quarta-feira, novembro 30, 2005

Um pequeno exercício

Imaginemos um plantel que só poderia ser preenchido com jogadores do Benfica, F.C. Porto, Sporting e Sp. Braga. Ora, analisando os jogadores nas várias posições, verificamos que, do actual quadro de jogadores do Benfica, só seis deles é que lá caberiam. A saber: Nelson, Luisão, Petit, Simão e, eventualmente, Nuno Gomes e Anderson. Este é apenas um pequeno exemplo prático que pode explicar o porquê de uma época tão decepcionante.

Análise ao plantel encarnado

Quim - Um bom suplente
Moreira - Outro bom suplente
Rui Nereu - Com futebolista tem os dias contados.

Nelson - Potencialidades não lhe faltam para se poder afirmar como um jogador de eleição.
Luisão - Jogador de classe; não deve ficar pela Luz por muito mais tempo.
Anderson - Um bom jogador a quem falta um bocadinho mais de fibra.
Ricardo Rocha - Um bom suplente; bom na marcação exagera, por vezes, na forma excessivamente dura como entra aos lances.
Alcides - Ainda não lhe vi nada de relevante que tenha justificado a sua contratação.
Léo - Jogador regular, sem grandes rasgos, mas de boa utilidade. Como factor negativo, temos a sua compleição física que prejudicam o seu futebol.
Dos Santos - Fraquinho; jogador a dispensar.
João Pereira - Nem nas equipas do fundo da tabela tinha lugar como titular.

Geovanni - É tempo de o devolverem à procedência. A forma como joga dá a ideia de que está desejoso de se ir embora.
Carlitos - Tem potencialidades que não aproveita, porque não consegue vencer a barreira psicológica; por este facto, deve ser emprestado.
Karyaka - Não trouxe nada de novo ao plantel encarnado; lento, pouco agressivo, tem bons pés, mas é pouco objectivo.
Petit - Uma das jóias da coroa: boa cultura táctica; muito forte na marcação; bom marcador de livres; falta-lhe contudo, qualidade técnica que o tornaram numjogador de eleição.
Manuel Fernandes - Ao longo duma época consegue fazer 2 ou 3 bons jogos, o que é manifestamente pouco para um jogador de quem dizem maravilhas. Tem ainda muito que provar.
Simão - A par de Luisão, os únicos jogadores de classe do plantel. Sem ele não conseguimos ganhar jogos o que é revelador da sua qualidade como jogador. Se ele sai o que vai ser do Benfica?
Karagounis - Vê-se nalguns pormenores que se trata de um bom jogador. Só que desde que chegou ao Benfica a sua produção tem deixado bastante a desejar. Pelos vistos, a explicação está nas lesões que o têm apoquentado. Veremos se é só isso.
Beto - Limitado técnicamente, faz da sua entrega ao jogo a sua principal qualidade. Nesse aspecto é um exemplo para os seus colegas. Tem sido alvo das mais variadas críticas, muitas delas injustas.
Nuno Assis - Técnicamente dotado, falta-lhe sobretudo compleição física, para que o seu futebol seja bem mais produtivo, do que aquilo que tem mostrado.
Bruno Aguiar - Muito limitado. Não tem qualidade para estar no plantel.

Nuno Gomes - Está a fazer uma época que há muito não o víamos fazer. É um bom jogador, mas que está longe de ser um matador. Falta-lhe explosão dentro das área; tem dificuldades nas situações de 1x1 e falta-lhe arcaboiço físico para se bater em pé de igualdade contra as defesas contrárias. Necessitava de um ponta-de-lança a jogar ao seu lado para fazer render as suas capacidades.
Mantorras - Jogador que deixou de ser o mesmo dadas as constantes lesões de que tem sido alvo. Actualmente é jogador banalíssimo que não acrescenta mais valia ao plantel.
Miccoli - Com a camisola encarnada fez 2 bons jogos. Tem de fazer muito mais para justificar a sua contratação.

terça-feira, novembro 29, 2005

Futuro risonho para o Benfica

Se a Liga terminasse agora o Benfica não só não revalidaria o título, como não se qualificava para nenhuma das competições europeias. Com performances destas , custa a compreender que o nosso presidente ainda vá garantindo que estamos a poucos anos de sermos o melhor clube do mundo e que a Liga dos Campeões não tarda em ser nossa. E como ele também não se cansa de repetir, que somos o clube melhor gerido em Portugal ( a anos-luz de todos os outros) isso significa que o Benfica vai ganhar a hegemonia do futebol Português a breve trecho. Não há portanto motivo para estarmos preocupados. Quem devem estar preocupados são os nossos rivais, F.C. Porto e Sporting. Porque com este presidente, em matéria de conquistas, o céu é o limite!

Koeman ainda acredita

Koeman diz que um dia vamos ganhar. Eu também estou em crer que sim. Só não sei é quando!

