sábado, maio 13, 2006

Eriksson retorna ao Benfica?

Começo a ter o pressentimento de que a velha dupla Eriksson/Toni, voltará a reunir-se para treinar o Benfica. A confirmar-se, confesso que não fico muito entusiasmado com a possibilidade. Não que o sueco seja um mau treinador, longe disso, mas o que é verdade é que há muito que Eriksson não apresenta resultados condizentes com o seu prestígio. Aliás, na sua carreira os títulos não abundam, não se percebendo muito bem o porquê de ser considerado um treinador de top. É sobretudo um gentleman, e é isso que o faz granjear simpatias que o vão mantendo no topo das preferências dos adeptos.
De todos os treinadores até agora ventilados para o Benfica, o nome que mais me seduz é o de Scolari. Carismático, tem um grande ascendente sobre os jogadores - que o adoram - e a sua forte personalidade impõe respeito. Conhece bem a realidade do futebol português - o que é uma vantagem relativamente a outros treinadores de quem se fala -, além de que, a sua carreira está recheada de bons resultados, o que atesta a sua qualidade como treinador.
Independentemente da minha preferência, sou daqueles que pensam que, mais importante que a figura do treinador, o que realmente faz a diferença é o plantel que se tem ao dispor. Co Adriaanse provou isso mesmo. Nunca tendo conquistado um título na sua carreira, chegou ao Dragão, viu e venceu. E porquê? Tão simplesmente, porque teve às suas ordens o melhor conjunto de jogadores em Portugal. Por isso ganhou. Quem joga são os jogadores e não os treinadores. São aqueles que fazem a diferença e não estes. Quem ganha títulos são as equipas que melhor plantel possuem. Não é por acaso que por essa europa fora, seja qual for o país que consideremos, as equipas que lutam por títulos são sempre as mesmas.
Dito isto, aquilo que mais deve preocupar os dirigentes encarnados para a próxima época, é a construção do plantel. É fundamental que sejam adquiridos jogadores de qualidade comprovada e que não se repitam os erros deste ano, principalmente os cometidos em Janeiro. Sem jogadores capazes, bem que podem contratar o melhor treinador do mundo que os resultados não vão ser os desejados. É tempo de no Benfica se deixar de crucificar treinadores todas as temporadas.

Sem comentários: