segunda-feira, abril 10, 2006

Vergonhoso

Este é o termo correcto para definir a falta de profissionalismo dos jogadores encarnados, na 1ª parte do jogo desta noite frente ao Marítimo. Infelizmente, esta situação tem ocorrido várias vezes ao longo da época com os resultados que se conhecem. É exasperante ver os encarnados a não correrem, a não se entregarem à luta, limitando-se a esperar que um golo caia do céu sem que para isso se esforcem um mínimo. Este facto é inadmissível e devia merecer da parte dos dirigentes, medidas enérgicas, por forma a erradicar de vez tais comportamentos. Independentemente da duvidosa qualidade futebolística de muitos deles, o que é certo é que são pagos a peso de ouro, vestem uma camisola gloriosa e por isso têm a obrigação de dignificar o clube que representam.
Esta corja de maus profissionais esquece-se que ainda faltam quatro jornadas, sendo que três delas são fora de casa, e que o terceiro lugar tem de ser assegurado custe o que custar (valeu que o Sp. Braga acabou por perder em Setúbal e a vantagem aumentou para seis pontos; ainda assim os bracarenses ainda não estão arredados da luta). O Benfica tem absoluta necessidade de estar na Liga dos Campeões na próxima temporada. Haja alguém que meta isto na cabeça dos jogadores porque parece que, alguns deles, ainda não se consciencializaram desse facto. Koeman bem tem tentado alertá-los. Mas começa a ser visível que muitos deles o que querem é ver o treinador fora da Luz, tão moucos têm sido aos alertas do holandês. Esquecem-se que eles próprios têm muito a perder ao ficarem de fora da principal competição europeia de clubes. Além disso, exceptuando Trapattoni ( criticado pela maioria dos adeptos e comentadores desportivos), todos os outros técnicos que têm passado pela Luz nos últimos 15 anos não ganharam nada, apenas 2 ou 3 Taças de Portugal, o que para um clube como o Benfica, é o mesmo que zero.
Curiosamente, os adeptos têm andado iludidos ao longo de todos estes anos. E mais iludidos ficaram, depois da excelente campanha na Liga dos Campeões. Consideram eles, que o simples facto de termos eliminado equipas consagradas, é motivo de sobra para darmos cartas na Liga portuguesa, porque aqui confrontamo-nos com adversários bem mais frágeis. Ora esta análise é deveras falaciosa, pois estamos perante realidades completamente distintas. Enquanto na Europa jogámos habitualmente em contra-ataque - sistema que está mais de acordo com as características dos nossos jogadores – em Portugal, as equipas que jogam contra nós, fecham-se no seu meio-campo, o que nos obriga a jogar em ataque continuado, sistema de jogo em que nós revelamos grandes dificuldades, pela simples razão de que nos faltam jogadores para jogar dessa forma. E como os resultados não aparecem há que justificar os insucessos atirando as culpas para cima do treinador, quando os principais destinatários deveriam ser os dirigentes que têm construído plantéis sem condições para podermos ombrear com os nosso rivais. E muitas das vezes o problema nem tem sido a falta de capacidade financeira. A questão reside antes, na falta de “olho” que os dirigentes têm revelado no capítulo das contratações. Do meio-campo para a frente, o desacerto tem sido a palavra de ordem. Raramente temos acertado nestes sectores. Entre simpatizantes e “especialistas da bola”, anda meio-mundo a dizer, que o Benfica tem um excelente plantel e que só não obtém resultados porque o treinador é uma besta. Sinceramente gostava que estas almas me explicassem onde é que vêem esta aparente qualidade. É que domingo a domingo, tenho-me esforçado por perceber, e não consigo vislumbrar, onde reside a tão apregoada capacidade futebolística no plantel encarnado. Ora o que eu vejo são equívocos atrás de equívocos. Nem vale a pena citar nomes porque eles saltam à vista de qualquer um. Se, pelo contrário, ainda vai havendo quem pense que há no plantel do Benfica, matéria prima suficiente, para que o clube lute pelos objectivos a que se propõe, e que a solução está na mudança do treinador, então parece-me que vão continuar a ter muitas desilusões no futuro. Só espero que os altos dirigentes encarnados não perfilhem desta análise. Para bem do clube.

4 comentários:

Anónimo disse...

Eu acredito que o Benfica, com um treinador em condições poderia ter sido novamente campeão este ano, mas parece-me que grande parte da responsabilidade pelos maus resultados é também da direcção.

