quinta-feira, março 29, 2007

Scolari pouco ambicioso

Portugal podia e deveria ter ganho na Sérvia. O empate soube a pouco dada a superioridade lusa, em especial na 2ª parte, em que ficou bem patente que se tivéssemos sido mais ousados a vitória era capaz de não nos ter fugido. O conservadorismo de Scolari coartou-nos essa possibilidade. Para o brasileiro o ponto conquistado era suficiente e, por isso, resolveu não arriscar. Oxalá estes dois pontos não nos façam falta nas contas finais.

terça-feira, março 27, 2007

O jogo que estamos obrigados a ganhar

Para o Benfica esta é uma semana decisiva. Estamos impedidos de falhar frente ao F.C. Porto: uma derrota significará a nossa despedida relativamente ao título; um empate não nos retira a possibilidade de sermos campeões mas torna-a muito mais difícil. Já se sabe que não podemos contar com Quim e Luisão, o que constitui um acréscimo de dificuldade para essa partida. Rui Costa estará disponível mas não é crível que jogue de início. Até lá ainda há jogos de selecção e com eles lesões que podem daí resultar. A Luz vai estar repleta o que é óptimo como factor de motivação. Só falta a vitória do Benfica para nos colocar na frente do campeonato. Este é o cenário que todos nós, adeptos encarnados, desejamos incondicionalmente. Era tão bom que ele se concretizasse!

domingo, março 25, 2007

Fantástica 2ª parte

Uma 2ª parte de antologia permitiu a Portugal despachar a Bélgica com uma goleada. Foram 45 minutos de futebol do mais fino recorte que deram quatro golos e que bem podiam ter dado muitos mais. O momento apoteótico da partida deu-se com o golo fabuloso de Quaresma que colocou o estádio em delírio.
Agora segue-se a Sérvia que ontem contra todas as expectativas perdeu no Cazaquistão. Não vai ser tarefa fácil, mas a jogarmos assim muito dificilmente os sérvios nos conseguem ganhar. Uma vitória em Belgrado escancara-nos as portas do Euro-2008. Vamos esperar que os nossos putos se galvanizem e nos dêem essa alegria.

quinta-feira, março 22, 2007

Ambiente favorável a Portugal

A selecção belga sujeita-se a ter uma estadia para esquecer em terras lusas. Depois das polémicas declarações do seu guarda-redes relativamente a Cristiano Ronaldo, juntaram-se as agressões a alguns jornalistas na chegada à Portela o que vai, com certeza, acicatar os ânimos para o jogo de sábado. Os nossos jogadores lusos vão-se sentir mais motivados e o público não vai perdoar tamanha ofensa ao seleccionado belga. O ambiente será de cortar à faca e não é de admirar que ganhemos um aliado no próprio árbitro. Os jogadores belgas que se cuidem, pois qualquer entrada mais ríspida sobre um nosso jogador, em especial se se tratar de Cristiano Ronaldo, pode levá-los a seguir mais cedo o caminho dos balneários. Não há dúvida que arranjaram lenha para se queimarem. A Portugal resta-lhe saber aproveitar o clima criado.

quarta-feira, março 21, 2007

Péssimas notícias

Depois de Miccoli, foi agora a vez de Karagounis manifestar o desejo de sair do Benfica. O mesmo já se havia verificado com Luisão há umas semanas atrás. Se pensarmos que Rui Costa é bem capaz de pendurar as botas no final da época pode-se dizer que de uma assentada o plantel pode ver-se privado de quatro peças fundamentais o que, a concretizar-se, deixaria o Benfica numa situação deveras preocupante. Mesmo indo ao mercado não é fácil encontrar substitutos à altura tendo em conta que jogadores desta qualidade são caros demais para a carteira do clube. Enfim, vamos esperar para ver o que os próximos meses nos reservam no que toca a saída de jogadores.

terça-feira, março 20, 2007

O necessário contributo dos adeptos encarnados para um final feliz

Após a 22ª jornada e analisando as jornadas que faltam para o terminus do campeonato chego à conclusão óbvia que para o Benfica ser campeão só lhe resta uma solução: vencer o F.C. Porto e o Sporting. Um empate que seja, num qualquer destes jogos, constituirá, por certo, a morte do artista. Para que tal não suceda temos de aproveitar ao máximo a ligeira vantagem que o factor casa nos proporciona. A receita é simples: os adeptos têm de fazer da Luz um verdadeiro inferno para os nossos adversários. Este é um contributo que se exige a qualquer adepto que se preze e que quer ver a sua equipa campeã. É que todas as ajudas, por mais pequenas que sejam, podem ser decisivas no desfecho destas partidas. E a vitória nestes dois jogos pode bem passar por aí!

Mesmo depois de morto, Miklos Fehér rende dinheiro ao F.C. Porto

O Tribunal Constitucional (TC) determinou que o Benfica terá indemnizar o FC Porto em 600 mil euros, pelos direitos que o clube «azul-de-branco» detinha sobre a formação de Miklos Fehér. Como é possível que o Benfica seja condenado a pagar esta verba quando se sabe que o jogador praticamente nunca actuou pelo azuis-e-brancos? É das tais decisões que não dá para acreditar!

segunda-feira, março 19, 2007

Vitória moralizadora

Sofri bastante mas valeu a pena. Foram três preciosos pontos na Reboleira que nos dão a possibilidade de sonhar. Desta vez temos de agradecer ao nosso goleador Petit que nos últimos três jogos somou outros tantos golos. Faz aquilo que os nossos avançados deviam fazer mas não conseguem, por manifesta falta de codícia e talento. Neste particular, Nuno Gomes chega a exasperar o adepto mais calmo. Não só não faz o seu trabalho como, ainda por cima, complica, tornando-se, não poucas vezes, um aliado dos adversários. O pior é que não temos por lá ninguém que o possa substituir!
Mas não falemos de coisas tristes que hoje é um dia para celebrar. Nunca estivemos tão perto da liderança como agora. Falta-nos apenas um simples pontinho para a alcançarmos. Parece fácil, mas a tarefa afigura-se bastante complicada. O F.C. Porto virá à Luz jogar da mesma forma que o Sporting o fez no Dragão: cauteloso e espreitando o erro do adversário. Além disso, é um opositor de grande gabarito que, por certo, não regateará esforços no sentido de se manter no topo da classificação. O Benfica terá uma ajuda de peso: o seu público. Só que o público por muito que queira não marca golos e não os impede de entrar na nossa baliza. Por isso será necessária uma atitude idêntica à que tivemos hoje: capacidade de luta e bastante controlo emocional. Se a isto juntarmos uma pitadinha de talento pode ser que no final da noite de 1 de Abril o 1º lugar seja nosso. Até lá, convém que as lesões não nos batam à porta, pois será determinante que, nesse jogo, tenhamos toda a matéria prima operacional. A qualidade do adversário assim o exige e para lá disso gostaria de ver as duas equipas a jogar na máxima força, quanto mais não seja para se provar qual das duas é de facto a mais forte.

sábado, março 17, 2007

Sporting dá uma ajuda

O Sporting cumpriu o seu papel ganhando no Dragão. Agora é preciso que o Benfica faça o mesmo na Amadora. Veremos se os jogadores do meu clube têm estrutura psicológica para conviverem com a pressão de vencer. O meu principal receio é que não tenham, tendo em conta o que temos visto nos últimos jogos. É pois chegada a altura de provarem que podemos contar com eles. Segunda-feira, mais do que a entrega em campo, pede-se-lhes que tenham a cabecinha no lugar. Oxalá não lhes falte inteligência para perceberem isso.

