domingo, agosto 26, 2007

No pasa nada

Dois jogos contra recém primodivisionários. Dois empates. Quatro pontos perdidos. É esta a contabilidade do Benfica e ainda o campeonato não saiu do adro.
Qualquer pessoa minimamente entendida em futebol – não é preciso nenhum curso, nem coisa parecida – percebe que esta performance é absolutamente natural face ao valor actual da equipa do Benfica. Só o presidente é que teima em achar que estamos perante o melhor plantel dos últimos dez anos. Os mais esclarecidos, por outro lado, sabem que esta opinião de LFV não é para ser levada a sério. É apenas mais um dislate desta singular personagem que, desde há muito, nos vem habituando a estes excessos de linguagem.
O Benfica de hoje, pouco diferiu do comandado por Fernando Santos. Quanto muito poderá ter havido melhor atitude por parte dos jogadores, mas a qualidade do futebol praticado manteve-se inalterável. Ou seja, fraco como das outras vezes.
Como já aqui referi em posts anteriores, e por muito que isso custe à massa adepta, esta irá ser a realidade do Benfica nesta época, a não ser que os jogadores a contratar sejam de valor incontestável - o que não se prevê, tendo em conta os jogadores que têm vindo a lume na imprensa desportiva.
Se assim for, e oxalá não seja, Camacho não levará muito tempo a ser contestado pelos adeptos. Os mesmos que ontem o idolatravam serão os primeiros a indicar-lhe a porta de saída e que o crucificarão, caso os resultados não apareçam.
Aí chegados, voltamos à casa de partida. O mesmo é dizer que outro treinador virá e o ciclo voltará a repetir-se. No entretanto, o futuro do Benfica continuará eternamente adiado até que os adeptos percebam, de uma vez por todas, que não é mudando de treinador todos os anos que se resolvem os problemas do clube.

P.S. Imagine-se o que se diria de Fernando Santos, se ele fizesse as alterações que, hoje, Camacho fez durante o jogo. No mínimo, era insultado. Digo eu.

5 comentários:

Anónimo disse...

Karadas,considero que tens razão quando dizes que os problemas se mantêm, e que não é mudando de treinador constantemente que estes serão resolvidos. No entanto, sem se ter um treinador conhecedor, experiente e arrojado, com olho clínico para talentos (principalmente para os jovens)e que aposte neles ,que pelo seu estatuto superior,seja admirado e respeitado pelos jogadores e Direcção, mantenha a ordem e a discipilina no balneário,podendo assim desenvolver um trabalho competente de maximização do potencial individual de cada jogador, sendo por tudo isto mais do que um treinador: um PROFESSOR(acredito que Camacho corresponde a esta descrição), nunca se consegue atingir títulos.E aqui eu pergunto: tínhamos isso com Fernando Santos???Ele tinha que sair, nem que fosse arrastado.Haverá por esse Mundo fora outros clubes (com menos pretensões do que o Benfica, obviamente)que o adorarão ter como treinador. Mas existe mais uma conclusão a que cheguei ao ver a nossa equipa em campo ontem, contra o Vitória de Guimarães: A NOSSA GRANDEZA È A NOSSA MAIOR FRAQUEZA. Explicando: Camacho disse que os jogadores lhe pareceram contraídos, retraídos, e que para jogarem o seu melhor futebol precisam de "se soltar".Ora, porque é que isto acontece? Acontece porque os jogadores estão sob uma pressão BRU-TAL!Colocada sobre os seus ombros primeiro pelo nosso presidente (" este é o melhor plantel dos últimos 10 anos", "maior Clube do Mundo" e " Equipa maravilha")e depois, por nós próprios, a massa adepta, que, imersos na euforia em nós provocada por estes dislates, exigimos aos jogadores ( que não passam de simples seres humanos,tal como nós, e como tal, falíveis)este Mundo e o outro, que ganhem tudo e a todos, jogando SEMPRE o que nenhuma equipa de futebol (humana, pelo menos)alguma vez jogaria (um pouco ao jeito do que se passa no Real Madrid, com a grande diferença de que por lá há MUITO dinheiro, que possibilita a ontratação de valores inquestionáveis e CAROS). O motivo tão-somente responsável pelos êxitos do FCP estas últimas duas décadas tem sido a MAIOR AUSÊNCIA DE PRESSÂO a que os jogadores estão sujeitos (o mesmo valendo para o Sporting). Eu sei que um Clube com a grandeza do Benfica tem obrigatoriamente que ter grandes aspirações, mas o que se faz no Benfica é demais!Falemos pois o mínimo possível, Diminuamos as nossas expectaivas,e em vez de exigirmos o campeonato, a taça, a taça da Liga, a UEFA e a Liga dos Campeões, exigamos apenas que o Benfica jogue sempre para ganhar cada jogo, sob pena de nunca partirmos para cada temporada em igualdade de circunstâncias com os nossos rivais, e por isso, mais uma vez,tudo fracassar.Esta asfixiadora pressão explica também a desaprendizagem da bola que acontece a jogadores, e de que Nélson, a partir da sua primeira época no Benfica, é talvez o maior exemplo.Exijamos apenas isto: EMPENHO.

