quarta-feira, fevereiro 16, 2005

Razões para ficar em casa no dia 20.

"As propostas de Sócrates:

Pensionistas
Sócrates quer dar complementos a 300.000 pensionistas dos regimes não contributivos, assegurando que estes recebem 300 euros mensais.Ò camarada Sócrates, se só dá complementos a 300 mil dos referidos pensionistas, o que é que acontece aos restantes? É que eles são 455 mil!Ò camarada Sócrates, e o que é que vai dizer àqueles que descontaram ao longo da vida e recebem a pensão mínima do regime geral, que continua a ser inferior a 300 euros?Ò camarada Sócrates, onde vai arranjar os 95 milhões de contos necessários para o efeito, sabendo que as receitas da Segurança Social diminuíram com os recentes aumentos das pensões?
Scuts
Sócrates quer manter as SCUTS, invocando a solidariedade para com a interioridade e o desenvolvimento a uma só velocidade.Ò camarada Sócrates, como é que vai pagar a factura de 500 milhões de euros que cai este ano, sabendo que o Instituto de Estradas de Portugal tem uma verba de 500 milhões?Ò camarada Sócrates, como é que vai pagar a factura de 700 milhões de euros que vai cair anualmente até 2023, sabendo que a conclusão do Plano Rodoviário Nacional custa 1.000 milhões de euros?Ò camarada Sócrates, sabia que os concelhos abrangidos pelas Scuts da Costa da Prata, do Algarve e da Beira Interior, têm maior poder de compra que os concelhos abrangidos pela Auto-Estrada do Interior, pela A2 (Alentejo) e pela A7 (Aenor)?
75 mil novos funcionários públicos
Sócrates quer contratar 75 mil novos funcionários públicos, aproveitando ou promovendo a reforma de 150 mil funcionários.Ò camarada Sócrates, sabe que o ano passado apenas se reformaram 25 mil funcionários públicos, e que a este ritmo, em 4 anos, apenas teremos 100 mil novas reformas?Ò camarada Sócrates, sabe que reformar mais 50 mil funcionários públicos custará, aos cofres do Estado, 196 milhões de contos, e ao longo dos 14 anos que dura, em média, o pagamento das pensões, 2.774 milhões de contos?Ò camarada Sócrates, e onde vai arranjar esta massa, sabendo que, à partida, 275 milhões de contos anuais vão ser gastos com os novos 75 mil funcionários públicos.
Em conclusão
Ò camarada Sócrates, tem consciência que para fazer aquilo que promete (e que, pelo exposto, nunca cumprirá), precisa, nada menos, nada mais, do que 2 mil milhões de contos?É que se não sabe, nem o camarada Sócrates devia votar nele próprio."
Este texto é de Jacinto Bettencourt do acidental. Aí está uma das razões porque não irei votar no dia 20: promessas eleitoralistas que não merecem a mínima credibilidade. Não se julgue que isto acontece apenas do lado rosa; do lado laranja é mais do mesmo. Dos outros é melhor nem dizer nada porque aí as promessas são ainda mais irrealistas.