sexta-feira, março 16, 2007

Segue-se o Espanhol

Foi mais um jogo de aflição. Após 10/15 minutos de brilho, em que podíamos ter resolvido a eliminatória, o golo de Pauleta colocou o Benfica num colete de forças do qual não mais se conseguiu livrar. Voltou a habitual intranquilidade, que tem sido apanágio nestes últimos jogos, e temeu-se o pior. O PSG tomou conta da partida, foi sempre mais equipa e adivinhava-se a qualquer momento um novo golo parisiense que, por certo, sentenciaria a eliminatória. Felizmente uma boa jogada individual de Léo, a três minutos do final, permitiu o penalty salvador que projecta o Benfica para os quartos-de-final da competição.
O Espanhol vai ser o nosso próximo adversário. Mais uma vez, e num plano teórico, (claro está!), o sorteio foi amigo. De entre os adversários possíveis este parece ser o mais acessível. Não deixa de ser um confronto difícil mas o Benfica tem argumentos suficientes para levar de vencida o clube espanhol. Temos ainda a vantagem de o 2º jogo ser em nossa casa o que constitui uma motivação acrescida. Para além disso, o ambiente que vamos encontrar em Espanha nem sequer é dos mais hostis, longe disso. Em suma: estão reunidas as condições para que o Benfica tenha sucesso nesta eliminatória, desde que a equipa deixe de jogar aos fogachos e consiga estar ao seu melhor nível durante grande parte dos 90 minutos. Se assim for, a presença nas meias-finais pode ser uma forte possibilidade.

quarta-feira, março 14, 2007

Sp. Braga eliminado

A eliminação do Sp. Braga foi inteiramente justa e não merece a mínima contestação. Os resultados das duas partidas poderão dar uma ideia de equilíbrio que efectivamente não se verificou. O Tottenham foi sempre muito superior. E se essa superioridade não se traduziu numa eliminatória mais desnivelada foi apenas porque a sorte esteve do lado dos bracarenses. Conforme se pôde observar a qualidade e a intensidade de jogo dos ingleses fica a anos-luz da dos portugueses. No campeonato português estamos habituados a um ritmo pausado e lento o que nos obriga a sentir naturais dificuldades quando apanhamos equipas deste calibre. E quando os jogos são em casa destes adversários os problemas avolumam-se por razões que se prendem com o ambiente adverso que as nossas equipas não conseguem superar. Por enquanto só os três grandes estão preparados para estes confrontos. As restantes equipas portuguesas ainda não têm cabedal para estas andanças. E muito dificilmente terão tendo em conta o nível da nossa Liga. Isto para já não falar dos orçamentos reduzidos face aos clubes médios europeus.

terça-feira, março 13, 2007

Vitória merecida

Sem ter feito uma exibição de encher o olho o Benfica fez o quanto baste para levar de vencida o U. Leiria. Valeram sobretudo os primeiros 25 minutos em que, aí sim, os encarnados fizeram uma exibição bem conseguida, com boas trocas de bola, desmarcações a preceito e criando várias oportunidades de golo que poderiam ter originado um score mais dilatado no final da 1ª parte. Como já vem sendo habitual, o Benfica, depois de se apanhar a ganhar, entrou em período de contenção de esforços, deixando de correr como até aí vinha fazendo, permitindo que o U. Leiria sacudisse a pressão a que estava a ser sujeito e equilibrasse a partida. A 2ª parte trouxe-nos um U. Leiria decidido a discutir o resultado. O Benfica encolheu-se, começando a revelar alguma intranquilidade, aproveitando os de branco para assumir mais o jogo embora sem conseguirem criar situações de verdadeiro perigo para a baliza de Quim. Já perto do final da partida um excelente pontapé de Petit colocou um ponto final nas aspirações leirienses.
Destaque para a exibição de David Luiz que revelou pormenores de bom jogador. Personalizado, excelente nas antecipações e jogando fácil foram os atributos que mais apreciei. O futuro dirá se foi apenas um jogo de engate ou se, pelo contrário, estamos perante um jogador com qualidades para vingar no Benfica.
Pena o 5º amarelo a Katsouranis que, deste modo, não poderá defrontar o E. Amadora. Esperemos que João Coimbra dê conta do recado e faça esquecer o grego.