Anónimo disse...

"No entanto, sem se ter um treinador conhecedor, experiente e arrojado, com olho clínico para talentos (principalmente para os jovens)e que aposte neles ,que pelo seu estatuto superior,seja admirado e respeitado pelos jogadores e Direcção, mantenha a ordem e a discipilina no balneário,podendo assim desenvolver um trabalho competente de maximização do potencial individual de cada jogador, sendo por tudo isto mais do que um treinador: um PROFESSOR(acredito que Camacho corresponde a esta descrição), nunca se consegue atingir títulos.E aqui eu pergunto: tínhamos isso com Fernando Santos??"
obviamente Não!!! Nunca teve e nunca iria ter, ainda bem que o Felipe Vieira o mandou embora (já foi tarde demais)
Depis em relação ao camacho, os Benfiquistas, tanto como o camacho já repararam que o benfica não tem um plantel assim tao bom! Não digo que não sejam bons jogadores, isso nem está em questão, falo que alguns ainda são muito VERDES para estas andanças, e têm que ser trabalhados por quem sabe (mal chegou o camacho e o Rui Costa foi colocado a trabalhar com o Edu)
Depois, mal chegou o Camacho e o Mantorras parou para fazer um trabalho especifico (Fernando Santos só soube deitar a baixo o Jogador e Homem)
Depois, reparou o que eu já venho a falar deste o primeiro ano que o fernando santos entro no Benfica e não teve a capacidade de ver que o benfica sem estremos de raiz não iria longe!! Primeiro os defesas laterais ficavam sozinhos no seu corredor! Segundo, as equipas mais fechadas nos jogos com o Benfica ficavam a ganhar em relação a esse ponto (O Benfica não abria o jogo).
Depois, nunca entendi como há treinadores que quando têm um exelente extremo "Simão" o colocam em outro lugar do campo (perdemos um excelente extremo, e não se ganha um maravilhoso jogador nesse lugar (como o era no lado esquerdo), Trapatoni com um plantel mais curto (14 jogadores no maximo) nunca abdicou do Simão a extremo esquerdo (fomos campeôes) se bem me lembro o trapatoni HERDOU o plantel que o camacho deixou antes de ir para o Ral Madrid :)
Camacho logo no segundo dia disse "necessitamos de jogadores para as "laterales") Ufaaaa, até que enfim um homem inteligente no Benfica.
Acredito que este ano ainda possamos sr campeôes, mas vamos ter que arrepiar caminho! E Uma coisa é certa, se o camacho ficar aqui mais uns Anos, é garantido que iremos ter muitas Alegrias!


E sobre "Qualquer pessoa minimamente entendida em futebol – não é preciso nenhum curso, nem coisa parecida – percebe que..."
...percebe que, vamos ter um jogo importante, talvez o mais importante nesta Época para o Benfica, eliminatória da liga dos campeôes (nuno Gomes veio de uma lesão, cardoso de outra, todos sabem que não andamos numa maré de AZAR), O cardoso, estava cansado, e seus musculos já não estavam na melhor forma "tira o Cardoso, antes que se aleije" (dizia eu para o meu irmão) "ufa, melhor assim"
É para estas opçôes (quer se goste ou não) que o treinador é pago para fazer, e a inteligência vesse nesses momentos, quantas vezes o Trapatoni foi assubiado na Luz, ou falaram mal das suas opçôes???
No ultimo jogo os mesmo que o ssubiavam já estavam a dar-lha palmadas nas costas!!
Eu hoje não vou fazer o que muitos fizeram nesses dias de jogo, sei que ele é Bom e vai fazer tudo para o bem do Benfica!

Força Benfica, Obrigada Camacho por voltares e teres a coragem de nos ajudar nesta luta!!

Anónimo disse...

ass: Helder Sobreira

Anónimo disse...

Falso. O Trapatoni chegou a utilizar o Simão a avançado.

Anónimo disse...

Meu amigo Anónimo, eu nunca disse que Simão ou o Trapatoni, não colocou o Simão a avançado, ou em outros lugares, o que disse foi que Simão com o Trapatoni foi extremo.
Claro que como todos os Bons treinadores, quando assim tem necessidade, coloca os seus melhores jogadores em outros lugares, e Simão não é excepção :)
Agora no Futebol há várias regras, e duas delas o Fernando santos nunca as seguiu (ao crontrário do Trapatoni e camacho, além de outros que por aqui passaram)
Primeira- Uma excelente jogador numa posição, nunca o será igual em outra! (agora há quem seja um jogador normal numa e depois de mudado, se torne num grande jogador noutra posição)
Segunda-uma equipa tem que ter jogadores que venham com os defesas laterais da outra equipa (extremos ou medios esquerdos), para os nossoa defesas não apanharem com 2 ou 3 no seu lado (como aconteceu muitas vezes a temporada que passou) agora quem viu o Jogo na Luz e o Jogo lá no campo deles para a eliminatória da Liga dos Campeôes, percebe o que quero dizer com isso! (tivemos duas tacticas, e dois treinadores)


PS: não estou a falar da sorte ou do resultado, mas da diferença em relação aos extremos-defesas

ass: Helder Sobreira