domingo, outubro 31, 2004

O "deve e o haver".

Na contabilidade semanal temos:
  • Sporting beneficiado num golo mal anulado ao Penafiel e que daria o 1-0 a esta equipa.
  • F.C.Porto beneficiado no seu primeiro golo uma vez que Derlei se encontrava em posição de fora-de-jogo e, embora não tenha tocado na bola, teve interferência decisiva no lance.
  • Benfica continua "limpinho" no que toca a benefícios.

SLB não aproveita benesse do FCP.

O jogo de hoje com o Gil Vicente, mostrou à saciedade que o plantel encarnado é bastante limitado. Basta que um dos quatro imprescindíveis não jogue - Simão, Miguel, Petit e Luisão - para que o Benfica se transforme numa equipa vulgaríssima. Obviamente que Trapattoni hoje teve culpas no cartório, ao apresentar uma equipa mal estruturada. Amoreirinha nunca deveria ter jogado assim como Paulo Almeida. A aposta continuada neste jogador não faz qualquer sentido, pois até ao momento não conseguiu justificar a sua contratação: pouco dinâmico, raio de acção limitadíssimo e previsibilidade no seu jogo prejudicam, e muito, o jogo ofensivo da equipa. Não aproveitar as escorregadelas do FCP é um pecado mortal pois todos sabemos quão raras são, as benesses dadas por este clube aos seus adversários.

sábado, outubro 30, 2004

O impensável aconteceu.

Quando tudo fazia prever que o FCP iria ganhar o jogo, eis que no período de descontos o Nacional marca dois golos e empata. Só vejo uma explicação para isto: são as minhas dedicatórias ao aviz.
O árbitro, ou melhor, o fiscal-de-linha, bem tentou ajudar esquecendo-se de assinalar um fora-de-jogo ao Derlei no lance do primeiro golo do FCP. Se esse golo não tivesse sido validado, a esta hora estaríamos, nós benfiquistas, provavelmente, a festejar mais uma derrota dos andrades. Enfim, não se pode ter tudo.

quinta-feira, outubro 28, 2004

Dedicatória.

O aviz que me desculpe mas mais uma vez o post anterior é-lhe dedicado. Não sei porquê mas estou com fé que estas dedicatórias tragam algo de positivo para o meu clube. É uma simples premonição. Oxalá resulte.

F.C.Porto chutado para fora da Taça.

Um benfiquista que se preze, fica sempre satisfeito quando um dos seus eternos rivais perde. Então, quando é o FCP a perder, a alegria é redobrada. Foi uma daquelas derrotas sem espinhas. E vá lá que o árbitro ainda foi amigo ao perdoar-lhes um penalty clamoroso. Nota negativa para a lesão do Costinha que felizmente, não teve a gravidade que as imagens televisivas a princípio prenunciavam. Ainda bem.

A farsa continua.

O abrupto e mais uns quantos comentaristas encartados deram a sua sentença: Paes do Amaral mente. Segundo estes senhores, as declarações de Marcelo oferecem mais credibilidade, tout court. Provas? Não existem. Mais uma vez os fins justificam os meios: criar com toda esta farsa um caso político que descredibilize o governo. Infelizmente o país é que perde. Tantos problemas para resolver, e vêm estes senhores que se acham os arautos da democracia, entreter-nos com fait-divers.

quarta-feira, outubro 27, 2004

Futebol na TSF.

Concordo com o Eugénio do bolanaarea quando diz que a TSF é uma coutada do Sporting. Ontem no decorrer do relato do Naval-Sporting, o sportinguismo fanático voltou a imperar. Era suposto que os comentários fossem imparciais. Puro engano. Srs. Fernando Correia, Pedro Gomes, e o repórter de campo( cujo nome não me ocorre), tenham vergonha na cara e vejam lá se despem a camisola.

segunda-feira, outubro 25, 2004

Análise à jornada do fim-de-semana

Não houve surpresas no que aos três grandes diz respeito. Já quanto às arbitragens, a conversa é outra. O 2º golo do F.C.Porto, foi precedido de fora-de-jogo. O 1º golo do Sporting, surge na sequência de um canto inexistente. O Benfica, mais uma vez foi prejudicado: o golo do Nacional foi irregular, na medida em que o árbitro assinalou um livre indirecto e a bola entrou na baliza sem que nenhum jogador lhe tocasse.
Resumindo: nas contas do "deve e haver" o Benfica está claramente em desvantagem face a Sporting e F.C.Porto.

sábado, outubro 23, 2004

Agressões aumentam nas nossas escolas.

Um recente estudo, revela-nos que as agressões nas escolas em Portugal duplicaram. Para quem trabalha no ensino, esta situação não constitui novidade. A perda crescente de autoridade, de professores e pessoal auxiliar face aos alunos, só podia ter estes resultados. A impunidade grassa e floresce todos os dias nas nossas escolas. O Ministério da Educação que não ponha rapidamente um travão a isto e irá ver até onde estes valores dispararão nos próximos anos.

Kate Walsh; The Blue Nile.

Uma atenção especial para o álbum de estreia da senhora: "Clocktower Park".
E já que falamos de música, uma boa surpresa com os The Blue Nile e o mais recente CD: "High". Valeu a pena terem esperado nove anos para editarem um novo disco.

Estudantes de Coimbra contra propinas.

Os estudantes da Universidade de Coimbra preparavam-se para mais um boicote à reunião do Senado. Estes, conhecedores do que a casa gasta, resolveram precaver-se, chamando a polícia de intervenção. Os estudantes tentaram romper o cordão policial. Negados os seus intentos, os meninos, frustrados e revoltados, resolveram provocar a polícia. Resultado: levaram algumas bastonadas. Nada de preocupante e diga-se, altamente pedagógico em circunstâncias como esta. Consta que um dos catraios costuma chegar às aulas de Porsche. Percebe-se agora o motivo de tanta contestação à volta do assunto. Os meninos precisam do dinheiro para coisas bem mais relevantes: carros, noitadas e afins.

quarta-feira, outubro 20, 2004

F.C.Porto derrapa

Permitam-me esta pequena maldade: adorei a derrota do FCP esta noite frente ao PSG.


P.S. Este post é dedicado ao aviz

Santana Lopes sofre

Foi instituído um novo desporto em Portugal: bater em Santana Lopes. Contrariamente ao que se verifica noutros desportos, neste não há regras. Vale tudo.

Ainda o Benfica-F.C.Porto

Ainda em período de convalescença face à derrota de domingo, leio MST na sua coluna semanal do jornal "A Bola" e fico siderado. No referido artigo, MST, como lhe é habitual,não consegue deixar de transparecer o ódio visceral que nutre pelo Benfica. Tão pouco tolerante relativamente a LFV e JV, mas quanto ao comportamento indigno de Pinto da Costa, nem uma censura.Realmente, não há pachorra para aturar esta personagem!

terça-feira, outubro 19, 2004

A melhor do dia

"Vitor Baía é o melhor guarda-redes do mundo. Até consegue defender golos."

segunda-feira, outubro 18, 2004

Rescaldo do Benfica-F.C.Porto

Para um benfiquista ferrenho como eu, qualquer derrota do meu clube tira-me anos de vida. Perder desta forma então,põe-me fora de mim. A arbitragem foi absolutamente escandalosa. Já nem falo do penalty mas o golo limpo invalidado revolta qualquer desportista que se preze. Imagine-se o que seria, se tais erros se verificassem no estádio do Dragão e contra o F.C.Porto. Obviamente que tal não sucederia porque nenhum árbitro se arriscaria a tanto. Pinto da Costa há muito tempo que controla o futebol fora das quatro linhas. A verdade desportiva não existe, imperando antes, um clima de suspeição generalizado que descredibiliza e mina o futebol português.
Sobre as cenas que se verificaram na sala de imprensa no final do jogo,não há palavras que as adjectivem. Infelizmente, é esta a classe dirigente que temos e que se tem perpetuado no futebol com as consequências nefastas que daí advêm.

sábado, outubro 16, 2004

Entrevistas na revista "Sábado"

