quarta-feira, agosto 31, 2005

Final feliz

As negociações entre o Liverpool e o Benfica não chegaram a bom termo, pelo que Simão ficará pela Luz. Para os adeptos benfiquistas que já o viam sem a águia ao peito, esta é uma boa notícia.

Não há palavras

Estou em estado de choque. Contratamos o Karagounis e o Miccoli para dar mais qualidade ao plantel, e logo a seguir deixamos sair o Simão que é só o nosso melhor jogador. A ser verdade os dirigentes encarnados ensandeceram de vez.

terça-feira, agosto 30, 2005

Miccoli no Benfica


Em entrevista à Antena 1, Miccoli confirma a sua vinda para o Benfica por um ano, a título de empréstimo, ficando o clube com opção de compra (5 milhões de euros). Este atacante que joga preferencialmente do lado esquerdo é mais um bom reforço para os encarnados. De estatura baixa (1.68), é contudo um jogador bastante rápido, muito forte nas situações de 1x1 e com veia goleadora.
Estes dois reforços não invalidam a contratação de um ponta-de-lança, posição para a qual o Benfica está reconhecidamente carenciado. Miccoli não é um matador, é antes um jogador que dá apoio ao ponta-de-lança. É imprescindível que José Veiga tenha bem presente este facto, porque se assim não for, o problema da finalização continuará a subsistir. E sem bolas dentro da baliza dos adversários os jogos não se ganham.

Karagounis no Benfica


O grego Karagounis é o novo reforço encarnado. Proveniente do Inter de Milão, esta foi uma contratação a custo zero e será jogador do Benfica nas próximas três temporadas. Estamos perante um jogador versátil, agressivo e irreverente que pode actuar em qualquer posição do meio-campo ainda que prefira jogar pelo lado direito. É sem sombra de dúvida um bom reforço.

segunda-feira, agosto 29, 2005

Análise à jornada

Naval - 2 - F.C Porto - 3
Três pontos conseguidos pelos azuis-e-brancos perante uma Naval aguerrida mas pouco mais do que isso. Saber-se-á o valor efectivo dos figueirenses quando estes começarem a jogar com as equipas da sua igualha. Ao fim de dois jogos jogados contra equipas vindas da Liga de Honra, é ainda prematuro tirar ilações sobre o real valor do F.C.Porto. De qualquer modo, parece-me que os dragões apresentam algumas fragilidades defensivas.

Belenenses - 3 - U. Leiria - 1
Vitória justa do Belenenses perante um Leiria demasiado perdulário. Os do Restelo têm equipa para fazerem um campeonato tranquilo sendo, provavelmente, candidatos a um lugar Europeu. José Gomes, técnico leiriense, arrisca-se a ser um dos primeiros chicoteados da temporada.

Benfica - 0 - Gil Vicente - 2
Vitória surpreendente do Gil Vicente, apoiada principalmente na grande exibição do seu guarda-redes, Jorge Baptista. Os da Luz, continuam apostados em perder pontos e em não marcar golos (desta vez, nem de penalty). Para muitos, esta situação deve-se aos equívocos tácticos de Koeman. Para outros, nos quais me inclúo, o problema está na deficiente qualidade do plantel.

Sp.Braga - 1 - Penafiel - 0
Os bracarenses longe de uma exibição de encher o olho, fizeram o mais importante: somar três pontos. Estão assim no grupo dos primeiros classificados e por lá devem ficar durante toda a época. Os penafidelenses, há semelhança de muitas outras equipas, vão ter de penar para ficar na Superliga.

Rio Ave - 3 - V.Guimarães - 1
O Rio Ave, qual formiga, lá vai somando os pontinhos que poderão ser importantes na sua luta pela manutenção. Ganharam de forma justa e convincente, perante um V.Guimarães que continua a desiludir e que tem obrigação de fazer melhor. Jaime Pacheco que se cuide porque a massa associativa vimaranense é pouco paciente.

Nacional - 2 - Académica - 2
A vencer por 2-0, os madeirenses entregaram o ouro ao bandido permitindo o empate. Os conimbricenses não se deixaram intimidar pelo início adverso, porfiaram e deixaram a Madeira com um ponto no bornel, o que é sempre positivo em campo adversário.

V.Setúbal - 0 - P.Ferreira -1
Os sadinos imitam o Benfica e já levam dois jogos sem marcar golos. Dominaram o adversário mas o guarda-redes adversário revelou-se um adversário intransponível. Os pacenses limitaram-se a uns quantos contra-ataques, num dos quais fizeram o resultado.

Marítimo - 1 - Sporting - 2
Dois jogos duas vitórias. Mais não se pode pedir ainda que as exibições sejam frouxas. Liedson, desaparecido desde Maio, facturou os dois golos e voltou a demonstrar porque é o melhor avançado que joga em Portugal. Nélson saiu-se bem do primeiro teste. Os maritimistas continuam sem pontuar, e bem o podem agradecer ao seu avançado Youssef, que não soube aproveitar duas oportunidades escandalosas.

E.Amadora - 1 - Boavista - 1
O E.Amadora teve tudo para ganhar o jogo mas falhou em demasia na finalização. Manu foi mais uma vez o jogador amadorense em maior destaque. A continuar assim, será uma boa opção para o Benfica na próxima época ou, quem sabe, até já em Dezembro.

domingo, agosto 28, 2005

Liedson resolve

Aproveitando a benesse encarnada, o Sporting fez o que lhe competia, ganhando na Madeira. Pode agradecer esta vitória a Liedson que mais uma vez confirmou ser o abono de família dos leões. Deve agradecer também, ao avançado maritimista Youssouf, que só à sua conta desperdiçou duas soberanas oportunidades de golo. Foi um camarada este rapaz.
Com as vitórias de Sporting e F.C.Porto, o meu Benfica, ao cabo de apenas duas jornadas, já está a cinco pontos. Convenhamos que é obra. Pelo andar da carruagem na próxima jornada a distância cifrar-se-á nos oito pontos. Nada de preocupante, dirão os optimistas, para os quais o campeonato é longo e os nossos principais adversários ainda irão perder muitos pontos. Os cépticos, como eu, concordarão com a tese mas acrescentar-lhe-ão um ponto deveras importante: também nós vamos perder muito mais pontos mas partimos desde já com uns significativos cinco pontos de desvantagem ( que serão sete ou oito após a próxima ronda). Coisa pouca, acrescentarão os optimistas.