O F.C. Porto ganha em Barcelos

O F.C. Porto lá ganhou e já está no 1º lugar. Parece que o árbitro se esqueceu de marcar um penalti a favor do Gil Vicente. Ultimamente, os árbitros têm andado muito relutantes em marcar castigos máximos. O Benfica que o diga.

segunda-feira, novembro 28, 2005

Adeus campeonato

Infelizmente este jogo veio confirmar as análises que aqui tenho feito sobre a equipa encarnada. A ausência de algumas peças fundamentais põem a nu a fragilidade do plantel do Benfica. Perante o que tenho visto chego a ter pena de Koeman, pois com jogadores deste nível não há treinador que resista. Provavelmente ainda há quem se vá atirar ao holandês, quando efectivamente o homem não tem culpa nenhuma. Também não há que culpar os jogadores que hoje estiveram em campo, uma vez que eles foram inexcedíveis em termos de entrega. Simplesmente o que acontece é que os coitados não conseguem render mais, porque efectivamente não têm capacidade para fazer melhor. A culpa deve ser atribuída a quem construiu o plantel. Aliás, o melhor atestado de incompetência que podemos fazer à equipa, é sabermos que ela só consegue ganhar jogos com Simão em campo. Desde que ele deixou de poder dar o seu contributo, o Benfica nunca mais ganhou na Liga, o mesmo sucedendo na Liga dos Campeões. E o pior é que este descalabro vai continuar, pelo menos até que Simão volte. O campeonato está irremediavelmente perdido. Um lugar na Liga dos Campeões também. Resta-nos tentar chegar a um lugar na UEFA o que, pelo andar da carruagem, não vai ser fácil de alcançar.

sábado, novembro 26, 2005

Nacional provisoriamente no comando

Ainda que à condição, o Nacional assumiu o comando da Liga. Não deixa de ser um feito notável para este modesto clube madeirense que nunca no seu historial se tinha visto em tão altos vôos. Está de parabéns o seu treinador Manuel Machado que já na última época tinha colocado o V.Guimarães em lugar europeu (a esta hora o presidente vitoriano deve torcer a orelha por o ter deixado sair).
O Sp. Braga somou a segunda derrota em terras insulares, onde não ganha há 15 anos. Decididamente a Madeira não traz boas recordações aos arsenalistas. Quem se pode aproveitar deste desliza é o F.C. Porto que caso ganhe na 2ª feira ao Gil Vicente, chegará à liderança do campeonato. O meu Benfica, não pode deixar de aproveitar esta oportunidade para se aproximar do Sp. Braga, ainda que a tarefa de ganhar ao Belenenses não seja fácil, fundamentalmente pelos motivos que se conhecem (as lesões). E desta vez, dificilmente teremos golos de bola parada, dada a ausência dos nossos marcadores de serviço, Simão e Petit. Prevê-se, por isso, mais uma noite de grande sofrimento, nada a que não estejamos já habituados.

quinta-feira, novembro 24, 2005

As lesões do nosso descontentamento

O Benfica, nos próximos jogos, vai apresentar-se desfalcado de alguns dos seus melhores jogadores: Simão, Karagounis, Miccoli e talvez o próprio Quim. Não esquecer que o grego e o italiano foram apontados como as grandes contratações para esta época, apesar de, até ao momento, terem estado muito aquém das expectativas. Nenhum deles (exceptuando o guarda-redes) poderá defrontar o Manchester United, num jogo em que os encarnados necessitam de vencer para continuar em prova. Nos dois próximos jogos da Liga portuguesa, Simão continuará a não estar disponível. Se nos lembrarmos no número de pontos que perdemos nesses jogos em que o capitão encarnado não participou, é motivo mais do que suficiente para estarmos preocupados. Eu estou e muito. Não propriamente no que concerne às provas europeias (Liga dos Campeões ou UEFA), porque aí as hipóteses são praticamente nulas. O que me preocupa especialmente é a nossa Liga. E a continuar esta onda de lesões em jogadores fundamentais, a conquista desta competição passa a ser uma miragem e o acesso à Liga dos Campeões na próxima época começa a ser bastante complicado, o que em termos financeiros seria um completo desastre. Pelo que vou lendo na blogosfera, a maioria dos bloggers benfiquistas não pensa assim. Para eles tudo passa pela substituição de Koeman, já que na sua douta opinião, jogadores de qualidade não nos vão faltando, apenas precisam de alguém que saiba potencializar as suas capacidades. Respeitando tais opiniões, não posso deixar de discordar. Entendo até, que quem assim pensa anda completamente iludido. Mas isso sou eu a pensar.

quarta-feira, novembro 23, 2005

F.C. Porto complica qualificação

O F.C. Porto perdeu um óptimo ensejo de ganhar ao Glasgow Rangers. Teve o pássaro na mão e acabou por permitir o empate aos escoceses, na única oportunidade que estes tiveram de alvejar com êxito a baliza de Vitor Baía. Estas equipas de grande compleição física têm esta capacidade de, por força do poder físico dos seus jogadores, poderem marcar um golo a qualquer momento, especialmente se puderem usufruir de lances de bola parada, como veio a suceder. Olho para o meu Benfica e para os jogadores de meio-metro e pesos pluma que por lá temos, e dou comigo a pensar que recuperar desvantagens no marcador, frente a equipas europeias, é uma tarefa quase impossível de se verificar porque não temos argumentos físicos para tal. Hoje em dia, os jogadores franganotes mesmo que muito dotados técnicamente, tendem a desaparecer no futebol moderno. Uma realidade para a qual o clube encarnado ainda não despertou.

Lille - 0 - Benfica - 0

Ao ter apresentado a equipa que apresentou, Koeman arriscava-se, no mínimo, a duas situações: caso perdesse seria crucificado por ter delineado uma táctica suicida que, entre outras coisas, revelava uma manifesta falta de ambição; em caso de vitória, a sua táctica seria considerada genial pois não é todos os dias que um treinador tem a coragem de colocar 4 centrais a jogar de início, sobretudo num jogo em que a equipa tem absoluta necessidade de vencer (Mourinho fê-lo o ano passado, com êxito, frente ao Bayern de Munique, na Liga dos Campeões). Acontece que nenhum destes resultados se verificou no final do encontro. O resultado foi um empate, o que obriga o Benfica a ganhar o derradeiro jogo contra o Manchester para seguir em frente na prova. Um empate nessa partida poderá dar-lhe a possibilidade de chegar ao 3º lugar – tudo dependendo do que acontecer no jogo entre o Villarreal e o Lille -, e, assim, ganhar um lugar na Taça UEFA que constituiria o menor dos males. Por aquilo que temos visto e tendo em conta as lesões em jogadores nucleares, não vai ser fácil, muito longe disso, o Benfica alcançar um desses resultados frente ao Manchester. Ainda por cima, quando os ingleses não podem perder essa partida. Quer-me parecer que só uma noite de grande inspiração poderá permitir que o Benfica alcance o seu principal objectivo.
Confesso que eu próprio fiquei surpreso com a constituição do onze encarnado. Como se esperava, as rádios e as televisões foram unânimes na crítica ao holandês. A maioria da massa adepta benfiquista também não terá ficado minimamente satisfeita (muitos terão visto as suas expectativas defraudadas), uma vez que apresentar em campo uma equipa com 8 defesas, tornaria mais difícil a tarefa de vencer o jogo, quiçá mesmo, dependente de um golpe de sorte ou de um lance de bola parada. Acontece que o jogo terminou empatado e, pelo menos para já, Koeman livra-se de ser esmagado na praça pública, dado, que, apesar de tudo, este resultado ainda permite acalentar esperanças quanto à qualificação. Seja como for, a pergunta não deixará de ser colocada: será que um escalonamento inicial, com jogadores de características mais ofensivas – Geovanni, Karyaka, por exemplo – o Benfica não teria tido mais possibilidades de ganhar o jogo? Sinceramente tenho dúvidas. Com o frio que se fazia sentir, com o estado do próprio terreno e pelo que têm mostrado esses jogadores nos jogos que têm realizado, tenho para mim que, não só não ganharíamos, como ficaríamos mais perto de perder. Provou-se que esta noite era necessários jogadores de combate e não jogadores macios e pouco dados a tarefas defensivas, como eram o caso desses dois jogadores. Ademais, Geovanni e Karyaka têm estado muito aquém daquilo que lhes é exigivel. Restava Manuel Fernandes que seria uma hipótese no lugar de Beto, mas ele é um jogador com as mesmas características de Petit e do brasileiro e, como foi notório em Braga, está longe da boa forma. Aliás, deve dizer-se em abono da opção de Koeman, que Beto terá sido inclusivé das melhores exibições encarnadas no jogo de hoje. E se olharmos para o que tínhamos no banco - para além dos jogadores referidos e de Mantorras que acabou por entrar – até dá vontade de chorar, perante tão fracas opções. Por muito que custe a muito boa gente, em particular aos adeptos encarnados, o Benfica tem um plantel - não me canso de dizê-lo -, de parca qualidade que nalgumas posições chega a ser confrangedor, para uma equipa que persegue tão ambiciosos objectivos. Sem Simão (por quem passa todo o futebol ofensivo da equipa), sem Karagounis, novamente sem Miccoli, com Quim preso por arames e Moreira no estaleiro, sem um médio construtor de jogo, sem flanqueadores de nível aceitável, reduzido a um ponta-de-lança, o que é que se pode exigir a esta equipa tão cheia de limitações? Culpar exclusivamente Koeman pelo insucesso da equipa é demasiado redutor e injusto. Outros há, a quem cabem mais responsabilidades. O que se passa com o departamento médico que dá como aptos jogadores que depois se vêem que não estão em condições? E as responsabilidades de José Veiga e Luís Filipe Vieira na construção do plantel? Terá sido por causa dos treinadores que passaram pelo Benfica nestes 12 últimos anos, que só fomos campeões um única vez? E mesmo quando isso aconteceu não foi Trapattoni vítima das mais veementes críticas, tanto assim foi que a maioria queria a sua saída? Nas últimas duas décadas, despedimentos de treinadores no Benfica, aconteceram com demasiada frequência e com os resultados que se conhecem. Pelos vistos parece que não bastou!

sábado, novembro 19, 2005

Análise Individual

Quim - A pouca confiança em Rui Nereu determinou a sua inclusão na equipa ainda que, como se viu, não estivesse em condições de jogar (apesar de tudo consigo perceber o dilema de Koeman).

