha na lateral-direita, quando pela frente tinha o jogador mais rápido da selecção holandesa, não lembra ao diabo. Além disso, é inconcebível a sua expulsão ( quando havia sido avisado uma série de vezes), já para não falar nas lamentáveis declarações no final do jogo: culpabilizar a arbitragem pela derrota não lhe fica bem, até porque não foi por isso que Portugal perdeu, e muito menos insinuar que a qualificação da Holanda estava "comprada" e que o jogo entre holandeses e belgas iria ser para cumprir calendário. Absolutamente lamentável. É visível que estamos perante um treinador sem estaleca para estas andanças ficando por perceber como é que foi escolhido para trabalhar na Federação. Convinha que Gilberto Madaíl nos esclarecesse.

domingo, junho 10, 2007

Nem os putos se safam

Querendo seguir as pesadas dos seus colegas seniores, os miúdos dos escalões de formação do Benfica preparam-se para mais uma época sem títulos. Os juniores e os iniciados já deitaram a toalha ao tapete; os juvenis estão a caminho de fazer o mesmo. E assim vai o Futebol no melhor clube do mundo.

quinta-feira, junho 07, 2007

Qual é a próxima?!

Tantas promessas para as modalidades "amadoras" e afinal já há duas que vão ficar pelo caminho. Depois do Basquetebol é agora a vez do Atletismo. Uma vergonha!

quarta-feira, junho 06, 2007

Uma boa notícia para Scolari

Portugal com o apuramento facilitado depois da inesperada derrota da Polónia na Arménia. Este é mais um aviso para encararmos o próximo jogo com os armenos com responsabilidade e enorme empenho. As goleadas de antigamente frente a adversários deste calibre já eram. Agora o objectivo é procurar vencê-los, nem que seja pela diferença mínima.

Pauleta no Benfica?

Pauleta disponibiliza-se a jogar no futebol português. Se os dirigentes do meu clube fossem inteligentes iriam a correr contratá-lo, nem que fosse apenas por um ano. Tem 34 anos, mas ainda mexe, e não tenho dúvidas que nos seria muito útil. É que apesar da idade continua a ser melhor do que qualquer dos avançados que lá temos.

terça-feira, junho 05, 2007

Prestígio abalado

Não foi a primeira vez e, por certo, não será a última. Portugal já soma um longo historial de resultados negativos frente a adversários modestos pelo que não é de estranhar este escandaloso empate com um clube do Koweit. Como se sabe, os nossos jogadores não sentem especial motivação por estes jogos, não se empenham como deviam e depois estes resultados acontecem naturalmente. Felizmente foi num jogo a feijões. Pior seria se tivesse sido num jogo do Europeu. Deseja-se que tenham aprendido a lição: a Arménia é o senhor que se segue e convém não repetir a gracinha.
De entre as más exibições há que destacar a performance de Quaresma, tão elogiado na comunicação social, mas tão pouco convincente dentro de campo. Tanto talento desperdiçado é realmente uma pena. Será que não há ninguém que consiga meter naquela cabecinha que aquele tipo de jogo só funciona contra as equipas portuguesas?

domingo, junho 03, 2007

Vitória importante

Depois dos jogos de ontem, as coisas clarificaram-se no nosso grupo. Polónia, Sérvia e Portugal, são agora os únicos candidatos ao apuramento para a fase final do Euro 2008. Portugal com a vitória na Bélgica deu um passo importante para a qualificação tendo em conta que recebe os seus principais adversários em casa.
O cansaço terá sido o nosso principal adversário no confronto com a Bélgica, já para não falar na ausência de Cristiano Ronaldo, cuja influência é determinante na nossa selecção. Sem ele na equipa, Portugal não é a mesma selecção. Seja como for, os três pontos foram conquistados o que nos coloca na rota da qualificação que é aquilo que mais nos interessa.