Análise Individual

Moreira - Cada vez que fazem um cruzamento para a área, é vê-lo em sobressalto.
Ricardo Rocha - Até sair lesionado, estava a ter um comportamento eficaz em termos defensivos.
Luisão - Teve pouco trabalho. Não está isento de responsabilidades no 1º golo gilista já que o cabeceamento é feito na sua área de jurisdição.
Anderson - Marcou o 2ºgolo gilista o que desde logo penaliza a sua exibição.
Nelson - Na primeira metade da 1ªparte terá sido das melhores exibições encarnadas. Um jogador a rever.
Petit - Limita-se a recuperar bolas. Hoje, a um jogador do meio-campo, pede-se que participe na construção do jogo. E isso ele não faz.
Manuel Fernandes - Jogador a quem se previam grandes cometimentos mas que tarda em corresponder às expectativas.
Beto - Parece outro jogador, para pior. Como atenuante, o facto de jogar encostado à linha, posição a que não está habituado.
Nuno Assis - Começou bem e foi perdendo gás ao longo da partida.
Simão - Decididamente não é Simão que anda a jogar. É um clone com claras imperfeições face ao original.
Nuno Gomes - Talvez o melhor encarnado. Contudo, a um ponta-de-lança exige-se golos. Que ele não faz.
Dos Santos - Santíssima Trindade. Tirem o homem deste filme.
Geovanni - Não entrou no jogo.
Mantorras - Um brinca na areia.

Adeus ao título

Há que dizer para início de conversa que os principais responsáveis por este começo de época desastroso, são inevitavelmente José Veiga e Luis Filipe Vieira. Desde a época transacta que toda a gente sabia quais eram as deficiências da equipa: problemas na organização de jogo e na finalização. Inconcebivelmente, estes senhores, até ao momento, nada fizeram de substancial para suprir estas carências. Deixaram-se inebriar pelo sucesso alcançado, enveredaram por um discurso de ambição desmedida (contratações e objectivos desportivos) ao qual não souberam dar a mesma resposta em actos. É difícil perceber como é que os nossos dirigentes podem afirmar que o clube é o principal candidato ao título, bem como um forte candidato à conquista da Liga dos Campeões, quando se tem um plantel destes. Ou não percebem nada de futebol (como parece ser o caso) ou julgavam que, bastava juntar três ou quatro jogadores de categoria duvidosa a uma equipa campeã, para estarem reunidas as condições para uma nova temporada de sucesso. Se foi este o caso, bem que podem tirar o cavalinho da chuva porque o campeonato deste ano já era. À terceira jornada tudo se conjuga para que o Benfica tenha oito pontos de desvantagem sobre o F.C.Porto e, provavelmente, o mesmo número relativamente ao Sporting. E com uma desvantagem destas, não há nada a fazer, porque as vicissitudes da época passada não se voltam a repetir. Bem pode José Veiga vir agora com grandes contratações (algo que todos sabemos que não vai acontecer) que nada vai adiantar, uma vez que tudo está irremediavelmente perdido, quanto mais não seja porque a equipa esta derreada psicológicamente. Além de que não bastariam apenas dois reforços, teriam de ser outros tantos, porque o plantel tem um déficite de qualidade nos mais variados sectores, com excepção dos centrais. Imagino que muitas gente, em especial os simpatizantes encarnados, irão atirar culpas para cima do treinador, dizendo que a este cabem grandes responsabilidades, porque decidiu implementar um esquema táctico, para o qual não tem os jogadores com as características necessárias. Não me parece que a explicação para este desastre esteja no 4-3-3, no 4-4-2, no 3-5-1 ou noutro qualquer processo de jogo. O problema reside numa questão fundamental: sem ovos não se fazem omeletes. Mesmo que o Koeman venha a ser substituído, quem vier, não obterá resultados muito diferentes. Percebe-se porque Trapattoni não quis continuar mais uma época. Obviamente que ele percebeu, que com este plantel e com a impossibilidade de o clube fazer os necessários reajustamentos, estaria condenado ao insucesso. Para nossa desgraça os dirigentes encarnados acharam que pouco havia a fazer. Os resultados estão aí para os desmentir.

sábado, agosto 27, 2005

A parcialidade de certos comentadores

Vitória natural do F.C.Porto, diante uma Naval aguerrida, mas pouco mais que isso. Deste jogo retive os comentários dos comentadores da Sporttv. Durante todo o encontro não faltaram adjectivos para os azuis-e-brancos, no que me pareceu uma bajulação exagerada a roçar os limites do suportável. Nem o FCP, nem os seus jogadores, fizeram uma exibição que merecesse tamanho rol de elogios. Dos comentadores espera-se imparcialidade, o que não foi o caso.

sexta-feira, agosto 26, 2005

José Veiga promete

José Veiga confirmou hoje, na conferência de imprensa para a apresentação de Nelson, que até 4ª feira, chegarão dois reforços para o plantel encarnado. Esperemos que sim, pois pessoalmente já estou farto desta novela dos reforços. Saberemos então se, conforme prometeu LFV, vamos ficar estarrecidos com a qualidade dos jogadores. Pelas informações que vão circulando, tudo indica que não será assim. Miccoli e Jô, estão longe de serem jogadores de top do futebol mundial.

Sorteio da Taça UEFA

As equipas portuguesas que irão disputar a Taça UEFA conheceram hoje, ao fim da manhã, os seus adversários. O Sporting irá defrontar os suecos do Halmstads; ao Sp.Braga coube-lhe em sorte o Estrela Vermelha; o V.Guimarães terá pela frente os polacos do Wisla Cracóvia e, finalmente, ao V.Setúbal cabe-lhe defrontar os italianos da Sampdória. Pode-se dizer que o sorteio foi amigo (em qualquer dos grupos havia equipas bem mais poderosas), com excepção do V.Setúbal a quem coube a fava. Dificilmente os sadinos não serão eliminados. Quanto aos outros, têm todas as possibilidades de seguir em frente desde que joguem ao seu melhor nível. O Estrela Vermelha é um clube com tradições na Europa e quando jogam em casa são temíveis; o Wisla Cracóvia esteve em vias de eliminar o Panathinaikos na pré-eliminatória da Liga dos Campeões e o Halmstads eliminou o Benfica há quatro anos atrás. Dada a importância de somarmos pontos para o ranking da UEFA, é imprescindível que algumas das nossas equipas consigam chegar à fase de grupos. Veremos se são capazes.

quinta-feira, agosto 25, 2005

O sorteio ditou

Benfica e F.C. Porto não se podem queixar do sorteio da Liga dos Campeões. O Benfica irá medir forças com o Manchester United, Villarreal e Lille enquanto o F.C.Porto terá de enfrentar Inter de Milão, Glasgow Rangers e Artmedia Bratislava. São grupos acessiveis pelo que ambos os clubes portugueses têm condições para passar à fase seguinte. No caso concreto do Benfica, espero, como já escrevi em post anterior, que pelo menos consigamos atingir o 3ºlugar. É o mínimo que se exige aos encarnados. Se não fosse o aspecto financeiro, por mim, preferia que o meu clube viesse a disputar a Taça UEFA, onde poderia ter algumas aspirações, do que passar aos oitavos-de-final da Liga dos Campeões em que as hipóteses de sucesso serão praticamente nulas em face dos adversários que iríamos encontrar. Os meus consócios, porventura, acusar-me-ão de falta de ambição. Eu, pelo contrário, entendo este meu ponto de vista, como a assunção das fragilidades da nossa equipa que, quer queiramos quer não, não tem capacidade para ombrear com as equipas europeias de maior expressão.