Leo - Fez um jogo razoável. Não encheu o olho mas não desiludiu.

Luisão - O melhor jogador encarnado.

Anderson - Colocou o Benfica a vencer e estava a ser dos melhores até ao 3º golo bracarense, altura em que borrou a pintura ao ser o principal responsável pelo cabeceamento vitorioso do Bevacqua (irregular já que feito em posição de fora-de-jogo).

Nelson - A seguir a Luisão, terá sido o melhor. Foi o único a tentar pôr alguma velocidade no futebol encarnado.

Beto - Fez um jogo ao nível das suas capacidades: esforçado mas pouco profícuo.

Petit - Já o vimos fazer bem melhor. Disfarçou nas tarefas defensivas mas na construção ofensiva participou pouco.

Manuel Fernandes - Passou ao lado do desafio. Houve alturas que nem me apercebi da sua presença.

Geovanni - O facto dele jogar diz bem da qualidade do plantel encarnado.

Simão - Outro que não estava em condições de jogar. No entanto, enquanto lá andou não fez asneiras e quando saíu estávamos a ganhar.

Nuno Gomes - Desapoiado como estava, era difícil fazer melhor. Marcou mais um golo (num penalti que não existiu) que tudo indicava nos daria o empate, o que incompreensivelmente não veio a acontecer.

Karyaka - Inconsequente: tem toque de bola, mas é muito macio e pouco objectivo.

Nuno Assis - No pouco tempo que esteve em campo foi melhor do que Geovanni.

Miccoli - Mal deu para tocar na bola.

Koeman - Não foi por ele que perdemos o jogo. Sem ovos é difícil fazer omeletes.

Sp. Braga vence e convence

Ficou provado que sem Simão em campo, o Benfica não consegue ganhar jogos. Em três jogos que o jogador esteve fora da equipa, os encarnados perderam 7 pontos o que é demonstrativo da falta que ele faz. Verificou-se também que Quim não estava em condições para jogar e este facto veio a ter influência no resultado: no 1º golo deu um frango e no 2º golo também não está isento de culpas. Quanto ao jogo, o Sp. Braga foi um justíssimo vencedor, dado ter sido a única equipa que fez por ganhar a partida. O Benfica revelou as fragilidades habituais que se tornam mais visíveis, quando o capitão não está presente. É confrangedor ver a equipa a jogar: sem ideias, amorfa, limitando-se a defender (Paulo Santos foi um mero espectador durante todo o encontro) e com a maioria dos seus jogadores a denotarem uma grande falta de classe. O Sp. Braga pelo que se viu, é claramente um candidato ao título ainda mais depois desta vitória, ao colocar um dos crónicos candidatos a 8 pontos de distância. Parabéns a Jesualdo Ferreira e aos seus jogadores. Quanto ao meu Benfica sinceramente não o vejo com argumentos para atacar os objectivos que os seus responsáveis delinearam para esta época. E se Simão sair em Janeiro nem quero imaginar até onde os encarnados poderão cair.

sexta-feira, novembro 18, 2005

Lesionados recuperam para Braga

As dúvidas foram desfeitas e aí temos Quim, Simão e Miccoli na lista de convocados para o jogo com o Sp. Braga. Tudo indica que pelo menos Quim e Simão vão jogar de início, com o italiano a poder entrar no decorrer da partida. Fico muito satisfeito com a sua inclusão, esperando apenas que os jogadores estejam efectivamente recuperados das suas mazelas, porque, assim sendo, o Benfica estará bem mais forte em Braga, dada a reconhecida preponderância que eles têm na equipa, em especial Simão. Se assim não for, isto é, se os jogadores ainda acusarem algumas queixas, então corre-se um risco que nos poderá sair caro, como infelizmente já nos aconteceu. É bom não esquecer que terça-feira temos um jogo decisivo para a Liga dos Campeões e que é importante contarmos com todos os jogadores no máximo das suas capacidades físicas. Dou o benefício da dúvida ao departamento médico e equipa técnica, pois devem saber o que estão a fazer.

