domingo, agosto 28, 2005

Adeus ao título

Há que dizer para início de conversa que os principais responsáveis por este começo de época desastroso, são inevitavelmente José Veiga e Luis Filipe Vieira. Desde a época transacta que toda a gente sabia quais eram as deficiências da equipa: problemas na organização de jogo e na finalização. Inconcebivelmente, estes senhores, até ao momento, nada fizeram de substancial para suprir estas carências. Deixaram-se inebriar pelo sucesso alcançado, enveredaram por um discurso de ambição desmedida (contratações e objectivos desportivos) ao qual não souberam dar a mesma resposta em actos. É difícil perceber como é que os nossos dirigentes podem afirmar que o clube é o principal candidato ao título, bem como um forte candidato à conquista da Liga dos Campeões, quando se tem um plantel destes. Ou não percebem nada de futebol (como parece ser o caso) ou julgavam que, bastava juntar três ou quatro jogadores de categoria duvidosa a uma equipa campeã, para estarem reunidas as condições para uma nova temporada de sucesso. Se foi este o caso, bem que podem tirar o cavalinho da chuva porque o campeonato deste ano já era. À terceira jornada tudo se conjuga para que o Benfica tenha oito pontos de desvantagem sobre o F.C.Porto e, provavelmente, o mesmo número relativamente ao Sporting. E com uma desvantagem destas, não há nada a fazer, porque as vicissitudes da época passada não se voltam a repetir. Bem pode José Veiga vir agora com grandes contratações (algo que todos sabemos que não vai acontecer) que nada vai adiantar, uma vez que tudo está irremediavelmente perdido, quanto mais não seja porque a equipa esta derreada psicológicamente. Além de que não bastariam apenas dois reforços, teriam de ser outros tantos, porque o plantel tem um déficite de qualidade nos mais variados sectores, com excepção dos centrais. Imagino que muitas gente, em especial os simpatizantes encarnados, irão atirar culpas para cima do treinador, dizendo que a este cabem grandes responsabilidades, porque decidiu implementar um esquema táctico, para o qual não tem os jogadores com as características necessárias. Não me parece que a explicação para este desastre esteja no 4-3-3, no 4-4-2, no 3-5-1 ou noutro qualquer processo de jogo. O problema reside numa questão fundamental: sem ovos não se fazem omeletes. Mesmo que o Koeman venha a ser substituído, quem vier, não obterá resultados muito diferentes. Percebe-se porque Trapattoni não quis continuar mais uma época. Obviamente que ele percebeu, que com este plantel e com a impossibilidade de o clube fazer os necessários reajustamentos, estaria condenado ao insucesso. Para nossa desgraça os dirigentes encarnados acharam que pouco havia a fazer. Os resultados estão aí para os desmentir.

3 comentários:

Pedro disse...

O problema não está no plantel..está no uso q se faz do plantel.
Colocar os jogadores fora da sua posição natural qd tem jogadores para essa posição não é problema de plantel. É incompetência de treinador.
E isso foi erro q o Trap não cometeu.
Pos os jogadores a jogar onde jogam melhor.
Koeman quis inventar...e o SLB perde 5 pts em 6 possiveis...
Os jogadores andam à toa dentro de campo...
Enfim....se perder em Alvalade pode ir embora.
O Chalana fará bem melhor...

E o Carlos Brito mesmo aqui à mão....

karadas disse...

Não me parece que as derrotas se possam explicar apenas com o facto de alguns jogadores jogarem fora das suas posições. Mais do que isso, é a falta de categoria da maior parte dos nossos jogadores, a responsável pelo insucesso. Esta é que é a razão determinante. Tudo o resto são meras desculpas.

Anónimo disse...

Keep up the good work » »