Benfica e José Veiga em jogada de alto risco

José Veiga lá vai esticando a corda no que toca ao reforço do plantel. Faltam 6 dias para o dia 31 de Agosto, data limite para a inscrição de jogadores. Muito se vai jogar nestes dias: o futuro desportivo do Benfica e, quem sabe, o futuro do próprio Veiga enquanto responsável pelo futebol encarnado.

quarta-feira, agosto 24, 2005

O sorteio da Liga dos Campeões

O Benfica sempre acabou por ficar incluido no 4º pote do sorteio da Liga dos Campeões, que amanhã se realiza. Os resultados dos jogos de hoje poderiam ter permitido que os encarnados subissem para o 3º pote, bastava para tanto que o Valerenga, por exemplo, não tivesse sido eliminado pelo Brugge no desempate por penaltys. De qualquer forma, não me parece que haja diferenças significativas entre o 3º e 4º pote no que ao valor das equipas diz respeito. Sendo assim, para amanhã teremos:

POTE 1

REAL MADRID; MILAN; BARCELONA; LIVERPOOL; MANCHESTER; INTER; BAYERN; ARSENAL(93,8)

POTE 2

FC PORTO; JUVENTUS; PSV; LYON; PANATHINAIKOS; CHELSEA; VILLARREAL; AJAX

POTE 3

BRUGGES; ANDERLECHT; OLYMPIAKOS; SCHALKE 04; SPARTA P; LILLE; G.RANGERS; WERDER B.

POTE 4

BENFICA; ROSENBORG; BÉTIS; UDINESE; FENERBACE; RAPID VIENA; THUN; ARTMEDIA

Analisando os possíveis adversários do Benfica, poderemos dizer que relativamente ao POTE 1, não há escolha possível; são tudo grandes equipas e qualquer delas está claramente acima das nossas capacidades. Quanto ao POTE 2, seria importante fugir da Juventus e do Chelsea e que a sorte nos ditasse o Panathinaikos ou o Ajax. No POTE 3, retiraria o Shalke 04; os restantes não são nenhuns papões.

Num plano teórico, o grupo ideal seria então:

Um qualquer do POTE 1 (é indiferente)
Panathinaikos ou Ajax
Qualquer um, menos o Shalke 04
Benfica

Penso que num grupo com esta configuração, o Benfica poderia ter algumas hipóteses de ultrapassar a fase de grupos. Independentemente do que nos venha a calhar em sorte, o importante é, pelo menos, garantirmos o 3º lugar que nos daria a possibilidade de marcar presença na Taça UEFA e assim continuarmos na Europa. O que temos de evitar a qualquer custo é o último lugar do grupo, pelo que isso representaria não só em termos de prestígio no plano desportivo, como ainda, no plano económico, pelas receitas que ficaríamos impedidos de alcançar, em virtude de, prematuramente, ficarmos fora das competições europeias.

Leões caem em Udine

Com o Sporting de fora da Liga dos Campeões, perdeu-se uma oportunidade histórica de pela primeira vez termos três equipas portuguesas nesta competição. No jogo de hoje, a Udinese foi claramente superior fazendo por merecer o resultado alcançado. Conseguiu três golos e poderiam ter sido mais, não fora as três bolas nos postes e alguns foras-de-jogo mal assinalados que deixariam os jogadores italianos isolados e em condições óptimas para baterem Ricardo. O guarda-redes leonino terá sido aliás, o principal responsável pela derrota leonina somando mais um frango e tendo culpas no último golo italiano. Tendo em conta a grave crise de confiança que Ricardo tem vindo a atravessar, não me admiraria que nos tempos próximos viesse a ter uma passagem pelo banco de suplentes (aguardo com curiosidade a forma como José Peseiro irá gerir esta situação). Os seus colegas também estiveram longe daquilo que valem, excepção feita a Douala que continua a destacar-se e a rubricar boas exibições (enquanto benfiquista ficaria muito satisfeito se o camaronês se fosse embora). José Peseiro também não está imune à crítica, pois parece-me que o Sporting em Udine, se apresentou com uma táctica muito defensiva o que não se compreende, face ao resultado da primeira mão. É uma táctica muito cara aos treinadores portugueses quando jogam no estrangeiro e que habitualmente teima em não resultar.
Está assim o Sporting de volta à Taça UEFA, onde terá legítimas aspirações de vitória. O ano passado conseguiu chegar à final. Pode ser que este ano traga o caneco para Alvalade.