Na edição desta semana, VPV diz de sua justiça: o primeiro-ministro e este governo são uma verdadeira desgraça e Sampaio já o deveria ter demitido. Para quem se habituou a ler este venerado comentador este tipo de discurso não é novo. Nunca se lhe leu um pensamento positivo. Nunca se lhe ouviu uma ideia para o país:a confrangedora passagem pela Assembleia da República como deputado,é disso um exemplo. O bota-abaixo permanente é a sua imagem de marca.
Esta edição, traz-nos também uma entrevista com Paes do Amaral.Que nos diz o patrão da TVI? Que não senhor, não sofreu qualquer tipo de pressão por parte do governo. Relativamente a Marcelo o silêncio continua. Apesar disto, alguns comentadores encartados e a oposição já tiraram as suas conclusões.As conclusões que mais lhes interessam, obviamente. Provas que as sustentem não têm. E isso importa?Claro que não.Para esta gente a verdade é só uma: a sua.Se isto é democracia vou ali e já venho.

sexta-feira, outubro 15, 2004

A hipocrisia continua...

Mais uma polémica para não variar. Desta vez,foi o facto da comunicação do Primeiro-Ministro ter passado em horários diferentes nas várias televisões. Segundo a oposição, é mais uma manobra conspirativa do governo. É a baixeza política no seu melhor!

quinta-feira, outubro 14, 2004

Portugal cilindrou a Rússia

Exibição memorável da nossa selecção. Remontam aos tempos de Eusébio prestações deste calibre. De registar o facto de 5 dos 7 golos terem sido fruto de remates de fora-da-área, algo atípico no futebol português. As performances de Deco e Cristiano Ronaldo foram absolutamente excepcionais. Como é apaixonante o futebol jogado desta maneira. Perante uma exibição destas como foi possível o desaire de sábado passado?! Esperemos que este resultado nos traga a motivação necessária para os restantes jogos da qualificação. Fica por demonstrar qual é afinal a verdadeira selecção: se a do jogo de hoje,se a do embate com o Lichtenstein.

P.S.- Desejo ardentemente que o Petit e o Simão repitam domingo aquilo que fizeram hoje;provavelmente nem será preciso tanto!

sábado, outubro 09, 2004

Selecção Portuguesa no seu melhor

Nada a que não estivéssemos habituados: a nossa selecção fez o favor de empatar 2-2 com o Liechtenstein.Surpreendente?Nem por isso!Em outras qualificações já demonstrámos que jogar contra selecções de pouco gabarito não motiva os nossos rapazes. Menosprezámos o adversário e a continuarmos assim lá estaremos agarrados à máquina de calcular, algo que nos dá imenso gozo. Quarta-feira há mais. Oxalá a atitude seja diferente.

Hipocrisia política

O nosso País não tem emenda.Com tanto com que nos preocuparmos-justiça,educação,saúde,etc-a classe política e jornalística com a benção do Presidente da República, decidiu fazer do episódio Marcelo Rebelo de Sousa um caso de absoluta relevância a que os portugueses não podem ficar alheios, porque,segundo eles,é a própria democracia que está em causa.Ao que parece a liberdade de expressão está ameaçada.Esta gente deve pensar que o povinho é burro e que não percebe que isto são tudo manobras políticas que visam derrubar o governo.Qualquer pretexto,por mais insignificante que seja,pouco lhes importa desde que sirva os seus interesses.Os problemas do País, esses,podem esperar.Valores mais altos se levantam!

David Gray

Para os amantes de boa música, façam o favor de fixar o nome titulado.Para consumir desalmadamente a qualquer hora do dia.Vão por mim que não se arrependerão.

terça-feira, outubro 05, 2004

Análise à jornada do fim-de-semana

O F.C.Porto ganhou mas foi muito ajudado pela arbitragem.A expulsão de Juninho Petrolina foi extremamente injusta.As bocas de Pinto da Costa começam a surtir efeito.Nada a que não estejamos já habituados.
O Benfica fez, na minha opinião,a sua melhor exibição nesta época.Mesmo assim, continua a ser demasiado perdulário na finalização.O árbitro ia estragando o espectáculo com o penálti mal assinalado, a favor do V.Guimarães.As simulações de queda dentro da área do adversário por parte dos jogadores também não ajudam,dificultando a acção do árbitro.
O Sporting somou mais um empate e este conseguido a ferros, já no período de descontos. Prevejo uma temporada de muitos desgostos para os seus simpatizantes. As provas de confiança ao treinador sportinguista sucedem-se por parte da SAD o que não augura nada de bom,ou seja,o despedimento de José Peseiro vai acontecer a breve trecho.