quarta-feira, março 30, 2005

O ensino hoje.

A pedagogia moderna pretende substituir o aluno, hoje por hoje, um sujeito passivo do ensino num sujeito activo da aprendizagem. O que se passa, é que se atentarmos no que se vai passando nas nossas escolas básicas e secundárias, verificamos que o ensino tradicional continua a ser unidireccional: ao professor cabe o papel de transmissor de conhecimentos, enquanto o aluno assume o papel de mero receptor, sendo a sua principal tarefa a de memorizar os conteúdos transmitidos e mostrar que os aprendeu nos momentos próprios de avaliação; os resultados alcançados nestes testes periódicos costumam determinar quase em absoluto - embora haja professores que tentem fazer passar a ideia de que não é tanto assim - a classificação a atribuir em cada final de período. O ensino hoje, continua, deste modo, a pouco diferir das práticas de há décadas atrás. O professor ensina da mesma forma que foi ensinado. Limita-se a debitar a matéria não dando azo a "provocações" que o façam reorientar a aula e a modificar formas de actuação há muito enraizadas. A interactividade entre professor e aluno vai ter assim de esperar por melhores dias.

Sem comentários: