segunda-feira, setembro 26, 2005

Benfica em Manchester

Teste difícil espera-nos amanhã em Manchester. Muito boa gente está convencida de que o Benfica fará um bom resultado em Old Trafford, não só por acreditar legitimamente na capacidade da equipa mas também pelo facto do United jogar desfalcado de alguma das suas pedras basilares. Esta poderá ser uma análise precipitada. Se é verdade que se tratam de jogadores importantes, também é verdade que o plantel dos ingleses é rico em soluções, pelo que este facto não provocará grande mossa na sua exibição. Tenho para mim que para o Benfica poder almejar um resultado positivo terão de estar reunidas algumas condições, a saber:
- saber se os jogadores encarnados têm estofo psicológico para resistirem à pressão de estarem a jogar num dos mais emblemáticos estádios do mundo, contra uma equipa de créditos reconhecidos;
- superar as suas limitações físicas (altura e peso) que se farão sentir nas jogadas divididas, nos lances de bola parada e nos constantes cruzamentos em que o futebol inglês é fértil;
- conseguir que em termos defensivos haja uma grande entreajuda entre os vários sectores da equipa; as transições ataque-defesa sejam feitas rapidamente; não defender demasiado atrás; reduzir e limitar o espaço ofensivo do adversário; jogar em antecipação;
- conseguir em termos ofensivos uma rápida transição defesa-ataque que nos permita explorar eficientemente as situações de contra-ataque; controlar a posse de bola em ataque organizado; limitar o número de passes falhados; aproveitar os lances de bola parada, em especial, os livres frontais.
- evitar as sanções disciplinares; neste particular perceber que as arbitragens na europa são menos complacentes que as portuguesas; jogar em desvantagem numérica contra um adversário desta envergadura seria a "morte do artista".
- o sistema táctico a implementar não será despiciendo: jogar com Nuno Gomes e Miccoli ou só um deles? Se assim for, qual deles deixar no banco? Ricardo Rocha ou Léo? A aposta no 1º dá-nos mais garantias defensivamente, mas limita-nos ofensivamente; a aposta no 2º dá-nos dores de cabeça em termos de altura numa equipa já bastante diminuída nesse aspecto. Muitas questões que Koeman vai ter de saber resolver.
Se o Benfica respeitar o cumprimento destas premissas talvez se consiga um bom resultado. Se tal não acontecer as hipóteses são diminutas para não dizer nulas.

7 comentários:

Pedro disse...

Tudo assenta na atitude da equipa. A atitude com que a equipa entrar em campo determinará se estamos a passear na LC ou se queremos algo mais.

karadas disse...

A atitude é importante, mas só por si não faz milagres. Outro tipo de argumentos serão necessários, se quisermos trazer um resultado positivo.

Anónimo disse...

Para ganhar hoje a receita é facil......Jogar á Benfica...Entrarem para dentro de campo, com a vontade a determinação a classe e o orgukho de vestirem a camisola do Clorioso....Sinceramente custa-me ver como é possivel, pensarem que o benfica só irá ganhar se isto acontecer, se o manchester falhar, se jogarmos no contra ataque..bla bla bla. Eu pergunto quem é o Manchester comparado com o Glorioso?? Há uns anos atrás o Benfica jogou com o Arsenal...e nessa altura a conversa foi a mesma. O benfica só ganha se este falhar, se acontecer aquilo....e o Glorioso chegou lá e pimbas....3 secos. Por isso não há que ter medo...A unica coisa que os jogadores o Glorioso têm que saber é que a camisola que vestem tem um historal enorme, um peso enorme....o Manchester é que tem de olhar para as nossas camisolas afinal de contas quem é o Campeão??? Força SLB

karadas disse...

Acontece que as camisolas já não ganham a ninguém, aliás como confirmam os resultados dos últimos anos do Benfica na Europa. Longe vai o tempo, em que o nome do Benfica por si só, impunha respeito aos adversários.

Pedro disse...

Aí é q está Karadas a atitude faz mesmo milagres.
E as conquistas do FCP são a melhor prova disso.

Sarrafeiro disse...

Caros, get real! Mesmo com a pior equipa dos últimos anos o MU joga com o slb com uma perna às costas! As equpas nacionais nao conseguem bater pelo menos 4 equipas inglesas: MU, CFC, Liverpool, Arsenal.
Mas quem sonha....não merece castigo.

Anónimo disse...

Wonderful and informative web site. I used information from that site its great. slots Web page design in word klh model 6 convert to rca jack Fist his ass alarm and fire http://www.transexuals-6.info/Scale-model-titantic.html