segunda-feira, dezembro 10, 2007

Em frente na Taça de Portugal

Depois de uma 1ª parte descansada em que fomos donos e senhores do jogo, nada fazia prever que o Benfica afrouxasse de forma acentuada o que permitiu que a Académica tomasse conta da partida. O frango de Butt contribuiu e muito para este desenrolar dos acontecimentos pois, após o golo, a Académica sentiu que ainda podia discutir a eliminatória. Valeu, mais uma vez, Cardozo, a pôr ordem na casa e a colocar um ponto final nas ambições coimbrãs. O paraguaio tomou o gosto aos golos e agora parece não querer outra coisa: quatro em dois jogos é de facto uma boa colheita e oxalá este surpreendente registo não tenha um fim à vista. Só é pena que Nuno Gomes não queira seguir as pisadas do sul-americano. A nossa “Amelinha” que, noutros tempos, evidenciava uma certa apetência pelo golos, parece ter desaprendido essa função e hoje, por muito cantadas que sejam as oportunidades para o fazer, invariavelmente, o homem de Amarante, desaproveita o ensejo. E com a idade que já tem também não é de crer que volte a adquirir essa capacidade. Perante este cenário é evidente que o Benfica terá necessidade de na reabertura do mercado avançar para a contratação de mais um avançado. Mas tem de ser um daqueles que, efectivamente, façam golos pois dos outros já nós temos que chegue.
Na próxima eliminatória é favor calhar-nos um dos adversários mais fracos, de preferência de um escalão inferior. F.C. Porto ou Sporting é que não conviria nada, muito menos no reduto deles. A sair-nos em sorte um destes emblemas que ao menos o defrontemos em nossa casa. É que Donetsk não se repete todos os dias!

3 comentários:

Anónimo disse...

Bom dia,

gostaria de ser contactado para discutir uma eventual parceria entre o seu site e a sportingbet.

Cumprimentos,

Miguel Russo
miguel.russo@sportingbet.com

LF disse...

"O apuramento do F.C.Porto para os oitavos-de-final da Champions League foi justo e meritório, além de extremamente positivo para o futebol português. Quanto a isso estamos conversados.
Este facto tem contudo levado a generalidade dos analistas, sempre peremptórios e definitivos, mas nem sempre na mesma medida rigorosos, a incorrer numa mistificação de importa desmontar. Fará em Maio próximo quatro anos que o F.C.Porto de Mourinho se sagrou campeão europeu em Gelsenkirchen, mas daí para cá, neste passado ainda bastante mais recente, o Benfica tem tido melhor desempenho na Europa que os dragões, é a equipa portuguesa com melhor performance europeia, e é inclusivamente o Sporting, muito fruto da sua final de 2005, que surge na segunda posição desta pequena estatística comparativa. Pode parecer estranho – dado o foguetório mediático em torno das “crises” do Benfica e do Sporting, e dos “feitos” do F.C.Porto -, mas os números assim o demonstram.
Neste período de quatro temporadas (2004-2008) o F.C.Porto nunca passou dos oitavos-de-final. O Benfica não só esteve nos quartos-de-final da Champions de 2005-06 , como na época seguinte voltou a chegar a essa fase, mas na Taça Uefa, prova em que o Sporting foi finalista em 2004-05. Se olharmos aos pontos alcançados por uma e outra equipa nas provas europeias, a diferença é esmagadora: o Benfica fez quase o dobro da pontuação do F.C.Porto, ou seja 68 pontos para 37 respectivamente (44 do Sporting). Também em golos marcados ou em jogos jogados a superioridade é clara.
Naturalmente que isto se reflecte no próprio ranking oficial da UEFA. Para a época 2008-2009, no ranking previsional (falta obviamente terminar a presente temporada), o Benfica é o único dos clubes nacionais que figura no top-20, designadamente em 17º lugar. O F.C.Porto é 25º e o Sporting 28º.
Mas se a dúvida do leitor se prende com a qualidade dos adversários que Benfica e F.C.Porto enfrentaram neste período, diga-se que, se os portistas enfrentaram Chelsea (2), Liverpool, Inter (2) e Arsenal, o Benfica teve de se haver com Manchester (2), Liverpool, Barcelona e Milan, e o Sporting com Roma, Manchester, Inter e Bayern.
Aqui está a prova de como o mediatismo de certas ideias nem sempre resiste a uma análise factual e objectiva."

In www.vedetadabola.blogspot.com

Anónimo disse...

Não consigo, apesar de concordar com o que disse, Sr. LF, deixar aqui um aparte bem real: estatísticas não valem nada. Títulos sim.

Voltaremos a tê-los. É só uma questão de tempo. Mas...estatísticas??? Leva-as o vento. Depois de feitas e analisadas, o resultado é sempre o mesmo: Porto Campeão...É nisto que temos que nos concentrar, e, mais cedo ou mais tarde, voltaremos ao 1º lugar do pódio.

Ass_ Joaquim MArtins