terça-feira, maio 01, 2007

O futuro do Benfica

Depois de mais uma época desastrosa, os benfiquistas, como seria de esperar, entretêm-se a pedir a cabeça de Fernando Santos, por entenderem ser ele o responsável máximo pelo descalabro. Treinador que aterre na Luz tem sempre vida complicada. Desde logo, porque se não for campeão já sabe que não terá dos apaniguados benfiquistas a menor condescendência. É-lhe imediatamente indicada a porta da rua. E isto serve para qualquer treinador, seja ele quem for, ainda que tenha o melhor currículo do mundo. Os adeptos encarnados não são dados a conceder segundas oportunidades. Se falhou, ele que se vá embora e venha outro. Provavelmente teremos aqui uma das explicações para o recorrente insucesso dos últimos 20 anos.
Os últimos técnicos que passaram pelo Benfica, Koeman e Trapattoni, nunca caíram nas graças da massa adepta encarnada. Nem mesmo o italiano, com um currículo acima de qualquer suspeita e ganhando o campeonato que fugia há 11 anos. Curiosamente, os dois foram agora campeões na Holanda e na Áustria. Ou seja, não servem em Portugal mas noutros países conseguem resultados. Factos que nos levam a concluir que há aqui alguma coisa que não bate certo.
Para que não restem dúvidas: não gosto de Fernando Santos e desde a 1ª hora manifestei o meu desagrado pela sua contratação. Apesar disso, não o considero o principal responsável pela temporada decepcionante. Outros há com mais culpas no cartório e que não são chamados à colacção. É fundamental que se tenha consciência de que sem a resolução dos verdadeiros problemas a mudança de treinador não servirá de nada. Os resultados serão os mesmos e, no final da época, o técnico residente arrisca-se a ter o mesmo destino que os anteriores. Enquanto isso, os títulos que nós tanto desejamos continuarão a ser conquistados pelos nossos adversários.

2 comentários:

Anónimo disse...

Gostei deste blog! Parabens! Convido toda a gente a visitar e, se possível, a divulgar o meu:
WWW.ROLA-BOLA.BLOGSPOT.COM (blog com entrevistas, estatísticas, dados históricos)
Todas as cores são bem-vindas, espero que se torne um leitor assíduo!
Um abraço

Anónimo disse...

Concordo com este texto, particularmente com o último parágrafo, mas então se "Outros há com mais culpas no cartório e que não são chamados à colacção." temos de ter a coragem de os identificar, dado ser essa a forma de resolver os problemas do clube. Por mim, o principal responsável é o sr. L. F. Vieira. Um sr. que é sócio do Porto e do Sporting e leva para o dep. de futebol um dragão de ouro, teria de ter argumentos fortíssimos para me convencer que a sua acção tem como objectivo devolver o Benfica ao lugar que lhe pertence: o topo do futebol nacional e um concorrente sério às provas europeias!