O Koeman só fez asneiras ao longo da temporada e não tenho dúvidas que mais de metade do balneário o quer ver pelas costas, tal a desestabilização que tem provocado no grupo.

Começando pelo GR. A colocação do Quim no banco, por troca pelo Moretto foi uma asneira. O Quim estava a jogar bem e não se encontra um motivo para a sua substituição na equipa titular. A vinda do Moretto foi importante para o Benfica, mas era para o banco que ele devía ter ido, tendo em conta que o Rui Nereu ainda não dá garantias.

Na defesa, a insistência em colocar o Alcides em vez do Nélson foi um erro. O Alcides é duro de rins e foi muitas vezes batido pela velocidade dos adversários. Contra o Liverpool até compreendo a ideia do Koeman, já que jogávamos contra uma equipa alta e forte no jogo aéreo, mas nos outros jogos não compreendo a opção. E não me venham com a história da pubalgia do Nelson, porque ele está recuperado há algum tempo e só não jogava por opção técnica.

No meio campo temos uma amostra de jogador chamada Beto. Ninguém lhe tira o mérito de se entregar à luta e de dar o que tem (e o que não tem) em campo, mas falta-lhe capacidade técnica. E não estamos a falar de alguma incapacidade, mas sim de um jogador que em vez de pés tem dois tijolos!

O Manuel Fernandes e o Petit são craques, ninguém tem dúvidas disso! Infelizmente o Manuel começou a época com uma lesão e tardou a ganhar ritmo. Continua a faltar-nos o nº 10 a organizar o jogo. Penso que o Karagounis era bem capaz de fazer parte desse trabalho, mas o Koeman insiste em deixá-lo no banco. Incompreensível!

O Grego com a bola nos pés, raramente a perde para um adversário!

Sobre o Robert até me custa falar. Quando ele veio para o Benfica procurei informação sobre o jogador e lí em muitos sitios que era muito preguiçoso. Não podia ser mais verdade. Não corre nada! Tê-lo em campo é jogar com menos um!
Não luta e o Benfica não pode ter em campo alguém que se limita a marcar cantos e livres. Tecnicamente é bom. Basta ver o toque de bola dele para se perceber isso, mas não luta. Parece que joga sem vontade. Motivação = zero!

Próximo....Eu gostava de ver o Manduca a jogar no Marítimo, mas no Benfica parece que desaprendeu. Quando tem a bola nos pés tem medo de fazer fintas e de partir a loiça toda. Limita-se a jogar lento, para mim com medo de falhar!

Lá na frente temos tido azar. O Micolli é uma máquina, mas só nos últimos jogos se tem conseguido exibir.

O Nuno Gomes continua a ser uma mais valia, embora aquela cabeça já merecesse um "pente-1" :D

O Simão andou em baixo de forma durante algum tempo, mas é o nosso maior desiquilibrador. Técnica excepcional... Infelizmente parece-me que no fim da época vai dar a fuga.

O Marcel ainda não mostrou nada, mas dou-lhe o benefício da dúvida. Penso que fazendo a pré-época e ganhando entrusamento com os colegas, pode facturar muitos golos. Esperemos nós....

Sobre o Mantorras... é um trapalhão. Enerva-me a quantidade de vezes em que é apanhado em fora de jogo, mas a verdade é que com ele em campo o jogo fica muito mais rápido e o nº de oportunidades de golo aumenta sempre.

O Geovanni. É daqueles jogadores que quando as coisas lhe correm bem, joga com alegria e rende muito à equipa.
O problema é que parece-me que tem muitas saudades do Brasil e que se tiver oportunidade volta para lá.

Estou a ver muito mal o Benfica nos próximos anos se se concretizarem algumas das saídas de que falam: Simão, Luisão, Manuel Fernandes,...

Espero que este ano haja menos novelas do que nos anos anteriores, quando os jornais anunciam que o Benfica contratou um jogador novo todos os dias...

Não gostando do Veiga, reconheço-lhe mérito na blindagem do balneário!

Desculpem a forma algo atabalhoada como tentei expôr as minhas ideias.

VIVA O BENFICA!!!

Abç, Miguel

Anónimo disse...

É o habitual, vão-se as aspirações, vai-se a motivação.

Os adeptos são os next a ir à sua vida.

Anónimo disse...

Looking for information and found it at this great site... » »

Anónimo disse...

I have been looking for sites like this for a long time. Thank you! major appliances lake villa dental insurance Download free mcafee virus scan health fitness spa uk bps spyware remover 82 lg appliance ratings free phones