quinta-feira, novembro 17, 2005

Taça de Portugal

O sorteio ditou que o Benfica vai defrontar o Tourizense (que acabou de eliminar o Paços de Ferreira) na quinta eliminatória da Taça de Portugal. É o jogo ideal para se limparem cartões amarelos. A partida está marcada para 11 de Janeiro e, com certeza, por essa altura, haverá quem esteja à beira do 5º amarelo. Até lá, caberá aos jogadores saberem gerir essa situação para poderem tirar proveito dela. É bom não esquecer que, por vezes, são estes pequenos nadas que ajudam a ganhar campeonatos.

quarta-feira, novembro 16, 2005

Sub-21 apuram-se para a fase final

Qualificação garantida após muito sofrimento e muita sorte à mistura. Pode-se dizer que nesta eliminatória os deuses estiveram connosco, uma vez que no conjunto dos dois jogos os helvéticos foram superiores. Se a exibição na Suiça já tinha deixado bastante a desejar, a de hoje foi péssima, excepção feita aos primeiros 15 minutos da 2ª parte. Na 1ª parte fomos completamente manietados pelos suiços que exerceram uma grande pressão, à qual os nossos jogadores não souberam responder da melhor forma. Valeu-nos que o adversário, tal como havia demonstrado no jogo da 1ª mão, revelou-se ineficaz no capítulo do remate: construíam muito bem as situações de ataque, mas não conseguiam finalizá-las convenientemente. Foi a nossa sorte! As nossas pseudo-vedetas estiveram muito aquém daquilo que se lhes exigia. Quaresma e Hugo Viana foram uma perfeita desgraça. João Moutinho com uma exibição para esquecer na 1ª parte, melhorou na 2ª, mas longe de atingir a bitola a que nos habituou nos jogos da Liga. Agora na fase final, teremos de melhorar muito, se quisermos ter aspirações à vitória na competição. As individualidades de pouco valerão, se não jogarmos como uma verdadeira equipa, algo que faltou nestes dois jogos frente aos suiços.

terça-feira, novembro 15, 2005

Irlanda do Norte - 1 - Portugal - 1

A selecção fez hoje um jogo para cumprir calendário. Se dúvidas houvessem bastou ver Scolari retirar Boa Morte e Cristiano Ronaldo (ficando nós sem alas), para se perceber que a vitória nesta partida era uma questão de somenos importância. O importante - como ele referiu no final da partida -, era que os jogadores fossem entregues aos seus clubes sem lesões. E nesse capítulo, até que as coisas correram bem. Para a história fica a estreia de Paulo Santos que acabou por não ter oportunidade de se mostrar, tal a inoperância atacante dos irlandeses. Mesmo assim, acabou por sofrer um golo em que não se lhe podem assacar culpas. Seja como for, Scolari já deu a entender que Ricardo continuará a ser a sua primeira opção para a baliza, por mais que este se encarregue de mostrar que, actualmente, não tem condições para o lugar. São as casmurrices habituais no brasileiro que já não espantam ninguém, antes se transformaram na sua imagem de marca.

Baixas importantes no Benfica

O jogo com o Sp. Braga aproxima-se e pelo que é dado ver, tanto Simão como Miccoli, não vão estar disponíveis para essa partida. Num jogo em que estamos obrigados a não perder, estas baixas constituem um duro revés nas ambições encarnadas. Resta a possibilidade da presença de Quim na baliza, o que seria importante, quanto mais não fosse, em termos psicológicos.

sexta-feira, novembro 11, 2005

Simão deseja saída

Aparentemente, Simão quer deixar os encarnados já na reabertura do mercado de transferências. Resta saber se o Benfica está na disposição de o vender. Longe vão os tempos em que jogar no Benfica constituia o auge da carreira de um jogador. Nos dias de hoje, o meu clube serve apenas de trampolim para outras paragens bem mais aliciantes. Seja porque há clubes que pagam bem mais, seja porque há projectos desportivos bem mais a contento das aspirações dos jogadores. Por muito que nos custe, jogadores da craveira do Simão, só jogam no campeonato português se não tiverem acesso a campeonatos mais competitivos, e só jogam no Benfica se clubes de outro gabarito não estiverem interessados no seu concurso. A possibilidade de vermos um jogador envergar apenas uma camisola ao longo da sua carreira desportiva, é quase impensável no futebol actual. Assim de repente, a nível de jogadores de topo, lembro-me de Maldini, no Milão, e mais nenhum outro.

quarta-feira, novembro 09, 2005

Nova campanha de angariação de sócios

Como os resultados não são os melhores, LFV tenta levantar o moral das tropas, dando ênfase ao número de sócios que o Benfica já conseguiu angariar e que, segundo ele, nos coloca no 3º lugar a nível europeu, só ultrapassado pelo Liverpool e Juventus. A próxima batalha, é conseguirmos chegar no final de 2006 aos 194.716, ou seja, mais 100.000 dos que constavam aquando do arranque da campanha "Kit Novo Sócio". Para que tal desiderato seja alcançado, foi ontem lançada uma nova campanha que se iniciará a 15 de Novembro e só terminará em 14 de Fevereiro. No essencial não difere da anterior, apenas apresenta um novo slogan: "Seja o novo olheiro do Benfica". Poderíamos questionar se os 150.000 mil sócios actuais são um número verdadeiro, pois tenho dúvidas que muitos deles paguem efectivamente as quotas. Era bom que tal sucedesse, porque isso seria importante para fortalecer as contas do clube. Confesso que todo este bruá à volta do número de sócios não me cativa especialmente. O que me interessa sobretudo, é que o Benfica seja grande em termos desportivos. E aí, como sabemos, estamos bem longe de ser grandes.