domingo, março 11, 2007

Benfica obrigado a ganhar

A 21ªjornada não trouxe, até ao momento, nada de novo. O Sporting não se ressentiu da ausência de Liedson e venceu o E.Amadora com toda a clareza, o mesmo acontecendo com o F.C.Porto que, sem precisar de se aplicar a fundo, ganhou ao Marítimo, colocando pressão no Benfica que se vê obrigado a ganhar ao U. Leiria. Nos encarnados a dúvida reside em saber quem jogará ao lado de Anderson. Apesar da convocação de Daniel Luiz, estou em crer que Fernando Santos vai continuar a apostar no grego. Eu apostaria no brasileiro mas como o engenheiro não gosta de arriscar é natural que Katsouranis volte a jogar na defesa.

sexta-feira, março 09, 2007

Benfica de duas caras

Pior do que a derrota de ontem à noite foi ter acontecido a lesão de Luisão. O brasileiro é o baluarte da nossa defesa e a sua ausência, que se prevê relativamente longa, pode condicionar as nossas ambições na Taça UEFA e, mais ainda, na Liga Bwin. Infelizmente as lesões no Benfica continuam a suceder-se a um ritmo preocupante, ainda por cima, afectando, invariavelmente, os nossos melhores jogadores. Como todos sabemos, o plantel é curto em qualidade e estes afastamentos, mais ou menos prolongados, dos principais jogadores, têm reflexos negativos na prestação da equipa.
O jogo de ontem em Paris foi um exemplo disso mesmo. Bastou Luisão sair do terreno de jogo para o Benfica entrar em colapso e sofrer dois golos em três minutos. Ora isto não pode acontecer numa equipa com ambições e, em especial, quando se tem pela frente um adversário de pouca categoria. O problema é que o Benfica só se torna ameçador quando pode utilizar a sua melhor equipa. Quando uma ou duas das principais peças não pode jogar e somos obrigados a recorrer ao banco, a equipa fragiliza-se em demasia, transformando-se num conjunto acessível a qualquer adversário. Isto é motivo mais do que suficiente para me deixar preocupado para os confrontos que se avizinham. A começar já pelo jogo frente ao U.Leiria na 2ªfeira.

quinta-feira, março 08, 2007

Tabela salarial no Sporting

Liedson: 110 mil euros
Ricardo: 75 mil euros
Bueno: 73 mil euros
Caneira: 68 mil euros
Romagnoli: 66 mil euros
Polga: 54 mil euros
Paredes: 54 mil euros
Alecsandro: 52 mil euros
Farnerud: 44 mil euros
J. Moutinho: 32 mil euros
Pinilla: 30 mil euros
C. Martins: 30 mil euros
Abel: 30 mil euros
Custódio: 26 mil euros
R. Tello: 25 mil euros
J. Alves: 25 mil euros
L. Loureiro: 25 mil euros (emprestado ao E. Amadora)
Tonel: 24 mil euros
Tiago: 22 mil euros
Ronny: 21 mil euros
M. Veloso: 20 mil euros
Djaló: 20 mil euros
M. Garcia: 17 mil euros
Varela: 13 mil euros (emprestado ao V. Setúbal)
Nani: 12 mil euros
Pereirinha: 10 mil euros
André Marques: 10 mil euros (emprestado ao O. Moscavide)
Nuno Santos: 9 mil euros (emprestado ao V. Guimarães)
Wender: 6 mil euros (vinculado ao Sp. Braga)
R. Patrício: 2 mil euros (júnior, foi titular com o Marítimo)

P.S. Que rica tabela salarial. Com estes vencimentos não admira que o Sporting viva com uma mão à frente e outra atrás. Afinal Nani sempre tem razão quando diz que é dos mais mal pagos do plantel. Consultando a lista abro a boca de espanto relativamente aos vencimentos de alguns jogadores. Só para citar alguns, aqui vão estes exemplos: Bueno, Romagnoli, Alecsandro, Farnerud...Realmente não dá para acreditar!