segunda-feira, agosto 22, 2005

Análise à jornada

F.C.Porto - 1 - E.Amadora - 0
Os azuis-e-brancos longe de fazerem uma boa exibição ganharam o jogo com justiça. Os amadorenses foram uma equipa simpática que se resguardou bem na defesa, mas completamente inofensiva no ataque.
V.Guimarães - 0 - Naval - 2
Antes do jogo, por certo, ninguém prognosticaria uma vitória dos figueirenses. O que é certo é que estes lá conseguiram levar a água ao seu moinho, obtendo uma vitória sensacional na sua estreia na Liga. Se acrescentarmos que jogaram os últimos 20 minutos com 9 jogadores, e os últimos 10 minutos com 8 jogadores, maior é o realce deste triunfo. Os vimaranenses ainda se devem estar a interrogar como é que foi possível tamanho desaire, perante tanta adversidade figueirense. Uma equipa que se preze não pode deixar de vencer um jogo em que teve vantagem numérica de três jogadores. Não aproveitar tal oferta é inadmissível e indesculpável.
Académica - 0 - Benfica - 0
Percalço benfiquista em Coimbra, num jogo em que os encarnados nada fizeram para merecer um outro resultado que não fosse o empate. Exibição demasiado descolorida numa equipa que terá de fazer muito mais se quiser atingir os seus objectivos. Os conimbricenses foram uma agradável surpresa face ao que vinham fazendo nos jogos de pré-época. Nelo Vingada voltou a confirmar, mais uma vez, a sua competência como treinador. Realce para a exibição de Ezequias, para mim o melhor jogador em campo.
Penafiel - o - Rio Ave - 2
António Oliveira não deve estar mutio satisfeito com esta derrota caseira dos penafidelenses. Uma equipa que vai lutar pela manutenção não pode perder jogos em casa, especialmente com equipas da sua igualha. Os vilacondenses levaram no bordel três preciosos pontos que lá mais para a frente lhe poderão fazer bastante jeito.
Gil Vicente - 1 - Marítimo - 0
Face às equipas em confronto, parece-me que este foi um resultado perfeitamente normal, prevalecendo o factor casa, que bastas vezes é determinante.
P. Ferreira - 0 - Nacional - 1
Entraram mal os homens da capital do móvel. Entre equipas de nível semelhante, aquela que joga em casa, não se pode dar ao luxo de perder pontos, muito menos não somar nenhum. Os pacenses cientes de que vão ter uma vida difícil, sabem que a manutenção na Liga passa em grande parte pelo número de pontos que conseguirem fazer em sua casa. Os nacionalistas estão de parabéns, pois se vencer o 1ºjogo é importante, mais importante se torna, quando tal é conseguido fora de portas.
Sporting - 2 - Belenenses - 1
Embora mais dominador do que o seu adversário, os leões bem podem agradecer à sorte esta sua primeira vitória. Dois frangos de Marco Aurélio consumaram o resultado. O Belenenses parou facilmente as investidas leoninas, mas no ataque, teve falhas inacreditáveis que lhe impossibilitaram sair de Alvalade com um outro resultado que não a derrota.
Boavista - 0 - V. Setúbal - 0
Jogo de princípio de estação, em que as duas equipas se equivaleram no resultado e em jogo jogado. O Boavista não evidenciou melhorias relativamente à época passada, e os sadinos voltaram a revelar o que já tinham mostrado na final da Supertaça: equipa muito certinha mas com pouco poder de fogo.
U. Leiria - 0 - Sp. Braga - 1
Se os leirienses, por aquilo que tenho visto, são um dos candidatos à descida já os bracarenses são quanto a mim um dos candidatos ao título. Têm um plantel recheado de bons jogadores, um óptimo e sagaz treinador, excelentes condições de trabalho, pelo que têm reunidas todas as condições para fazerem frente aos chamados grandes. Estes que se cuidem, pois os arsenalistas vão ser, estou certo, um caso sério neste campeonato.

A frase da semana

Paulo Barbosa dixit: "Quando se assinam acordos eles são para cumprir". Este marmejo é um poço de contradições.

domingo, agosto 21, 2005

Análise Individual

Moreira - Limitou-se a assistir ao jogo. Não teve trabalho digno de registo.
João Pereira - A lástima habitual. Ezequias fez dele gato-sapato. Felizmente foi expulso o que significa que não o teremos de aturar no próximo jogo.
Luisão e Anderson - Uma única palavra: eficiência.
Ricardo Rocha - Melhor elogio que se lhe pode fazer é constatar que, pelo seu lado, a Académica não conseguiu construir uma jogada de perigo.
Petit- Sem sobressair, ainda assim foi o melhor do meio-campo.
Beto - Perto do zero.
Karyaka - Tem bons pormenores técnicos, mas tem um futebol inconsequente. Desperdiçou uma flagrante oportunidade de golo.
Simão - Há muito que não o vejo jogar. Esteve em campo?
Geovanni - Produziu muito pouco. De positivo apenas um cabeceamento à barra.
Nuno Gomes - Foi dos melhores benfiquistas, mas o seu futebol é claramente prejudicado por jogar bastante desapoiado.
Nuno Assis - Melhor que Karyaka. Devia ter entrado mais cedo em campo, quiçá logo de início em vez do russo.
Manuel Fernandes - Teima em desiludir. Ultimamente a sua especialidade é fazer faltas.
Mantorras - Dez minutos em campo não dá nem para aquecer. De qualquer forma continua muito trapalhão.
Koeman - Leu mal o jogo. Tardou em fazer as necessárias substituições.

sábado, agosto 20, 2005

Muita luta, pouco futebol

O Benfica iniciou a sua prestação nesta Liga ao nível daquilo que nos tem habituado neste princípio de época. Apesar da entrega dos seus jogadores, a qualidade do seu futebol é demasiado modesta para que possam pensar em ganhar jogos. O empate de hoje foi justíssimo, reflecte aquilo que se passou em campo, sendo que o equilíbrio entre as equipas foi o aspecto dominante. É certo que a única oportunidade flagrante de golo pertenceu aos encarnados mas Karyaka não a soube aproveitar. De resto o futebol encarnado limitou-se ao marasmo habitual: completa inadaptação ao 4-3-3 (para que este esquema funcione é necessário uma grande mobilidade atacante algo que está longe de verificar-se); transição defesa-ataque feita de forma muito lenta e muito previsível; laterais pouco ofensivos; jogadores do meio-campo sem capacidade de transportar jogo para o ataque por força da sua deficiente técnica individual ofensiva (especialmente ao nível do passe e do drible); Simão e Geovanni demasiadamente amarrados às alas o que retira imprevisibilidade ao seu futebol e facilita a marcação dos adversários; tarefa inglória para o ponta-de-lança pois joga bastante desapoiado, rodeado de adversários e com os colegas demasiado afastados; futebol muito lateralizado, com pouca profundidade e onde as desmarcações de ruptura, essenciais para a criação de desiquilíbrios, não se fazem.
Soluções para atacar estes problemas? A solução é só uma e por demais conhecida: injectar qualidade no plantel encarnado. Como tudo indica que tal não vai acontecer resta-nos continuar a assistir a espectáculos como o de ontem à noite. Os únicos que ainda acreditam que o milagre do ano passado se voltará a repetir com exibições deste quilate, só mesmo os nossos queridos dirigentes JV e LFV. Não é o nosso presidente que diz que temos equipa para sermos campeões europeus?

Marco Aurélio - 2 - Ricardo - 1

A jornada inaugural da Liga ficou marcada por um auto-golo e dois frangos concedidos pelos dois guarda-redes. Foi um encontro dominado pelo Sporting ao qual o Belenenses soube responder sem grandes sobressaltos, tendo inclusivé as melhores oportunidades de golo, sendo uma delas desperdiçada de forma incrível por Meyong. Face ao que se passou em campo o empate seria o resultado justo. Os leões bem podem agradecer à sorte o terem entrado com o pé direito no campeonato. Frente à Udinese terão de jogar muito melhor se quiserem levar de vencida os italianos.

sexta-feira, agosto 19, 2005

Nelson no Benfica


Acabo de ler no jornal "O Jogo", que a saída de Alex foi colmatada com a entrada de Nelson do Boavista. A ser verdade, congratulo-me com a aquisição, pois considero ser uma boa opção. Sendo assim, penitencio-me pelo post anterior, na análise que fiz a esta situação.