terça-feira, novembro 08, 2005

Benfica, ao fim de 10 jornadas

Volvidas que estão 10 jornadas da Liga Betandwin, o balanço que se pode fazer à prestação encarnada, é dizer que ela está longe de poder ser considerada positiva: perdemos 12 pontos, consequência de 2 derrotas e 3 empates, o que dá uma percentagem de 50% de resultados negativos; ocupamos o 4º lugar, a uma distância de 5 pontos do Sp. Braga e a 3 do F. C. Porto e do Nacional, o que significa que se o campeonato terminasse agora, não renovaríamos o título conquistado a época passada e estaríamos fora da Liga dos Campeões. Mau de mais para ser verdade. Se, por outro lado, pensarmos que o plantel é excessivamente curto, com carências gritantes em determinadas posições, resta-nos colocar as mãos para o céu e rezarmos para que Simão, Nuno Gomes, Quim, Petit e Manuel Fernandes (só para citar alguns) não se lesionem, pois, caso isso suceda, todos poderemos imaginar a desgraça que daí advirá. Relativamente à ausência de Simão, já provámos as consequências. Imagine-se o que poderá acontecer se Nuno Gomes se lesiona. É que Janeiro, ainda está a uma distância de quase dois meses. O melhor é nem pensar num cenário destes, pois pode dar agoiro.

segunda-feira, novembro 07, 2005

Moralidade precisa-se

Por estes dias discute-se os erros de arbitragem que nesta 10º jornada foram mais que muitos e com clara influência nos resultados. Como sempre, as análises são influenciadas pela cor da camisola de quem as profere. A cantilena é sempre a mesma: os adversários são sempre beneficiados, o nosso clube é sempre o eterno prejudicado. Os mais facciosos dedicam-se inclusivé a fazer estatísticas sobre a matéria, apresentando uma contabilidade que é tudo menos imparcial. Nada a que não estejamos habituados. Pessoalmente, não me deixo levar por semelhantes análises. Tenho para mim que as razões porque o meu clube não está à frente da Liga não são imputáveis à arbitragem, mas antes a erros próprios que dirigentes, equipa técnica e jogadores devem procurar colmatar. Só reconhecendo os nossos erros e tentando superá-los, é que poderemos ser melhores. Arranjar desculpas, atirando para cima de outros responsabilidades que nos cabem, não só nos descredibiliza, como dificilmente conseguimos criar as condições para resolver os problemas que nos impedem de chegar onde queremos.

domingo, novembro 06, 2005

Análise individual

Rui Nereu - Não teve culpas nos golos sofridos, mas é evidente a sua falta de qualidade para o desempenho do lugar.

Léo - No lance do 1º golo do Rio Ave, foi infantilmente ultrapassado por José Gomes.

Ricardo Rocha - Esteve seguro.

Luisão - Complicativo em alguns lances. Quase que marcava um golo, mas Mora fez uma excelente intervenção.

Nélson - Não foi o jogador decisivo doutras ocasiões. Longe disso.

Beto - Terá sido dos melhores jogadores encarnados, apesar de não ter feito uma exibição brilhante.

Petit - A estrela da equipa. Dois livres, dois golos. Não se pode pedir mais.

João Pereira - O habitual. Não tinha lugar como titular em nenhuma equipa da Liga.

Karagounis - Ineficaz. Agarra-se demasiado à bola, com prejuízo evidente para a equipa.

Geovanni - Para quando uma exibição que nos faça acreditar nele?

Nuno Gomes - Bastante desamparado, foi presa fácil para os possantes defesas centrais do Rio Ave.

Karyaka - Não trouxe nada de especial à equipa. Falta agressividade ao seu futebol.

Mantorras - Seis mil contos por mês?! Que desperdício!!

Nuno Assis - Um bom remate e pouco mais.