quarta-feira, março 07, 2007

PSV soma e segue

Ronald Koeman, o tal que não prestava para treinador do Benfica, apurou-se para os quartos-de-final da Liga dos Campeões. Se a isto somarmos o título praticamente alcançado no campeonato do seu país teremos de admitir que os adeptos benfiquistas se enganaram quanto às capacidades do holandês. Se bem me recordo, fui dos poucos a acreditar nele e sujeitei-me a inúmeras críticas por esse facto. Pelos vistos, quem estava certo era eu.

terça-feira, março 06, 2007

F.C. Porto afastado da Liga milionária

Eliminação esperada e justa do F.C. Porto. Os azuis-e-brancos entraram praticamente a ganhar mas não souberam depois segurar a vantagem, muito por culpa do monumental frango de Helton. Depois de estar em desvantagem o F.C. Porto nada fez para alterar o rumo dos acontecimentos e o resultado ajusta-se porque o Chelsea foi mais forte mesmo que o seu futebol estivesse longe de deslumbrar. Deve-se dizer, aliás, que a equipa inglesa está a anos-luz do que nos havia mostrado nos dois últimos anos. As contratações galácticas não acrescentaram valor à equipa, muito pelo contrário. Neste particular, o Chelsea começa a apresentar algumas semelhanças com o Real Madrid. Os madrilenos seguiram a mesma política de contratações e os resultados são aqueles que se conhecem.

segunda-feira, março 05, 2007

As deficiências do plantel encarnado

O recurso a Katsouranis para jogar na posição de defesa-central no jogo frente ao D.Aves, é a confirmação inequívoca das deficiências do plantel encarnado. Actualmente temos apenas treze jogadores que nos dão algumas garantias. O resto é de uma pobreza franciscana que obviamente obriga Fernando Santos a não fazer a desejada e necessária rotação. Confesso que eu também não arriscaria se estivesse no seu lugar. Imagino a dor de cabeça do engenheiro sabendo que tem Simão, Katsouranis e Petit à beira do 5º amarelo. Gerir uma situação destas não é fácil. Sobretudo quando se olha para o banco e não se vêem opções de qualidade.

sábado, março 03, 2007

Valeram os três pontos

Exibição absolutamente deplorável aquela que o Benfica fez esta noite nas Aves. Se não foi o pior jogo da época andou lá perto. Frente ao lanterna vermelha e jogando mais de vinte minutos contra dez jogadores não dá para perceber tanta intranquilidade revelada. Esperemos que isto tenha sido apenas uma má noite e que nos próximos jogos a equipa volte a praticar o futebol a que nos habituou. É que a jogar desta forma não iremos a lado nenhum.

sexta-feira, março 02, 2007

Katsouranis a central

Fernando Santos ainda não desfez a dúvida mas tudo indica que será Katsouranis a substituir Luisão no centro da defesa. Convenhamos que esta possibilidade não abona em favor de Daniel Luiz que ainda recentemente foi contratado para a posição de defesa central. Sendo o único central disponível no plantel não se compreende muito bem a necessidade de recorrer a um trinco para fazer o lugar. Ainda por cima quando o grego é um elemento fundamental no meio-campo. Fernando Santos lá terá as suas razões, sendo que a principal deve residir no facto de não acreditar nas potencialidades do brasileiro. Algo me diz que este jogador vai passar pela Luz sem sequer um dia vestir a camisola encarnada. Com o campeonato a entrar numa fase decisiva dificilmente voltará a ter uma outra oportunidade.

quinta-feira, março 01, 2007

Morreu Manuel Bento


O Benfica está de luto com a morte de Manuel Bento. De entre todos os guarda-redes que passaram pelo clube, ele foi o melhor. Garra e uma agilidade impressionante eram a sua principal imagem de marca. Consigo nas balizas o Benfica viveu páginas de glória: vários Campeonatos Nacionais e Taças de Portugal conquistadas e a presença na final da Taça UEFA, diante do Anderlecht. Paz à sua alma.