Miguel e Alex de partida da Luz

Há poucas horas, o Benfica, de uma assentada vendeu dois jogadores, por coincidência dois laterais-direitos. Se relativamente a Miguel, os últimos dados disponíveis apontavam para esse cenário, já a transferência de Alex para o Wolfsburgo foi uma completa surpresa. No caso do Miguel, ao Benfica não lhe restava outra solução que não fosse esta, num negócio que acaba por ser razoável tendo em conta os valores envolvidos (oito milhões de euros). No futuro, dificilmente o Benfica faria um maior encaixe financeiro mesmo que lhe viesse a ser dada razão no final deste processo. A leitura de um comunicado pelo jogador foi uma encenação que serviu apenas para satisfazer as exigências de LFV, pelo que as afirmações nele contidas não merecem a mínima credibilidade, como aliás se veio a provar pelo que disseram, ele e o seu representante logo após a conferência de imprensa. Tal comportamento é lamentável e revelador do carácter desta gente, para quem os fins justificaram os meios utilizados dado que estes serviam os interesses do jogador. Em síntese, considero que a solução encontrada foi a melhor forma de pôr um ponto final num diferendo que não se afigurava de fácil resolução, e cujo términus se arrastaria no tempo com as consequências nefastas que daí adviríam quer para o jogador, quer inclusivé para o próprio Benfica.
Quanto à saída de Alex, esta só se pode entender pela urgência de o Benfica fazer dinheiro. Se do ponto de vista financeiro este terá sido um bom negócio, já do ponto de vista desportivo ele parece-me ruinoso para o clube. No plantel ficamos apenas com um lateral direito que por sinal é um jogador cujo rendimento está longe de ser o ideal. Ademais, como não é crível que se venha a contratar um novo jogador para esta posição, fica a certeza de que se terá de recorrer à adaptação de outro jogador (Ricardo Rocha ou Alcides), que não tem rotina do lugar o que claramente deixa o Benfica menorizado, sobretudo em termos ofensivos.
Acredito que face a todas estas ocorrências, Koeman se mostre arrependido de ter aceite um desafio destes. Fico até surpreendido, pelo holandês ainda não ter dado um murro na mesa e atirado com a porta, cansado que deve estar de todas as promessa que lhe têm sido feitas e que tardam em ser concretizadas. Não duvido que seja necessário muito sangue frio e carradas de paciência para viver uma situação destas. Imagine-se o que faria, por exemplo, Mourinho no lugar de Koeman.
A dois dias do início do campeonato, ao Benfica não se prevê um futuro risonho nesta competição, uma vez que não tem reunidas as necessárias condições para fazer frente aos seus rivais tradicionais, F.C. Porto e Sporting. Se olharmos os plantéis das três equipas, facilmente verificamos, ser o Benfica, aquele que apresenta um conjunto de jogadores mais frágil em termos de qualidade, em especial em sectores chave, como o ataque e o meio-campo (aqui ao nível da construção de jogo). Qualquer adepto benfiquista tem consciência deste facto não se percebendo que os dirigentes encarnados, eles próprios conhecedores desta realidade, tardem em colmatar estas carências. E já só faltam duas semanas para o fecho das inscrições.

quinta-feira, agosto 18, 2005

A explicação que faltava

Por esse mundo fora há milhares e milhares de pontas-de-lança e milhares e milhares de números 10. Muitos deles não querem o Benfica pelas mais variadas razões, outros tantos, o clube não lhes consegue chegar por falta de cacau e, finalmente, temos aqueles que não se importavam de vestir a camisola encarnada mas o Benfica não os quer. Está assim explicada a razão, porque o Benfica não consegue contratar ninguém.

quarta-feira, agosto 17, 2005

Sexta-feira pode haver novidades

Sexta-feira reúne a Comissão Arbitral Paritária para analisar a rescisão de Miguel, pelo que, aguardo com natural curiosidade, o parecer da dita. Sendo que esta comissão é constituída por três membros da Liga de Clubes e três membros do Sindicato de Jogadores, resta saber a quem caberá o voto de qualidade, em caso de empate. Se este couber a um dos representantes do Sindicato de Jogadores temo o pior. O mesmo é dizer: o Benfica que se cuide!

Abel Xavier longe de pendurar as botas

Este verdadeiro "globetrotter" do futebol internacional tenta, desta feita, com que o Middlesbrough o acolha no seu plantel. Se tiver sorte, deve ser para aí o 17º clube ( confesso que já lhe perdi a conta) que recorre aos seus serviços. Dizem os entendidos que, nos tempos que correm, a imagem é tudo quando se quer singrar na vida. Decididamente é o caso do Abel Xavier. O seu visual continua a colher frutos. Porque, no que toca a qualidade futebolística, estamos conversados.

terça-feira, agosto 16, 2005

Enviem-no para a Sibéria

O nosso inefável gestor para o futebol profissional, em vez de se preocupar com aquilo que deve, anda muito atarefado na apresentação de uma queixa à Liga de Clubes, porque ao que parece, o árbitro Olegário Benquerença recusou-se a cumprimentá-lo aquando da final da Supertaça. Uma afronta diz o nosso gestor. Fico sem saber se este episódio me dá vontade de rir ou de chorar. O que sei é que este senhor não pára de nos envergonhar.

segunda-feira, agosto 15, 2005

Lesões a mais no reino do leão

Numa altura decisiva, em que joga a entrada na Liga dos Campeões e em que a Superliga está aí à porta, o Sporting aparece menorizado, tendo em conta as lesões que apoquentam muitos dos seus jogadores. Sendo que a maioria destas são musculares, algo parece não ir bem pelos lados de Alvalade.

Chelsea bem pode agradecer à sorte

O Chelsea entrou com o pé direito no campeonato inglês. Não tanto pela exibição que foi modesta, mas pela vitória alcançada. Foi um êxito sofrido e injusto, só possível graças ao grande golo de Crespo, mesmo no final da partida. Para Mourinho a estrelinha continua a brilhar.

Semana decisiva

Estamos a cinco dias da estreia do Benfica na Superliga. Ao longo dos últimos meses, quando questionado sobre o tema reforços, José Veiga foi dizendo que o importante era que o treinador os tivesse disponíveis para o início da Superliga. Assim sendo, o prazo está a esgotar-se. Veremos se José Veiga cumpre a sua promessa. Cá por mim estou em crer que não. Mas não me custa dar-lhe o benefício da dúvida.

domingo, agosto 14, 2005

Os encarnados, em análise individual

Moreira - Foi quase um mero espectador. Continua a revelar grande insegurança nos cruzamentos, mormente nos lances de bola parada.
João Pereira - Quando um jogador destes é titular no Benfica estamos conversados quanto à qualidade do plantel.
Luisão e Anderson - Aonde é que estavam nas duas oportunidades de golo dos sadinos?
Ricardo Rocha - Muita abnegação e irrepreensível nos aspectos defensivos.
Petit - Bem nos aspectos defensivos; pouco eficaz na manobra atacante.
Manuel Fernandes - Exibição muito descolorida; bem longe do que fez na época passada.
Beto - Pouco se viu; longe da forma que exibiu nos primeiros jogos da pré-época.
Simão - Há largos meses que não faz uma exibição convincente.
Geovanni - Uma nulidade absoluta.
Nuno Gomes - Foi de longe o melhor jogador encarnado.
Hélio Roque - É jogador de futebol?
Dos Santos - Em crise de confiança.
Karyaka - No pouco tempo que esteve em campo jogou bem melhor do que a maioria dos colegas. Ou ele, ou Nuno Assis, têm de jogar no onze inicial em detrimento de Manuel Fernandes.