Mais dois pontos perdidos

Tendo em conta a ausência de Simão, o empate desta noite era um resultado previsível. Sem a presença do capitão nos dois últimos jogos o Benfica perdeu 4 pontos, o que é por si só elucidativo da importância decisiva que este jogador tem na equipa. Sem ele, o Benfica transforma-se numa equipa banalíssima que joga um futebol insípido, previsível, despido de criatividade e completamente inoperante em termos atacantes. Daí que estes resultados aconteçam com toda a naturalidade. Muitos virão dizer que este desaire tem a chancela de Koeman, porque deixou Manuel Fernandes no banco. Se isso acontecer é de todo injusto, não só porque Beto foi dos melhores jogadores encarnados como também não seria a inclusão daquele jogador que iria revolucionar o futebol encarnado. Além disso as alterações feitas no decorrer da partida foram as mais correctas. Se elas não resultaram não terá sido por culpa do treinador. Acontece muito simplesmente que, no plantel encarnado, existe um déficite de jogadores de qualidade e sem eles é difícil conseguir bons resultados nas provas em que estamos envolvidos. Serão, João Pereira, Dos Santos, Nuno Assis, Carlitos, Alcides, Beto e Mantorras, alternativas credíveis aos habituais titulares? Penso que a resposta é evidente e permite perceber as dificuldades com que Koeman se debate, para alcançar os objectivos traçados no início da época.

sexta-feira, novembro 04, 2005

FIFA introduz novas regras no Futebol

Contrariamente ao que eu pensava, nem sempre quando a bola ultrapassa a linha de baliza é golo. No "não golo" do U. Leiria, a bola entrou quase 1 metro dentro da baliza do Sporting e, mesmo assim, o golo não foi considerado. Com certeza, deve ter havido alguma alteração às regras de jogo que, pelo que se viu, a maioria dos adeptos do futebol ainda desconhece. Os próprios jogadores leirienses, a julgar pela sua reacção, também delas não tomaram conhecimento. Aqui as culpas devem ser atribuídas aos seus dirigentes que deveriam estar identificados com esta novidade. Pelo contrário, os jogadores leoninos mostraram ter a lição bem estudada, já que foram lestos a chamar a atenção de que aquele lance, em nenhum momento, poderia ser considerado golo. E como se viu, tinham razão.

Scolari mantém-se fiel às suas convicções

A convocatória de Scolari veio comprovar o que todos já sabíamos: o homem é de ideias fixas e não há volta a dar-lhe. Se em relação à chamada de Paulo Santos concordamos em absoluto - até achamos que ela peca por tardia, dado considerarmos o bracarense o melhor guarda-redes a actuar em Portugal -, já em relação a Jorge Ribeiro e, principalmente, a Frechaut, não se percebe a razão destas convocações. Poderíamos, eventualmente, estender esta crítica, a João Alves e porque não, também a Postiga, que há muito não joga e dificilmente voltará a jogar, pelo menos, até Janeiro. Enfim, o brasileiro tem há muito definido o seu lote de jogadores, e dali não sai.

quarta-feira, novembro 02, 2005

Derrota injusta

Um guarda-redes que se preze tem de defender um remate executado a 40m e direccionado para o meio da baliza. Não foi o que aconteceu e, por isso, o Benfica perdeu. Rui Nereu acaba assim, por ser o grande responsável pela derrota desta noite, num jogo em que apesar de tudo, o empate seria o resultado mais justo. Um Benfica pouco pressionante permitiu que o Villarreal controlasse a partida na primeira parte, através de uma óptima circulação de bola, graças à enorme valia técnica dos seus jogadores, destacando-se, neste particular, Riquelme. Na 2ª parte o Benfica entrou com outra disposição: foi mais agressivo, teve mais tempo a bola em seu poder, revelou uma maior segurança no passe e com isso foi criando mais dificuldades na equipa adversária. Foi até o Benfica que teve a melhor oportunidade do desafio, mas, infelizmente, Nuno Gomes desperdiçou. Aos 81' veio o balde de água fria com o golo do Villarreal e, daí até final, assistiu-se a um derradeiro esforço encarnado sem resultados práticos.
Fica a certeza que a este Benfica falta poder de fogo no ataque que vai dando para disfarçar nas competições nacionais, mas que ao mais alto nível se torna demasiado evidente. Faltam verdadeiras alternativas a Nuno Gomes. É certo que Miccoli faz muita falta mas Mantorras está longe de ser um avançado que o Benfica necessite. Não se compreende por isso esta opção de José Veiga, de fazer face a uma a uma época desportiva, com apenas três avançados no plantel. E isto já para não falar no número de guarda-redes onde a poupança acabou por nos sair cara, como prova o jogo de hoje. Como todos sabemos é, muitas vezes, nestes pequenos grandes pormenores que se ganham e perdem competições. Os dirigentes encarnados tardam em perceber isto.
Após o jogo de hoje, muitos vão dizer que nada está perdido, bastando para tanto que o Benfica vença os dois jogos que lhe faltam. Como se isso fosse fácil. Obviamente que não é. Vencer os franceses em casa destes (já sei que vão dizer que os emigrantes nos vão fazer sentir em casa) e ganhar ao Manchester United em casa, não me parece que esteja ao nosso alcance. Só dois jogos perfeitos permitiriam que tal acontecesse. E falta ao Benfica potencial para tanto. Eu por mim, contentaria-me com uma ida à Taça UEFA que, por esta altura, só uma vitória em França nos dá essa possibilidade.

