quinta-feira, fevereiro 08, 2007

Que bom seria se fosse verdade

"O Benfica é o primeiro clube português presente no «top 20» do «ranking» anual dos clubes com maiores receitas do Mundo, elaborado pela Deloitte e habitualmente designado como a lista dos clubes mais ricos do Mundo".
Não sei porquê não fiquei muito entusiasmado com esta notícia. E não fiquei porque a realidade diz-me exactamente o contrário, como se pode verificar analisando os sucessivos relatórios anuais de contas que são bem elucidativos quanto ao nosso estado financeiro: encargos de tal monta que as receitas ainda não conseguem cobrir as despesas. Ora, enquanto assim for, nunca poderemos almejar a entrada no clube dos mais ricos do futebol europeu. Se por acaso isto não bastar para ficarmos convencidos, compare-se o orçamento do Benfica com os orçamentos dos clubes das melhores ligas europeias e veja-se a diferença abissal. São realidades completamente distintas que impossibilitam que qualquer clube português possa sequer sonhar um dia poder bater-se de igual para igual com os melhores do futebol europeu. Daí este ranking ser pouco credível. Quanto muito alimenta o ego de alguns benfiquistas, sobretudo daqueles que gostam de se deixar enganar.

4 comentários:

Pedro disse...

Acho q não percebeste o q significa este top (e infelizmente muitos outros tb não perceberam).

Este top reflete APENAS e SÓ as receitas geradas. E nesse aspecto o SLB foi o 2º clube com mais receitas. Não vejo o pq de tanta confusão sobre o assunto.

Se geramos 80 e gastamos 100 continuamos em divida. O top não reflecte isso pq então nunca o Chelsea estaria lá pois teve prejuizo de 150 milhões e outros clubes igual.

É apenas e só sobre as receitas geradas.

O q podes pensar é q com este nivel de receitas (q só tendem a aumentar) qd tivermos o passivo resolvido podemos então olhar para o futuro de uma forma muito risonha.

karadas disse...

Contrariamente àquilo que pensas percebi muito bem. Não fiz qualquer confusão. Acontece que este ranking da Deloitte não merece credibilidade porque não contabiliza todas as receitas, nomeadamente as televisivas e as transferências de jogadores. Em matéria de receitas televisivas o último classificado da liga inglesa consegue arrecadar num só ano vários milhões de contos, valor incomensuravelmente superior ao que o Benfica arrecada em várias épocas. Por aqui se comprova a pouca fiabilidade deste ranking.

Anónimo disse...

O ranking É credível. Vai lá ler os pressupostos pq eu tmb o fiz.

E o relatório conta com as receitas de TV, não conta é com as receitas de transferências.

Se fossem contabilizar dívidas e passivos tmb o Real Madrid não estava no ranking. Nem o Chelsea nem outros. Haveriam de fazer um relatório com o Sanjoanense e o Fontaínhas so pq apresentam lucros? Não me parece.

Pedro disse...

Claro q merece credibilidade. As pessoas é q estão a ver mais do q o relatório diz.
E como anónimo diz as receitas de transmissão televisiva estão incluidas.

O relatório é somente sobre a capacidade de gerar receitas (sem contar com as transferências) e o SLB entra na lista à frente de todos os clubes espanhois à excepção dos colossos Barça e Real e de todos os franceses à excepção do Lyon q há 5 anos seguidos anda com uma super equipa.

Se isto não é francamente positivo para o SLB não sei o q será.

A discussão não é passivos nem dividas. Isso é outra coisa. A questão é a capacidade de gerar receitas. E o SLB nisso está no bom caminho com a vantagem de ter ainda uma enorme margem de progressão.