P.S.- Em termos físicos, tirando os centrais, a equipa encarnada parece uma equipa dos escalões de formação. Tenho repetidamente chamado a atenção para este pormenor que seguramente nos vai causar, ao longo da temporada, grandes amargos de boca (no jogo de hoje, este facto, poderia ter-nos causado três golos em outros tantos lances de bola parada).

sábado, agosto 13, 2005

Benfica vence Supertaça com uma exibição paupérrima

Foi uma vitória sem brilho aquela que o Benfica conseguiu hoje frente ao V.Setúbal. Os encarnados voltaram a repetir as péssimas exibições que haviam feito contra o Estoril e a Juventus. São exibições que me deixam preocupado, e mais preocupado fico, quando ouço Koeman dizer que na sua opinião o Benfica fez uma excelente partida. Ou o homem está cego ou então os seus níveis de exigência deixam muito a desejar. A verdade é que o Benfica não jogou absolutamente nada. A equipa é um completo deserto de ideias e de capacidade futebolística. A continuada aposta em três jogadores de características defensivas no meio-campo, nem Trapattoni, acusado de ser ultradefensivo, alguma vez se lembrou de implementar. Estranha-se que o holandês que tanto preconiza um futebol atacante componha o centro do terreno com três médios defensivos. Acresce que o sistema de jogo (4-3-3) está longe de ser assimilado pelos jogadores e, tenho sérias dúvidas, que face aos jogadores que possuímos, este seja o modelo a adoptar. Em defesa do treinador, dou-lhe o benefício da dúvida por estarmos ainda em início de época. No resto, não vale a pena repisar nas limitações da equipa, porque essas estão mais do que identificadas.

Quem conquistará o primeiro troféu da época?

Amanhã inicia-se a época futebolística, com a disputa da Supertaça entre o Benfica e o V.Setúbal. Enquanto benfiquista, espero que o meu clube entre com o pé direito. A tarefa não se afigura fácil, apesar de os sadinos se encontrarem diminuídos relativamente à final da Taça de Portugal, nesse jogo de má memória para as nossas cores. Saíram jogadores importantes, mas, mesmo assim, aqueles que os substituirem tudo irão fazer para levar o troféu para o Bonfim. Nestes encontros em que tudo se decide num só jogo, as diferenças entre as equipas tendem a esbater-se, devido à melhor atitude que normalmente as equipas mais fracas costumam transportar para estes jogos. Para alguns dos jogadores sadinos, esta será a única oportunidade que terão na sua carreira para conquistarem um título nacional e, por isso, tudo farão para tornar esse sonho realidade. É bom que os encarnados não subestimem o seu opositor, e joguem com cautelas redobradas e sentido de responsabilidade, caso contrário, o cenário da Taça de Portugal poderá repetir-se. Não basta ter o estatuto de favorito, se não estivermos dispostos a demonstrá-lo dentro de campo.

quinta-feira, agosto 11, 2005

Declarações abjectas

As declarações de Dias Ferreira, hoje proferidas, sobre o desenvolvimento do caso Miguel, são absolutamente risíveis. Diz esta figura ímpar que, "até ao momento não recebeu nenhuma proposta séria do Benfica que permitisse chegar a um consenso" e, acrescentou ainda (pasme-se!), que "muitas vezes é preferível um mau acordo do que uma boa demanda pois coloca-se a hipótese de o jogador ficar sem jogar". Se não tivesse lido não acreditava. Estas declarações indiciam que este senhor não está bem. Só uma mente perturbada profere afirmações deste calibre. Depois de tudo o que Miguel fez, revelando uma falta de dignidade por todos reconhecida (pensando exclusivamente nos seus interesses e marimbando-se para o clube que sempre o tratou bem), vem este sujeito dizer que cabe ao Benfica fazer uma proposta ao jogador? E que esta deve ir ao encontro dos interesses do jogador mesmo que o clube encarnado saia prejudicado, porque está em causa a sua carreira? Perante tudo isto, faço votos para que a FIFA não tenha contemplações neste caso e puna severamente o jogador, que é o que ele e os seus representantes bem merecem.

Derrota comprometedora

O Sporting iniciou da pior maneira a contenda com a Udinese, perdendo pela margem mínima. Este é um mau resultado que, no entanto, pode ser perfeitamente recuperável no jogo da 2ªmão, face ao valor evidenciado pela equipa italiana. Se atentarmos no tempo de posse de bola(70% contra 30%), e no número de remates efectuados pelas duas equipas, os leões foram nitidamente superiores. Os italianos só através de um penalty discutível (dentro ou fora da área?) e de muita sorte à mistura, conseguiram vencer o jogo. É tempo de os clubes portugueses se deixarem de complexos quando enfrentam italianos. Com excepção do Milão, Juventus e Inter de Milão, todas as outras, estão perfeitamente ao alcance dos melhores conjuntos portugueses.
P.S. Como é seu timbre, Dias da Cunha arranjou uma explicação fácil para esta derrota: a arbitragem, pois claro. A fazer fé nas palavras do presidente leonino, se não fossem os árbitros, o Sporting seria uma equipa invencível.

quarta-feira, agosto 10, 2005

Benfica: avançado precisa de ser famoso?

Um texto que merece ser lido:
Ponto prévio: o caso Kalou-Feyenoord-Fundo-Benfica parece tão complexo que é impossível ter uma opinião credível sobre o que realmente está aqui em causa. Pelo menos para já.

Mas sobre a busca de um ponta-de-lança para oferecer a Ronald Koeman é possível emitir opinião.

A primeira questão é esta: o Benfica precisa mesmo de um goleador?

Acho que sim, sobretudo depois de ter dispensado Azar Karadas. O empréstimo do norueguês foi um acto arriscado. Quando se tem pouco dinheiro para contratar, como é o caso do Benfica, emprestar primeiro e contratar em seguida pode acabar mal. Depois, Karadas foi um elemento importante na conquista do título. É limitado tecnicamente, mas ninguém duvida da sua utilidade, quando servido correctamente.

Sem Karadas, o Benfica passou a precisar de pelo menos um ponta-de-lança. Nuno Gomes e Mantorras são bons jogadores, mas provavelmente insuficientes para uma época longa e pesada.