A importância de Simão

Um vitória no jogo desta noite pode catapultar o Benfica para a segunda fase da Liga dos Campeões. A tarefa não se afigura fácil, dada a qualidade da equipa espanhola que nas últimas jornadas da liga espanhola tem evidenciado todo o seu potencial. Tenho para mim que mais importante que o factor casa é a inclusão de Simão que poderá ditar a sorte do encontro. Com ele em campo (desde que esteja na plenitude das suas capacidades) as possibilidades de vitória aumentam; sem a sua presença as possibilidades reduzem-se drásticamente. Até digo mais: com Simão fora da equipa, o Benfica não ganha!

terça-feira, novembro 01, 2005

Derrota inglória do F.C. Porto

Ver um jogo da Liga dos Campeões à porta fechada é um verdadeiro suplício e um crime lesa-futebol. A UEFA tem de rever esta situação, pois isto em nada dignifica a imagem do futebol. Quanto ao jogo, o fenomenal golo de Hugo Almeida merecia um outro resultado que não a derrota que o F.C. Porto acabou por sofrer em São Siro. Acontece que os portistas depois de se apanharem a vencer não fizeram outra coisa senão defender. E não se justificava tal atitude perante um adversário completamente desprovido de inspiração. Depois de uma 1ª parte em que o F.C. Porto controlou a partida não se percebe o porquê das modificações operadas por Co Adriaanse. Não só mexeu na equipa como mexeu também no sistema de jogo, com a introdução de três centrais que levaram ao recuo da equipa e à perca do controlo do meio-campo. O Inter aproveitou o facto para tomar as rédeas do jogo e através de dois lances de bola parada passar à condição de vencedor ( a este propósito, gostava de perceber o posicinamento de Rui Meireles, dentro da baliza, aquando do lance que deu o 2º golo aos italianos). Consumada a derrota, as contas do F.C. Porto complicaram-se, mas, ainda assim, com possibilidades de se qualificar para a fase seguinte.

Análise à jornada

F.C. Porto - 0 - V. Setúbal - 0
Os portistas dominaram claramente a partida mas não tiveram arte nem engenho para ultrapassar a bem escalonada defesa sadina. Foi um F.C. Porto demasiado dependente da capacidade de Quaresma e que raramente contruiu uma jogada de perigo. O V. Setúbal limitou-se a defender durante todo o jogo. A provar isso mesmo, foi o facto de Vitor Baía ter sido um mero espectador.
Naval - 1 - Benfica - 1
Resultado injusto para os encarnados pelo que fizeram durante a partida. O estado do terreno e a ausência de Simão foram determinantes no empate alcançado. Os navalistas fizeram o que lhes competia: deram tudo o que tinham e Bruno Fogaça, o seu principal jogador, foi mais uma vez decisivo.
Penafiel - 1 - Académica - 0
Finalmente o Penafiel conseguiu a primeira vitória no campeonato. Embora ainda em último, pode ser que esta vitória os galvanize para os próximos jogos. A Académica continua bastante irregular nas suas exibições.
E. Amadora - 0 - Nacional - 2
Os insulares são a equipa sensação deste campeonato. Ninguém apostaria que nesta altura fossem os segundos classificados à frente de equipas como Benfica e Sporting. Manuel Machado está por isso de parabéns. Estas derrotas caseiras complicam o objectivo do E. Amadora que luta pela manutenção.
Rio Ave - 2 - Marítimo - 2
Desde que chegou o novo treinador, o Marítimo não perde. Desta vez, arrancou um empate precioso em Vila do Conde, frente a um Rio Ave que tem sido uma das boas surpresas deste campeonato.
U. Leiria - 3 - Gil Vicente - 0
Mais uma goleada para os leirienses que parecem determinados em recuperar na tabela classificativa e em apagar a má imagem do início do campeonato. O Gil Vicente especializou-se em sofrer golos nos períodos de desconto: desta vez foram mais dois.
V. Guimarães - 0 - P.Ferreira - 2
A vida não está fácil para os vimaranenses. Desta feita, mais uma derrota caseira frente a um adversário que tinha por obrigação vencer. Os pacenses foram eficazes no contra-ataque e continuam a amealhar pontos tão importantes para o objectivo da manutenção.
Boavista - 2 - Sporting - 2
O Sporting apanhou-se a ganhar por dois golos sem saber ler nem escrever. O Boavista foi sempre a equipa que melhor futebol praticou e por isso veio a conseguir a reviravolta no marcador, num jogo em que merecia a vitória.
Sp. Braga - 2 - Belenenses - 0
Com pézinhos de lã, os bracarenses cavaram um fosso para os segundos classificados que já vai nos cinco pontos. Acresce que Benfica e Sporting estão a uma distância de seis e nove pontos, respectivamente. Esta desvantagem começa a ser preocupante para os grandes, tendo em conta a valia dos pupilos de Jesualdo Ferreira. Vão pensando que o Sp. Braga acabará por quebrar e pode ser que se arrependam. No Belenenses, a mudança de treinador não os impediu de somarem a sexta derrota consecutiva.