terça-feira, abril 10, 2007

A continuidade de Fernando Santos

O pré-anúncio de LFV, relativamente à continuidade de Fernando Santos para a próxima época, foi uma péssimo acto de gestão que em nada favorece o clube. Para além dos maus resultados e da confrangedora gestão do plantel, já deu para perceber que o engenheiro não tem os jogadores do seu lado. A reacção de Rui Costa, no jogo de ontem, quando se aprestava para entrar em campo, é sintomática do mau estar que se instalou entre equipa técnica e jogadores. Estes já perceberam que sob as suas ordens a equipa não vai a lado nenhum, pelo que não é de estranhar a atitude do "maestro" que, graças ao seu estatuto, não tem pejo em manifestar a sua insatisfação, por aquilo que vem observando. Não sendo apologista das constantes mudanças de treinador que, diga-se, vêm acontecendo com demasiada frequência no Benfica, com os custos que todos conhecemos, a verdade é que a contratação de Fernando Santos foi desde o primeiro momento um flop anunciado. Poucos foram aqueles que concordaram com ela. E isto porquê? Porque era notório que a criatura não tinha currículo para treinar o Benfica e cedo se percebeu que a sua entrada na Luz se deveu a um conjunto de factores que todos nós conhecemos: é um treinador barato, faz parte do círculo de amigos do presidente e, sobretudo, é alguém que não faz ondas, é facilmente manobrável e não contesta a política desportiva do clube. Tudo características que agradam ao presidente.
A minha esperança é que o engenheiro, face a toda esta contestação de jogadores e adeptos, que vai subir de tom se formos eliminados quinta-feira e/ou se não conseguirmos o acesso directo à Liga dos Campeões, venha reconhecer que não tem condições para continuar o seu trabalho e renuncie ao cargo. Para quem se diz um indefectível benfiquista, a sua demissão seria uma prova de verdadeiro benfiquismo, colocando os altos interesses do Benfica acima dos seus próprios interesses. Seria um gesto bonito que a nação benfiquista não deixaria de registar.
A sua continuidade só seria tolerada se ganhássemos a Taça UEFA, algo que obviamente não vai acontecer. Mesmo eliminando o Espanhol, que sinceramente não prevejo, não estou a ver como teríamos capacidade para levar de vencida os adversários seguintes, tudo equipas com um ritmo competitivo e uma qualidade, que não parecem estar ao alcance do actual e desgastado Benfica.

1 comentário:

Anónimo disse...

Não podia estar mais de acordo. Bom artigo.
Parabéns pelo blog.