Face a esta necessidade, o Benfica apontou alto. Procurou nas reservas dos maiores clubes europeus e tentou conquistar um avançado de nome que apostasse em jogar de forma regular num campeonato menor, em ano de Mundial, embora numa equipa que disputa a Liga dos Campeões.

O tempo tem provado aos responsáveis do Benfica que o nome do clube já impressiona pouco na Europa. Sejamos justos: é muito difícil para um clube português contratar alguém que dispute um dos principais campeonatos da Europa. Sobretudo apresentando escassos argumentos financeiros.

Claro que não custa tentar e José Veiga fez bem em procurar Tomasson. Mas é inevitável que existam outras alternativas, porque um jogador assim é disputado por muita gente. Se o dinamarquês significava classe e experiência, Kalou traria explosão e entusiasmo. Praticamente nada os une, o que legitima a pergunta: saberá o Benfica exactamente o que está a procurar?

Lendo com atenção as declarações de Luís Filipe Vieira, fica a sensação de que o Benfica procura sobretudo um nome para o ataque, alguém que empolgue os adeptos. Pode ser uma análise injusta, mas é a ideia que passa. Contratações como as de Liedson, McCarthy, Deivid ou o próprio Karadas já demonstraram que a fama não é necessariamente a maior qualidade de um goleador.

Ao elevar a fasquia, o presidente faz subir, desnecessariamente, a pressão que ele próprio não suporta, e que o leva a acusar os outros de estarem a diminuir Nuno Gomes e Mantorras, os avançados campeões.

Na verdade, se a instabilidade existe, ela alimenta-se do discurso do presidente. Luís Filipe Vieira anunciou há um mês que o Benfica tinha um avançado contratado, depois pediu respeito por Nuno Gomes e Mantorras, para na Casa seguinte prometer que as pessoas abririam as bocas de espanto quando conhecessem o nome dos jogadores que o clube ia apresentar. Pelo meio, o clube permitiu que Ronald Koeman fixasse uma meta que era impossível cumprir, gerando frustração.

Para já, a única coisa que faz abrir a boca de espanto é o facto de o Benfica permitir que o seu nome seja citado diariamente na história de Kalou, um processo de contornos mal explicados, sem que alguém na Luz avance uma justificação.

P.S.: Existe um problema no ataque do Benfica, mas isso não significa necessariamente que a culpa seja de Nuno Gomes e Mantorras. A equipa tem dois extremos que jogam da linha lateral para dentro e médios que não entram na área, apenas rematam, sempre de longe. Na prática, o avançado passa os jogos sem um verdadeiro cruzamento, sem um passe «de morte», condenado a uma luta desigual com os centrais. Dito de outra forma, o melhor ponta-de-lança do mundo melhoraria sem dúvida a qualidade do jogo. Mas não resolveria tudo.

terça-feira, agosto 09, 2005

Benfica delega a terceiros a responsabilidade das contratações

O comunicado desta tarde da Soccer Investments and Representations, é suficientemente esclarecedor, da forma como o Benfica está no mercado de transferências. O Benfica não tendo poder negocial que lhe permita avançar para qualquer contratação, coloca-se nas mãos de instituições financeiras como esta (de credibilidade e seriedade muito duvidosas), esperando misericordiamente que elas resolvam os seus problemas. É um claro reconhecimento da nossa total incapacidade financeira, e um mais que evidente tiro no escuro dado que não oferece o mínimo de garantias de sucesso.

O impasse continua

O dia 31 de Agosto aproxima-se e o Benfica continua sem conseguir os reforços desejados. José Veiga percorre a Europa em viagens sucessivas, desdobra-se em contactos, conforme provam as declarações de alguns jogadores e dos seus representantes, mas a verdade é que não consegue fechar contrato com nenhum deles. Não sei se é falta de poder negocial, se é pura falta de engenho, se é incompetência. O que se sabe é que o Benfica há quase 3 meses que procura, procura e...nada. A falta de credibilidade dos dirigentes encarnados nesta matéria é constrangedora. Os adeptos vão desacreditando porque se recordam do que se passou na época passada. E o cenário deste ano é exactamente igual ao que se passou nessa altura. Se nenhum reforço de qualidade vestir a camisola encarnada, é bom que José Veiga retire daí ilações, e tenha a hombridade de se demitir.

domingo, agosto 07, 2005

O imaculado Dias da Cunha

Ainda a Superliga não se iniciou e já Dias Cunha vem dizer que o Benfica vai voltar a ser levado ao colo. Sinceramente já não há pachorra para este discurso. Este senhor merecia alguma credibilidade se quando o seu clube é beneficiado pelas arbitragens viesse a público reconhecê-lo. Assim, mais vale estar calado. Já cheira mal a desculpa recorrente, de atribuir à arbitragem a culpa dos insucessos do seu clube. Aliás, todos nos lembramos do que aconteceu no último ano em que os leões foram campeões. Nessa altura, era raro o jogo em que o Sporting não era brindado com um penalty a seu favor.

Mais um nome para a mesa

Hoje os jornais desportivos titulam que Kalou será o novo nº10 encarnado. É mais um a juntar a tantos outros que ao longo da pré-temporada têm sido anunciados para o Benfica. Outros aparecerão a fazer a manchete dos jornais, até que José Veiga decida colocar um ponto final no assunto.

A minha equipa para a Supertaça

- prefiro Quim apesar do frango desta noite; Moreira tem grandes carências ao nível dos cruzamentos e a jogar com os pés.
- na defesa, dúvidas quanto à dupla de centrais, embora como estamos no início de época, talvez seja de apostar em Luisão e Ricardo Rocha pelo facto de estarem rotinados (Alcides não entra nesta luta); nas laterais, João Pereira e Léo, caso este último possa jogar.
- no meio-campo uma coisa é certa: os três médios defensivos não podem jogar ao mesmo tempo; para já aposto em Beto (insubstituível) e Petit; nas alas, Simão e Geovanni.
- como apoio ao ponta de lança colocava Nuno Assis em detrimento de Karyaka que tem decaído de rendimento.
- no ataque, Nuno Gomes que tem a vantagem de tabelar melhor que Mantorras.

A ilusão e a realidade

Após o jogo desta noite, espero que LFV tenha a lucidez de descer à Terra e perceber que as baboseiras que por aí anda dizendo, só o cobrem de ridículo e são a prova inequívoca que este senhor nada percebe de futebol. Só um cego pode afirmar que o Benfica tem condições para lutar pela vitória na Liga dos Campeões. Hoje ficou provado, como já tinha acontecido com o Chelsea, que não temos estaleca para enfrentar as poderosas equipas europeias. Falta-nos tudo aquilo que é necessário para quem deseja alcançar o título máximo europeu: experiência, compleição física e classe. Tudo atributos que os nossos jogadores não possuem. Qualquer adepto tem consciência plena desta realidade. Seria bom que o nosso presidente chegasse também a esta conclusão. Quando o treinador pede reforços, não é com certeza a pensar na Liga dos Campeões, mas antes na Superliga. E os jogos até agora realizados, permitem-nos perceber, que a não haver reajustes no plantel, dificilmente o Benfica pode reconquistar o título de campeão nacional. As condições atípicas que nos permitiram ser campeões, não deverão repetir-se este ano, o que exigirá dos nossos jogadores muito mais do que aquilo a que foram obrigados na época transacta. Se LFV quer continuar a viver nesse mundo de ilusão ao menos que tenha uma prática condizente com o seu discurso. Não basta apregoar que vamos ser os melhores do mundo. É preciso reunir as condições necessárias para que o treinador possa, pelo menos, lutar por esse objectivo. E neste momento todos já verificámos, inclusivé Koeman, que isso está longe de acontecer.

sábado, agosto 06, 2005

O descrédito total

Está visto que a novela dos reforços é para continuar. Quer Veiga, quer LFV, vieram dizer que toda esta demora se explica por não quererem precipitar-se, pois só querem jogadores que sejam mais-valias para o plantel. Ora este discurso não convence ninguém. O que eles deviam dizer e não dizem, é que estão há espera de uma dispensa de última hora ou de algum jogador a preço de saldo para avançarem, porque doutra forma não conseguem efectivar as contratações. E eles que não venham dizer que o importante é os jogadores cá estarem no início do campeonato. Esquecem-se que a época se inicia com a Supertaça já no dia 13, e que esta tem de ser ganha. Sobra-nos ficar à mercê da generosidade de algum clube europeu, doutro modo, seremos obrigados a contratar um qualquer Zézinho, Marcinho ou Chiquinho.

sexta-feira, agosto 05, 2005

Co Adriaanse em grande estilo

O treinador holandês está a jogar uma parada muito alta ao encostar o capitão Jorge Costa, e ao preparar-se para fazer o mesmo relativamente a Vitor Baía. Se os resultados nos primeiros jogos da época não forem os melhores, os adeptos não lhe perdoarão tamanha desfaçatez. Imagine-se o que seria se fosse um treinador português a tomar tais decisões: por certo cairía o Carmo e a Trindade. Por enquanto, Pinto da Costa vai elogiando a gestão desportiva do seu técnico. Veremos até quando.

quinta-feira, agosto 04, 2005

Os plantéis dos três grandes

Analisando os plantéis dos três grandes podemos dizer que eles se equivalem nos vários sectores, com excepção do ataque. Aí, o Benfica encontra-se claramente fragilizado face aos seus principais opositores. Enquanto o Sporting tem Liedson, Deivid, Pinilla e Silva e o F.C.Porto dispõe de McCarthy,Postiga,Hugo Almeida,Sokota e Bruno Moraes, o Benfica apenas possui dois avançados, Nuno Gomes e Mantorras. A ser verdade que os dirigentes encarnados apenas estão na disposição de contratar um goleador, então o Benfica inicia a época em inequívoca desvantagem em comparação com leões e azuis-e-brancos. Se nos lembrarmos que Mantorras não oferece garantias quanto à sua condição física, e o próprio Nuno Gomes tem-se lesionado com demasiada frequência nas últimas temporadas e, se acrescentarmos, que ambos revelam uma capacidade finalizadora próxima do zero, a premência da contratação de dois novos jogadores (e não um) para o eixo atacante, assume foros de absoluta urgência. Nenhuma equipa com ambições, pode pensar ter êxito, com tal escassez de pontas de lança.

quarta-feira, agosto 03, 2005

Carlitos, um enigma


Aí está um "craque" que terá ontem assinado a sua certidão de óbito enquanto jogador encarnado. Sinceramente este indivíduo tira-me do sério: ele escorrega, ele tropeça, ele dribla e volta a driblar até perder a bola, ele não faz um passe em condições...E tudo isto, porque não consegue vencer a barreira psicológica, que o impede de colocar em campo as suas potencialidades que inegavelmente possui. Faz-me lembrar o Fernando Mamede do atletismo. Dói, ver tanto talento desperdiçado.

Encarnados desiludem

Confrangedora. É o termo correcto para classificar a exibição do Benfica ontem na Amoreira. Foi uma equipa amorfa, sem ideias, incapaz de criar um lance ofensivo digno de registo e onde as lacunas existentes são cada vez mais notórias de jogo para jogo. Sem pontas de lança capazes de dar sequência ao jogo ofensivo da equipa e sem um criativo a meio-campo, o Benfica dificilmente conseguirá atingir os objectivos a que se propôs para a época que se vai iniciar. À falta de soluções, Koeman é obrigado a inventar, o que tem acontecido, nomeadamente, com a colocação de Simão atrás do ponta de lança o que já se verificou ser contraproducente, porque não só o jogador não rende nesse lugar como se perde capacidade ofensiva no lado esquerdo do ataque. Esta situação já levou o holandês a dizer que quer os reforços prometidos até sábado no que pode ser entendido como um aviso à direcção de que a sua paciência começa a esgotar-se. Neste particular, subscrevo inteiramente as palavras do técnico, pois a inoperância da direcção em resolver este problema começa a ser exasperante.

terça-feira, agosto 02, 2005

Nome do estádio pode mudar

Adivinha-se polémica a propósito da possibilidade do Benfica rebaptizar o Estádio da Luz. Entre a nação benfiquista haverá quem não concorde com tal hipótese, porque tal significa a perca da identidade do clube, e isso não há dinheiro que pague. Os favoráveis à ideia, alegarão que o encaixe financeiro que uma tal operação permite, é demasiadamente importante para o equilíbrio das contas do clube, e que por essa razão se devem deixar os sentimentalismos de lado. Pessoalmente a ideia não me repugna, desde que os interesses do clube sejam devidamente salvaguardados e que esse dinheiro seja aplicado na redução do passivo: a confirmarem-se os valores que foram avançados ( entre 30 a 40 milhões por um período de dez anos), estamos perante um bom negócio que o Benfica não pode deixar de aproveitar.

segunda-feira, agosto 01, 2005

Uma aquisição feliz


O brasileiro Beto, tem sido uma agradável surpresa nesta pré-época. Pouca gente esperaria grandes proezas deste jogador que, é bom lembrar, foi adquirido praticamente a custo zero. De todas as suas qualidades a que mais me impressiona é a sua disponibilidade física: o homem não pára um momento quieto, revelando uma capacidade física que parece inesgotável. Para além disso, não sendo um supra-sumo em termos técnicos, está longe de ser um tosco: comparativamente com Petit e Manuel Fernandes, que actuam na sua posição, é bem mais eficiente no capítulo do passe, dribla melhor, e no remate não fica atrás de Petit, sendo ainda superior a qualquer um deles na recuperação de bola. Se noutras contratações José Veiga tem deixado a desejar, nesta acertou em cheio.